Turismo > No Brasil, vinhos chilenos são os mais consumidos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
No Chile existe muito vinho bom. Fiz um tour pelos vinhedos chilenos e o vinho que me surpreendeu positivamente foi o T.H. Syrah da vinÃcola Undurraga.
Aliás, provam o potencial do vinho brasileiro o resultado de degustações às cegas, realizadas por várias publicações especializadas e em eventos de enogastronomia, nos quais foram provadas garrafas de vinhos de grandes safras de até mais de 30 anos em ótimas condições, caso do Juan Carrau Velho do Museu da safra 1977, do Baron de Lantier Cabernet Sauvignon reserva e do Merlot da Dal Pizzol, ambos da famosa e excelente safra 1991. Enfim, é na degustação às cegas que se prova a qualidade.
Como na Irlanda tambem , Vinhos do chile se encontra em qualquer lugar, seguido com os vinhos da Argentina, mas vinhos Brasileiro, nem nas maiores redes de supermercado como tesco.
Colocar os vinhos brasileiros num patamar acima dos chilenos, argentinos e até uruguaios (tiveram um salto de qualidade formidável) chega a ser escandaloso. Brasil tem um longo caminho pela frente...
Não concordo com você, José, até porque os bons vinhos nacionais têm obtido resultados expressivos em degustações às cegas, inclusive os espumantes feitos nas serras gaúcha e catarinense. Obviamente, os vinhos ainda estão longe dos melhores do mundo; mas é interessante notar que muitos produtores buscam uma tipicidade própria, baseada no menor teor alcoólico, que é interessante e dá caráter ao vinho, algo que falta em vários do novo mundo, como em muitos reservas chilenos feitos para o Brasi
Patamar que nunca vai alcançar porque, infelizmente, falta clima adequado para uva. Só nos resta produzir aquele vinagre espumante com açucar no "vale" do São Francisco e embalado numa garrafa metida, a custa de incentivos fiscais.
o brasileiro compra porque é barato...não tem dinheiro para comprar vinhos franceses e italianos, que são os melhores...a motivação é falta de paladar e de dinheiro mesmo...
Os melhores vinhos não estão somente na Itália e na França, são produzidos em vários outros paÃses: basta lembrar os Riojas e Ribeira del Duero espanhóis, os Tokaji húngaros, os shirazes australianos e os ice wines canadenses, só para ficar em quatro paÃses. Também cabe lembrar que França e Itália, os dois maiores paÃses produtores, também produzem milhões de litros de vinho medÃocre, horroroso, que, sem compradores, acabam destilados mediante compra subsidiada pela União Européia.
Tá revoltada porque já não lambemos botas de europeus como no tempo do império. Tem muitos vinhos franceses e italianos com preços comparáveis aos chilenos. Eu bebo todos, e também os frisantes portugueses que, aliás, gosto muito.
Pode ser que para o paladar pobre do brasileiro vinho chileno seja suficiente.......vinho que preste é vinho europeu...o chileno é mediocre e horroroso
kkkkkkkkkkkkkkkk. Minha filha compra um cérebro europeu pra você.
Hm, falou a sofisticada enóloga.
Sr Arthur Azevedo, pela lista de vinhos que o senhor recomendou, é muito fácil ser enólogo, basta escolher os mais caros nas prateleiras. 16, entre os 16 recomendados, são os mais caros e não são acessÃveis para a grande maioria da classe média.
Mas a "função" do enólogo é justamente fazer propaganda para pegar otá.rios. De preferência otá.rios ricos.
De fato, os Espumantes brasileiros são premiadÃssimos, e trazem um excelente custo-benefÃcio. Muitos vinhos brasileiros são muito, mas muito, muito mesmo superiores aos mais famosos Chilenos, principalmente a Concha Y Toro - a Miolo chilena.... Mas pra vender aqui no Brasil, nossos vinhos tem uma carag tribuária, gigante, vinhos produzidos no SUL, se quiserem vender no Sudeste, tem uma taxa a mais para pagar...dá pra acreditar?
Os vinhos chilenos são horrÃveis, mas tem até gente que gosta. Os nacionais são muito bons e os italianos também. DeverÃamos prestigiar nossos produtos e não ficar achando que só porque é importado é melhor. Mas as pessoas acham que é chique gostar de vinhos importados. Na maioria das vezes nem entendem de vinho.
HorrÃveis? Quais? Certamente, não o Don Melchor, da Concha y Toro ou o Clos Apalta, da Casa Lapostolle, para citar somente dois que já bateram diversos vinhos semelhantes de outros paÃses em degustações à s cegas, inclusive claretes tradicionalÃssimos. Talvez a sra. faça referência aos vinhos reserva baratinhos que são feitos especificamente para o nosso mercado e que são limitados, frutadinhos, mas não horrorosos. Sugiro à sra. informar-se melhor sobre o assunto antes de opinar a respeito.
Faltou citar a tese de que a filoxera não atacou o Chile pelo fato do subsolo do paÃs ser rico em cobre, que é elemento quÃmico presente em vários defensivos agrÃcolas. Também faltou citar que os vinhos chilenos e argentinos são os mais consumidos em nosso paÃs devido à prática comercial das vinÃcolas desses paÃses, de produzir rótulos de baixo custo especÃficos para o nosso mercado, mais baratos que os vinhos nacionais de qualidade, aproveitando a polÃtica tarifária do Mercosul.
Da Folha: Num outro experimento, Brochet resolveu ir ainda mais longe e serviu um Bordeaux que engarrafou com dois rótulos distintos: "grand cru" (vinho de excelência) e "vin de table" (vinho ordinário). Como esperado, os especialistas deram avaliações muito diferentes a cada uma das amostras. O "grand cru" foi considerado "agradável, amadeirado, complexo, balanceado e arredondado", enquanto o "vin de table" lhes pareceu "fraco, curto, leve e achatado".
Sem dúvidas os vinhos chilenos são os melhores e mais saborosos, já deixou os vinhos europeus pra trás. Quanto aos vinhos brasileiros são intragáveis além de serem caros, tem muito que evoluir ainda.
É, Renata, bom é o vinho brasileiro. Senta lá, senta.
Desculpe mas vc não entende nada de vinhos...achar que vinho chileno é bom...me faz rir....cada figura que caà por aqui....
Menos, também. O bom vinho brasileiro é muito bom, até porque tem uma tipicidade, incluindo teor alcoólico moderado, que o torna mais agradável que alguns vinhos do novo mundo, como muitos argentinos e chilenos, que são extremamente alcoólicos, quentes. Aliás, em várias provas cegas, esses bons vinhos brasileiros agradam mais do que muitos dos produzidos nos nossos vizinhos, Uruguai inclusive, comprovando que também temos potencial excelente nesse setor.
E a minha é a merlot de Concha Y Toro, muito bom!!!!
Carmenère do Casillero del Diablo (Concha y Toro).
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
que bom...tome toas as garrafas que produzirem assim esta porcaria não cai em outras mesas....
O povo BRASILEIRO, só acha que os produtos importados são os melhores do MUNDO, pode ser uma porcaria de produtos e se vangloriam que estão comprando o que de melhor existe. Também temos uma grande participação em $$$$ que divulga esta matéria. No Brasil temos os melhores ESPUMANTES consagrados pelos melhores analogos do MUNDO, só que ninguem divulga esta noticia e tambem temos VINHOS muitos superiores dos IMPORTADOS. è uma pena.
Realmente, esse é um vinho muito gostoso e bem feito, embora eu goste mais do Merlot Gran Reserva deles. Aliás, a LÃdio Carraro é uma VINÃCOLA que busca a tipicidade do vinho brasileiro, inclusive por evitar o uso de madeira na linha principal, como é moda em outras vinÃcolas, de forma a valorizar mais a fruta, sem perder o potencial de envelhecimento do vinho, o que obviamente só ocorre nas melhores safras, como em todo e qualquer paÃs.
O "povo brasileiro" bebe vinagre com açucar em garrafa metida. E a cabeça lateja no dia seguinte. De fato, tem que ser um "analogo" para consagrar esse lixo.
Ah é...me dá o nome de um vinho brasileiro decente....
Menos, por favor. O bom vinho brasileiro realmente é muito bom, com destaque (não só) para o espumante; mas daà para melhor do mundo há uma distância enorme, que não pode ser preenchida pelo ufanismo.
Adelino, se os vinhos brasileiros custassem um pouco menos, garanto que não haveria isso que vc chama de "deslumbramento". O caso é que um bom vinho brasileiro custa quase o dobro que um de qualidade equivalente vindo do Chile ou Argentina. Os viticultores brasileiros são heróis por conseguir continuar produzindo apesar desses impostos abusivos. E os brasileiros são heróis também, por pagar mais que o dobro do preço do vinho na maioria dos paÃses. É gostar muito...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Turismo > No Brasil, vinhos chilenos são os mais consumidos Voltar
Comente este texto