-
luizcandidob
Vários comentaristas lembraram que 1/3 das vagas desta "escola pública de (suposta) qualidade" é destinada aos filhos dos professores e funcionários da USP. E não há seleção por mérito (meritocracia deve ser considerado preconceito burguês), mas por sorteio. É exatamente igual ao que ocorre no CAP-UFRJ e, é evidente, em instituições similares no resto do país. Vem cá: isto é um tipo de privatização do serviço público, algo essencialmente anti-republicano. E é considerado normal. Onde chegamo
-
Gabriela Visconte Bimbatte
Primeiramente também acredito que USP não é sinônimo de qualidade sempre, o problema não está somente na USP e sim em um sistema educacional completamente falho, não se pode analisar/criticar somente uma parte do ensino público.Além disso, é um privilégio uma escola na periferia de SP, onde "não se tem água encanada", obter um resultado satisfatório no ENEM, isso prova que quando se quer, podemos fazer educação de qualidade. Acredito que o comentário do colunista teve uma dose de preconceito
-
luizcandidob
Pois, é, Carlos Rocha, chamar de "preconceituoso" há muito se tornou um método fácil de desqualificar qualquer opinião. Adjetivo similar é "elitista". Não tem argumentos razoáveis? Faça uma análise tendenciosa que conduza à conclusão que a idéia exposta é "preconceituosa" ou "elitista". Há um pessoal, especialmente nas universidades, que acredita ser o herdeiro da "luta democrática", que ideologiza tudo para que sempre tenha razão, pois "a História está conosco". É uma vidinha fácil. E medío
-
-
Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro
verdade.... e o governador também deveria morrer de vergonha pelo fraco desempenho de nossas escolas estaduais.
-
Ana Mirtes
Inegável que há algo de errado. Inegável também a falta de recursos que as escolas públicas, no geral, enfrentam. Mas duvido que a EA receba menos do que uma pública num subúrbio, então dificilmente essa é a causa do seu mau desempenho, EM TERMOS RELATIVOS. Em termos absolutos podemos discutir a falta de recursos. Ainda mais se considerarmos que cerca de um terço de seus estudantes é composto por filhos de professores universitários, melhor providos tanto financeiramente quanto culturalmente
-
SILVANO FEBRONI
ENQUANTO TIVER ESTES PROFESSORES ESQUEDEOPATAS que preferem ficar fazendo discursos esquerdista patéticos, vai ser assimmmmm,
-
Renata Nory
Sem comentários esse Gilberto Dimenstein... Cada vez pior.
-
luizcandidob
Gilberto, em geral, eu sou bastante crítico dos seus artigos, não que os considere errados, mas por chover no molhado e apresentar propostas muito bacaninhas, mas totalmente desconectadas da realidade, além de um novidadeirismo deslumbrado. Mas este foi curto, grosso e direto na questão básica: a precedência de teorias pedagógicas cevadas por um ideologismo primário sobre o duro trabalho diuturno dos professores. Nunca o dito "Quem sabe, faz, quem não sabe, ensina" foi tão adequado. Não dá m
-
Jose Fregonesi
Sr Gilberto, tua opiniao pode ate fazer sentido para aqueles que desconhecem os problemas da educacao publica no Brasil. A tua coluna foi demasiadamente simplista. Talvez nao passasse pelo enem se houvesse um para jornalistas colunistas. Na minha opiniao o sr perdeu a chance de escrever um artigo mais abrangente sobre os por ques nesse debate sobre USP e outras universidades publicas nao terem bom desempenho de seus alunos das escolas de aplicacao. Quem sabe na proxima coluna? Abracos.
-
Jose Fregonesi
Jose, foi de proposito. Os por quês sao mais interrogativos do que os porquês que se prestam mais para processos explicativos. Enfim, o uso dos por ques eh um assunto muito discutido e nao sou como o sr parece ser um Einstein da lingua portuguesa. Obrigado pelo comentario.
-
Carlos
José, há um erro em seu texto. O correto é "...sobre os porquês nesse debate...".
-
anselmo Arruda
Os partidos de oposição representados primeiro pelo MDB, depois por PT e PSDB que diziam ter solução para tudo em SP acabaram com o estado, com as estradas que viraram uma mina de ouro, com a segurança, com a TV Cultura, com a educação. É fácil ser oposição, basta não ter capacidade para nada e criticar tudo.
-
-
Cris
Dimenstein deveria mudar para a seção "calunistas".
-
Lindão
Existem pensadores demais na USP. Tá faltando gestores proativos e sobrando pensadores reativos. A USP não é o único caso. Na maioria das outras Universidades Públicas é a mesma coisa.
-
JB
Na escola da USP os professores devem se comportar como na universidade. Entram na sala, ministram as aulas e vão embora. Se a sala estiver vazia dá na mesma, eles falam para as paredes. Eles tem que dar aulas por obrigação. Não existe comprometimento com o rendimento dos alunos. O sistema é punitivo e não educativo. Se o aluno não passa nas provas que se vire. O que acontecia quando eu era aluno de engenharia era que muitos colegas preferiam ficar em casa estudando e só apareciam nas provas
-
Cris
Para não variar, Dimenstein ataca S.Paulo. Não leva em conta que a USO aparece como uma das universidades no ranking das melhores do mundo.
-
Antonio Brain
A USP está mais para partido politico de esquerda do que universidade.
-
Lindão
Tem gente na USP que, politicamente, ainda respira 1964.
-
-
joão ubaldo
GILBERTINHO, VOCÊ É QUE DEVERIA MORRER DE VERGONHA, VOCÊ NÃO APOIA A POLITICA DO P/S/DB ? O RESULTADO ESTA AI. ESCOLAS E FACULDADES PUBLICAS PAULISTAS INDO PARA O "ESPAÇO", ENQUANTO PROLIFERA AS "UNIESQUINAS" DA VIDA. GILBERTO SEJA MAIS CONSEQUENTE COM SUAS CRITICAS, ASSIM É FÁCIL.
-
Lindão
A culpa não é do PSDB, do PT, do PMDB, do DEM, etc. A culpa é de uma quantidade expressiva de professores bem remunerados que produzem só elucubrações, isso quando produzem. E a maioria desses professores improdutivos pertence àquela esquerda retrógrada.
-
-
Eric Cartman
Mas no mais importante para a Usp, nas matérias Doutrinação Marxista 1, 2 e 3, Greve 1 e 2, Baderna, Pós Modernismo, e Nada a Vê 1, 2 e 3, PT e PsdB, é 10, nota 10 !
-
Lindão
Você recebeu nota 10, com louvor. Real o seu comentário.
-
-
Camilo_Coelho
Se alguém tem que se envergonhar, é o Dimenstein, por escrever coisas neste veículo de comunicação sem estar embasado em informações concretas. Ao invés de simplesmente esbravejar, num texto que mais parece um comentário de leitor do que uma coluna, o Dimenstein deveria ir a campo e investigar por que a tal escola de aplicação da USP foi tão mal assim no ENEM, e por que a de Parelheiros foi tão bem.
-
Lindão
O negócio do Gilberto é ficar enaltecendo New York. Ele tá fora e por fora.
-
-
Olivio
Está na hora de se reciclar os profissionais da educação. Mas, isto deveria começar pelo Ministro, que até agora só testemunhou a incompetência, no gerenciamento da sua pasta.
-
Lindão
Imagine ele como prefeito de São Paulo.
-
-
Billybig
O QUE NÓS COMO CIDADÃOS ESPERAMOS É QUE NOSSO DINHEIRO SEJA BEM EMPREGADO E CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DE UMA GERAÇÃO PRÓSPERA E ÍNTEGRA, ONDE SEJA POSSÍVEL RETIRAR ESTADISTAS E HOMENS DE BEM PARA GOVERNAR COM SABEDORIA O NOSSO POVO E PAÍS, O QUE INFELIZMENTE ATÉ AGORA NÃO TEMOS VISTO. DE ONDE IRÃO SAIR (USP ou PARELHEIROS) NÃO É RELEVANTE, E SIM COM QUE NÍVEL.
-
sergio leal
Bom dia !! Moro em Parelheiros e não vejo meu bairro como vc descreveu !! Acredito q vc deveria dar uma ida lá para depois formar sua opinião. Não sei, tive a impressão q vc foi preconceituoso. É carente, mas não como vc descreveu, tem violência, mas aqui para o centro tem muito mais. Não importa, só queria registrar q NÃO é bem assim não.
-
Miro Junior
O governo do Estado de São Paulo é que devia ter não vergonha do que faz só com a USP mas com o ensino em geral....Só sabem gastar fortunas com ONGs e assinaturas de jornais e revistas e encomendas para gráficas.
-
germanoottmann
Quanto custa a USP para os contribuintes de São Paulo? Deve ser uma micharia né? Qual o negócio da USP, é dar boas aulas,ensinar? É claro que dar umas aulinhas faz parte também,mas parece que os professores de lá estão em outra ! O grande ativo desta universidade são os seus alunos, selecionados por um vestibular dificil e concorrido, graças ao mérito de algumas escolas privadas do segundo grau que fazem seu dever de casa!
-
Fabio Andrade
Hoje em dia existe mais preocupação com discussões filosóficas sobre qual melhor método pedagógico e sobre a "concientização" dos alunos do que em transferir conteúdos para os mesmos, tarefa que parece considerada menor perante o grande papel dos educadores em "formar cidadãos". Este blá,blá,blá leva ao menosprezo das técnicas de ensino, preparo e conteúdo de aulas, em prol de discussões infindáveis e inúteis sobre construtivismos, etc. Mas que esperar de escolas falidas e profs desvalorizad
-
Fabio Andrade
..."conscientização". Corrigido
-
-
Vicente De Luca
Gilberto, o que esperar de uma universidade que no ranking mundial ficou em 212o lugar ? Essa supervalorizacao da USP em territorio nacional eh para ingles ver... quando comparamos ela (a melhor universidade do Brasil), com as melhores do mundo, ela fica atras de todas praticamente. Durante 30 anos de aparelhamento das universidades pelos esquerdopatas gramscianos eles levaram o nivel do ensino para o subsolo.
-
Camilo_Coelho
Esquerdopatas gramscianos? kkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk
-
-
Celio
Que o governo não dá verba, isso todos nos sabemos, mas que uma universidade não tenha professores com capacidade de transferir conhecimentos a seus alunos, não deveria tê-los em seus quadros, isto não depende do governo depende da capacidade de contratar e manter os bons profissionais no quadro, sem apadrinhamento.
-
John Galt
Mais um que acha que é possível transformar aluno fraco em aluno genial...
-
-
Petroleo
Sério que existe um problema na USP? Imagino que seja a falta de verba cada vez menor para a educação, confere produção?
-
Marcio Souza
Não sei por quê a USP deveria ter vergonha. Nunca foi excelência de ensino. É mais uma instituição com um nível razoavel de ensino, no qual nosso país não tem nenhuma excelente. Quando a USP estiver no nível de instituções com MIT, Oxford, Stanford ai poderemos criticar com mais propriedade.
-
Fábio Evangelista
Gilberto, dados estatísticos devem ser analisados com maior profundidade. Não dá para afirmar isso ou aquilo como você mencionou em seu texto. Achar que ter boa nota no ENEM é sinônimo de boa educação é bastante questionável. Parece que cada vez mais nossa sociedade deseja pessoas formatadas e não pessoas criativas, questionadoras, por exemplo.
-
Mar
De todos os novos modelos de provas, a do ENEM é a mais crítica, é que mais obriga a pensar. Tem de ser requisito sim!
-
-
Severo Gomes
Em Minas Gerais parte dos professores estão em greve: o governo desobedesse a Constituição e não paga o mínimo acordado recentemente e recomendado pelo governo federal. A culpa do baixo nível de Minas Gerais é do professor: não está feliz com salas lotadas, alunos cansados e desinteressados de um modelo falido, um salário excelente de dois mínimos. Viva Minas tercerizada e com os piores índices. Reclamar prá quê: vamos construir mais penitenciária para atender essa gente excluída de escola.
-
Vinicius Raszl
Em geral, os textos da Folha são de fato péssimos já que incluem claramente sua posição de partido político (não partidária), mas neste caso devo concordar. A falta de verba não é mesmo desculpa como alguns já comentaram abaixo. E o fato de não se utilizarem métodos inovadores, num meio supostamente tão fértil, demonstra sim a falta de qualificação das faculdadeds que formam professores de modo geral. As carreiras de licenciatura e pedagogia no Brasil são as maiores caça níqueis e enroladoras.
-
John Galt
A falta de inteligência de jornalistas é impressionante... (1) Como uma escola q seleciona alunos POR SORTEIO pode estar entre as primeiras? A nota no ENEM é função de recursos pedagógicos e da qualidade dos "insumos humanos" (alunos). Nenhuma quantidade de recursos do mundo pode transformar alunos fracos em inteligentes. (2) Achar que a escola da USP tem que estar entre as melhores é equivalente a achar que a USP tem os melhores alunos do país. Um engodo já que os melhores não
-
Paulo
Alex, seus comentários são contraditórios. Um anula o outro.
-
cassiocb
Eu estudei lá dos 7 aos 15 anos. Naquela época (acho improvável que tenha havido mudanças), o sorteio tinha a particularidade de já fazer uso do injusto sistema de cotas. Um terço era reservado pra filhos de funcionários da USP, professores inclusive - meu caso. E havia bastante gente de classe média, algo já então incomum pruma escola estatal. Gente que podia pagar mas acreditava na qualidade da EAFEUSP. O nível médio educacional dos pais era melhor do os de outras escolas estatais.
-
John Galt
Não fale besteiras. Alunos de toda a São Paulo É DIFERENTE DE todos os alunos de São Paulo. Os alunos que frequentam as escolas top de São Paulo (Bandeirantes, Vertice etc), por exemplo, certamente não se candidataram a uma vaga na escola de Parelheiros. Logo, a amostra que a escola de Parelheiros seleciona não vem de uma amostra representativa da população. E, de novo, a qualidade dos alunos é apenas PARTE do que explica o sucesso no Enem.
-
Paulo
Então a escola de Parelheiros é um centro de excelência, onde estudantes de toda a São Paulo procura e, após rigoroso exame, são selecionados apenas os melhores?
-
-
Martins Apartidario
infelizmente, leio + um comentário em que a culpa é dos professores... Lamentável, isso mostra que, ou as pessoas são muito ingênuas a chegar a tal ponto de acreditar que os governantes estão preocupadíssimos com a educação, ou tem o "rabo preso" com eles... Professor no Brasil, não é respeitado porque todo mundo julga seu trabalho. Se é tão facil assim, proponho que passem uma semana lecionando em uma escola de subúrbio. E pressionem o governo para mudançãs nas LEIS para autonomia da
-
Paulo
Desta vez vou elogiar o texto. Concordo com o que foi dito. E falta de verba não é explicação. Na verdade, é falta de vontade misturado com disputas que dominam todos os cursos e setores das universidades. Em tempo: passei 15 anos na universidade e me sinto a vontade para criticar.
-
Ricardo Nunes
Concordo plenamente. Alias, seria por obrigação que a sociedade recebesse a sua contrapartida por "bancar" esta cara e, de fato, maravilhosa Universidade. Uma destas contrapartidas seria que houvesse um sistema educacional a qual privilegiasse as camadas mais baixas da população. Mas, convenhamos, a USP não utiliza a nota do Enem para que os alunos possam entrar em seus quadros, de repente, isso explica, um pouco, o fraco desempenho destes alunos.
-
Bira Mariano
sempre considerei o Dimenstein um pequeno burgues que acha que faz algo popular apenas por considerar ser in...enfim...mas desta vez dou-te parabéns.
-
Paulo Martins
Demorou mas o Dimenstein percebeu uma certa realidade sobre a USP.Vou mais longe, a USP já foi uma boa universidade.Produção acadêmica é baixíssima. É uma universidade isolada do seu tempo. A prova disso é que só recentemente adotou a inscrição online para seus vestibulandos. Antes era um martírio. Precisou morrer aluno nas barbas para perceber que o país é violente e que aqueles guardinhas que tem lá são os primeiros a correr quando o " bicho pega".A USP vive de seu passado.
-
Cesar Tiossi
A visão de esquerda festiva dos mestres e doutores da Faculdade de Educação da USP faz parte do problema. Na maioria dos casos os professores de lá são contra a meritocracia, acham que o multi culturalismo deve ser levado em consideração antes das matérias como matemática e português. Tudo lá é do contra. O que eles ainda desejam é um Estado socialista, querem que os professores doutrinem seus alunos apenas na visão crítica contra o capitalismo. Não vai sair nada de lá.
-
Sérgio Penteado
Cada vez entendo menos a enxurrada de informações divulgadas por vocês. Há poucos dias, li uma matéria afirmando que a USP era a instituição de ensino superior brasileira mais bem ranqueada internacionalmente...
-
Severo Gomes
O grande dilema brasileiro no que refere à educação vai de encontro ao interesse permanente em desmantelar o serviço público como um todo. Enquanto governadores, deputados, prefeitos e etc. e tal forem sócios ou acionistas de escolas privadas, a pervesidade no tratamento ao bem público continuará. Em Minas é assim, São Paulo também, imagine o resto do país. Toda e qualquer escola deveria ser pública e federal, só assim alcançaríamos uma certa igualdade de oportunidades. No mais é só blá, blá
-
Jo mendonça
Dimenstein, Seu texto considera os números brutos de uma análise técnica. No entanto, é necessário questionar se é exatamente esse modelo de avaliação que os pedagogos, professores e cientistas sociais querem para seus alunos. Não é necessário lembrar que estamos chafurdando o ensino em uma tecnicização sem precedentes, formando consumidores e técnicos de qualidade; Não formamos cidadãos, e cidadania não se mede com prova objetiva; Lamentável sua crítica; extremamente superficial e de
-
Paulo
Cidadania não é algo que se passa apenas na escola. Não há cidadania sem condições de conseguir um bom emprego. Sua visão é a de tutela sobre o cidadão, que precisa ser moldado através da escola, seguindo um modelo idealizado por algum líder ou ideologia. Discordo radicalmente deste tolo comentário.
-
-
tiziu
O melhor professor de química que eu tive foi um Agronomo formado na Luiz de Queiroz...ele tinha um conhecimento astronomico de química e sabia como ninguém transmitir seu conteúdo... Infelizment e as escolas publicas, hoje, são prisioneiras das licenciaturas...vamos acabar com isto...vamos abrir o mercado a quem tem competencia e esta disposto a dar aulas....
-
leila rodrigues chaves
Pergunta para um agrônomo se ele quer ganhar salário de professor, se você achar um, me avisa tá.... Professor é uma profissão como outra qualquer...só precisa ser valorizada pela sociedade... a maioria das profissões necessitam do professor, mas ninguém vê isso, querem dedicação e amor com salários de fome, falta de estrutura e condições...Professor é profissão, não é sacerdócio...
-
JOSÉ MENDES SOARES FILHO
Adriano Santos, concordo com você! As licenciaturas prejudicaram bastante o ensino médio e fundamental, em nosso país. É uma triste realidade...mas parece que falar neste assunto é "politicamente incorreto"!!!
-
Como assim?
O que esperar de um povo que agora não quer nem exigir 'licenciatura' pra professor? Ou seja, qualquer mer** serve pra dar aulas né? A solução é valorizar o professorado, rever a LDB, o que a médio prazo aumentará a concorrência por vagas e, aí sim, os melhores profissionais estarão dentro das salas. Por que qualquer um pode dar aulas? A profissão é tão lixo assim?
-
Bonifacio Tozetti
Infelizmente. quem é competente sente necessidade de ser útil, de realizar, de realmente ensinar. E condições para isto não é o que se encontra dentro das nossas universidades. Além da maré em contrário que qualquer professor competente encontra, de parte dos doutores e licenciados que nada sabem e nada ensinam, gerada pelo medo do desmascaramento de sua incompetência.
-
Simone
Adriano, 1. Então vamos deixar também que qualquer pessoa sem a formação específica seja médico, engenheiro, advogado, etc. 2. Incrível como leigos se acham capazes de julgar o trabalho de especialistas na educação. Todo mundo se acha no direito de meter o dedo e dar pitaco mas nunca considerou se formar e colocar os pés em sala de aula. Ninguém quer o salário do professor, mas td mundo quer se intrometer no seu trabalho.
-
-
Ricardo Aleixo
A educação não se faz só c/pedagogia,depende da vontade política,que vem desde um projeto nacional para nos tirar da escuridão em que estamos até a vontade de um mero professor rural de se sentir parte deste projeto.Quer dizer,com essa vontade até métodos como as velhas cartilhas onde estudei servem.Nelas aprendi mais do que jovens hoje usando toda a parafernália tecnológica.Mas eu tinha uma professora que se orgulhava do que fazia.Era reconhecida c/respeito no bairro onde morava e lecionava
-
Fabio Azevedo
FALOU O ÚNICO DONO DA VERDADE ! INDIVÍDUO SEMPRE PRECONCEITUOSO , ELITISTA E EGOCÊNTRICO . SEM DÚVIDA UM CASO PERDIDO QUE VIVE ÀS CUSTAS DO ALEATÓRIO MIDIÁTICO BRASILEIRO .
-
André
Concordo... então faça sua parte e volte para o BRASIL e que sabe dê aulas lá tentanto melhorar o que está errado... por enquanto se preocupe com o nível de educação das instituições dos EUA que são SUA realidade !!!
-
Schimiar
Essa história de educação indolor, professor como mediador e a desautorização do educador sobre o aluno está criando uma geração medíocre. É necessário um ajuste nessa pedagogia urgentemente.
-
Diniz
se a USP está assim, e as outras. má gestão com interferência política geram escolas despreparadas. os alunos devem se manifestar parater uma escola melhor. com o ensino de empurroterapia que muitas escolas pregam, passam qualquer um, saem "profissionais" duvidosos em todas as áreas. que qualidade teremos nas diversas profissões? a prova da OAB é prova de que há uma fatia mal formada nas escolas. bem ou mal é necessário por em todos os cursos. ou será que tem medo de se mostrar nas avaliaçõe
-
Felipe
"USP" não é uma marca como "ISO9000" garantidora de qualidade. A Universidade luta bravamente para sobreviver e manter seu nível de ensino, apesar da falta de interesse e do franco desrespeito do governo paulista (que se preocupa muito mais em construir escolas do que em botar alguma coisa decente dentro delas.) Faculdade de Educação não ensina milagres: sem verbas, a Escola de Aplicação sofre como outras unidades da USP, que passam por visível sucateamento. Não é a USP que deve ter vergonha
-
Velho Zuza
Caro Felipe, se a situação da USP é realmente como você diz, e eu acredito em você, imagine então a situação da escola de Parelheiros! Não adianta justificar, a USP tem que ter vergonha sim, pois as verbas existem e só falta saber como são gastas!
-
JulianaRi
Isso aí, Felipe. Acredito quem devia ter vergonha na cara é o governo paulista que investe muito, mas muito pouco nessa Universidade.
-
gylefrant
USP sem verb as, meu caro, é sínonimo de desinformação ou reclamação de algum sindicalista mal informado. As universidades paulistas tem, por lei, um gordo percentual da arrecadação de ICMS paulista, que é o maior do Brasil.... Ocorre que, por falta de boa administração o dinheiro -- que é colocado generosamente pelo contribuinte todo santo mês nas contas da USP __ acaba escorrendo pelo ralo da incompetência ou da má elaboração dos orçamentos. Quem se envergonha é o contribuinte.
-
rosalves
A USP tem uma série de limitações por olhar só para o prórpio umbigo. Agora mostra que não sabe nem avaliá-lo. E dinheiro tem, vide as novas obras do Campus. Falta prioridade e sobretudo retirar a visão de que os funcionários são os únicos defensores da institição, defendê-los é defender a própria.
-
Paulo
Falta de verba não é desculpa
-
-
ms
São dois fatores aí: 1) não só as teorias pedagógicas estão ultrapassadas, como também as teorias sociológicas que lhes dão base; 2) um povo cada vez mais afeito à ideia de que tem direito de ser sustentado pelo Estado - ideia essa, aliás, que é resultado dessas mesmas teorias sociológicas ultrapassadas -, para quem a ideia de esforço individual é uma imposição burguesa injusta. A origem do problema está bem clara. Falta a iniciativa de combatê-la.
-
Macabeu
É porque os docentes da USP e de outras tantas universidades públicas e privadas estão preparando a 50 anos uma revolução socialista no Brasil, o que faz com que eles não tenham tempo para dedicar-se ao "conhecimento". Em tempo: Alguns estão nas europas, nos isteites, com grana pública em busca de uma coleção de diplomas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, etc...Estrebucha USP!
-
dionesreis
Taí o resultado das últimas "manifestações" e pitacos pedagógigos.
-
Felipe Vianna
Os leitores desse jornal se dividem em alguns grupos: os que só querem ser do contra, os que querem espalhar o ódio, os que querem fazer piadas, os que lutam pelo seu partido e os que realmente comentam a noticia (minoria)....
-
João Siegfried Harmel
Esse menino tem uma visão distorcida da realidade!!! Dá-se ao desplante de julgar os seus semelhantes que siquer conhece.... Coloque sua opinião sobre o assunto e desligue-se de seus preconceitos!!! Você ganha mais com isso!!!
-
Kputricco
Primeiramente,devo conter a gargalhada. Emverso e prosa e,com a leveza de quem pede um picolé de chocolate,seu "metacomentário"tem tanto a ver comnoticias quanto eu com a criação de tatus. Mas então o que posso dizer da regra que você vem aqui cantar amigão? Não...nãodirei nada. Posto queTio Patinhas,Jaspion e agora você,em apenas uma manhã é demais,portanto nada possosenão recolher-me ao banheiro,visto que o alto indíce de catuaba filosófica estiluma minha sensíb
-
maria vasconcellos
Perfeito!!
-
José Brasileiro Sem Esperança
Meu caro Felipe: esse é o preço que se paga pela liberdade de opinião! Cada um se indigna com as falcatruas e mal feitos de acôrdo com sua própria personalidade! Temos que respeitar, ainda que discordemos, as opiniões de outras pessoas! Você não acaba de descobrir o Brasil, apenas fez uma constatação!
-
germanoottmann
Seria interessante saber aonde o sr Felipe se situa dentro de sua própria classificação.
-
Paulo
Perfeito. Mas acrescente entre os que comentam os que são cabos eleitorais, fingindo que são leitores indignados, achando que conquistarão votos para esse ou aquele partido.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.