Ciência > Novo planeta semelhante à Terra tem potencial para vida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ARTUR ONO

    quem sabe o ET mora ali

    Responda
  2. KNIGHT

    Teorias teorias teorias....bla bla bla

    Responda
  3. Educor

    O que deve ter de planeta habitado! É que não dá pra gente conceber que possa existir, mas existe sim, e vai saber se não estão rindo da gente.

    Responda
  4. Danny Zangrossi

    Que os deuses não permitam que o ser humano alcance planetas habitáveis conforme as nossas condições, pois somos i.nv.as.ore..s e e.xt.erm.in.ad..ores em potencial... se até hoje não aprendemos a respeitar outro ser humano que possui um cr..ed.o, e.t.n.ia ou filosofia diferente, que dirá rspeitar um ser de outro planeta.....

    Responda
    1. Renata Ardida

      É, você tem razão!

  5. Rada

    Quanta ignorancia! O Planeta ta a trilhões de Km daqui no minimo a 300 trilhões! O homem vai custar a chagar lá se é que um dia vai! Então não a chances de ele fazer de lá o que faz aqui!

    Responda
  6. Oliveira

    Enquanto isso, no HD 85512b: "Noticia de ultima hora: Foi descoberto um planeta na zona habitavel ha 35 anos-luz de nos. Ele fica ao lado de um planeta vermelho e tem apenas uma lua o orbitando."

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Acho que veriam Venus tambem já que é maior que marte....A noticia seria mais ou menos assim "encontrado sistema planetario composto com 8 planetas 3 em zona habitavel (sim venus esta em zona habitavel porem devido a seu efeito estufa descontrolado não tem nada de vida na forma q conhecemos lá)

  7. tersiog

    Segundo estimativas, este planeta estaria tão próximo de sua estrela que seu período de translação seria de apenas 60 dias. Não sabemos o que poderia acontecer em sua superfície com tamanha velocidade, e talvez sem ter uma lua para equilibrar o seu eixo de rotação. seria muito pouco provável a existência de vida como a q conhecemos ali

    Responda
  8. ana lemos

    O Universo é incrível.O homem não é o centro dele nem o fim dele. Seremos uma rápida página nessa imensidão.

    Responda
  9. Regisant

    Essas "ilustrações" me fazem rir. Ilustrar um planeta do qual não se notou mais do que uma ínfima variação no brilho de sua estrela já é especular além da conta, puro devaneio. É altamente improvável que algum dia teremos qualquer imagem direta desses mundos distantes.

    Responda
  10. André Norato

    Mesmo após séculos de evolução tecnológica nos deparamos com paradigmas ambientais. O interesse em se descobrir planetas habitáveis, ou torná-los assim, é científico ou político? Essa descoborta me faz refletir não somente nossos hábitos, mas se realmente somos inteligentes. Afinal, seres inteligentes se adaptariam ao ambiente para perdurá-lo, ao invés de excluir-se dele. De qualquer forma seus netos dirão ou não: "Adeus Terra".

    Responda
  11. thintones

    no princípio pensou-se que a terra era o centro do universo, depois pensou-se que o sistema solar fosse o único, depois pensou-se que a galáxia fosse a unica, depois pensou-se ser improvável outro sistema solar, pensa-se que a vida seja a única e que o universo seja o único. se olharmos a trajetória parabóloca de uma flexa calculamos onde ela vai cair, e por esta trajetória percebe-se que todos estes dogmas serão revistos. quem viver verá.

    Responda
  12. Júlio Dalcin

    Só falta o principal, aqui mesmo no sistema solar, Nibiru.

    Responda
    1. Júlio Dalcin

      Pois é Anderson Olivia, dentro da tua ignorância tu acertou em cheio, Jacú deve ser da família do Nambu, pássaro que homenageia o principe Nabu, filho de Marduk, deus da Babilônia. Nabu teve papel importante na guerra entre os anunnaki/nefilim pelo controle da Terra, que teve seu ponto culminante em 2024 a.C. onde foram usadas armas nucleares para destruição do espaçoporto de Canaã. As Guerras de Deuses e Homens.Outro homenageado é Anu, governante de Nibiru, cujo pássaro está por toda Améric

    2. Anderson Oliveira

      NIbiru é coisa de jacú

  13. Zé

    A descoberta de novos planetas traz um alivio sobre a continuidade da espécie,pois o terráqueo tem seu prazo de validade no seu mundo. As distancias são enormes e não temos tecnologia para chegar até lá, mas, com o tempo pode surgir uma solução. A humanidade cresceu muito em tecnologia nos últimos cem anos, não dá para imaginar como será nos próximos milênios.

    Responda
    1. tersiog

      Nos próximos milênios continuaremos a nos ma-tar uns aos outros, querer levar vantagem em tudo, praticar abusos sexuais talvez como membros de um se-xo único....

  14. The Truth

    "We already have the means to travel among the stars, but these technologies are locked up in black projects, and it would take an act of God to ever get them out to benefit humanity. Anything you can imagine, we already know how to do." Ben Rich. E ainda há doidin na idade da pedra. Fazem-me rir !

    Responda
  15. Diego silva

    Importante não e achar vida inteligente ou não pode ate ser simples mamíferos o que importa para nos e descobrir um planetas com riquezas naturais como as nossas a vida provem dessa descoberta inteligente ou não sendo ela.O universo antes kepler, galileu,hubble, Einstein, entre outros grandes cientista não era nada eles foram corajosos desafiando ideias e a igreja para manter suas teses.È preciso desvendar muito antes de pensar na vida em outro mundo.

    Responda
    1. Danny Zangrossi

      ou seja, achar um planeta pra roubar e destruir

  16. Diego silva

    Bom , Tudo é dito fácil quando não foi nós que fizemos , não e fácil achar planetas pois a alguns anos a traz galileu antes de sua invenções da sua luneta olhava para o céu a olho nu tentando desvendar universo, devemos dar valor as invenções feitas por corajosos ,fico feliz como essa nova descoberta de 50 planetas , difícil nao e chegar aos planetas difícil e achar pessoas que estudem a tal (forma de chegar).

    Responda
  17. tersiog

    O método utllizado atualmente permite apenas conjecturas sobre possíveis Terras, sem nada de realmente concreto. Se ali houver vida mais inteligente ou mais avançada q a nossa, então talvez já tenhamos sido descobertos por eles, ou até mesmo 'criados' por eles. Mas para aqueles q acham q tudo aqui é casual, então a vida pode existir de outras formas q sequer imaginamos e nem precisariamos procurar por outras 'Terras'

    Responda
  18. Mane

    Comunicação com os seres desses planetas, que certamente existem, será uma tarefa impossível se não "controlarmos" o tempo - um postulado eisteiniano ainda sem solução tecnológica. Não viveremos o suficiente para apreciarmos isso, exceto se aceitarmos que eles já estão por aqui....

    Responda
  19. Petroleo

    Se for rico em petróleo, mês que vem a NASA manda uma expedição para lá!

    Responda
  20. luiz mor

    Tem religiosos exclusivistas que se acham os escolhido, queridinhos de deuses inventados que estão preocupadíssimos... É obvio que tem muita vida num universo deste tamanho.

    Responda
  21. Caio Soraggi

    Descobrir planetas é fácil, o problema é chegar até eles ou mesmo se comunicar com alguma expedição que realize a proeza. O universo é absurdamente grande. Se o ser humano não descobrir algo realmente extraordinário, que permita "encurtar" essas distâncias, a exploração inter-planetária será sempre apenas um sonho.

    Responda
    1. ze

      Eu acho que é muito difícil achar planetas, esta facilidade é uma ilusão, além disso estamos buscando vida semelhante à nossa, dependente de água liquida, é possível que a vida tenha seguido outra direçãoo evolutiva a depender dos estímulo externos (temperatura, radiação,...) e não necessariamente só haverá vida em planetas da zona habitável. Comunicar-se é outra questão bem diferente, da mesma forma acho difícil que sejamos visitados tão regularmente por alguma forma de vida inteligente. /

  22. marco lourenço

    A despeito da profusão desses descobrimentos, explorar esses mundos longínquos ainda sé e será um desafio difícil de ser vencido mesmo num futuro remoto. Talvez seja um projeto para muitos séculos, não para cientistas isolados ou culturas de pouca duração como a nossa; sequer sabemos se sobreviveremos à nossa sanha de destruição nos próximos cem anos.

    Responda
    1. ivan

      Concordo, e acho que a exploração de recursos naturais de eventuais planetas é um devaneio! adquirir conhecimento, explorar teoricamente e filosofar sobre o universo é essencial para quem compreende que os problemas do dia a dia é ínfimo diante a vastidão do universo.

  23. O Auspicioso

    Tenho pena desse planeta se os terraquios pisarem lá. Se eu fosse ele eu me esconderia.

    Responda
    1. O Auspicioso

      Maravilha sra jaqueline. agora nesse planeta sem ninguem da pra beber e dirigir,rsrsrsrsrs.

    2. Jaque

      Sr. Auspicioso, obrigado pela atenção...estou tendo ótima recuperação. Um novo planeta me interessou...

  24. elisioleon

    Não podemos afirmar que o nosso planeta é raro ou comum, pois o que sabemos do Universo é quase nada. Temos poucas referências. Acredito que nas próximas gerações poderemos ter mais certezas sobre o Universo, a Astronomia e a Cosmologia estão evoluindo em passos largos.Lembro da minha infância que a professora do colégio afirmava que só existe água na Terra, mas que erro científico, quando só podemos afirmar algo que conhecemos. Hoje sabemos que a água(gelo) é bem comum no Sistema Solar. /p

    Responda
  25. 1000tons

    o nosso planeta deve ser extinto em breve, portanto acho lógico pensar em mudanças, assim a humanidade adapta, sobrevive, desenvolve e evolui.

    Responda
    1. Danny Zangrossi

      e extingue a vida em outro planeta..... vc destroi a sua casa e simplesmente arruma outra pra morar, daí destroi essa e arruma outra e por aí vai.... e ainda se diz um animal inteligente

  26. Roberto

    Quer dizer que emporcalhamos um planeta com poluição, destruimos a camada de ozonio, exterminamos outras especies por prazer, devastamos florestas e oceanos...e agora cobiçamos outros planetas. Desde os primordios da humanidade, passando pelos vikings, pelos romanos..e pelos ditadores atuais...vejo que nao progredimos..somos bárbaros...e inimigos da natureza.

    Responda
    1. Jaque

      é Roberto, simples assim.

    2. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      Ivan Uai , concordo com você ! Na última vez que li a Scientifc American o custo para se levar qualquer coisa ao espaço estava na base de US$ 22.000 ,00 por quilo ! Acho meio caro !

    3. ivan

      Veja bem, não é bem assim, ninguém está cobiçando em nada, é mais importante ter o conhecimento de que condições de vida em outros planetas além do nosso do que na exploração desses planetas. É dessa forma que precisa encarar, na possibilidade da existência de vida lá fora, não na exploração de recursos naturais, o que seria inviável ! gastar bilhões numa missão de exploração espacial em busca de água não é muito inteligente amigo

  27. EulerSantiago

    Acho muito irresponsável esse tipo de notícia, pois leva as pessoas a pensar que não precisam mudar seu estilo de vida, a pensar que quando esgotar a Terra a gente dá um jeito de mudar para outro planeta. A tal zona habitável nada mais é do que uma suposta distância da estrela que permitiria temperatura para água líquida, não significa que tem água mesmo. E a "ilustração artística" com nuvens e tudo faz o leigo pensar que o planeta tem nuvens. Isso não é ciência, isso é um insulto a ciência.

    Responda
    1. richard neubauer

      Esse planeta que habitamos, há bilhões de anos, não era um geóide de magma, sem terra firme, sem nuvens, etc..? Ele está em constante modificação e não permanecerá, eternamente, como está!

    2. marco lourenço

      Amigo, procure ler mais sobre distâncias estelares antes de achar que pessoas possam pensar que "a gente dá um jeito de mudar para outro planeta". Nem em mil anos venceríamos 40 trilhões de Km que é a distância que a luz percorre em apenas um ano. Imagine 35 anos-luz, que é a distância que nos separa dessa nova-terra. Essa notícia, por sua vez, nada tem de irresponsável. Mostra sim o quanto evoluímos nessas interessantíssimas descobertas.

    3. ivan

      concordo sobre a ilustração, meramente artística.. sabemos disso! por enquanto é só uma notícia, não há fatos, há teorias, mesmo assim é muito importante leigos terem acesso a essas informações, exemplifica como o universo é vasto, não se resume ao planetinha em que vivemos, talvez a vida não seja apenas privilegio da Terra!!! É nisso que a notícia me faz pensar, na possibilidade da existência de vida em outros mundos, não na exploração de recursos naturais, que seria absolutamente inviável

  28. Prentice3

    ASTRONOMIA FACINA, MOSTRA A REALIDADE QUE NÓS VIVEMOS E A QUE ESTA PASSANDO REALMENTE!

    Responda
  29. Prentice3

    A ASTRONOMIA FACINA, MOSTRA QUE A REALIDADE QUE NÓS VIVEMOS E A QUE ESTA PASSANDO REALMENTE!

    Responda
  30. BrazilBuraco

    Tão raro um planeta como o nosso e damos tão pouco valor a fortuna que temos sob nossos pés....

    Responda
    1. ze

      Certíssimo Marcelo, vamos torcer para que esta consciencia venha o quanto antes

    2. Rafael Eufrasio

      Oi, Marcelo. Muito pelo contrário, as pesquisas mais recentes mostram que nosso planeta não tem nada de especial. É um planeta como bilhões de outros, em torno de uma estrela de fraco brilho, em uma galáxia regular. Mas esse é o que temos e temos de cuidar muito bem dele, sabendo da nossa insignificância perante ao universo.

    3. Marcelo Reis

      O que as pesquisas estão mostrando é justamente o contrário, que planetas semelhantes ao nosso, e que consequentemente podem abrigar vida, são mais comuns do que se imaginava anos atrás.

  31. leozdnbr

    é muito arrogância do ser humano achar que é a única raça inteligente do universo.

    Responda
    1. Chico

      Concordo. É muita arrogância do ser humano se achar inteligente.

    2. ivan

      Definitivamente não estamos sozinhos. Representamos um grão de areia em relação ao vasto universo.

    3. D. Buono

      Euler, Você tá variando? Só você que escreveu que uma coisa excluiria a outra.

    4. EulerSantiago

      E.T. sim, Deus não? Seres orgânicos sim, espíritos não? Mente aberta para formas de vida completamente diferentes, anjos não? Qual a diferença da fé, o tipo do corpo?

  32. Luc Anderssen

    A sensação é de contemplação, apenas isto. Contemplar o Universo, tudo o pouco do que já sabemos, e a nossa completa ignorhância do que ainda está por vir. Uma coisa é bem certa, o James Webb vai mhatar a charada no fim desta década. Espero estar vivo para que tais descobertas se concluam de modo concreto. Espero mesmo.

    Responda
  33. marcos teixeira

    Vou pedir ao pai de santo para ver se tem vida nesse planeta através dos búzios, é mais confiável. A ilustração "artística" do planeta em letras miúdas, tipico de contratos mal intencionados aumentam minhas dúvidas na pesquisa cientifica atualmentye, vale tudo para sair no joirnal. A vida, como nós a conhecemos, é algo extremamente difícil de ocorrer.

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      Se o Homem dependesse dos búzios, nem a RODA seria descoberta.

  34. Leo Anjos

    Essa reportagem nos remete ao documentário do canal History "Alienígenas do Passado" onde somos levados a crer que civilizações extraterrestres já povoaram os confins do universo por "zilhões" de anos atrás e de alguma forma, não se sabe como, foram extintas. Hoje, nós, habitantes do planeta terra, somos mais um mundo na sequência de várias civilizações que vêm e que vão, cumprindo assim uma cronologia natual da existência da vida no universo.

    Responda
  35. Pensador

    Caros, A grande questão que me emociona não é o fato de este planeta especificamente ter vida. Acho que as recentes descobertas indicam que é quase inevitável a existência de algum planeta com vida além do nosso. Ja existência de vida inteligente ainda não pode ser afirmada... Fico pensando se todo o universo está destinado a ser explorado por nós ou se o compartilhamos com outros seres inteligentes... Dá para viajar muito!!!

    Responda
    1. mrfukaya

      Só para complementar, esse novo planeta, se tiver vida, provavelmente não terá uma vida mais desenvolvida (pelo menos em termos de tecnologia) do que a nossa, pois está há apenas 35 anos luz e nós captaríamos sinais de rádio de comunicação ainda que esses sinais não fossem emitidos por eles de forma proposital para contato com outros planetas. Bastaria existir rádios e televisões como nós temos para capturarmos os seus sinais.

    2. Sempre Pizza

      Verdade, Felipe. Às vezes acho que, na verdade, o mundo infelizmente já acabou, só esquecemos de apagar a luz e fechar a porta :(

    3. Sempre Pizza

      "Quem viver, verá!" Será que viveremos o bastante para ver todas essas descobertas? TOMARA!

    4. Felipe

      é muita prepotência achar que nós estamos destinados a explorar esse universo infinito. Mal conseguimos sair da via láctea com um satélite dos anos 70(a voyager). É mais fácil a humanidade acabar com a terra antes que cheguemos perto de outra estrela.

    5. ivan

      Quem sabe daqui a milhões de anos o homem desenvolva tecnologia suficiente para encontrar esses mundos... nosso conceito de civilização é um, pode existir vários outros.. da mesma forma essas espécies podem estar bem próximo de encontrar a Terra ou outro planeta, é uma viagem mesmo...

    6. D. Buono

      De que existe vida em outros planetas, estou certo; e bem possível que muitas espécies sejam inteligentes. Mas, como já ouvi dizer, o universo e o tempo são muito amplos para permitir um encontro nosso com população de outro planeta.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.