Tec > Usuários anônimos destilam comentários raivosos na internet Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E que mal há nisso? Pessoas que se escondem no anonimato na internet não o fazem para "sacanear impunemente", o fazem porque temem represálias de quem não toleraria a sua opinião, por ser extremamente polêmica, ou por ser diferente do que a maioria estabeleceu como certo. Achar que deve-se vigiar tudo o que é falado na internet é tÃpico de um povo que não acredita ainda na liberdade de expressão como direito fundamental do indivÃduo.
Acho que deve haver um limite para a liberdade de expressão. Se querem controlar os comentaristas, como fazem geralmente os empregadores do paÃs com suas normas para o subemprego, que o façam. Educação é a palavra chave que utilizam os retaliadores para se sentirem respeitados. E mesmo a tolerância tem limite, pois vai saber como anda a cabeça de um grupo, de uma panelinha. Eles pregam a tolerância, mas todo mundo percebe que isso não acontece realmente, é a famosa tolerância pra inglês ver.
É só fazer igual a Falha se SP: mordaça gera. Não se pode escrever mais nada por aqui se não as mesmas coizinhas isossas de sempre. A web deveria ser um espaço de amplo debate e que entrasse deveria estar ciente das consequencias.
O anonimato da internet, embora possa ensejar a calúnia, tem um lado altamente positivo, que é o de evitar o anonimato dos que levam vantagens indevidas protegidos por algum esquema, esse sim danoso à coletividade como um todo. E haters sempre existiram, anônimos ou não.
a internet veio pra democratizar.. agora temos vozes.. fim ao sistema do pao e circo... o melhor de tudo é que a tecnologia ta nas maos dos mais novos.... os velhos que governa esse paÃs vai ter que rebolar... rs
Centenas de milhões de reais - dinheiro pertencente ao povo- são desviados diariamente por aproveitadores travestidos de autoridades. E quando esses indivÃduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a publico e se dizem " estarrecidos com a violência da operação da PolÃcia Federal". ....o que sentir com isso...se voto, lei, justiça, não resolvem???!!!
usar a verdade é sempre um grande momento na vida moral das pessoas....no final sempre nos faz melhor......e vivemos melhor.!!! onde estamos indo achando tudo muito lindo da forma que se encontra....a politica, a mÃdia, a vida, a imoralidade amada, etc....onde ficamos a acreditar e não a praticar....e "ficamos" na espera da "a ocasião faz o ladrão"......meu Deus, é todo dia quadrilhas e quadrilhas a serem presas e sendo soltas...e nada muda....e querem ainda achar culpados na net.....
Liberdade de expressão......um dos fundamentos reais da DEMOcracia.....ou não ???!!! Porque considerar apenas como raiva, as opniões dos outros....talvez possa ser a forma que cada um possa expressar a sua indignação a qualquer assunto que de alguma forma o atinge..seja pelo bem ou pelo mal......talvez seja a forma mais corajosa que a pessoa encontre usando a sensatez, e não a violência real...coisa a qual sabemos muito bem que caminhamos a passos largos a esse momento.
É mesmo, aparece cada um aqui que fico esperando que seja só um chatinho sem serviço trollando. Tem cada coisa que dá vontade de apoiar a extinção da humanidade.
A internet permite que o cidadão se expresse como quer, não como a rede globo quer. Aqui a opinião é individual, até mesmo a massificação, pois é opcional. Você se insere no que quiser. É fazer valer o direito da liberdade de expressão, doa a quem doer.
O anonimato que a internet oferece aos covardes (haters) é perfeita! Você pode dizer calunias, injurias e difamações, contra pessoas públicas, sem sofrer nenhuma punição por isso.
E ter opinião contraria aos interesses da midia e de pseudo intelectuais é errado? Agora idi0tas com pouca instrução na vida se suiciidam e a culpa é de um comentário? O suicidi0 não é algo novo e ocorre por despreparo emocional do individuo.
Comentaristas esportivos fazem comentários raivosos na TV, apresentadores de programas policiais destilam raiva e chegam a ofender segmentos da sociedade (como aconteceu no programa do Datena que axincalhou os ateus), alguns comentaristas polÃticos fazem criticas para ridicularizar os desafetos. (quem nunca ouviu um comentarista chamar lula de analfabeto). O anônimato ajuda, mas não é o unico fator para esses comentários raivosos. O que não faltam são exemplos de expressão.
E quem disse que antes da internet os seres humanos eram anjos ?
rsrsr este que lhes escreve não usa tais artifÃcios. No entanto vire e mexe sou censurado por defender, assinando o que afirmo, do espaço da follha. Engraçado e triste constatação. rsrsr.. Vejamos se saiu o que acabo de afirmar? rsrsrs
De fato, o anonimato possibilita ao usuário disparar toda a raiva que, muito provavelmente, em uma situação presencial, jamais faria. Isso é preocupante e sério, pois há situações muito graves, que vão muito além dos eventuais comentários agressivos que uma moderação possa remover, como ocorre aqui na Foia. Acho que num futuro próximo será necessária uma legislação especÃfica que dê conta desses crimes virtuais.
O problema dessas pessoas que tem a liberdade de fazer comentários que pessoalmente não fariam é que mais cedo ou mais tarde eles irão fazer pessoalmente, ai a questão muda de figura.
Haters.... Fanboys..... Bullyng.... dá-lhe estrangeirismos!!!
Nada aver...
É verdade,tem comentários q. dão até medo, mas tbem é uma maneira de ver o q. se passa na cabeça da gde. maioria e felizmente a gde. maioria sempre procura pela sensatez, bom senso...mas preçisamos ter conhecimento de q. existem pessoas com mente doentia, elas são perigosas mas existem. Não adianta fantasiar.Temos q. criar maneiras de nos defendermos delas.
E quando esse comportamento é nÃtido nos veÃculos de informação/imprensa?????? Qual o nome deste ''fenômeno''?????????
"Em tom melancólico, ele aponta que a batalha contra os "haters" que se escondem no anonimato está perdida."Isso não é bem assim - se quiserem pode ser sim identificado o usuário anonimo pelo endereço ip do computador e outras técnicas, tanto que dizem que de fato não existe privacidade na internet. Colocou na net qualquer coisa (fotos, cometários, etc.) e poderá ter sérias dores de cabeça.
Se usar proxy não tem como identificar e a maioria dos proxys ao redor do mundo propositalmente não guardam logs.
A identificação na Internet, infelizmente, deverá ser em breve através de um CPF-e, pois assim não se criarão nicks e apelidos, mas o nome completo da pessoa será divulgado. Assim, talvez, algumas pessoas pensem um pouco mais antes de publicar algo.
correção: no meu tempo
Ai volta ao tempo das cartas e bombas anônimas via correio normal ou mesmo a pessoa deixava de madrugada na casa do desafeto com pavio acesso calculando o tempo que a pessoa passaria ali quando o artefato fosse explodir, isso era para lá de comum no paÃs nos anos 70 e 80 e até criança sabia fazer tais bombas. Hoje apenas ameaçam, no meu já partiam para o fato sem avisar.
Chico TraÃraAs pessoas não escrevem o que vem a cabeça elas apenas exercem o seu direito de opinar, se você não aguenta ler os comentários PEDE PRA SAIR!!
O que me preocupa em relação a liberdade de expressão no Brasil é o tratamento penal das opiniões. Nosso Código Penal dos anos 40, sob Vargas, mereciam uma renovação nesse aspecto. A tutela do direito de imagem, honra, etc pode muito bem ser feita pelo direito civil, através de institutos como o dano moral. Tendo em vista a avidez com a qual o Judiciário é procurado, isso seria muito benéfico para o sistema criminal que tem muitas outras questões mais importantes para tratar.
internet é espaço livre, quem bota videos em links e sites publicos tem que aguentar a receber todos os tipos de comentários, quanto a ameaça de morte fora da internet dai já é outra história....se não, não tem nada de errado
Aqui, o maior problema é que as pessoas não sabem separar o trigo do joio. As pessoas não se concentram em discorrer sobre a matéria ou assunto publicado. Levam para o lado pessoal. Encaram a opinião dos outros sobre o assunto publicado como se fosse dirigido à sua pessoa.
No caso do assombramento por parte do Chico "Devolva o Jabuti" Buarque, acho que ocorre o seguinte: antes da Internet, a quase totalidade do feedback que os artistas tinham era por conta dos fãs. As crÃticas restringiam-se à mÃdia. Agora, não! Agora os artistas têm pleno contato com os fãs e com os detesta por algum motivo. O tempo de 90% de adulação acabou, Chico. Aproveite e devolva o Jabuti.
Como já disseram aqui, é muito interessante ler o comentário de outros leitores, isso mostra o que estão sentindo em relação a determinados assuntos. O que na minha opinião, teria que ser revisto pelo Jornal, e isso eu também já comentei, é o fato de se "criarem" defensores de polÃticos e partidos, que parecem ser pagos apenas para postar comentários repetitivos e sem sentido.
O mais chato nos comentários deste jornal são os assuntos relacionados a polÃtica. O pessoal não sabe fazer um discernimento independente das paixões partidárias. Daà começa uma guerra sem fim. Sem contar o orgulho regionalista, que muitas vezes parece mais um movimento nazista. De qualquer modo, é interessante para entender como realmente pensa boa parte da população brasileira.
Se esconder atrás de um computador só vai deixar de ser seguro no dia em que os veiculos não permitirem a opinião anônima. Pois o mesmo direito de uma pessoa expressar sua opinião dá ao ofendido o direito a réplica, quando há anonimato isso não é possÃvel.Porque não regulam logo a internet no Brasil e no Mundo? Cadê as leis? Vejo os comentários dos leitores Folha e isso acontece aqui também.
COM AS REDES SOCIAIS E FORUNS FICOU MAIS FACIL SER PRECONCEITUOSO.
Sim, sim, Chico Buarque é uma unanimidade e todo mundo gosta, quem escreve contra são pessoas raivosas que reclamam de tudo.
Todo mundo é macho na frente do teclado... 99% das mer...cadorias destiladas a rodo na net não são repetidas numa conversa cara-a-cara. Já fui chamado várias vezes pra ser moderador de comunidade do Orkut, recusei com todo prazer. Precisa ser muito trolha pra ficar bancando fiscal de tópico o dia inteiro. Não levo a net tão a sério pra ficar esquentando com isso. Desligou o computador, aquilo tudo some.
Emoções não somem. Achar que a internet é virtual, que tudo aqui está fora da realidade, é um erro.
Uma reportagem extremamente sensata, principalmente por ser aqui na Folha, o lugar com mais hater por bit quadrado na internet. Tomara que essa medida melhore um pouco a atitude de inúmeros leitores desse jornal.
Acho preocupante a forma como as pessoas utilizam o espaço desse e de outros meios de comunicação para "comentarem" as reportagens. As ofensas, palavrões, termos chulos, entre outras aberrações, correm soltas. Dificilmente você lê um comentário inteligente e pertinente; geralmente, é uma ladainha sem fim, sem mencionar a troca de ofensas. Infelizmente, as pessoas parecem não saber usar a Internet como a bela ferramenta que é. Normalmente, escondem-se atrás de pseudônimos para falar o
Para os comentarista da Folh@, tudo é culpa/mérito do FH_C/LUL@ ... Ou a Dilm@/Lul@/FH_C não prestam ou são heróis/heroÃna. Gosto muito de polÃtica mas não fico tentando impor minha opinião para terceiros, menos ainda ofendendo-os caso não pensem como eu. Infelizmente NÃO SABEMOS LIDAR COM AS DIFERENÇAS, e menos ainda aceitar que a opinião de um terceiro prevaleceu sobre a minha. E ISSO OCORRE EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO.
Como são chatas essas pessoas que comentam notÃcias! rsrsrsrs
Grande parte dos comentários aqui do portal da Folha (que não são moderados), refletem bem o que diz a reportagem, são cheios de ó-d-i-o e falta de respeito. Acho que a solução é moderar. Os de politica principalmente, é uma briga sem fim entre tucanos e petistas.Â
Muito pertinente a matéria. Os comentários que circulam por esse fórum é um pior do que o outro, e as ofensas que eram restrita a parte de polÃtica, começa a se alastrar em outros tipos de reportagens.
Não posso nem criticar nem elogiar: para cada caso uma etiqueta. O que posso fazer? A verdade é que pegam casos isolados para depois generalizar e dizer que todos estão errados, menos o meio.
No caso do biChico não carece de anonimato para falar mal dele não, se um dia tiver o desprazer de encontrar com este plagiador, garanto que vou falar mal do mesmo jeito.
Não ofendendo ninguem, o bate boca,as diferenças de opinioes e visões faz bem a democracia.
A reportagem desconsidera o contexto. Com a vigência da Internet, cada cidadão tem uma opinião, tem voz. Algo que não acontecia antes. As grandes corporações não lidam bem com isso ainda, porque antigamente somente elas diziam o que prestava e o que não prestava. Haters sempre existiram, mas agora eles podem se manifestar. É do jogo. É DEMOCRÃTICO. E isso incomoda tanto que há projetos de Lei querendo transformar a Internet brasileira numa cópia chinesa. Reflitam. /p
Gabinete, Discordo. A questão que está sendo colocada pela reportagem não é a posição crÃtica do cidadão, mas o modo, a forma, como esse cidadão expressa a sua posição crÃtica. Os "raivosos" são sociopatas, sim. São desequilibrados que se sentem impunes. O ódio provavelmente se manifestaria em outras situações, caso não existisse a internet. Você confunde liberdade de expressão com aceitação de violência verbal e considera qualquer sanção relacionada a isso como violação da democracia
Democracia não é apenas dizer o que quer.Um cidadão deve poder fazer um comentario, mas também deve arcar com as consequências disso. Democracia e Anarquia são regimes totalmente diferentes, acho que ha uma confusão a esse respeito.Aqui as pessoas se sentem acima do bem e do mal. A internet virou um espaço inconsequente da "não punição", da irresponsabilidade, do racismo, do preconceito, do machismo... tudo isso por causa de um anonimato covarde. Um cidadão, num regime democratico, tem nome
Obrigado Drº, tirou as "palavras de meu teclado"....
Concordo com o Fabio... O problema é que tudo agora é "democracia" e nada é "responsabilidade". Dem ocracia não é falar e fazer o que se quer, é saber conviver com diferenças. Um pouco de limites é o que nos torna aptos à convivência em sociedade.
Para mim, mudou o meio de propagação. A turba que joga pedra na mulher adúltera, as pichações no Império romano...Carnaval de Veneza...os haters sempre puderam se manifestar, mas até hoje quase sempre protegidos pelo anonimato ("atire a primeira pedra quem..."). Não se discute o poder de voz, se discute vc se responsabilizar pelos seus atos e idéias. Isso não tem nada a ver com democracia, tem a ver com responsabilidade e ética.
O problema não está na forma como a internet está estruturada, está na cultura das pessoas. Logo, o que temos que mudar é a consciência, a cultura, a educação. Mas o que estão orquestrando através da mÃdia é moldar a opinião pública, saturando, todos os dias, os canais de informação mostrando que devemos mudá-la. A internet é das pessoas, é a ferramenta mais importante de socialização da história humana. Acordem.
Eu discordo de você. Como a própria reportagem sugere, pessoas usam nomes falsos para fazer apologias a crimes, pra incitar violência ou simplesmente para fazer calúnias com a ideia de que ficarão impunes. Acredito que se possa dar uma opinião, mas se você tem o direito de dizer o que pensa, porque esconder a cara? Enfrente as consequências do que diz! E não se trata de ditadura, é uma repressão à crimes, à libertinagem e a querer respeito. Cresça "Peter Pan"
Problema-Reação-Solução, google it. É claro que temos problemas dessa natureza na internet, mas atentem para o objetivo dessa avalanche, essa lavagem cerebral que a mÃdia corporativa tem sutilmente submetido a população TODO DIA. Até neste jornal podemos ver isso facilmente. A solução virá através de repressão e restrição da liberdade na internet. Isso está acontecendo porque algumas pessoas estão sentido-se ameaçados. Por quê? Estude. Pesquisem. Acordem.
Ignor@ncia minha a parte, não sabia que já existia nome para este tipo de comentarista. Mas a reportagem é verÃdica e basta olhar os comentários deste site para provar isso. Simplesmente muitos são pessoas que não se agrada de jeito e forma nenhuma, nada presta, tudo é subversivo, tudo é feio. E não se trata de "discordar": é criticar mesmo, é espezinhar. Pessoas que mudam de temas, que puxam assuntos sem nexo para descer o s@rrafo ou para ironizar. Cruzes, agouro é pouco pra e
Muitos são crianças com poder de expressão demais nas mãos. Muitas vezes os pais nem sabem o que está acontecendo. Maturidade, cultura e educação pesam muito. Pessoas de lugares, crenças e valores diferentes ( o mundo todo) em choque e o pessoal ainda pensa que inclusão digital é um PC com internet
Muito pertinente a reportagem - o espaço de comentários da Folh@ é o retrato disso tudo: encontra-se desde as pessoas que parecem escrever depois de alguns minutos de reflexão mais ou menos séria; até aquelas que mudaram a ordem dos 0rifÃcios corporais e usam as palavras pra transcrever o que deveria sair pelo outro lado... Escatologia à parte, só faltou um pouco de observações sobre os sistemas ineficazes e até burr0s de seleção e censur@ de comentários, no que a Folh@ é expert em erros. /
O filtro do site não permite que digitemos Folh/a. Parece brincadeira, mas é verdade.
Você é um chato hein. Para algumas a web ajuda no anonimato, mas no seu caso serve mais como proteção fÃsica mesmo, deve ter apanhado tanto quando era criança.
Vinicius, porque você usa @?
Comentário fantástico VinÃcius, parabéns!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tec > Usuários anônimos destilam comentários raivosos na internet Voltar
Comente este texto