Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luiz henrique

    Tem dia q a coluna ta boa, mas hj esta pessima. O colunista se esforcou p falar de corrupcao, mas parece q as coisas nao se encaixaram bem. Hj parece ter sido mais uma tentativa de manter a palavra corrupcao na midia.

    Responda
  2. luiz henrique

    E quanto mais um pais se desenvolve economica e socialmente, mais talentos sao aproveitados. Esse é o retrato do BR atual q se preocupa em nao perder seus talentos.

    Responda
  3. Lupasan

    Não é questão de escolha. A corrupção é prejuízo ainda incalculável, seja no varejo (pequenos "negócios"), seja no atacado (grandes e apenas parcialmente conhecidas "negociatas"), sobretudo envolvendo o erário. O combate à corrupção é prioritário. É o que se pode exigir nesse mundo de desigualdades estruturais assumidas. Pois estas se encarregam de liquidar com os QI's das zonas de sombra. Até que superemos tais abismos. Mas isso ainda demora. Combatendo a gente educa os QI's sobreviventes..

    Responda
  4. Carlos

    Parace uma questão de QI ou de má fé. Que comparação essa?

    Responda
  5. carlos wagner

    Confirmada a teoria, vide posts abaixo...

    Responda
  6. Claudio Rosin

    Esse Gilberto... Olha a comparação que o infeliz faz. Está querendo justificar a roubalheira no Governo Federal. Eu escuto a CBN toda manhã. Só mudo quando esse infeliz começa a falar.

    Responda
  7. JCMurozaki

    Segundo esta teoria então, quando um presidente governa um país por oito anos, deixando a corrupção correr à solta e dando demonstrações públicas de desprezo pela educação, temos "a tempestade perfeita", inundando nosso país com ignorância e afogando talentos.

    Responda
  8. Daniel

    Parece que a maioria teve dificuldades em entender a comparação, mesmo não tendo nascido na pobreza. O que me faz pensar que o baixo QI tvz seja mais genético do q qualquer outra coisa.

    Responda
  9. jose rosito,jr

    Dimenstein,vc já conseguiu o fabuloso "green card",já,ótimo ! fique por aí mesmo e ,por favor,poupe-nos dos seus textos.O de hoje chega a ser hilário,quanta baboseira,comparou o que com que?

    Responda
  10. Faria

    Hoje o nosso colunista estava sem imaginação e assunto. Se quisesse ligar estes dois pontos era só dizer que o dinheiro roubado nestas falcatruas poderia ser usado nas políticas sociais, melhorando o número dos nossos talentos.Ficaria melhor, do jeito que está faltou talento.

    Responda
  11. João Rêgo

    Só da pra rir, mesmo. Se todo o gasto com a corrupção fosse devolvido ao povo através de cortes nos impostos, certamente menos pessoas estariam em situação de miséria. Por acaso esse texto foi uma tentativa de fazer propagando do governo, defendendo que "deixa a corrupção comer solta, como faz durante o governo do Foro de São Paulo, desde que se de um assistencialismo barato terminado com o nome "sem miséria""!? Se foi, fracassou. Tente de novo, várias vezes, que um dia você co

    Responda
  12. Vitor sincero

    Nossa, as ciências humanas pregam isso a 150 anos e vc (e os "neurocientistas") descobriram isso agora!?!?!?!?! Quanta má formação!!!!

    Responda
  13. campos

    Olá, GILBERTO ! O Brizola tinha razão...e fazia. Escola em tempo integral,como estudo,esporte,alimento. A base são as crianças bem nutridas e amparadas pelo estado e família. Quando a família falta o estado tem que assumir para evitar ter que investir em presídios e jaulas para os jovens mal orientados e subnutridos. Será que ainda podemos mudar a "ótica oficial" ?

    Responda
  14. Camilo_Coelho

    Todo mundo que se mete a escrever publica coisas boas e ruins. O problema, no caso do Dimenstein, é que as boas colunas tão ficando cada vez mais escassas...

    Responda
  15. Caconti

    Como se a miséria, teimosa que é em persistir, não fosse consequência também da ladroagem imensa e impune que nos governa há 511 anos!

    Responda
  16. juliano melo

    Dimenstein, chegou a hora de você abrir um blog e se limitar a falar sobre algum hobby. Ou isso é algum tipo de brincadeira?

    Responda
  17. Sérgio Costa

    Gilberto, Você já está passando do limite ha muito tempo!! O Haddad é bom candidato para São Paulo, os outros não!! Agora, corrupção é um mal menor!!! Assim, o Lula pode roubar a vontade e deixar a turma roubar, pois já que diminuiu a pobreza, a inteligência do país vai aumentar. Faça-me um favor: respeite a pouca inteligência do brasileiro, falando de coisas que tenham lógica.

    Responda
  18. edival

    Gilberto, se metade do dinheiro que alimenta a corrupção em todas as etapas onde ela se desenrola, e, esse montante fosse destinado a educação básica, apenas, você já imaginou, quantas mentes brilhantes apareceriam em curto espaço de tempo?

    Responda
  19. Akhenathon Akhton

    A coluna do Dimenstein sempre começa com "Um estudo na Universidade XYZ mostra que...". E termina com uma comparação forçada com algum aspecto negativo da realidade brasileira que ele procura amenizar. Alunos com QI acima da média assistem aulas em salas de necessidades especiais, meu caro. Ou seja, a inteligência no Brasil é tratada como deficiência. Como um aluno desses pode desenvolver suas capacidades neste ambiente?

    Responda
  20. daniarriba

    Se é da corrupção que se desvia dinheiro e subtrai a chance de criar novos talentos por falta de investimento em educação, então a corrupção é o maior desperdício!

    Responda
    1. daniarriba

      Outra, coisa, se existe 50% de influência genética e outros 50% de influência ambiental, então não há influência menos ou mais importantes!

  21. Brigida

    A corrupção está desviando o dinheiro público que deveria ser investido em educação, saúde, etc. Então o nosso maior problema no Brasil é a corrupção. O colunista está falando bobagem.

    Responda
  22. dalton

    Que comparação idiota.

    Responda
  23. leo camargo

    E podemos concluir também que todos somos corruptos por aceitar tal situação.

    Responda
  24. leo camargo

    De acordo com a matéria se a oportunidade para todos for igual, existirá muito mais justiça, então escolas particulares não deveriam existir e todas as públicas deveriam ter muito mais qualidade. Exemplo: a maior parte dos universitários que cursam a USP( senão a melhor, entre as melhores) são oriundos das melhores escolas particulares, portanto as mais caras e com acesso apenas as classes mais abastadas. Podemos concluir que só existirá justiça se houver também iguais oportunidades para tod

    Responda
  25. Messias

    Gostaria de saber quem fez estas pesquisa, particularmente eu até acredito que tenha uma relação forte entre inteligência e pobreza, principalmente se esta pessoa não se alimentou direito até os 5 anos. Isto está mais que comprovado. Contudo pelo que você escreveu há uma forte correlação entre conhecimento e inteligência, algo que eu não estou muito certo que realmente exista.

    Responda
  26. wellington macdowell

    Então, podemos concluir, que a corrupção é apenas um detalhe. A afirmação do colunista remete-nos ao Samba do Croulo Doido.

    Responda
  27. Igor Tienko

    Tenho que essa correlação de inteligência - QI - é antiga. Muito antiga. Observe que o desenvolvimento da mente - QI - está diretamente relacionada a oportunidades. Um garoto enfrentando as dificuldades das ruas e dos morros tem maior jogo de cintura - inteligência aparente - que um que frequenta as melhores escolas.

    Responda
    1. Caconti

      Esse é outro problema sério do Brasil: muita gente confunde inteligência com esperteza. Daí, temos que o brasileiro típico se acha um "ishperto" quando, na realidade, os verdadeiros espertalhões o mantêm no seu devido lugar de trouxa-contribuinte, ou melhor, pagador de impostos.

  28. Dewey

    Já trabalhei com sujeito que dizia ter um QI acima de 160. Apesar de brilhante em certos aspectos, ele não tinha um pingo de bom senso, não conseguia se relacionar bem e acabou demitido. Esse teste foi desenvolvido, não para avaliar gente muito inteligente ou gênios, mas pessoas com algum problema mental com QI's abaixo de 70. Para QI´s acima de 130 a correlação com a capacidade mental do indivíduo é baixa ou nula e depende de fatores externos.

    Responda
  29. Justiceiro

    Concordo com você, e tem mais, para mim tudo perde o sentido enquanto houver miséria, ex. os bens matérias de primeira linha, grandes masões, palácios, igrejas banhadas a outro etec.

    Responda
  30. Giovana Meneghini

    "O maior desperdício é a perda diária de talentos, graças à miséria." E a miséria já teria sido extirpada se não fosse a corrupção, que desvia o dinheiro público para os corruptos comprarem suas ilhas, comandarem estados inteiros, enviarem dinheiro da educação e saúde para suas contas no exterior. Que falta de noção dizer que não é a corrupção o maior mal do mundo e principalmente do Brasil.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Rosado: há "menas miséria" no Brasil de hoje, é isso?

    2. Justiceiro

      corrigindo; segundo a OPOSIÇÃO no passado não tinha corrupção.

    3. Justiceiro

      SEGUNDO OS DA OPOSIÇÃO NO PASSADO NÃO TINHA MISÉRIA E ERA NAQUELES GOVERNOS QUE TINHAM OS MAIORES INDECES DE MISÉRIA NO BRASIL, E NO MOMENTO EM QUE A MIDIA PASSA A IDEIA QUE EXISTE A MAIOR CORRUPÇAO É EXATAMENTE NESTE MOMENTO EM QUE SE TEM MENAS MISÉRIA NO BRASIL E COMBATE A ELA, ha uma contradição ai.

  31. Zé Povinho

    "Tá, Cláudia "! Mas quando vc vai parar de falar essas obviedades do politicamente correto que marcam a sua coluna e atacará as raízes da questão?! Quando vai parar de obviedades e lançar mão de pesquisas "super-interessantes"?! Quando vai tentar ser menos superficial e politicamente correto!??! É isso que tem permitido a corruptos e espertalhões nadarem de braçadas no quintal dos brasileiros. Continuem com as esperanças de acabarem com a corrupção. Afinal, rousseaunianos, o homem nasce bom.

    Responda
    1. Zé Povinho

      Aliás, Gilbert... essa pesquisa nao tem nada de original... Diversos autores já foram ainda mais além mostrando a relação Estado x Desperdício de talentos pela necessidade intríseca do aparato estatal em uniformizar opiniões e padronizar indivíduos e comportamentos (ou expectativas, como dizem os economistas). Mas para vcs aqui no BR, corrupção é uma anomalia do Estado... hahaha! Então a gente fica aqui: "olha a chuva!", mas nao sabemos explicar o ciclo da água.

  32. carcará

    A corrupção é um mal terrível. Quantos bilhões foram desviados? Quanto pagamos de juros de forma irresponsável? Esse dinheiro poderia estar sendo investido maciçamente em educação, em pesquisa e infraestrutura, aí sim, como fizeram os tigres asiáticos daríamos um salto gigantesco e estaríamos entre as maiores potências do mundo. Vivemos em um país abençoado. Falta inteligência, moral e ética. É preciso varrer a corrupção com punição e investir muito nas áreas já citadas.

    Responda
  33. Maurilio

    O desperdício da corrupção, essa roubalheira toda espalhada pelos 4 cantos do Brasil, e a falta de medidas concretas para colocar essa gentinha na cadeia e obrigá-los a devolver tudo o que roubaram multiplicado por 3, além de impedí-los de concorrer novamente a cargos públicos, é que gera a miséria responsável pelo desperdício de tantos talentos honestos neste país.

    Responda
  34. Rogerio

    Aqui gerarão Lulas que usa a mente para benefício próprio.

    Responda
  35. nal

    Quanto maior a corrupcao maior e o grupo controlador e seus afiliados, quem esta fora, "o povo", nao tem opportunidade ou sao raras. Portanto, talentos nao sao prioridades mas sim o Grupo e seus afiliados, que contaminam e atrapalham o bem comum.

    Responda
  36. Sam

    Infelizmente no Brasil ser inteligente é saber ser malandro pra enganar os outros. Taí um bom começo para novas pesquisas da ciência num ramo que somos experts. E os mais "inteligentes" estão na política...

    Responda
  37. MARX

    QUE RAIO DE COMPARAÇÃO MAIS BESTA É ESSA!!!!!!!!!!!!!????????????? ?????

    Responda
    1. ademildo

      Clésio, realmente é muito besta a comparação. Besta e sem pé nem cabeça. Mas.....esperar o que de colunista da Folha de São Paulo? Por não ter o que falar, ou não saber o que falar, ficam escrevendo abrobrinhas como esta. Estamos perdidos!

  38. DilmaSincera

    A perda diária de talentos deve-se ao mau emprego e desvio do dinheiro público.

    Responda