Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. rogerdan

    BACANA ESTE LUGAR EM..

    Responda
  2. Adriano Castro Rosa

    Ainda não tive a oportunidade de estender a viagem ao Paraguai além da fronteira, entretanto, afirmo que é um povo amicíssimo e querido! Fiquei muito bem impressionado.

    Responda
  3. kaffa

    legal.....a cidade de assunção é show.....eu adorei, é bonita, limpa, organizada, muito agradável, boa comida, boa cerveja, garotas lindas, o rio bem mais limpo que o nosso tietê....... visite assunção !!!!

    Responda
  4. Jose Dantas

    Como bem cita o texto, o Paraguai é um país lindo para além fronteira. A história está presente quase em todos os lugares e as pessoas são muito gentis e generosas. Uma pena e um desperdício que os brasileiros conheçam apenas o freseni louco de Ciudad del Este. Pretendo voltar muitas vezes lá e percorrer todo o país.

    Responda
  5. João Andrei Dantas

    Essa reportagem, é tudo simplesmente verdadeiro, visito duas vezes por ano Asunción e o Paraguay, para estudar é simplesmente um país maravilhoso e orgulhoso de sua cultura, do seu povo, pais e capital lindos, seu patriotismo é de causar inveja, perto dos demais sul-americanos nos brasileiros temos muito a aprender a valorizar nossa história, nossa cultura e nosso país, o Paraguay e Asunción para mim é maravilhoso, sou apaixonado.

    Responda
  6. Diego Carvalhar

    deveriam fazer este convite para os jornalistas esportivos da globo.

    Responda
  7. Bertoni

    NÃO SE EMPOLGUEM COM COM O PY! CONHEÇO O BRASIL PRIMEIRO. DEPOIS OS "HERMANOS" (NÃO TEM MUITO A OFERECER)

    Responda
  8. Well San

    As paraguaias são lindas....e originais

    Responda
  9. D Bras

    Tenho muita vontade mas um pouco de medo de rodar o Paraguai de carro... Um dia crio coragem e vou, mas prefiro esperar mais um pouquinho.

    Responda
    1. Amelemental

      Tenha medo de andar pelo Brasil... Paraguai zero sensação de problemas ou inseguridade... O marketing negativo que fazemos desse país é impressionante! Acabo de passar 1 mês no sul do Paraguai e juro, só surpresas mais que boas!

  10. Alecio Jr

    Cara, sou exportador de calcados e minha música no Paraguay é ...Kchiporros ...Yacaré

    Responda
  11. Luis Carlos Borges

    QUE BOM MOSTRAR O OUTRO LADO DESSE PAÍS IRMÃO! O ÚNICO PAÍS DO CONE SUL QUE NÃO MATOU A NOSSA LINGUA MÃE, O GUARANI! SABEMOS QUE QUANDO MATAMOS UMA UM LINGUA, COMO NÓS BRASILEIROS FIZEMOS, MATAMOS UM MONTE DE COISAS INTERESSANTES JUNTAS! A PARTIR DAÍ LEMBRAR QUE ELES TEM UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO, DESDE O FUNDAMENTAL ATÉ AS PÓS-GRADUAÇÕES BEM MAIS INTERESSANTE DO QUE O NOSSO EM MUITOS ASPECTOS! PODEMOS IMPORTAR ISSO TAMBÉM! NÃO SÓ AS "MUAMBAS"! ELES TÊM COISAS BOAS T

    Responda
    1. Diego Carvalhar

      mas o paraguai pode ser para o turista muito mais do que ciudad del leste.

    2. Diego Carvalhar

      fazer pós-graduação no paraguai não dá. não saiu do Brasil pra fazer pós (especialmente mestrado e doutorado) em nenhum outro país da america do sul, porque ou estão no nosso nível ou piores que a gente. nossa educação superior é muito diferente da educação básica. temos a única universidade latinoamericana entre as 200 melhores do mundo. USP, UNICAMP, UNB, UFRJ, UFMG e tantas outras que são excelencência. não troca elas por nenhuma daqui da região.

  12. Angelo Montalli Neto

    A verdade é que os Brasileiros tem medo de entrar no interior do Paraguay, medo de ser assaltado, de ser sequestrado, preso ou qualquer outra coisa dessa natureza. Existe um pré- conceito já formado por conta do que aconteceu ou acontece na Cidade do Leste. Só se vê noticias do Paraguay sobre roubo, exploração, prisão, intimidação, acache, dentre outras coisas, a Brasileiros.

    Responda
  13. BMaia

    Quero conhecer o Paraguai.

    Responda
  14. Daniel Klajnberg

    O Brasil tem dívida historica com o paraguai.. Ao invés de se inspirar no exemplo, resolveu trabalhar para os ingleses e massacrar o país. Vergonha.

    Responda
    1. GALO FORTE

      Lá vai mais um ptista inventar a bolsa-paraguai. Só mais um comentário. No Paraguai não há imposto de renda. Vivem do dinheiro de Itaipu. Já ganhavam muito e ainda vão ganhar muito mais.

  15. ARQPITA

    Visitaei as missões paraguais de ônibus. Atravessei a fronteira entre Argentina e Paraguai, entre Posadas e Encarnacion. Andei em ônibus pré-históricos por estradas empoeiradas, locais distantes e ruínas de outros tempos e tudo é muito mágico por lá. Pretendo voltar,c om certeza, ao Paraguai, tão perto e ao mesmo tempo tão longe dos corações brasileiros. Uma pena e um desperdício.

    Responda
  16. Darth Vader Bonzinho

    Até parece... O povão quer comprar as muambas de Ciudad Del Este...

    Responda
  17. diego mancuello

    "O guarani é o idioma das emoções, do afeto, da poesia; usamos para falar das coisas pessoais. O espanhol fica para as coisas públicas, para os negócios", isso com certeza ocorre, sou paraguaio e moro há quase 10 anos no Brasil e é com muita saudades que lembro destas pequenas coisas do dia-a-dia do meu país...

    Responda
    1. Eveline Mendes

      Sou Brasileira e o Paraguai é bastante familiar. Cresci comendo chipa, sopa paraguaia e tomando tereré..e tem que ser a erva kurupi... Meu Estado, Mato Grosso do Sul, possui influências fortíssimas da cultura paraguaia, e me orgulho muito, muitíssimo... e Dá-lhe POLCA PARAGUAIA!!!!