Ciência > ESO pode ter supertelescópio capaz de 'ver' outras Terras Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mozart Martins

    " Ver " outras Terras, quer dizer que, esse supertelescópio será tão potente, e terá tão grande alcance, que poderá fotografar até pequenos planetas ( do tamanho da Terra ) orbitando outras estrelas. Tirando o Hubble, que também fotografa no campo visível, os outros telescópios captam imagens, a partir de raios X, gama e infravermelho...é isso..

    Responda
  2. JJ JJ

    Um passo de cada vez. Um país que possui tanta pobreza quanto o Brasil não pode "doar" 250 milhões de euros.Nós não temos nem escola básica de qualidade.

    Responda
  3. maria cateb

    INCRIVEL CONTRASENSO, O GOVERNO BRASILEIRO NÃO CONCEDER OREAJUSTE DEVIDO AOS SERVIDORES DO JUDICIÃRIO ARGUMENTANDO O ENXUGAMENTO DAMÃQUINA NO ENTANTO, GASTANDO MILHÕES DE EUROS DOS COFRES PÚBLICOS PARA VERESTRELAS.

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Maria com todo o respeito, va estudar um pouco, pois primeiro, escrever com caixa alta e sinal de ignrancia e pessoas que nao tem argumento, apenas querem aparecer...Seu comentario e tão vazio, so respondi mesmo pq numa dessas vc aprende e para de falar abobrinhas

    2. Anderson Oliveira

      Maria com todo o respeito, va estudar um pouco, pois primeiro, escrever com caixa alta e sinal de ignorancia e pessoas que nao tem argumento, apenas querem aparecer...Seu comentario e tão vazio, so respondi mesmo pq numa dessas vc aprende e para de falar abobrinhas

    3. Alan Ranieri

      Maria, despesas com a ciência nunca é exagero, graças a ela você postou hoje nesse tópico...

  4. Félix

    SERà QUE NAS "OUTRAS TERRAS" EXISTEM "OUTROS IMBECIS" TENTANDO NOS VER TAMBÉM?

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      provavelmente devem ter mais "imbecis" fazendo comentarios idiotas como os seus do que pessoas que tentam entender o que existe a nossa volta

    2. Alan Ranieri

      Sim, provavelmente há pessoas ("OUTROS IMBECIS") como você lá...

  5. Alan Ranieri

    Incrível, em quase todas as notícias do caderno ciência têm uns malas que insistem em falar da fome do Brasil/mundo.

    Responda
  6. Eli

    Bem... talvez se o sr. Ministro da Ciencia, Tecnologia e Inovação Aloizio Mercadante fosse a Brasilia mais de 1 vez por semana como faz, poderiatrabalhar em prol da inclusão do Brasil no ESO!

    Responda
  7. gisele gandin

    Quem sabe isso não inspira mais jovens no mundo das exatas? Nós temos excelentes escolas de engenharia, mas o ensino básico está cada vez pior. Quem sabe assim a população não se revolta e decide estudar um pouco mais (e cobrar dos governantes uma educação melhor) ao invés de tentar ser o novo ganhador de __________ (preencha com o nome de algum reality show).

    Responda
  8. O Auspicioso

    Só espero que o governo brasileiro nao amarele na hora H. Como fez com a estação espacial internacional.O brasil só será uma potencia em uns( 200 anos,rs) se começar agora.

    Responda
    1. Eli

      Tem razão. E o Brasil corre o risco de "pagar um mico" internacional caso o Congresso não ratifique a participação.

  9. Antonio Pavani

    Bando de imbecis. Vocês querem conhecer (apenas ver) outros planetas e nem sabem quantas pessoas no seu país passam fome. Vocês não têm idéia realmente de quantas pessoas morrem diariamente por falta de atendimento num hospital público. Apenas conhecem o que a tv lhes mostra no intervalo entre novelas. Vocês nem pensam daqui há poucos anos, onde a predominância de pessoas no país será de idosos, e nem tampouco pensam se o país está preparado para isso..tenho nojo dessas opiniões...

    Responda
    1. Andressat

      Você tem chuveiro elétrico, carro, TV e internet porque essa mesma ciência trouxe esse conforto que você tem em casa. E ficar com essa demagogia dizendo que pessoas morrem em hospitais ou passam fome não resolve o problema da fome, só atrapalha.

    2. gisele gandin

      E como saber quantas pessoas morrem diariamente por falta de atendimento num hospital público ou que a população idosa está crescendo? Estatística. E como fazer isso sem matemáticos? Reclamar da vida não leva a nada, só a educação leva. E investir nesse tipo de programa é UM dos caminhos.

    3. gisele gandin

      E qual o problema em investir em pesquisa espacial? Isso motiva mais jovens a estudarem engenharia, matemática e física, exatamente o que mais falta no Brasil. Se formam em média 30 mil engenheiros por ano (e se não me engano, o MEC reconhece algo entre 51 e 53 engenharias...), menos de 2 mil pessoas em matemática e menos de 2 mil pessoas em física. A educação é o caminho para tudo que você citou.

    4. email

      Mas sempre tem um chato! Meu caro, só com o desenvolvimento da ciência será possível eliminar a fome/doença/preconceito/etc no mundo!

    5. gtomaz

      Ok, colega. De onde você acha que veio o conhecimento para chegarmos a um aparelho de raio-X? Ou um equipamento de ressonância magnética? De uma igreja da universal? De um bando de esquerda? Veio de centros de pesquisa, cheios de crânios tarados por conhecimento. E cinco de cada quatro cientistas é louco por exploração espacial. Cinco porque teve um ai que num sabia que era cientista até ver uma nebulosa por um telescópio.

  10. McAfee

    Pode ter certeza, se há vida mais inteligente e avançada lá fora, eles estão espiando a gente há muito tempo.

    Responda
  11. J. C.

    Olha, o supertelescópio está vendo tudo o que vocês estão escrevendo...

    Responda
  12. TIGUES

    QUANDO QUE PARTE A PROXIMA NAVE PRA NOVA TERRA, PRECISO COMPRAR UMA PASSAGEM PORQUE ESTA AQUI TA UM LIXO, MAS POR FAVOR DEIXEM OS POLITICOS AQUI.

    Responda
  13. Hélio Shinsato

    Mesmo com esse telescópio não seria possível afirmar se há vida ou não em outros planetas, mas seria um grande avanço poder estimar quantos planetas possuem condições mais favoráveis à vida, e descobrir as possíveis composições atmosféricas dos planetas, estudar a formação dos sistemas solares... E a própria tecnologia desenvolvida para construir o telescópio já é, por si só, algo desafiador que pode gerar outros ganhos.

    Responda
    1. João Gualberto

      Provavelmente não será possível !!!!!!!! Se usarem luz artificial em larga escala é possível ver no espectro.

    2. Aurea Garcia

      Concordo, e o ganho em tecnologia que se pode ter com o Brasil nesse consórcio é muito grande. O Brasil é o único país fora da Europa (tirando o Chile, que tem participação pelo fato dos telescópios do ESO estarem em seu território) que tem acesso ao VLT, e futuramente terá ao E-ELT. Por estar mais perto, muito da infra-estrutura pode ser montada aqui. Espero que haja seriedade da parte de empreendedores brasileiros que entrarem nessa.

  14. Alan Ranieri

    Espero que entre em operação o mais breve possível...

    Responda
  15. Dheus

    É muito bom o Brasil também investir em pesquisas espaciais. É através de investimentos como esse é que a gente vai saber que o país está se livrando da corrupção e usando o nosso dinheiro onde deve.Os políticos deste país tem muito mais vocação e fama de oportunistas do que de cientista político. Precisamos de inteligência não de parasitas do dinheiro público.

    Responda
    1. João Gualberto

      Agora só falta elles mostrarem o destino dos outros 800 Bilhões !!!!! que são roubados da população via impostos.

  16. Hélio Shinsato

    Noto que o tema Ciência é comentado principalmente por religiosos e adeptos de teorias da conspiração. Muitos que se interessam por temas científicos lêem as notícias mas não comentam. Talvez pq. saibam que ninguém nos comentários convence ninguém. Todos têm seus valores e não abrem mão. Só que religiosos e teóricos da conspiração acham que têm a missão de converter outros às suas crenças, e vêm para falar contra a ciência. Quem gosta de ciência poderia se animar e fazer comentários intessan

    Responda
    1. Gilson Marques

      Concordo plenamente. Mas não ia adiantar nada. Não só não iam entender os comentários como iam continuar teimando cegamente. Nem perco tempo. Mas vc tem razão.

    2. scicoti

      Tem vezes que para que esse encaixe aconteça (entre ciência e religião) alguns desdobramentos da ciência são necessários. E "nós nos pingos" da física quântica e invocações de Einstem, são partes corriqueiras para elaborados fundamentalismos pseudocientíficos.

    3. Hélio Shinsato

      Oi Maurício, por favor não se sinta alvo de meu comentário. Qdo. falamos em religião, generalizamos, como generalizamos em diversos temas. Há religiões e religiões. Há pessoas e pessoas. Mas todas as pessoas precisam estar em harmonia com seus valores. Qdo. há uma dissonância entre valores e atitudes há uma crise existencial. Aí, ou se mudam os valores ou as atitudes. Os valores são centrais, portanto geralmente se muda as atitudes. Seus valores e atitudes estão em consonância, então tudo be

    4. Maurilio

      Prezado Hélio, gosto de ciência, sigo minha religião em paz e sem incomodar ninguém, e não vejo contradição alguma nisso. As duas coisas se encaixam perfeitamente.

    5. Hélio Shinsato

      Caro J.C., por favor não coloque palavras na minha boca. Não sou censor nem favorável à censura. Cada um deve se responsabilizar pelo que diz. O que faço é uma constatação equivalente a enquetes abertas na Internet: só responde quem é muito a favor ou muito contra qualquer coisa. Quem está mais perto da média não é tão participativo. E é nessa linha de raciocínio que proliferam os Blogs tipo "eu odeio..." Este não é o melhor lugar para tentar converter ninguém. Todos aqui têm opiniões formad

    6. J. C.

      Você por acaso é censor de comentários? KKKKKKKK

  17. tiririco

    Dizem que quem procura acha,e podemos achar coisas nao muinto interessantes para a humanidade,ainda muito atrasada em tecnologia,podemos estar cutucando leao com vara curta...

    Responda
    1. Não Interessa

      Seguindo sua lógica, se um projeto desses seria capaz de, digamos, detectar a existência de civilizações tecnologicamente mais avançadas que poderiam representar uma ameaça, por quê essas mesmas civilizações já não teriam detectado nossa existência e empreendido atos hostis ou algo assim??? Não viaje, meu caro...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.