Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Vieira

    O governo Lula/Dilma mostrou um caminho, que há muitos anos queria instalar no Brasil que é a edudação, melhorou o acesso dos mais pobres para ter acesso a universidade. Infelizmente esse sistema está sendo atacado e combatido pela "elite" que pretende voltar ao status quo que possuía, ou seja menos concorrência para as melhores vagas de emprego. Hoje os mais pobres podem concorrer de igual para igual com esses melhores empregos, (advogados, médicos, jornalistas, desembargadores, etc). Fora PIG.

    Responda
  2. Roberto Vieira

    É muito importante a pessoas de classes sociais mais baixas poderem ascender para um nível melhor, tanto intelectal, cultural e financeiro. Isso melhora substâncialmente e eleva o padrão da nação, melhora o nível de educação, e consequentemente diminui proporcionalmente o nível de crimes e violência que envolve nossas nação, ou seja é melhor para todos nós incluíndo a elite, retrógrada e preconceituosa que só enxerga com essa nova classe que média que surge como mais um concorrente para eles

    Responda
  3. bico

    História de vida!Exemplo de vida!Humilde, estudioso, trabalhador = sucesso!

    Responda
  4. Indiana Jones

    Li aqui alguns comentarios sobre as qualificações do professor, o fato de ter trabalhado como faxineiro parece ser para alguns algo desmerecedor. Agora, se fosse um doutorando que estivesse fazendo faxina no exterior para sobreviver e estudar, seria diferente, afinal ser faxineiro nos EUA ou na Europa tem outro estatus. O professor merece todo o respeito e admiração pelo seu exemplo de superação, parabens!

    Responda
  5. Doss

    Vamos ver se existem as mesmas chances para pessoas que não tenham a aparência física e porte do novo professor com essa história de sucesso. Gostaria de ver quantas oportunidades são dadas a pessoas de côr, vinda de outras regiões.Parabéns a ele, por haver aproveitado a chance.Mas em nosso país, isso é um milagre.A verdade real é muito diferente.Eu e milhões sabemos disso!

    Responda
  6. Osmar

    Parabéns Ednei! Legal conhecer a sua história!

    Responda
  7. muscovita mica

    Jesuis!!! Desculpe mas que bagagem tem uma pessoa dessas pra virar professor universitário???? Só se for pra fazer propaganda sobre reciclagem de lixo....Imagine o nível das aulas!! E pior, se é regra lá entrar faxineiro e virar professor em tão pouco tempo, recomendo que ninguém estude lá pois o nivel deve ser péssimo!! Não se iludam com títulos pois tem muito "doutor-mobral" no Brasil!! Pessoas teoricamente qualificadas mas que na hora do vamos ver não sabem nada!!! Só n° e nada de

    Responda
    1. bico

      Pessoas como vc com esse preconceito é que nunca sobem na vida. Voce ainda vai evoluir como pessoa, o tempo é a melhor escola ainda!

    2. Leandro Foltram

      Além disso, trabalhar com faxineiro faz da pessoa menos inteligente do que um presidente de multi nacional? Uh, talvez pensamentos assim que estejam levando o capitalismo para o caminho da escuridão.

    3. Leandro Foltram

      Prezado Muscovita Mica, Respeito sua forma de pensar, porém creio que seja pertinente conhecer a pessoa e a universidade antes de falar e opinar. O Ednei, pessoa em questão, é extremamente qualificado e trabalhar como faxineiro não desqualifica ninguém. Este pensamento de direita elitista não é aceitável numa sociedade democrática e que visa crescer social e culturalmente. Respeite, pesquise e aplauda. As pessoas em geral têm mania de desprestigiar o crescimento das outras, como você

  8. juliano lemos

    Grande exemplo de força de vontade e perseverança , Parabéns jovem, é de pessoas como vc que esse país precisa.

    Responda
  9. Monica Costa

    Parabéns!!! O Brasil precisa de pessoas assim estudiosas e trabalhadoras, que não ficam em casa esperando o bolsa familia e etc...Que ele ainda tenha muito mais sucesso nos estudos e na vida profissional!!

    Responda
  10. celio_coelho

    Pelas minhas contas, segundo a reportagem, foram mais de 4 anos. Até porque o bacharelado em Administração dura pelo menos quatro anos, até sair o diploma vai mais um tempo. A matéria cita que ele se tornou faxineiro em 2002 e só se tornou professor contratado em 2008, logo...

    Responda
    1. WWW

      Logo ele preferiu trabalhar e batalhar do que mendigar um bolsa-familia em troca de votos que acabam com o país... Sacou ou quer que eu desenhe a realidade pra vc???

  11. eduardo rodrigues

    Não custa nada repetir: critiquei a universidade e não a atitude do rapaz, QUE É LOUVÁVEL E ADMIRÁVEL!

    Responda
  12. esculapia

    Se todos pensassem assim este pais iria mesmo para frente, aqui o povo e' acomodado achando que so rico tem oportunidade de estudar e ter uma formacao ,se acomoda ,os pobres ao contrario de ter muitos filhos deveriam ter poucos para melhor educa-los e poderem ajudar quando surgem oportundades, e nao contemplar o ganho de bolsas familias,estudos, leite etc.

    Responda
  13. JCARLOS

    RAROS EXEMPLOS DE VENCER OS OBSTACULOS DEVEM SER RELEMBRADOS PERIODICAMENTE, JA QUE HOJE NO CENARIO POLITICO SO TEMOS RELATOS DESALENTADORES PARA OS JOVENS!!! PARABENS PROFESSOR !!! SIGA EM FRENTE PARA MELHORAR E MUITO A IMAGEM DO BRASIL, AQUI E LA FORA !!!!

    Responda
  14. ricardoso

    Deve ter arrumado algum boff pra bancar ele.

    Responda
  15. Regina Martins

    Parabéns, soube aproveitar todas as brechas de oportunidades; quando se quer, se consegue atingir o alvo. É só estudar; falo isso diariamente para todos os jovens q conheço: estudem, estudem, estudem.

    Responda
  16. WM3

    Assim é fácil. Com 2 bolsas 100% integrais, uma de graduação e outra de pós. Trabalhando dentro da universidade é fácil virar professor. O cara num era faxineiro, ele se tornou faxineiro temporariamente só pra ter a vaga na universidade. Assim é mamão com açúcar. Quero ver se ele tivesse q pagar 100% dos estudos, e ainda trabalhar vendendo fora, prá ver se ele tava sorrindo assim, e sem stress. Assim, até eu. Paga minha pós ae então. Como já dizia o Datena, me ajuda ae !!

    Responda
    1. WWW

      Melhor ter bolsa integral e estudar para progredir do que ter bolsa-familia pra vagabundear por aí, né??? Muito espero você... Tolinho...

    2. eduardo rodrigues

      "Aluno precisa de visão prática do curso". Visão prática é muito importante para o profissional, mas está relacionada ao nível técnico / operacional. Universidade é construção do conhecimento: na Engenharia são criados novos materiais e técnicas, na Farmácia, novos medicamentos, na Medicina, novas descobertas etc (no âmbito universitário). O senso prático, ou seja, profissionalização, qualquer SENAC ou SENAI é capaz de fornecer, com muito mais propriedade que uma universidade ruim. /

    3. Fabio Henrique

      E desde quando Mestrado e Doutorado fazem um bom professor? Isso é coisa de rato de universidade. Aluno precisa de visão prática do curso, precisa de saber como é a área, como resolver os problemas. E garanto que este senhor tem mais do que muito professorzinho ruim que se esconde debaixo de um doutorado. E quanto ao senhor nerdinho mago branco, que inveja é esta, rapaz? Só porque o cara lutou e venceu e você continua ai sentadão na frente do pc sem fazer nada? Fica assim não.

    4. eduardo rodrigues

      Critico a universidade que contrata professores sem a qualificação devida (mestrado e doutorado), mas acho louvável o empenho do rapaz. A propósito: muitas universidades estão contratando e basta você se candidatar. Outra: se não quiser, preste vestibular para uma universidade pública, como eu fiz.

  17. QQ

    Um conhecido meu entrou lá como faxineiro e tendo apenas a 4a. série. Fez supletivo, cursou Biomedicina e também virou professor. Tudo isso em 6 anos. Parabéns à Metodista por oferecer bolsas aos funcionários, há muita gente boa que só precisa de um empurrãozinho para contribuir com a sociedade.

    Responda
    1. taipasboy

      Metodista, a universidade com maior número de professores faxineiros, digo faxineiros professores.

  18. Nigojiro

    Estão faltando partes dessa história. Bom, o cara tem boa aparência. Os chefes dele são mulheres? Ele casou-se com uma delas? Qual a religião do cara? Nada acontece por acaso, ou só por competência. Conheço um monte de pessoas que mesmo com muita formação e competência não tem muito êxito profissional. Não me venham com esse papo de inteligãncia emocional, ou destino. Papo furado. Se olhar de perto, a estória não será essa.

    Responda
    1. WWW

      Incompetência é uma m... ou será bolsista-família???

    2. Fabio Henrique

      Inveja forte, hein, amigo?

  19. eduardo rodrigues

    REPITO O QUE DISSE: Torço muito muito por ele, mas é necessário Mestrado e Doutorado (ao menos) para se chegar ao nível de um bom professor universitário. Por que a Metodista não oferece a ele acesso à pós-graduação? O exmplo foi lindo, mas está incompleto. Nesse meio tempo, ele poderia dar cursos de especialização, por exemplo, mas para lecionar na universidade seria necessário muito mais. Mas fazer o quê? O MEC tem coisas por baixo do pano que até Deus duvida...

    Responda
    1. eduardo rodrigues

      Me desculpe: se sua faculdade pôs um recém graduado para dar aulas, ela pisou na bola feio, rapaz. Nada contra a profissionalização - QUE É IMPORTANTÍSSIMA - mas universidade é muito mais que isso em qualquer lugar do mundo (principamente em nações mais desenvolvidas). Doutorado e mesmtrado são essenciais para se lecionar em universidades, com exceção dos cursos de extensão. Para todos os demais, é imprescindível.

    2. Fabio Henrique

      Quem disse essa baboseira sem limites que precisa de mestrado e doutorado para ser professor? Como disse antes, cursei engenharia, e tinha muito professor com mestrado, doutorado, phd, e NUNCA pisou numa fábrica, NUNCA projetou um sistema elétrico sequer, e ainda era um PÉSSIMO professor, enquanto tive outros que eram engenheiros com no máximo uma pós, mas com muita experîencia no mercado, resolveram diversos problemas, enfim, encararam a REALIDADE de um engenheiro e davam uma SENHORA

  20. tricolor de aço

    Falando sério gostaria de saber o nome desta FACULDADE que tá pagando tão bem , pois minha sobrinha com GRADUAÇÃO,MESTRADO e DOUTORADO terminou de passar numa UNIVERSIDADE e o salário, pelo visto, não será nem a metade deste.

    Responda
  21. Dewey

    Essa história está mal contada. O sujeito era analista de vendas, depois virou faxineiro e depois professor. Nada contra o crescimento das pessoas, mas parece que os padrões dessa instituição deixam muito a desejar. Por outro lado, no nosso querido Brasil tudo é possível.

    Responda
  22. tricolor de aço

    Realmente esta é uma boa notícia, já pensou se ele vier a conseguir algumas aulas com o ex-pres. LULA ; que sabe, ele NÃO consiga encontrar algum empresário que lhe pague uma boa grana pra ele contar a sua vida de sucesso. Aí sim, ele vai aumentar, mais ainda , o seu salário.

    Responda
  23. O sociólogo

    MAS QUE FACULDADE CAPENGA! MAS PARABÉNS AO PROFESSOR PELA MOBILIDADE SOCIAL!

    Responda
  24. bdiniz76

    Qu história e bacana!! Parabéns ao professor!!!

    Responda
  25. eduardo rodrigues

    PARABÉNS AO RAPAZ, ANTES DE MAIS NADA! Mas uma coisa é ter experiência (que é muito importante) e outra coisa é ter domínio sobre a produção intelectual de uma área, refletir sobre o conhecimento e proporcionar seu avanço, que é uma prerrogativa das universidades. Isso requer Mestrado, Doutorado e, se possível, Pós-doutorado, se a intenção é lecionar em universidades. Repito: LINDA HISTÓRIA; E LOUVÁVEL! Mas a Academia requer mais que isso. Universidade não é ensino técnico.

    Responda
    1. eduardo rodrigues

      Repito, Fabio: o que você propõe é um curso profissionalizante. Como engenheiro, não hesitaria em contratar um aluno do Senai em detrimento de um aluno de um curso profissionalizante supostamente universitário. Profissionalização é muito importante, mas ensino superior vai muito além disso.

    2. Fabio Henrique

      Univerdade hoje é fábrica de intectualóides. Um bando de pessoas cheias de "teoria" mas choram em encarar um problema de verdade. Universiades precisam de REALIDADE, de pessoas que atuaram na área, mas nao de mais  "mestres" ratos de biblioteca.Garanto que esse senhor tem muito mais a oferecer do que qualquer "mestre" ou "doutor", que só conhece a profissão pelos livros que leu, não pelos problemas que enfrentou.Só mais um adendo, o correto é "antes de tudo", não "antes de mais na

    3. O sociólogo

      TB PENSO ASSIM SÓ ACHEI ESTRANHO O CARA TERMINAR A FACULDADE E SEM AO MEMOS UMA PÓS JÁ IR DAR AULA NA FACULDADE...

  26. jose

    Nao acredito neste reportagem. Tem um tom para o lado sensacionalista, faxineiro, pobreza e professor. Vcs podem enganar a maioria, nao a minoria que consegue enxergar nas entrelinhas.

    Responda
    1. Hans Malkovic

      O que importa são os fatos, não as "entrelinhas" que na maioria das vezes não passa de fruto da imaginação. E os fatos estão todos ali: o cara chegou sim a trabalhar como faxineiro, o que muita gente se recusa a fazer, e com trabalho, dedicação e também com o reconhecimento da empresa, o cara avançou rapidamente e passou de faxineiro a prof. em menos de quatro anos. Contra fatos não ha argumentos e esse caso é um exemplo a ser seguido, e o seu método de leitura não é.

  27. O sociólogo

    Parabéns que exemplo belo! mas ele virou professor de FACULDADE sem ter MESTRADO ou DOUTORADO? humm que faculdade é essa hen?

    Responda
    1. eduardo rodrigues

      "mestrado e doutorados inuteis". Você sabe o que é isso, sem querer ofendê-lo?

    2. Fabio Henrique

      Faculdade que preza mais a experiÇencia da pessoa que que os mestrado e doutorados inuteis que ele tem.

    3. eduardo rodrigues

      Exatamente, Mark. Fico extremamente feliz pelo rapaz. Muito mesmo. Mas se a intenção era investir nele, que o concedessem então acesso à pós-graduação. Logo logo irá parecer alguém com o clichê "escola da vida", mas no âmbito das universidade a coisa deve ir muito além disso.

  28. Flávio

    Nós já tivemos um ex-presidente que ficou 30 anos pendurado em palanques, e não quis fazer curso nem de espanhol básico I.

    Responda
  29. Lerish

    É por isso que o capitalismo é lindo. Ele é meritocrático!!! Parabéns professor!!!!

    Responda
  30. KatiaCarinna

    Meus parabens!

    Responda
  31. JOSE RODRIGUES DE BRITO

    Muito bommmm! Parabéns professor. Precisamos de exemplos como este, que mostram a versatilidade do ser racional que sabe aproveitar as oportunidades que lhe foram dadas. Isto sim, é um exemplo de superação começando em um cargo inferior e que agora ver se concretizar sua realização pessoal através de uma profissão que foi conseguida através de esforço e muito empenho. Valeu PROFESSOR!!! Belo exemplo. Comentarei, com maior prazer, este seu exemplo a meus alunos de Faculdade.

    Responda
  32. ValdirPintoDurodeAmolecer

    O fato dele ter sido faxineiro, foi um revés da vida. O cara sempre teve potencial. Não significa dizer com isso que todo faxineiro vai virar professor universitário. Acorda minha gente!!!

    Responda
    1. REVOLTADA .

      Ainda bem que o professor nao teve um lider com esse tipo de pensamento. Afinal, existem tantas pessoas capazes lutando e esperando por uma unica oportunidade! Parabens ao professor.

    2. mané

      caro valdir, acho que voce nao entendeu... a reportagem nao disse isso e nem quis dizer

  33. Alexandre Zanotti Pinto

    Força de vontade, sorte oportunidade! Isso aparece quase sempre na vida da maioria das pessoas, esse cara abraçou tudo! E ta aí, parabéns!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  34. maua

    Parabens,Prof. Ednei,isso que chamo de superação,valeu seu esforço,se fosse jogador de futebol teria manchete em primeira página,até nome de rua.Voce é muito útil como professor e a sociedade agradeçe, vá em frente, obstáculo para voce é um desafio.

    Responda
  35. Crítico Astuto

    Um exemplo de perseverança para chegar ao objetivo. Essa é a diferença daqueles que querem tudo pelo caminho mais fácil e não conseguem se realizar. Parabens!

    Responda
  36. candida

    Um exemplo a ser seguido. Foi esperto. Usou a inteligência, deixou o orgulho e a arrogância de lado. Resultado: se deu bem sem precisar dar o tombo em ninguém. Esse cara devia ir para Brasília dar palestra aos novos congressistas sobre como se dar bem na vida sem dar o golpe.

    Responda
  37. mario100

    Antes de tudo, parabéns ao professor! Mas não nos esqueçamos também de parabenizar a chefia dele, que superou o preconceito e lhe deu oportunidade. Meritocra cia é isso aí.

    Responda
  38. Hermenegildo Barbato

    Esta pessoa nao deixou passar as oportunidades oferecidas. A de faxineiro em seguida de auxiliar, e tudo isso agregado ao seu esforço, conseguiu vencer. É isso. Nao podemos deixar passar as oportunidades surgidas, seja qual for.

    Responda
  39. Marco

    Fabuloso e que tenha muitas conquistas. Aí um exemplo para o EX EX e muitos funcionários à todos os níveis da Camara, do Senado e aa todos os "sugadores" do dinheiro público.

    Responda
  40. Maurilio

    Sabem quem deveria ler esta notícia e corar de vergonha? Os nossos políticos. Vejam aí, srs. políticos, como é possível ser uma pessoa bem sucedida neste país, mesmo sendo honesto. Parabéns ao professor. Pessoas como você engrandecem este país, tão necessitado de pessoas lutadoras, honestas e confiáveis.

    Responda
    1. maua

      Corrigindo ( enxergam)

    2. maua

      Nossos políticos não enchergam isso,estão abaixo da linha da pobreza intelectual.

  41. Andy Campos

    O contrário também está acontecendo. Professores desistindo da carreira e virando faxineiros para serem mais valorizados.

    Responda
  42. Jose Carneiro

    Bela reportagem e belo exemplo deste Jovem. Por isso, poucos comentários. Se o assunto fosse  fofoca,tragédia e desgraça, o espaço para comentários jocosos e inúteis, seria pequeno.   José Carneiro Ribeirão Preto-sp

    Responda
  43. Geraldo Murmel

    Parabéns para esse professor, superou a arrogância e meteu a mão na massa como faxineiro mesmo tendo curso superior, vc vai brilhar sempre, vc é um visionario. Parabéns

    Responda
  44. Fernando Barboza

    Notícias assim deveriam ser mais comuns. Lindo exemplo de superação e força de vontade. A mudança da vida e até de um país (problemático) como o Brasil, só depende de cada um de nós. Parabéns pela superação! Grande notícia!

    Responda
    1. André Travassos

      Quando todos, TODOS, estiverem no mesmo pé de igualdade aí sim poderemos ter a visão individualista da questão. Enquanto houver desigualdade econômica-social, não poderemos igualar os desiguais, tampouco esperar que as ações individuais dentro do sistema capitalista mude algo no mundo.

    2. André Travassos

      Não são comuns porque estes casos não são comuns... OS problemas sociais como a desigualdade e a pobreza são problemas estruturais, não problemas individuais. Justamente por pensar assim é que a classe mais pobre, menos favorecida, não consegue reivindicar igualdades e justiças sociais. Afinal, não existe cargo para todo mundo, não existe vaga nas universidades para todos, não existe oportunidades para todos.

    3. Edmilson

      Pois é, aparece uma notícia dessa por mês, mas de políticos corruptos é todo dia....