Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. kaffa

    CHILE ....the best travel !!!! o melhor do cone sul......!!!

    Responda
  2. Oliveira jr

    O Chile está certíssimo! Nos EUA não há escola gratuita e eles estão sempre em 1o lugar na classificação de ensino do mundo inteiro! Pouca interferência do estado na economia, baixos impostos e muita liberdade para os cidadãos trabalharem. Isso é um país decente. Os comunas querem destruir aquele país também e já começaram a fazer isso com greves e perturbação da ordem. Que os chilenos saibam devolver na mesma moeda.

    Responda
    1. Aurea Garcia

      Vc está louco? Primeiro, o nível educacional nos EUA está decadente; segundo, muitos jovens americanos estão optando por nem cursarem mais universidades por temerem não conseguir mais pagar os débitos relativos aos seus estudos. A população chilena, em sua grande maioria, também não consegue arcar com os custos de suas universidades, que ao que me parece são bem altos. Em educação não dá para ser capitalista selvagem!

  3. Diego Carvalhar

    mais um dado, o custo da universidade no Chile é de 50.000 dolares (isto não é o custo de um curso de medicina do mais caro no Brasil). As pessoas passam 5 anos na universidade e 15 anos pagando crédito estudantil,com juros de até 5%, xomo já foi dito. No final pagaram o dobro do custo da universidade. É o mesmo esquema das Casas Bahia (entende?): com o juros do produto que voce compra, voce paga até o triplo no final da prestação.

    Responda
  4. Wagner Figueira

    Que matéria mais careta! Abordagem super superficial. Um aplauso aos que pedem condicoes justas de ensino no chile, e a toda a juventude que reclama seus direitos. Agora, venhamos e convenhamos. Estamos falando de uma sociedade (em sua maioria) extremamente conservadora e a favor de politicas de estado que estao alinhadas ao capitalismo e imperialismo estadunidense. Nao faz falta citar o show de piñera. Brasileiro vai porque é bonito, o capitalismo lá anda a pampa. Morre

    Responda
    1. Diego Carvalhar

      Como é bom viver no Chile. Já imaginou vc ter que colocar seus filhos para estudar em uma universidade, pagando até 5 mil reais por mes (isto em uma universidade pública) depois ele terá que disputar um emprego no mercado de trabalho sem saber se conseguirá? Vão viver no Chile. É bom, porque sobra mais vaga na universidade pública ( e gratuita) e de qualidade do Brasil. Realmente, para mim, não há nada do que invejar.

  5. Diego Carvalhar

    Conclusão, o Chile, diferente do Brasil, não precisa necessariamente de mais recursos para a educação e sim de uma reforma profunda, para justamente como disse um comentador aqui acabe com a era Pinochet. Bem, isto acho que mostra que ser turista em um país é muito bom, agora viver a realidade do país é outra coisa.

    Responda
  6. Diego Carvalhar

    continuação: "(...) Para ela, o problema principal, entretanto, é a concepção deeducação que prevalece no atual governo. "As instituições públicas têm que seautofinanciar e, para isso, não apenas cobram mensalidades, como entram no jogode oferecer o ensino que o mercado quer. Não há uma formação humanística,crítica, que estimule a prática democrática, mas apenas uma formaçãotecnicista, mercadológica.

    Responda
  7. Diego Carvalhar

    Para garantir que uma pequena parte das famílias de classemédia e baixa tenha acesso à educação, o governo oferece subvenção, por meio deum sistema de crédito, que os alunos têm que pagar posteriormente. Os juros sãoaltos e inviabilizam a quitação para recém-formados que disputam a tapas umavaga no mercado de trabalho do país: estudantes das universidades públicaspagam 2% de juros ao ano e, das particulares, 5,8%.

    Responda
  8. Diego Carvalhar

    continuação: (...) A estudante afirma que a situação é ainda pior nos demaisníveis. No ensino médio, as instituições privadas abarcam metade dos alunos. Nosuperior, o índice chega a 80%. "Apenas 20% dos estudantes universitários estãonas instituições públicas, mas mesmo assim têm que pagar pelo ensino. Nãoexiste mais educação superior gratuita no Chile. E os custos são altíssimos. Umcurso em uma instituição pública chega a custar US$ 5 mil por mês", afirmaCamila.

    Responda
  9. Diego Carvalhar

    continuação da reposta de Vallejo aos jornalistas brasileiros: "(...) Nosso modelo educacional está falido, obsoleto e isso incomoda a maioriadas famílias chilenas. Só uma parcela muito pequena da população temacesso à educação gratuita". coloco logo a frente trechos da reportagem da carta maior:"(...) Segundo ela, das cerca de 3,5 milhões de matrículas na educação básica,metade está atrelada ao sistema de subvenção estatal, por meio decréditos educacionais...

    Responda
  10. PGOliveira

    Já estive três vezes em Santiago do Chile e admiro a cidade e o povo. Educação, cultura, cidade toda arborizada, limpa, parabéns a este povo.

    Responda
  11. Diego Carvalhar

    para os que idolatram o Chile vai ai o comentário da camila Vallejo quando ela este aqui no brasil esta semana sobre o movimento estudantil brasileiro:"A situação dos estudantes brasileiros é melhor do que a dos chilenosporque eles conseguiram uma interlocução real com a sociedade e com ogoverno.

    Responda
    1. rodneyfrt

      é verdade a une nunca conseguiu tanto dinheiro do governo para ficar calada como agora...

  12. Darth Vader Bonzinho

    Beleza...

    Responda
  13. Dani

    Boa reportagem, o Chile é realmente um lugar otimo para o turismo e para vivir. A qualidade de vida é muito boa. Mas caraterizar o resgate dos mineiros como um "show mediatico do presidente Piñera", me parece uma gravissima falta de respeito. Ninguém convidou à prensa nao; elas foram sozinhas, de todas partes do mundo. E se foi um tema recurrente no país, foi só por causa do nosso espiritu nacionalista e fraterno. Estavamos tudos agoniados com isso.

    Responda
  14. Bernardo Mendes Ribeiro

    com toda a luta contra o fim do lucro na educação chilena, a Follha nos faz essa abordagem turística sobre o Chile! já não está bastando falar daquela musa estudantil dos protestos para desviar a atenção dos leitores daquilo que realmente importa (a resistência à mercantilização do ensino), para os caprichos: musas, vinhos e passeios. Um jornal a serviço dos turistas!

    Responda
    1. Edu Moreira

      Bernardo, Se sua visão política não fosse tão estrábica, talvez você percebesse que a reportagem faz parte da seção Turismo e, dessa forma, tem que estar a serviço dos turistas. Dê uma passadinha na seção Política ou na Internacional. Cada coisa no seu devido lugar!

    2. Diego Carvalhar

      bela resposta e é essa a intenção da foia, porque no fundo o Chile sim é um modelo para estes jornalistas, um modelo bem sucedido de privatizações, desmantelamento das políticas de estado, mercantilização dos serviços básicos, como o de educação. Eles ficam relamente com inveja do Chile e pensando: ah, se o PSDB ainda fosse governo, estariamos no mesmo patamar do Chile.

  15. Mônica_Magalhaes

    Estive no Chile faz duas semanas. A gastronomia e os vinhos despertam todos os sentidos de nós sul-americanos: de índios tupiniquins a " mapuches de los Andes". Mas o que mais me surpreendeu foi a tenacidade com a qual os "mapuches" e seus derivados cobram e lutam pelos seus direitos. Confesso que senti inveja por sermos nós brasileiros criaturas tao conformistas. Santiago me surpreendeu. Sob minha ótica é a cidade mais desenvolvida economicamente, culturalmente da América do Sul. Quero volt

    Responda
  16. Nacionalista

    É porque criaram uma linha imaginária dividindo os países do norte como primeiro mundo e países do Sul, como segundo. Mas o Chile é muito mais primeiro mundo que Portugal, Grécia, Estônia, etc.

    Responda
    1. Simão Arruda

      Imagino quais os dados e conhecimento que deve ter sobre a Estónia...

    2. Nacionalista

      Segundo não, terceiro.

  17. Mônica_Magalhaes

    Estive no Chile faz duas semanas. A concepção de democracia, o espirito de luta e vivacidade dos chilenos com relação aos seus direitos e a busca do que é melhor para o seu povo me deixaram com uma ponta de inveja.Hoje, o Chile sob o meu ponto de vista, é o país com o maior nível de desenvolvimento cultural, economico e social da America do Sul. Me deu vontade de voltar!

    Responda
  18. Versailles

    Estive no Chile por 3 vezes e confesso que fiquei encantado com o povo hospitaleiro e a organização desse pequeno país. Boa gastronomia e excelente vinho tornam o Mercado Municipal e bairros como Providência recantos alegres e divertidos. Preços decentes e serviço de primeira qualidade. Lá se constata ordem e progresso, de verdade.

    Responda
  19. Marco

    Essa chamada agitação é ótima para a democracia e com relação ao Chile está seguramente mais evoluida que a brasileira, procurando terminar com a era Pinochet e os estudantes exigindo melhoras. No quesito de civilidade e cultura muito mais avançada que o Brasil atual.

    Responda
    1. Chileno

      Até agora, você tentou desandar o Chile e dizer que o Brasil é melhor, mas todos os seus argumentos caem por terra quando vc mesmo diz: Lá, eles resolveram agir. Aqui, ninguém sequer reage. O Chile tem um nível melhor porque é sim um povo mais educado do que o brasileiro e enquanto você, com sua mentalidade provinciana, defender que no Brasil está tudo bem (nota-se seu petismo), o Brasil seguirá sendo esta draga. E não, não sou do PSDB, só que petismo cego torra o saco.

    2. Diego Carvalhar

      se o Chile ainda procura terminar com a era Pinochet, não sei se lá estam tão avançados assim. temos que reflexionar que somente agora a população acordou para um problema que já vinha de décadas, porque talvez chegou-se ao limite do suportável e então sentaram na mesa e decidiram: temos que agir!