Turismo > 50 anos após ser erguido, muro de Berlim volta à capital alemã Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Jamais poderia esperar isto vindo de alemães. Estão agindo como imbecis. Ao contrário do que realmente são. Se querem reeguer o "muro da vergonha", pois então que o façam. Logo mais à frente, quem sabe será de uma outra utilidade; a mesma para a qual fora construÃdo. Turma de estúpidos.
O engraçado é que todos condenaram o muro de Berlin, o muro da vergonha, porém, nada dizem sobre dois muros mais vergonhosos ainda: O da fronteira dos EUA com o México e o que isola o povo palestino. Para o muro de Berlin existia uma justificativa: O antagonismo dos regimes pólÃticos da época. E os muros dos EUA e Israel? Existe alguma justificativa que não seja a segregação? Por que um paÃs tão democrático como os EUA mantém muro protegido por milÃcias armadas contra os pobres mexic
A reconstrução do muro equivale a erguer um cadafalso em Paris. Que tal um porão da ditadura com pau-de-arara e atores fazendo o papel de torturador e torturado? Até na Alemanha tem gente sem noção...
Acho que não a História não deve ser apagada.
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
Imagine como seria uma cidade dividida por um muro, com pessoas possuindo familiares do outro lado e não podendo contatá-los. Além disso, o muro não era uma barreira para as antenas de TV, e o pessoal do lado socialista eram bombardeados por comerciais de um mundo que parecia ser mágico: diferentes carros, diferentes roupas, edifÃcios modernos, etc. Tudo isso separado apenas por um muro. Lembro quando o Pedro Bial fez a cobertura da queda do muro de Berlim. Agora, apresenta BBB. Decadência.
Não acho necessário reconstruir mais partes do muro, como está hj me parece o suficiente Mas os que condenam essa medida, nao tem razao! Alegar que o muro deve permanecer no chao é a maior demonstração de querer apagar o passado! O muro deve permancer na memoria das pessoas, principalmente dos alemaes, para que nunca se esqueçam do terror que foi aquela época! Os erros do passado devem servir de lição para o futuro!
Vejo a reconstrução de partes do muro de forma diferente. Moro na Alemanha há anos e entendi depois de muito tempo como os alemães se sentem a respeito desse tema. A guerra e o muro são motivos de vergonha até para as gerações mais novas. Encaro esse ato como uma demonstração de humildade de superar essa vergonha e admitir para o mundo o que foi feito nesse paÃs sem esconder nada ou se calar com relação ao assunto. Soa para mim quase como uma superação psicológica.
Recuperar a memória histórica é condição "sine qua non" para que uma sociedade avance ciente dos erros do passado, único modo de garantia de que esses mesmos erros não se repetirão. Atitudes como essa têm de ser elogiadas. Aqui no Brasil, em que todos parecem querer esquecer tudo, numa espécie de "acordo de idiotas em prol da ignorância", iniciativas como a de Berlim são, no mÃnimo, estranhas. Temos muito a aprender.
O muro, Honecker e o resto dos regÃmenes comunistas só despencaram porque o engraçadinho do Gorbachov com seu papo furado da "perestroika" soltou a mão deles, a Alemanha Oriental teve o serviço de espionagem mais eficiente do mundo e jamais isso tudo iria acontecer sem fatores externos influenciarem negativamente a moral operária do povo que renunciou á construção do socialismo deixando se levar pelos cantos de sereia da pseudodemocracia fajuta ao estilo americano.
O comentário foi removido a pedido do leitor.
A Alemanha tem duas grandes vergonhas em seu passado: Adolf Hitler e o Muro. Querem varrer tudo pra debaixo do tapete. Mas nos dias atuais, em que até Che Guevara vira "o maior vendedor de camisetas do mundo"... viva o capitalismo!
Bola fora dos alemães! Deixem o muro aonde está agora: Enterrado e nos livros de história.
Eu também iria achar uma ofensa se eu fosse alemão. Outra coisa de extremo mau gosto e que a cidade poderia tirar são aqueles caras vestidos de guardas da Alemanha Oriental no Checkpoint Charlie, sorrindo como se fossem o Mickey.
TÃpico nos nossos dias: nunhuma convicção ideológica, só o velho vazio reflexivo e o bom lucro!
Eu assisti a Queda do Muro pela TV... um espetáculo inesquecÃvel. Pensar em reerguer algumas seções dele para fins turÃsticos é, pra dizer o mÃnimo, uma ofensa. Deixem o Muro onde está: no chão, nos livros e nas lembranças.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Turismo > 50 anos após ser erguido, muro de Berlim volta à capital alemã Voltar
Comente este texto