-
Karina Andrade
Achei a matéria excelente. Cmo jornalista, e atuante na área de literatura, venho observando este fenônemo e tenho adorado. Posso acrescentar também os títulos, "Pequeno Irmão" e "Cidade da Penumbra" de Lolita Pille, ambos da Intrínseca. Beijos,
-
Moritz
Mas o projeto totalitário não é o projeto dos amigos do povo,das vestais?
-
Patrick
A trama de Jogos Vorazes não é original. Battle Royale, um filme japonês, que deu origem a um quadrinho ou o contrário, tem exatamente a mesma história. O filme é muito bom, Tarantino gostou tanto que convidou uma atriz dele para participar de Kill Bill vol 1.
-
A Non Y Mous
Laranja Mecânica não tem relação nenhuma com sociedades totalitárias, até porque a sociedade em Laranja Mecânica é altamente libertária. O jornalista confundiu completamente, quis dar uma de culto e errou feio. Da próxima vez, use um filme como THX ou 1984.
-
ze
cada vez mais vejo a sociedade caminhando rumo a esse destino traçado em filmes e livros desse estilo.sempre houveram perseguidores e quando começa a haver um pouco mais de tolerância,os outrora perseguidores passam a ser os perseguidos.exemplo brasileiro é dos homossexuais,outrora perseguidos por igrejas(é fato que ainda são) agora são perseguidores...a subversividade humana não tem limites...se Deus não tivesse acreditado no homem, e o colocado na arca teria dado certo... nós somos
-
Lúcio Almeida
zzzzzzzzZZZZZZZZZzzzzzzzzzzZZZ ZZZZZZZZZzzzzzzz...
-
carlos dilen
ME DESCULPE, MAS LI E RELI ESSE TEXTO VÁRIAS VEZES E ACHO QUE A IMAGEM DO PROTAGONISTA ALEX FICA PERDIDA NO MEIO DESTE TEXTO SOBRE SOCIEDADES TOTALITÁRIAS. SOMENTE QUEM VIU O FILME LARANJA MECÂNICA ENTENDEU O SIGNIFICADO, E ACHO QUE ESSE NÃO É O OBJETIVO DO TEXTO, POIS DESTOA COMPLETAMENTE DE SEU TÍTULO E MANCHETE. ACHO TAMBÉM QUE DIFICILMENTE QUE O FILME LARANJA MECÂNICA SEJA LANÇADO E DIRECIONADO PARA O CENÁRIO "TEEN", JÁ QUE TIRARIA O BRILHO DESSE OBRA DE ARTE.
-
ProfAndre
Eu concordo totalmente com você, Carlos. Eu tiraria também Blade Runner, que não fala de sociedades totalitárias, uma vez que os únicos caçados (oprimidos) são os replicantes, e a mensagem do filme é diferente.
-
Patrick
É só você não pensar nas distopias como uma tentativa de profetizar o futuro, na verdade são bastante atuais. Quando você ler (e gostaria que lesse mesmo rsr) Admirável Mundo Novo, acredito que você vai se espantar que essa obra tenha sido escrita na década de 30. Eu gostaria de citar alguns paralelos facilmente encontrados nestas obras com os nosso dias, mas 500 caracteres é muito pouco, e prefiro que vc leia e tire suas conclusões. Mas em hipótese nenhuma as leia como meros r
-
Vanessa Carvalho
Realmente Ptk, não li, mas sei do que se refere! E justamente por forçar um mundo totalitário, e elevar ao extremo o assunto que o considerei estereotipado e chato! Talvez tenha empregado mal o "estereótipo", mas é a primeira sensação que tive ao ler à respeito dessa obra: Admirável Mundo Novo. Mas pode deixar, anotarei e em breve, lerei!
-
Patrick
Em que sentido o assunto é chato e estereotipado? Imagino que você não tenha lido 1984 e Admirável Mundo Novo. As críticas sociais desses livros são interessantíssimas e absolutamente atuais. Ou você não acha que vive em sistema totalitário, onde algumas pessoas resolvem questões em seu nome sem nem ao menos perguntar sua opinião? Se não for isso, desculpe, entendi sua resposta errado.
-
Vanessa Carvalho
Ilíada e Odisseia meu caro Rodrigo....
-
mktin
Não só isso, nem mesmo mencionam o livro "Laranja Mecânica" do Anthony Burgess, que deu origem ao roteiro do Stanley Kubrick ou o próprio filme. Estatisticamente, se colocássemos um milhão de chimpanzés diante de máquinas de escrever, ao final de um milhão de anos um deles teria datilografado a "Ilíada" mas essa reportagem parece obra de um chimpanzé em 15 minutos...
-
Vanessa Carvalho
Pois é Carlos, li algumas vezes e não encontrei nexo algum, entre a obra fantástica que é Laranja Mecanica! Acho que foi mais uma forma de chamar a atenção pro assusto que é de veras chato e estereotipado!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.