Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rosaria Casas

    So um pequeno detalhe na frase - as imobiliárias pequenas aceitam, leia-se TODAS as imobiliárias aceitam por aprendemos que Cartório tem Fé Publica....

    Responda
  2. Darth Vader Bonzinho

    Então, para que reconhecer firma em Cartório ? Só para pagar ? Essa "Justiça" é uma vergonha...

    Responda
  3. edsm

    A concessão notarial (cartorial) é um feudo que só visa o lucro e absurdo enriquecimento do feudante, o que ocorre desde a época do império, onde condes e outros "nobres" eram premiados com esse feudo pelo reinado. O reinado acabou e os feudos continuam. Um serviço público desses não pode e nem deve prever algum enriquecimento no serviço. No no Br ocorre esse absurdo em favor da burocracia. Tem que acabar essa concessão e esse feudo!

    Responda
  4. PHS

    Cartórios = Parasitas

    Responda
  5. Wilson Baptista Junior

    Data venia, a opinião do desembargador está errada. O fato do reconhecimento da firma não ser exigido para a validade do contrato não exime o cartório da responsabilidade de ter reconhecido a firma, o que levou o cliente a acreditar na autenticidade da mesma.

    Responda
  6. Everaldo Amaral

    Impressionante, reconhecimento de firma em cartório não serve? Na verdade serve sim, só nesse caso para que a justiça realmente continue sua cultura no sentido de a punição deve ocorrer unicamente na vítima. A cultura da justiça é sempre punir a vítima, posto que para os juízes as vítimas são culpadas. Nesse contexto até o reconhecimento de firma em cartório não pode ser levada em consideração. Os criminosos são exaltados no brasil. O judiciario obviamente mantém fielmente essa cultura.

    Responda
  7. marcia teixeira

    Se o cartório reconheceu uma assinatura FALSIFICADA e não é responsabilizado,de que adianta então reconhecer assinaturas??É não tem jeito mesmo nesse Brasil de meu Deus,só MALANDRO tem vez

    Responda
  8. carlos r.p.almeida

    ESTÃO VAMOS ACABAR COM OS CARTÓRIOS QUE SÓ SERVEM PARA TIRAR O NOSSO DINHEIRO, TUDO LÁ É CARO E ELES NÃO SE RESPÔNSABILISAM POR AVALIZAR UM ASSINATURA. ASSIM É FACIL GANHAR DINEIRO, SEM MAIS COMENTÁRIOS VOU PERDER A CALMA.

    Responda
    1. edsm

      Assinatura por semelhança é que deveria acabar (qual será o deputado que proporia isso?). Mas os cartórios já estão mundando e só aceitando assinatura por autenticidade, presencial do autor, como no caso nas transferencias de veículos no DPVAT. É questão de tempo de tudo ser assim, pra todos os documentos.

  9. Benedito de Lima Fernandes

    Eu acho que nenhum documento oficial tem qualquer valor real!

    Responda
  10. Andy

    Com certeza o desembargador é "amiguinho" do cartório. Aliás para ter concessão de cartório, parece que segundo um edital umas das condições é ser desembargador.....ENTÃO!!!! Só para lembrar, já que estamos comentado em tirar dinheiro do povo. O que aconteceu com o Pallocci, Erenice Guerra, e porque o Governo Federal fez de tudo para não intalar a CPi dos transportes????????.....Quem cala consente.....

    Responda
  11. rsquinto

    Cartório é coisa que só existe aqui e que demonstra o atraso do nosso país! É mais um elemento que atravanco o nosso desenvolvimento...custo Brasil!

    Responda
    1. edsm

      Temos que apenas ACABAR COM RECONHECIMENTOS DE FIRMAS POR SEMELHANÇAS, sem a presença do assinante, como NO MUNDO TODO OCORRE. Se quer procuração, ótimo, que compareça pessoalmente ao cartório, firme e registre centenas de procuração pra quem bem entender, pra tudo que precisar, mas com firma presencial, sem falsificação. É isso que se faz no mundo todo. Chega de "autenticação" por semelhança, sendo o verificador com tendencia a erros humanos. Ninguém tem visão de super-homem.

    2. edsm

      Wilson, no mundo too não existe o reconhecimento de firma por uma empresa "especializada" (cartório), é disso que falamos aqui. Em qualquer lugar do mundo só há duas formas de assinaturas: ou pelo próprio, presencial, em qualquer lugar ou repartição (e aí nessa repartição o servidor autentica) ou por procuração que aí sim é registrada, nada mais, no cartório, com a presença de quem deu a procuração. É só pra isso serve o cartório lá fora: pra REGISTROS!

    3. Wilson Baptista Junior

      Ronaldo, você está totalmente equivocado. A função dos cartórios existe na maioria dos países, onde é desempenhada pelos "notários públicos", equivalentes aos nossos tabeliões. Existe, por exemplo, nos Estados Unidos, na França, na maioria dos países europeus. Procure se informar melhor antes de colocar seus comentários.

  12. couto

    Brasileiros, Tentem fazer quualquer negocio até com empresas publicas, sem reconhecer assinatura. So no Brasil que é o país da ficção que isto acontece.

    Responda
    1. Andy

      Morei 18 anos no Japão, comprei veículos aluguei imóveis. E foi necessário comprovar "assinatura", no caso carimbo. Mas foi registrado na prefeitura da região de domicilio, e na "autênticação" recebe-se uma espécie de certificado comprovando a autenticidade do mesmo da propria prefeitura que se responsabiliza pelo mesmo.....aqui no Brasil, como se NOTA é apenas mais um meio de arrancar dinheiro do povo, NÃO SERVE PRA NADA!!!!!! O próprio desembargador disse isso....que mais....

  13. comentador

    "Em seu voto favorável ao cartório, o desembargador Hélio de Freitasargumentou que o reconhecimento de firma não é necessário para validarcontrato de locação". Essa foi boa. Gastamos horrores em assinaturas nos cartórios e agora o desembargador acima vem e diz que elas, assinaturas reconhecidas em cartírios não são válidas. Uma pergunta. Quem entende essas coisas? Eu não.

    Responda
  14. Almeida

    Que tal o Congresso examinar melhor esta fábrica de dinheiro, o cartório???

    Responda
  15. Luiz

    A burocracia brasileira deu aos cartórios uma fonte de renda invejável. Todos lucram abusivamente em cima do povo e agora se eximem de responsabilidades em um caso como esse. Discordo e acho que uma mudança imediata deve ser implantada e a responsabilidade do cartório ser exigida. O povo está cansado de pagar por erros alheios.

    Responda
  16. Emerson D.

    O cartório cobrou e recebeu para reconhecer firma. Reconheceu errado e a Justicça diz que o cartório não tem obrigação de reconher certo! Cartório é mais um negócio lucrativo na mão de um elite que não precisa prestar contas de nada o que faz!

    Responda
  17. Deriki Sullivan Castro

    Puxa, incrível! Era o que faltava. Isenção de responsabilidades pelo cartório.

    Responda
  18. Osvaldo Loureiro

    "Santa" Justiça brasileira!!! Só medíocres!!!

    Responda
  19. Difícil aceitar o Brasil de hoje

    Um bom momento de rever a função dos cartórios.

    Responda
  20. ze

    Para que servem os cartorios alem de tratar os cidadãos como gado?

    Responda
  21. Aterix

    Em outras palavras: Reconhecimento de firma em cartório, não serve pra nada...

    Responda