Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. mp_

    Os departamentos de RH são, seguramente, os que possuem a maior densidade de incompetentes por número de postos (baseado na frustração que geram em ambas as partes)! Achar um bom profissional de RH é dificílimo, mas existem. E pasmem: costumam não ter a pretensão de trabalhar com RH, apenas tentam ser bons líderes. Mas ao trabalhador cabe um aviso: não se deve procurar emprego, mas trabalho; vínculo com prazo final (por contrato) e remuneração variável por critérios quantitativos.

    Responda
  2. mp_

    Antes de tudo: quanto mais limitada é uma pessoa (ou um grupo), maior a propensão à classificar, subdividir, rotular, etc. Como as conclusões são locais, pontuais, a "teoria" torna-se pouco robusta. Aí vem a etapa crítica: parte-se à generalização indiscriminada. Aceitando-se a teoria como lei divina, fácil é gerar preconceito infundado: os X vêem os Y como Y e vêem a si próprios como X, e o contrário. Vc não vence um interlocutor aceitando a linguagem que ele impõe!! Essa teoria X,Y,Z é lix

    Responda
  3. Newton Verlangieri

    Esta matéria é furada ou mal editada. Ora, se alguém está errando não são os jovens imaturos que são promovidos, mas seus superiores que os promovem. Um bom lider tem de saber identificar quem tem maturidade e competência para ser promovido.

    Responda
  4. EuHablo

    Segue abaixo o perfil Geração Y: - Não aceita trabalhar insubordinado para qualquer um - Não ve necessidade em ficar depois do expediente só para concluir um processo que poderia ser concluido no proximo dia. - Não ve vantagem em ficar 10 anos na mesma empresa só para um dia talvez subir de cargo - Não aceita a maioria das regras, procedimentos e planos de carreira fantasiosos que as empresas praticam. As empresas não se adptaram ao ritmo acelerado que o mu

    Responda
  5. Morry

    Queridas crianças mimadinhas que reclamaram desta matéria: O que vocês têm de entender é que o mundo não deve nada a vocês. Ou vocês trabalham duro, ao invés de chegar reclamando do salário no primeiro dia de trabalho e querer dar escândalo à primeira menção de hora extra, cobrança de resultados e quetais comuns, ou vocês vão parar debaixo da ponte. Que, aliás, é o lugar perfeito pra gente mimadinha, es/cro/ta e metida a se achar melhor que os outros.

    Responda
    1. Johnny Dutra

      Suzana, Se, para você, gente mimadinha, "es/cro/ta" e metida a se achar melhor que os outros merece ir parar debaixo da ponte... ...pode ir procurando, viu. Lamentável.

    2. felipe estevez

      Senhora, daqui a pouco tempo, você vai se aposentar, e o mundo vai continuar...com ou sem pessoas como você...o que você tem q aceitar...são q as mudanças....e pessoas que não são rápidas no raciocínio...movidas a manivela...sim que vão pra debaixo da ponte...vai bater o seu cartão enquanto eu faço meu home office!Com todo respeito...me parece q a senhora é da "oldschool" que pra mim é "oldesculpa" pq tá ficando pra traz!

  6. Priscila

    Os leitores estão lendo a reportagem e tomando como pessoal a crítica, inclusive condenando as empresas. Comprometimento não significa se vender, mas estar trabalhando de coração, engajado naquilo que se propôs a fazer. Comprometimento envolve qualidades como caráter e foco. E infelizmente numa cultura imediatista de resultados rápidos essa qualidade não é disciplinada. Quando não aceitamos que somos parte do problema não fazemos nada para melhorá-lo.

    Responda
  7. Eduardo Borota

    Hoje em dia, os jovens saem das universidades bem preparados e, às vezes, são ainda mais preparados em treinamentos empresariais. Não importa onde seja, a realidade é que esses jovens precisam "desaprender", esquecer do que aprenderam e se curvar aos dinossauros da empresa, velhacos engessados pelo orgulho, dominados pelo falso sentimento de 'auto-suficiência' e pela absurda impressão de terem aprendido tudo. Jovem, resista a isso e aprenda a lidar com esses velhacos, pois vale a pena

    Responda
    1. fernando

      Bem preparados mas sem experiencia pratica,tem que ter um pouco de humildade e não pensar que é a pessoa mais esperta do mundo.

    2. Paulino Michelazzo

      Bem preparados? Deve estar falando de jovens australianos não?

  8. tpvales

    Nunca na história do mundo houve uma geração que aceitasse tantos rótulos quanto a rotulada "Geração Y". Viva os estereótipos!!

    Responda
    1. Bezerra da Silva

      o que vejo são gerações mais velhas tentando (sem êxito) entender essa geração... enquanto isso os "Y"s seguem virando o tabuleiro do jogo (pra nossa sorte)

  9. Gustavo Moreira

    Filosofia de RH é piada pronta.

    Responda
  10. D. Buono

    "Amor pela empresa" de cu é rola.

    Responda
    1. Iris High Voltage

      Concordo plenamente.

  11. marcelo gozeloto

    Geracao Y, nao se preocupem, as outras geracoes logo estarao aposentadas ou algo assim. Novos tempos, novas ideias, o novo sempre vem [ elis regina ]

    Responda
  12. marcelo gozeloto

    Nao existe isso de amor pela empresa. Existe sim compromentimento e NEGOCIOS. Ou seja, se vende por um preço conhecimentos, atitudes e competencias para uma outra pessoa [ juridica ]. Como um negocio, os mesmos tem clausulas mutuas que devem ser cumpridas, simples assim. Ja amor se deve ter para com a familia. Indo alem, empresa nao é familia, empresa é negocio.

    Responda
  13. J.G.

    São os frutos que o mundo corporarivo está colhendo. Na verdade as empresas sempre trataram os funcionários como um número, e agora a recíproca está sendo verdaeira. Pra que vestir a camisa de uma empresa que vai te jogar na sargeta quando não precisar mais de voce. Acho que essa geração está certíssima.

    Responda
  14. Johnny Dutra

    Os jovens estão começando a reagir frente às várias tentativas de 'lavagem cerebral corporativa' das empresas. Estamos crescendo com personalidade, diferentemente das gerações passadas, criadas em meio ao clima ultra-conservador da época da ditadura. O mundo mudou e não é tão fácil moldar os jovens como foi um dia. Buscamos autonomia política, religiosa, na relação com as empresas e até mesmo com a família. A noção de autoridade está caindo por terra. Aceitem.

    Responda
  15. BINEH

    A Verdade é que temos excelentes profissionais, técnicos, teóricos, que dominam a prática....mas lhes falta o amadurecimento, valores morais, éticos, efim valores que agregados aos que eles já possuem formam os verdadeiros profissionais que o mercado precisa.... pensem nisso galera Y !!! nem tudo é pelo vil metal!!!

    Responda
    1. Bezerra da Silva

      Pelo seu comentário suponho que você não seja da geração Y. Então pergunto: sua geração foi madura, de fortes valores morais e éticos? Pelo que vejo somente a geração hippie tentou mudar os rumos desse planeta fadado à destruição. A "sua" geração fracassou na tentativa de criar um mundo melhor, e agora a geração Y tem pressa, e com razão. Essa história de "mundo melhor para meus filhos" não cola com essa geração. Querem um mundo melhor agora.

  16. Guilherme Barros

    What a big bunch of random bullshit. Tenho dito, obrigado.

    Responda
  17. Ze Arruda

    O problema é a geração Y trabalhar com muitos incompetentes da "geração A": metas absurdas e ganhos pífios, aliadas a gestões absurdas!

    Responda
  18. Fosco

    Engraçado como botam a culpa na geração atual ignorando, convenientemente, que somos produtos das mensagens bombardeadas pelas gerações que reclama agora. Filmes de sessão da tarde mostrando moleques (literalmente), que pela sua ousadia inconsequente e espírito infantil viram da noite pro dia CEOs, líderes, vice-diretores. Perco a conta de quantos filmes e publicidade das décadas de 80/90 não pregavam a quebra de protocolo no ambiente corporativo sisudo. Criaram um monstro e negam a paternid

    Responda
    1. carla vielmo

      hahahahaha. boa, boa resposta.

    2. Marcello Giacaglia

      E você acredita em filmes de Holywood? Cadê seu senso crítico?

  19. Nayron Leal

    Vamos devagar meus colegas, um grande profissional não se constrói da noite para o dia.

    Responda
  20. Fernando Sebriam

    Isto ai é papo de quem está na berlinda do trabalho por que já é sucateado.

    Responda
  21. Eustaquia

    Empresas, o mundo mudou. Se adaptem ou morram!

    Responda
  22. JUREMA BRASIL XAVIER

    As empresas cobram de seus jovens funcionários tarefas e produção muito acima do normal. Os jovens trabalham mais do que oito horas diárias na maior parte do tempo. Metas e mais metas criam ansiedade e superficialidade. Mas, o erro nunca está na gestão (sofrível) de pessoal que a maioria da empresa fazem e sim nos jovens!Esta geração está tendo que se ajustar a uma realidade de mercado, principalmente no Brasil, que possui dificuldades para se ajustar a realidade da economia global.

    Responda
    1. mendag

      Você se esqueceu de mencionar: Trabalham mais, com metas mais duras e GANHANDO 3 VEZES MENOS QUE OS FUNCIONÁRIOS MAIS VELHOS, justamente os que mais têm dificuldade em aceitar e interagir com novas tecnologias e conceitos de gestão!

  23. bilila

    A geração Y não se preocupa em informações e conhecimentos gerais que agrega valor a amplidão profissional. Não lêem jornais, revistas, livros, limitam-se a grande maioria ao conhecimento de informatica, internet e redes sociais, ou melhor a informações banais que nada acrescentam ao desenvolvimento dos negócios.

    Responda
    1. felipe estevez

      Cada busca informação ao seu modo e usa as ferramentas do jeito que lhe convém, sobretudo, o jovem de hoje tem um filtro muito mais apurado do que aqueles que são influenciado por meios de comunicação antigos que são limitados e tendenciosos como o "Jornal Nacional". A rede social está aí para democratizar a informação. Então, entenda como funciona se você quer ser um cidadão politizado e moderno.

    2. felipe estevez

      Cada busca informação ao seu modo e usa as ferramentas do jeito que lhe convém, sobretudo, o jovem de hoje tem um filtro muito mais apurado do que aqueles que são influenciado por meios de comunicação antigos que são limitados e tendenciosos como o "Jornal Nacional" e a própria "Folha". A rede social está aí para democratizar a informação. Então, entenda como funciona se você quer ser um cidadão politizado e moderno.

  24. TrollBuster

    O artigo estava legal até a parte do SEM HISTORIA, que entrou no "corporativês" barato. Ninguém precisa ser apaixonado pela empresa, precisa sim é ser profissional e fazer o seu trabalho da melhor forma possível. De resto estou 100% com o autor. Esta molecada não sabe nem porque está viva e querem ser ouvidos 100% do tempo, não sabem lidar com frustrações e nem conseguem se adaptar a realidade e procedimentos da empresa. Acham que o mundo precisa se adaptar a eles

    Responda
    1. Bezerra da Silva

      sim, viva os procedimentos da "empresa" que sucatearam nosso mundo e corromperam todas as artérias sócio-políticas.sinto muito velhote... your time is up.

  25. Giu

    O que está acontecendo mesmo é que com esta história de "geração Y" está se incentivando muito mais as carreiras gerenciais, e o que vale mesmo fica em segundo plano, que seria a formação de bons profissionais como: Engenheiros,Médic os,Técnicos,Mecanicos,Pedreiro s etc.. Daqui a pouco seremos todos gerentes,gerentes gerais,diretores e presidentes,ai quero ver quem vai fazer o trabalho.

    Responda
  26. Dereck

    Muito bla blas bla. Não ter q ter comprometimento nenhum, não tem q esperar o momento nenhum, se vc entrou na empresa e não gostou SAIA. Não fique esperando q vão fazer algo para vc no futuro porque NÃO VÃO. E pode ser geração Y, X, Z, M, K...

    Responda
  27. Camerucho

    Me surpreende essas declarações do tipo "amor pela empresa", "compromisso" etc. Quando uma pessoa é contratada ela troca 8 ou mais horas diárias de sua vida por um valor em dinheiro mensal. Alguém já ouviu falar de "amor pelo funcionário", "compromisso com o funcionário"? Os RH's vivem ainda nos anos 70.

    Responda
    1. Bezerra da Silva

      disse tudo.

  28. CaioCosta

    Não entendo essa obsessão para que os jovens se apaixonem pela empresa, para que sejam mais comprometidos. A empresa não se apaixona por ninguém, na primeira crise demite todo mundo. O jovem sabe se reerguer mais rápido, talvez a geração X esteja insistindo muito em seus erros e queira que a nova geração os perpetuem. A geração Y é mais empreendedora e menos acomodada, vai fazer barulho e vai tirar muita gente de lugar.

    Responda
    1. Rodnei Silva

      Caio,Você tem razão. Trabalhar para uma empresa tem que ser somente o período que você está lá para dar resultados e ganhar dinheiro. Isso envolve também você gostar do que você faz, se não se torna algo insuportável. Agora a questão de você se apaixonar pela empresa aí já é D+. A empresa tem um lema que diz: "ninguém é insubstituível". Agora as coisas estão mudando de figura, visto que "nenhuma empresa é insubstituível".

    2. kadrunko

      Caio Você afirma que na primeira crise demite todo mundo. O mais contraditório é que nas festas de fim de ano, quando todos estão festejando, alguns estão manipulando e usam estes momentos de descontração para "armar" a saída de seus desafetos ...

    3. Camerucho

      Voce falou tudo.

  29. Leonardo Stravalli

    Fácil falar que a ambição do funcionário não o deixa criar uma história dentro da empresa ou aprender de forma sólida sobre o negócio, colocando como se fosse por vontade dele, enquanto a empresa exige um dinamismo e uma excelência já inerentes ao funcionário desde a contratação, visando reduzir cada vez mais os custos com treinamento. O ser humano é perfeitamente adaptável em seu comportamento, se devidamente estimulado, por isso, acredito que deva ser uma mudança vinda da alta gerência. /

    Responda
  30. Luiz Oliveira

    O engraçado é que os erreagás das empresas discriminam pessoas com mais de 40, e agora reclamam da geração Y...

    Responda
    1. kadrunko

      No fundo, o brasileiro é por natureza (sabe-se lá de onde vem isso) um grande ator ! Ele diz que a sua empresa é isso é aquilo ... Tudo não passa de imagem ! O fato concreto é que hoje em dia se você não tiver um bom plano B, para a sua carreira, certamente estará correndo um grande risco ! Digo mais - isso vale para todos os que vivem neste lindo país.

  31. Alexandre Zanotti Pinto

    Q se f/od... geração XYZ!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  32. felipe estevez

    Sinceramente, mais uma matéria fraca, meu pai sempre disse, aprenda c/ os mais velhos, o fato é q muitos desses "mais experientes" não se adaptaram ao ritmo q o mundo tomou nessa ultima década. Tem criança usando medicamentos como "ritalina" p/ se concentrarem mais, ou para conter essa "ânsia" ao invés de aproveitar esse excesso de vontade de uma maneira positiva. Nos países desenvolvidos isso ñ existe. As empresas são mais modernas e flexíveis, no Brasil algumas são engessadas como um cadáv

    Responda
    1. felipe estevez

      Você entende metáfora?

    2. Paulino Michelazzo

      Representante da geração Y (ou seria Z), vá passear um pouco antes de falar bobagens. Não pense que todas as empresas do mundo "desenvolvido" são Facebook's, Google's e Apple's. Está bem longe disso. E por favor, cadáver não se engessa.

  33. José Figueira

    Esta é só uma Unha do nível de competitividade existente no mundo corporativo em todo o planeta. Dá para se imaginar uma guinada qualquer neste comportamento? Dá para se imaginar uma guinada qualquer neste mundo?

    Responda
  34. LOUIS BLÉRIOT

    Lembrem-se garotada: afobado come cru, já dizia o meu avô. Ninguém nasce sabendo e aprender leva tempo.

    Responda
    1. Bezerra da Silva

      sim marcus, você está enganado. a informação hoje é muito melhor que a de outrora. jovens que se informam hoje (apesar das gerações anteriores acharem que redes sociais NÃO são fonte de informação) são muito mais críticos e capazes de filtrar por si mesmos o que recebem. melhor do que contar com poucos filtros como algumas décadas atrás.compare o que a blogosfera pode oferecer de conteúdo de qualidade e o que uma rede blobo oferece. gerações anteriores se prendem à veículos tradicionais. /p

    2. Perfeito! As pessoas hoje acham que rapidez é sinônimo de eficiência. Isso só é verdade quando a rapidez vem acompanhada de qualidade - coisa raríssima em se tratando de Brasil.

    3. LOUIS BLÉRIOT

      Pois é, Felipe, mas o que eu vejo é que, quanto mais se aperfeiçoam os métodos de comunicação, menos qualidade há na mensagem a ser transmitida. Sei lá, posso estar enganado, mas paciência, humildade e canja de galinha não fazem mal a ninguém. E parece que sempre foi assim ontem, hoje e daqui a 10 mil anos. "Os sábios vivem cheios de dúvidas, enquanto os que nada sabem, são cheios de certezas".

    4. Kinob

      Que exagero Marcus, os gregos realmente foram pioneiros em muitas coisas, mas estão a anos-luz de descobrir toda essência da vida humana.

    5. felipe estevez

      Pensa então como era sua vida sem celular, e já verás uma mudança brutal! Impossível olhar a linha do tempo e não enxergar essas transformações...sem querer entrar no mérito de serem transformações boas ou ruins, são reflexos de situações históricas.

    6. LOUIS BLÉRIOT

      Creio que toda a essência da vida já foi toda esquadrinhada pelos filósofos gregos, há mais de 2 mil anos atrás. Há muito engano nesta história de "conflito de gerações" porque, na verdade, o ser humano quase não muda. O progressista de hoje será o conservador de amanhã. Existem, sim, personagens que "viram a mesa" e "quebram paradigmas", mas estes são raros e aparecem de vez em quando. Não é algo que se aplica a uma geração inteira.

    7. felipe estevez

      Será que as pessoas não entenderam ainda que os jovens de hj são diferentes dos de ontem? O problemas é que muitos desses "mais experientes" na verdade estão extremamente engessados e não conseguem acompanhar o ritmo de pessoas que nasceram mexendo no computador e sabem fazer milhões de coisas ao mesmo tempo! Vamos se atualizar gente. O frescor da vida é a flexibilide. Meu vô tá duro que nem arvore seca. O que ele viveu, não vivemos mais hoje!

  35. Daniele Queiroz

    Faltou falar que parte da culpa é das faculdades, são empresas que visam lucro e para tal trabalham o ego das pessoas, o jovem termina uma faculdade se achando O Tal e não aceita passar por todas as etapas. Será que nenhum consultor percebeu isso?

    Responda
    1. kadrunko

      Felipe Estevez você atingiu o âmago. Parabéns !

    2. felipe estevez

      Será que as pessoas não entenderam ainda que os jovens de hj são diferentes dos de ontem? As faculdades trabalham o ego das pessoas? O ensino no Brasil continua o mesmo a 20 anos! Super defasado!O problemas é que muitos desses "mais experientes" na verdade estão extremamente engessados e não conseguem acompanhar o ritmo de pessoas que nasceram mexendo no computador e sabem fazer milhões de coisas ao mesmo tempo! Vamos se atualizar gente. O frescor da vida é a flexibilide.

  36. Mauro Piva

    Talvez a questão não seja que eles gostem de desdenhar, mas também a recusa de alguns profissionais em se manterem atualizados, mesmo em dias tão dinâmicos, desprezando por completo o que se aprende nas salas de aulas. Estes pré-históricos assumem a prática do mercado como verdade absoluta e param de tentar melhorar o que já existe. Essa "acomodação" de quem não sabe conviver com o novo é o que gera atrito e desconforto entre as gerações.

    Responda
    1. kadrunko

      Você colocou muito bem Mauro. O "x" da questão é que poucas pessoas gostam de se desafiar e isso, meu caro vem de longe !

  37. jovem da floresta

    Kadrunco Maluco Essa geração tem que entender que ela é empregada e não dona da empresa. Abraço

    Responda
    1. kadrunko

      Tenho 82 anos de idade e posso lhe assegurar que ela - Geração Y - apenas e tão somente reproduz o que recebe. Aliás, atrás de todo profissional extremamente ansioso - muito acima da normalidade, sempre existe uma longa história de vingança e descontrole emocional. Normalmente empresas bem estruturadas, com gente decente, atrai talentos e cresce de forma sadia e esta moçada fica feliz da vida com a empresa idem ... Agora se a empresa é tipo "boca de porco" pode esperar (

  38. kadrunko

    Vejamos um trecho da matéria: ... "Falta comprometimento nessa geração. Ela não se apaixona pela empresa e pelo trabalho." O que ? Comprometimento, paixão pela empresa e trabalho ? A pergunta é: no momento de analisar os números obtidos, como a empresa age ? A geração Y apenas e tão somente reproduz exatamente o que recebe ou não ? Fala serio !

    Responda
    1. Marcello Giacaglia

      Maluco, é o seguinte: é verdade que as empresas analisam os números e agem de acordo, mas isso não é de agora. No Brasil isso acontece pelo menos desde os anos 1980. Por outro lado, qualquer gerente minimamente bom, num momento de cortes, vai analisar e levar em conta quem é comprometido, tem paixão pela empresa e pelo trabalho e se esforça para sempre apresentar bons resultados. Agora, o que é inaceitável é carinha com 2 anos de formado se candidatando a vaga de gerente.

  39. Dewey

    O maior problema dessa geração é que muitos deles gostam de desdenhar da experiência e do conhecimento dos mais velhos e acabam aprendendo um pouco de tudo e nada de nada.

    Responda