Ciência > Descobertos na Austrália fósseis de bactérias mais antigas da Terra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Wildson Moraes

    Homens procurando bactérias primitivas, lindo! Pior é o quanto de dinheiro é inverstido nestes estudos, e, a população mundial morrendo de fome em certas regiões. Que pena!

    Responda
    1. Camila Mano

      Sim claro. Não é importante estudar organismos antigos. Entender como eles "funcionam" é bobeira... Este comentário é tão infeliz que o conhecimento sobre microorganismos ajuda, inclusive, os que morrem de fome e de doenças, já que microorganismos são responsáveis pela produção de muitos compostos necessários para sobrevivência do ser humano. Ou você acha que é capaz de assimilar o nitrogênio do ar, tão necessário para formar proteínas? Ah, se não fossem as bactérias...

  2. Paulors

    Tersio (21:18) Errado, cidadão. Foram os Peixes e suas nadadeiras peitorais e pélvicas determinaram o número de patas nos Vertebrados Superiores, com função primária de locomoção na água, e não suporte da biomassa, LEIGO, já que a própria água se encarrega dessa função. Resumindo: todos os Vertebrados possuem uma origem comum sim, e não estou contando alguns aspectos anatômicos mais evidentes ainda. E as minhas outras perguntas, vão ficar sem resposta?

    Responda
  3. tersiog

    Um grande paradoxo observado é q ao mesmo tempo q buscamos por otras inteligências no universo (projeto SETI) muitos de nós se considera a única espécie privilegiada nesse universo capaz de criar ou 'engenheirar' coisas. O q não foi feito pelo homem veio do acaso! É um retrocesso à época do geocentrismo e do homem como a + perfeita das criaturas!

    Responda
  4. Luc Anderssen

    UUhhhuuuuuu mais uma vez a Ciência socando a bota nos trolls submersos na ignorância acerca do conhecimento de nós mesmos.

    Responda
  5. Paulors

    Tersio Você enrolou e não respondeu nada. Eu perguntei do NÚMERO de pares de patas, cidadão... E ainda faltam as duas perguntas...

    Responda
    1. tersiog

      O fato de todos os vertebrados superiores possuirem apenas 2 pares de patas em contraste com os dos invertebrados artrópodes se deve à menor dificuldade em suportar o peso do corpo pela existência do endoesqueleto, sendo desnecessário um num > de membros. Isto não significa necessariamente 1 origem comum. A musculatura desenvolvida desses membros tbém facilita esse processo

  6. Paulors

    Cont. Porque todos os Vertebrados superiores possuem dois pares de membros locomotores? Porque a estrutura do esqueletos de alguns Dinossauros Terópodes é idênticas aos das Aves atuais? Porque todos os seres vivos (e alguns vírus) possuem exatos quatro bases nitrogenadas que formam o DNA? Explique porque os extintos Ictiossauros (réptil) e os atuais Tubarões (peixe) e Golfinhos (mamíferos) são praticamente idênticos no formato corporal? Vamos lá, explique..

    Responda
    1. Frank

      Tersio: o nome disso é evolução convergente, onde diferentes espécies adotam a mesma "solução" para determinado "problema". Ex: olhos, patas, mandíbulas, asas, etc.

    2. tersiog

      Mais uma vez, semelhanças morfológicas não significam necessariamente origem comum. Porque com apenas 7 notas musicais compomos uma infinidade de músicas sem q necessariamente uma seja plágio da outra? Formato corporal semelhante indica função semelhante

    3. tersiog

      A semelhança morfológica entre espécies indica apenas que as funções desempenhadas são as mesmas, embora as asas (usadas para voar) dos insetos, aves e mamíferos (morcegos) sejam totalmente diferentes, por exemplo. Se a função for andar, é óbvio que os organismos terão pernas ou patas, se for nadar, barbatanas, e assim por diante. Aviões da Boeing e da Airbus são muito semelhantes em morfologia, mas o fabricante é o mesmo?

  7. Paulors

    Tersio Então explique: Porque todos os Vertebrados superiores possuem exatos dois pares de membros locomotores? Porque a estrutura do esqueleto de alguns Dinossauros Terópodes são idênticos aos das aves atuais? Porque todos os seres-vivos (inclui alguns vírus também) possuem exatos quatro pares de base nitrogenadas que formam o DNA? Vamos lá, se livre dessa agora...

    Responda
  8. Alex Peres

    Para o Tersio: hoje a Evolução pode ser observada em experiências com populações de bactérias cujo tempo de vida é curtíssimo. Vários conjuntos de bactérias são expostos à condições diversas (privação de alimento, calor excessivo e etc) de modo que os cientistas podem OBSERVAR/MEDIR/AFERIR/COMPROVA R/DOCUMENTAR a adaptação de cada conjunto e as mutações decorrentes dessa adaptação para novos ambientes e restrições. Isso é Evolução comprovada Sr. Tersio.

    Responda
    1. Andre

      Errado caro Tersio.As bacterias quando submentidas a radioatividade ,tem seu DNA modificado por mutações. E esta mesma geram novas linhas geneticas novas. Isso tambem ja foi observado em laborátorio. E lembre-se em toda lugar tem radioatividade,mas num indice menor, e portanto no meio ambiente normal acontece mutações mais raramente.Veja por exemplo na Limone sul Garda,Italia,onde 29 pessoas,decendetes de um unico ancestral, herdaram um gene mutante que os tornaram imunes ao colesterol.

    2. tersiog

      As 'mutações' observadas nessas bactérias nada mais são que a expressão gênica (já presente no genoma delas) após serem submetidas a diversas situações q ameacem a sua sobrevivência (a resistência aos antibióticos é um bom exemplo disso)

  9. tersiog

    O mecanismo alegado para a evolução se baseia apenas em evidências indiretas, um mero raciocínio indutivo. Ou seja, se A tem os elementos 1,2, e 3 e B os elementos 1,2,3 e 4 e for mais recente que A, então 'deduz-se' que B é proveniente de A. o que pode não ser verdadeiro, ´pois a ordem dos elementos de A pode ser 3,1 e 2 enquanto que os de B podem ser 2,4,3 e 1 por exemplo. Isto num raciocinio bem simples.Imaginem milhões de pares de bases!

    Responda
    1. Frank

      Errado! Hoje temos o sequenciamento de DNA. Podemos comparar as espécies e identificar as diferentes linhas evolutivas. Você está desatualizado. Sugiro trocar o velho testamento por alguma publicação mais séria.

  10. sphaleron

    Procurem no Google por "Welcome to the E. cole Long-term Experimental Evolution Project Site". Uma demonstração singular do funcionamento da Evolução.

    Responda
    1. sphaleron

      E. coli....

  11. Thiago Ramos

    No mundo científico, quando uma hipótese é confirmada diversas vezes, por experimentações e/ou um conjunto de evidências, ela tem grandes chances de se tornar uma teoria. Assim, a Teoria da Evolução reúne uma série de evidências e provas que a faz ser irrefutável até o presente momento. já a a "Teoria" do criacionismo, não possui uma base real que não a fé.Se fosse real, deveríamos encontrar alguma prova não é? afinal, declarações extraordinárias exigem provas

    Responda
  12. Paulors

    Tersio Então você acha se a Evolução for testada em laboratório ela é de fato "verdadeira"? Errado, até porque o tempo de atuação dela é muito maior que a nossa própria percepção de tempo. Lógico que ela não pode ser testada em todos os sentidos, mas existem meios de validá-la mesmo assim. A Genética, Anatomia Comparada, entre outros, são ótimos exemplos. Mas isso é para quem entende do assunto, então exclui você.

    Responda
  13. Caleffi

    Pergunta para o Tercio: Como vc pode provar a teoria criacionista é a correta e não a teoria evolucionista?

    Responda
  14. Paulors

    Tersio Será que isso é pura birra sua contra a TSE? Essas suas dúvidas são típicas de criacionistas radicais. Vá estudar antes de perguntar, por favor!

    Responda
    1. Thiago Ramos

      Tersio, não entendi o que você quer dizer com criação de genes aleatórios.Toda a informação genética para as alterações observadas na natureza esta presente no seu DNA. Nós temos toda a informação genética necessária para criação de um rabo por exemplo, mas esse gene especifico esta inativo desde que nossos ancestrais desceram das arvores. Sua argumentação nao faz sentido e é logico que você deve ser um criacionista. Em ciências, não existe mais lugar para religião.

    2. tersiog

      Soares P vc o questionamento da evolução existe porque ainda não pode ser experimentalmente comprovada. A criação de genes hipotéticos que cumpram uma determinada tarefa e a combinação aleatória deles em simulação computadorizada poderia ajudar, já que contornaria o famigerado 'tempo' tão defendido pelos evolucionistas

  15. Luiz Czelusniak

    Tersio a hipótese heterotrófica, que é a mais aceita, é matéria de ensino médio e ela responde todas as suas perguntas, eu aconselho voçê a pesquisar a respeito.

    Responda
    1. tersiog

      Essa hipótese é de 1929 e não há nenhuma comprovação experimental de sua validade

    2. Luiz Czelusniak

      ahsauhsaush percebi que coloquei cedilha no você, saiu sem querer.

  16. tersiog

    O interessante é que atualmente ainda existem tais bactérias, exatamente como eram há 3,4 bilhões de anos atrás. Pergunta-se então, para que outras formas de vida teriam que 'evoluir' a partir delas, já que foram as 'pioneiras' e da forma como estão sobreviveram perfeitamente durante todo esse tempo...

    Responda
    1. Marcos Bissaro

      Tersio, agora só falta vc perguntar porque não existe macaco virando homem...Acho que vc precisa dar uma atualizada nos seus conhecimentos sobre evolução e seus mecanismos. Fica a dica...

    2. Andre

      Esse Tersio é um Troll.Essa pergunta ja foi respondida milhares de vezes aqui e em comunidade de debates no orkut.Eu gosto da analogia entre Americanos e Ingleses. Não é pq os Americanos vieram dos Ingleses,que os Ingleses tem que deixar e existir.Como mesmo modo as outras fomas de vida podem ter vindo delas,mas um grupo delas podem ficar num nicho quase inalteradas.

    3. Alexandre

      Isso é trivial! As mutações são aleatórias, tanto é que aquelas que ocorrem em DNA que não codifica proteínas servem de relógio genético para datação do processo de especiação.A questão é que as mutações são aleatórias, mas o resultado delas passa pelo crivo da seleção natural, isto é, da interação de seus portadores com o ambiente. Prevalecem aquelas que oferecem vantagens aos organismos que as possuem, que passam a deixar mais descendentes e o gene mutante se torna mais frequente na popula

    4. sphaleron

      Procure: "Welcome to the E. coli Long-term Experimental Evolution Project Site". Tire suas dúvidas.

    5. tersiog

      O efeito de mutações aleatórias na evolução não tem nenhuma comprovação experimental ou por observação da natureza. Teria que haver uma improvável combinação delas no sentido da somatória ser vantajosa para o organismo em algum aspecto

    6. caetanosz

      A evolução se dá por mutações aleatórias. Quem ao acaso se adapta ao ambiente vigente sobrevive. A medida que as tais bactérias foram se multiplicando e ploriferando, sofreram mutações e foram assim por acaso se adaptando a ambientes diversos. E as mutações que não se adaptaram foram extintas.

    7. tersiog

      A evolução é por 'acaso'? Porque se fala então na seleção natural dos mais adaptados ao ambiente em que vivem?

    8. tersiog

      E de onde veio esse oxigênio se tais bactérias não o utilizam e eram as únicas formas de vida até então...Em outras palavras, de onde vieram as cianobactérias que começaram a produzí-lo?

    9. Matias Ardanz

      Simples: outras formas evoluíram quando apareceu o oxigênio. A evolução é por acaso, ninguém decide porque ou quando ela vai acontecer. Essa bactéria só existe hoje em dia em lugares com pouco oxigênio.

    10. volodia

      Se vc achar o valor exato do número "pi" então acharás a solução da questão!

  17. Aulef

    Nossa! Ontem mesmo eu estava vendo um programa com minha irmã (e discutindo sobre) e o tema era justamente especulações sobre vida na Terra no Período Hadeano (por volta de 3,5 bilhões de anos atrás). Que bela coincidência!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.