Folhinha > Lei obriga escolas a ensinarem música; veja o que muda na prática Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Caconti

    Nossa, os pedagênios que ajudaram a afundar a educação no Brasil estão descobrindo a roda! Estudei (e aprendi) num colégio estadual (onde cursei o antigo ginasial) de 1969 a 1972. Faziam parte do currículo Português, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Inglês, Francês, Educação Física, Educação Moral e Cívica, Música e Artes Manuais. Professor ensinava e explicava, aluno estudava e perguntava. Como se percebe, o Brasil evoluiu mesmo, não? Tanto que virou essa maravilh

    Responda
  2. whinglis avila

    Vejo com bons olhos a inclusão da música nas escolas, porém sem o devido planejamento não acontecerá inclusão de crescimento intelectual.

    Responda
  3. Regina Guimaraes

    É muito bom ver a volta das aulas de música nas escolas, eu tinha, amava, minha profª era unica, nunca me esqueci, parabens,pela iniciativa.

    Responda
  4. SENNA

    Educação não sefaz com intenção, mas com atitude. A música, o teatro e o canto, dentre outros elementos da Arte, é mais que necessário para uma educação sadia. Intrumentalizem- se as escolas e os professores. Mas tem que se aumentar o tempo de escola e acabar com turnos intermediários. Sem isso a lei é potoca!

    Responda
  5. diealberto

    Parabéns a quem redigiu essa lei... totalmente valida, está faltando isso para os jovens.. a musica afasta as pessoas do mau caminho... vide a Orquestra Simfonica de Heliopolis.

    Responda
  6. jose cesta

    Vai ser a mesma coisa quando estudei, no século passado. Saí da escola sabendo apenas quais eram as notas das linhas e as notas dos espaços. SÓ ISSO! Ensino brasileiro K K K!

    Responda
  7. Eduan Lenine

    Vejo alguns comentários de pessoas indignadas, pois a disciplina demorou para voltar a ser ensinada, mas a retirada dessa matéria é reflexo da queda de qualidade no ensino promovida pelo neoliberalismo. Essa degradação não se deu só na escola, como todos sabem se deu também na saúde, na segurança, em geral aquilo que chamamos de bem-estar social foi destruído por esse sistema. Vejo que as coisas estão se arrumando, graças ao governo atual e o anterior. Mas o estrago deixou rastros irr

    Responda
  8. Danny Zangrossi

    eu tive aula de musica na escola municipal até o m.a.lu.f assumir.....

    Responda
  9. Marcos Eduardo

    como já falaram...a MÚSICA fazia parte da matérias do curso do primeiro grau. e devia fazer ainda, seja particular ou publica.

    Responda
  10. Regina Martins

    Deveria ter uma reformulação em todo o ensino; nunca vi tanto alfabetizado ou melhor an.... funcional atualmente; no tempo do antigo primário, ginásio, científico/normal, as pessoas eram mais preparadas; lembro de um grande comerciante de louças, importador, q só tinha os 4 anos do ensino primário; o homem fazia muito bem as 4 operações, sabia interpretar qq texto e conjugava todos os verbos daquele antigo livrinho sagrado de verbos. Bons tempos!

    Responda
  11. Elmirio Boaventura

    Os pais não ensinem em casa só para ver. Seu filho não vai aprender nada. E lei não vai resolver o problema, que a lei diz que educação é direito, está na Constituilção Federal, pagamos os maiores impostos do mundo e o que temos de volta ? A escola não ensina nem o mínimo, insultam e ofendem os pais.Não temos uma instância onde os abusos denunciados sejam tratados com a seriedade que exigem. Os bons professores ficam amarrados nessa corrente imoral e corrupta Essa lei nã

    Responda
    1. eduardo rodrigues

      Também lamentarei se ela não pegar, mas em entristeço muito com pessoa como o sr, que torce para que não pegue mesmo...

  12. eduardo rodrigues

    Música estimula os sentidos como atenção e audição, faz as pessoas mais sociáveis, é um passa-tempo e tanto (para não profissionais) e irá melhorar a qualidade da nossa música popular, que já foi chorinho e samba (samba de verdade) e hoje é funk. Se a lei pegal - E TORÇO MUITO MUITO PARA ISSO - será algo maravilhoso, certamente.

    Responda
  13. felipegd

    Faça-me rir. Não há nem sequer uma infraestrutura adequada no ensino público para o ensino do básico, quem dirá para ensino de música, que em muitos casos exigem instrumentos caros. Isso irá servir apenas para alguns privilegiados de colégios particulares.

    Responda
    1. eduardo rodrigues

      É perfeitamente possível dar aulas de música com uma simples flauta doce (cinco reais) e algumas folhas de papel pautado. Foi assim que mestres como Pixinguinha se tornaram músicos.

  14. Sargenta Pimenta

    Paisínho mais atrasado... Século XXI, ano 2011, só o primeiro da obrigatoriedade da música nas escolas. Esse nosso Brasil é brincadeira mesmo.

    Responda
  15. Delene

    E quando a mídia na TV, jornais, alto-falante de mêtro, ônibus, trem, cartazes nos locais públicos, outdoors vão começar a dar noção de respeito às leis e de educação básica doméstica ao nosso povo? Não jogar lixo no chão, não jogar bituca de cigarro no chão, não ouvir som sem fones de ouvido em lugares públicos, atravessar na faixa, dar descarga nos banheiros públicos, não fazer xixi no chão, fazer menos "barracos"públicos. Respeitar assentos e vagas. Respeitar fila e cartaz com informação.

    Responda
  16. kantucco

    Quando a escola pública era escola de verdade, com disciplina e qualidade de ensino a MÚSICA fazia parte da matérias do curso do primeiro grau.

    Responda
    1. Berlota

      Quando a escola pública era escola de verdade, os professores eram bem remunerados e tinham bom nível de conhecimento. O problema é que nossos Prefeitos e Governadores não querem pagar salários melhores aos professores, porque é difícil tirar 30% de propina do salário de cada um. Reformas e construções de escolas, rendem 30% de propina paga pelas construtoras. E nós, cidadãos, não enxergamos a corrupção que acontece em nossa porta........

  17. Benedito Ap. da Silva

    nuito mais importante que musica,as escolas deveriam ensinar,cobrar e fazer mais olimpiadas de matematica,portugues e historia!!!!!!

    Responda
  18. carlos b

    Vão ensinar rap, funk carioca, axé, sertanojo e pagode, ritmos sem letra, sem melodia e sem poesia!!!!

    Responda
  19. Jander

    Seria excelente se saísse do papel. Mas antes disso, creio que teríamos que reforçar a agenda atual e inserir Espanhol e Inglês de qualidade. Depois disso, música. Afinal, teríamos que ter prática. Já pensou equipar todas escolas com aparelhos musicais? Como eu disse: seria excelente, mas para o momento, surreal.

    Responda
  20. jomar vasconcelos

    Os deputados "generosos" que elaboram essas leis e os "especialistas" que os apoiam deveriam fazer uma "imersão" nas escolas públicas antes de proporem coisas foara da realidade. Melhor fariam votando a proposta de comprometimento maior do PIB para a educação.

    Responda
  21. zoca

    Demorou. Quando tinhamos aulas de musica nas escolas, nao existiam essas coisas que chamam de musica hoje, tipo funk, hip-hop, pagode, sertanojos, etc

    Responda
  22. Use a Cabeça

    Seria uma ótima notícia se tivessemos absoluta qualidade nas disciplinas básicas, como português e matemática. Tenho um filho no segundo grau e sinto que sou eu que estou ensinando tudo à ele nas lições de casa.

    Responda
    1. Marcelo

      Espero que na escola do seu filho ensinem que se escreve "a ele" e não "à ele" como você deve ter ensinado ao garoto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.