Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. samuel neves

    nao existe pais no mundo que se desenvolvel sem investimentos em ciencia e tecnologia...temos que investir pesamente nisso....india,china e russia estao muito em nossa frente nesa materia

    Responda
  2. Alex Carneiro

    Sou pesquisador com mestrado, gostaria de saber qual empresa me contrataria por R$ 16.000,00.

    Responda
  3. Maria Silva

    Lamentável. Um país sem pesquisa acadêmica bem paga, valorizada e acompanhada com cuidado e tempo não chega a lugar nenhum.

    Responda
  4. Moises Krieger

    Infelizmente o brasileiro não tem interesse nas questões referente à educação, para uma grande parcela da população não demonstra vontade alguma de olhar para as questões academicas, querem ter suas atenções voltadas para o economicismo e desmerecendo as questões que promovem o conhecimento

    Responda
  5. ricardo santos

    A cada ano o salários dos professores das universidades estaduais e federais vai se tornando cada vez mais um mínimo. Será que é isso que tem desmotivados os pesquisadores junto as pesquisas? Ultimamnete a qualidade das pesquisas, pelo amor de Deus! Leio cada artigo absurdo. Nada contra, mas o curso de Genética e Melhoramento da Esalq/Usp está acabando também, os novos professores que se julgam"Melhoristas" tem acabado com o nome e a qualidade do curso"

    Responda
  6. Marco

    Eu estou no processo inverso... Trabalho em uma grande empresa, com mestrado, e estou indo embora pq os puxa-sacos sobrem mais rápido... Na cademia vc tem o título ou não tem... No mundo corporativo, vc pode ser phD, mas se não for parente ou puxa-saco do chefe vc fica na mesma por vários anos...

    Responda
  7. Prof_Ernesto

    Esta é a realidade brasileira. NÃO DAMOS VALOR PARA A EDUCAÇÃO. Sabe quanto custa uma formação nestes patamares? É muito caro, gastos com livros, gasolina, pesquisa, TEMPO E DEDICAÇÃO - no Brasil, temos que ter amor ao saber, literalmente. Não se dá valor a tragetória acadêmica, ao conhecimento, à educação. DOUTOR, no Brasil é quem tem dinheiro, chega de "carrão", etc... Temos que mudar este verdadeiro paradigma. A educação tem que ser MUITO VALORIZA

    Responda
  8. Luisa

    Os reporteres deveriam se informar melhor. Pos-doutorado nao eh um titulo. O titulo eh o de doutorado. Entao, nao faz sentido se dizer "o pos-doutor".

    Responda
    1. Wilson Cohen

      Boa!

  9. Leonardo Williams

    Vale ressaltar que esse salário de oito mil do professor doutor inciante é bruto, líquido mesmo é só cinco e quatrocentos, nada estimulante.

    Responda
  10. Leonardo Williams

    Vale ressaltar que esse salário de 8.000 do professor doutor inciante é bruto, líquido mesmo é só 5.500. Uma vergonha!!!

    Responda
  11. elsiaz

    Aqui no Brasil ganha mais quem se esforça menos. Um bom exemplo disso são os deputados e senadores semi-analfabetos que ganham mais de R$ 20.000,00 mensais e uma série de benefícios imerecidos, sem falar da carga horária que tem que "trabalhar".Enquanto um profisional da educação que estuda anos é obrigado a conviver com uma "merreca".

    Responda
  12. Marcos Guassi

    pós doutorado não é título acadêmico

    Responda
  13. --

    Tambem, com essa merreca que pagam...

    Responda
  14. Osmair Bandiera

    Esses títulos das matérias e o seu conteúdo não deveriam coincidir?

    Responda