Ciência > Unha de primatas já estava presente em fóssil de 55 mi de anos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Samuel Barbosa de Souza

    "A hipótese contradiz teorias anteriores, que diz que... blá blá blá...." Ainda tem gente que diz que a Bíblia se contradiz. O que ocorre na Bíblia é diferença de tradução e alguns problemas com os copistas.

    Responda
  2. Ricardo Nink

    Por que numa reportagem sobre a história evolutiva do surgimento das unhas em primatas, o destaque das fotos são as arcadas dentárias?

    Responda
  3. Beto

    Ë interessante que a espécie em questão tenha recebido o nome do padre jesuíta francês Pierre Teillard de Chardin, teólogo e paleontólogo, ator da teologia evolucionista que inspirou decisões do concílio Vaticano II. Pode-se aceitar ou não esta teologia. Ignorá-la leva ao conflito errado entre ciência e religião neste contexto. Ele não é necessário, até porque quem realmente estudou a bíblia sabe que não se pode levá-la ao pé da letra. Quem faz isso não deveria estar lendo este tipo de matér

    Responda
    1. Fábio Cardoso de Oliveira

      Sou religioso e acredito na Bíblia. E não é por isso que eu não acredite nessa matéria, eu me interesso e muito sobre esse tipo de assunto pois põe em pauta não somente a evolução do Homem (sendo que o processo evolutivo ainda não acabou) mas também dos animais, plantas, etc. Nunca será descoberto o que realmente aconteceu, se Deus criou o mundo e Adão e Eva ou se o mundo e o universo se iniciaram através do Big Bang. Na minha opinião tem a mão de DEUS em tudo. (MINHA OPINIÃO!!!).

  4. Félix

    Acho interessante os comentários de pequenos seres limitados querendo discutir a existência de Deus através da ciência.

    Responda
  5. Alex Peres

    Impressionante o nível tosco dos comentários. Uma falta completa de noção sobre ciência evolutiva e a históia do planeta. Para entender e comentar sobre esse tema e afins, por gentileza, leiam "O Terceiro Chimpanzé" de Jared Diamond. Para os que preferem a Bíblia como fonte de saber, lamento...não há esperança pra vcs!

    Responda
    1. Fábio Cardoso de Oliveira

      Só sei que aqui está cheio de gente "filosofando".... Eheheh!

  6. Critikona

    Desculpem a minha ignorância, mas como eles tem certeza que são exatos 55 milhões de anos?

    Responda
    1. Ricardo Nink

      Edna, são realizados testes de decaimento radiotivo, mas especificamente o teste de carbono 14. E 55 milhoes de anos são uma estimativa e não uma dada exata.

    2. Érico Lima

      são realizados vários testes. entre eles o do carbono. este teste consegue precisar uma data quase precisa.

    3. Antonio Vinagre

      Não são "exatos" , mas em uma linha de tempo bem proxima. Estas datações geralmente são feitas pela técnica do C14 (carbono 14). "Enquanto o animal ou vegetal permanecer vivo a relação quantitativa entre o carbono-14 e o carbono-12 permanece constante. A partir da morte do ser vivo, a quantidade de C-14 existente em um tecido orgânico se dividirá pela metade a cada 5 730 anos. Cerca de 50 mil anos depois, esta quantidade começa a ser pequena demais para uma datação precisa"   &nb

    4. Claude Mario

      Claro, minha querida, usando o teste do Carbono 14... já devidamente comprovado, esta sua pergunta não tem mais ¨respeito¨

    5. Eduardo Veríssimo

      É pelo teste de carbono 14. O carbono 14 é formado na atmosfera pela colisão de partículas alfa com átomos de carbono 14, e a quantidade desse isótopo é constante no ar em qualquer momento. O carbono 14 se desintegra em uma taxa bem determinada, de 5730 anos para metade decair. Como o carbono 14 se agrega a material orgânico, eles verificam a concentração em fósseis e conseguem saber quanto tempo levou para que os átomos chegassem a ela.

  7. O Apedeuta

    Nunca antes na história desse país...

    Responda
    1. Francisco Silva

      Errado, nunca na história deste planeta...

  8. tersiog

    É lamentável o nível destes comentários quando se trata de matéria relacionada a fósseis/evolução, mostrando o nível de despreparo intelectual dos habitantes desta terra tupiniquim. Por favor, estudem, de preferencia em outros idiomas e depois comentem!

    Responda
  9. Chicão

    importantíssimo.Sem essa informação eu não viveria mais nenhum segundo. Ainda bem que li.

    Responda
    1. Miguel Pinheiro

      Tatiana Grandchimp, quem matou a norma foi a ignorancia das pessoas que sustentam a existencia dela (os expectadores)

    2. Chicão

      Tatiana,Se me explicar quem é Norma (afinal conheço algumas, e que eu saiba nenhuma morreu recentemente) quem sabe eu posso ter uma resposta um pouco mais inteligente que teu comentário.Sem saber que Norma morreu, posso dar uns palpites:- Se suicidou porque conversou 5 minutos contigo- Morreu do coração ao descobrir que era aparentada sua- Engoliu a unha do primata de 50 M anos e teve indigestão.Tem mais umas 500 respostinhas estúpidas para comportamentos mais estúpidos.

    3. Tatiana Grandchamp

      verdade... importante mesmo é saber quem matou Norma.. mané..

    4. kleberson

      Se não gosta, nao leia, vai ler o caderno Ilustrada

    5. ironman

      é muito importante sim kra, pois se não conhecermos o passado, não teremos futuro.

  10. Ciro

    E mesmo assim os religiosos ainda insistem que fomos "criados", no máximo, 8.000 anos atrás.

    Responda
    1. juca timao

      SEGUNDO ENSINAMENTOS BIBLICOS, SE A IDADE DE CRISTO NOS DIAS DE HOJE SERIA DE 2011 ANOS, QUEM DISSE ESTA ASNEIRA DE 8.000 ANOS, NAO CONFUNDIR A ERA DOS DINOSSAUROS COM A ERA HUMANA ( AI JA E OUTRO PAPO), ALIAS AXO QUE FOMOS CRIADOS A PARTIR DO MOMENTO EM QUE NASCEMOS, QUEM PROVA QUE A RACA HUMANA TEM TODO ESTE TEMPO ?, TEM FOTOS?, TEM COMO PROVAR ?, NAO FOTOGRAFOU DANCOU, AFINAL PRA QUE NOS PREOCUPARMOS COM ISSO ?, VAMOS VIVER A VIDA

    2. Alex Barros

      Rafael, totalmente distorcida sua visão da evolução hein?! Você é daqueles que acham que a Teoria da Evolução diz que o homem "veio" (evoluiu) do macaco? Seres humanos são primatas, e como outras espécies que você chama de "macacos" possuimos um ancestral em comum, ou seja, a milhões de anos esse ancestral evoluiu em diferentes espécies, a nossa inclusive, de primatas superiores! Experimente ler um livro muito bom chamado A Origem das Espécies... Agora se tiver muita preguiça leia no W

    3. Francisco Silva

      não cansam...mesma ladainha.

    4. O Apedeuta

      Se foram criados teve herança maldita...Mas nos meus 8 anos de governo deixei uma herança mais que maldita, nem mesmo os religiosos são capazes de alvaliar

    5. Jonas de SP

      Os primatas ancestrais evoluíram para outros primatas, dentre eles o ser humano. Não é uma evolução linear, há múltiplos desdobramentos. Uma coisa não exclui a outra, seres humanos não são mais especiais que outros animais.

    6. alessandra oliva

      religião é retrocesso.

    7. Ciro

      Rafael, se os portugueses vieram para o Brasil como eles não deixaram de existir? A ciência não diz que viemos dos macacos e sim de um ancestral em comum e mesmo assim os chimpanzés e outros primatas existentes hoje são diferentes do que eram naquela época, evoluíram também, mas de maneira diferente. O Projeto Genoma, que está estudando nosso DNA, já consegue ver como temos as mesmas sequências genéticas que animais e até vegetais.

    8. Jose Fregonesi

      Muito criativa essa estoria. O problema maior, nao ha evidencias. Acreditar em due ndes, mu la semcabeca, fada madrinha etc tem o mesmo peso e importancia desses argumentos. Dizer que nao pode ser mensurado tambem nao prova nada. Se perguntas aos que acreditam em outros deuses provavel vao contar estorias mirabolantes de tempo tender a zero e velocidade infinita. Diferentemente os fosseis provam nossa origem atraves da evolucao e nao da criacao a imagem de um deus imaginario.

    9. abelmon

      Talvez os macacos conseguiram se manter vivos dentro do grande sistema da seleção natural. Mas isto são todas teorias. É preciso fé para crer na evolução, pois a probabilidade anula o surgimento de vida ao acaso. Taí uma lei científica q sempre vai existir: Lei da Biogênese. Já encontraram milhares de fósseis de "milhões de anos atrás", mas são de criaturas q existem ainda hoje, exceto algumas criaturas q existiram nestes "milhões de anos atrás", mas só foram extintas nos últimos cem anos (!!)

    10. Chicão

      Quanto vale um dia para Deus? 1000 anos, 1.000.000 de anos ou 1.000.000.000?Ninguém sabe.Como Deus é onipresente ele é dotado de velocidade infinita (velocidade = Espaço /tempo, se o espaço tende a infinito e o tempo tende a zero a velocidade é infinita) e por isso o tempo não faz sentido para ele. Porque então nós reles mortais ficamos discutindo se foi em 8000 ou 8 bilhões? o Tempo D'Ele não é mensurável por nossos parâmetros.

    11. abelmon

      Eu, crente em Cristo, curto as pesquisas científicas bem feitas e embasadas sobre este tema. Ao lê-las, entendo tbm o outro lado questionador da ciência, q não tenta criar dogmas, mas expõe novas teorias q ainda precisam ser estudadas com +dedicação. Por ex., imagine notícias q falam de fósseis datados pelo método do carbono 14, elas precisam ser questionadas, pois ele é interpretativo assim como outros métodos de datação. Mas nem todos se aprofundam no conhecimento de Deus ou da ciência. /

    12. Rafael Neris

      Se foi a 8.000 anos ou mais, não sabemos precisar. Porém sem dúvida fomos criados, assim como os animais e isso é inescusável. Cada criatura segundo a sua espécie conforme narrado em Genesis e o homem a semelhança de Deus. Se a evolução tivesse ocorrido, por que ainda existem os macacos e os homens?  Os macacos deveriam ter deixado de existir.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.