Ciência > Governo quer menos testes de produtos com animais Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. alexcoelho

    Teste com animais somente para produzir algo para animais. Testar cosméticos em animais é repugnante. De que adianta testar vacinas em animais se não nos servirão da mesma forma? Vão dizer que as pesquisas vão tornar-se mais lentas, será??? Talvez possam tornar até mais rápidas e seguras, já que o periodo de testes em animais seriam eliminados e teriam muito mais tempo para se certificar que não faria mal aos seres humanos antes dos testes. Chega de chute no escuro e quem paga são os animais

    Responda
  2. sergei

    O fato de muitos termos tomado remedios que foram descobertos usando animais, não invalida a discussao que está havendo nas mais altas esferas académicas no mundo ha aproximadamente 18 anos sobre o uso de cobaias.Percebo que muitos comentam sem ser conhecedores profundos desta discussão.Seria interessante que se informassem do que esta acontecendo no mundo hoje na matéria.Dai que minha posiçaõ como cientista, após 28 anos nisso, é de promover e pesquisar métodos sem uso de animais.

    Responda
  3. Leici Reichert

    Reportando o leitor "Use a cabeça": justamente, se até hoje, usando tantos animais, muitos medicamentos e cosméticos falharam , então quer dizer que não é tão indespensável assim continuar utilizando-os para os testes. Você não parou por nenhum segundo para pensar na vida e no sofrimento dos bichos, não é mesmo?

    Responda
  4. sergei

    Continuamos sempre atrasados. Quando em países de 1o mundo ha tempo pararam de testar em diversas áreas com animais, aqui as industrias e ate laboratorios vem insistindo na discutivel relação: efeito no rato, no chimpançe e no cachorro = efeito no humano.Não é desconhecimento académico, é simplesmente inércia científica, pois é mais fácil e custa menos. E...sempre foi assim...e cansa muito mudar....imaginem: ainda continuam em Hospitais fazendo vivisecçao para ensinar a cortar...

    Responda
  5. dedé

    Já esta mais do que na hora de parar com testes em animais. Essas pessoas não ligam pela dor que esses animais sofrem perante tantas experiências. Chega de usar os animais para favorecer as pessoas. BASTA.

    Responda
  6. ANA PAULA LEONARDO TOLEDO

    Nossa nem parece que é no Brasil!!! Tô super feliz com a noticia espero que essa seja a regra daqui pra frente. Valeu as passeatas na consolação em SP para a não utilização de animais nas pesquisas. Valeu, bjs.

    Responda
  7. Ana Rodriguez

    Até que enfim uma luz no fim do túnel.....para que judiar dos animais se existem outras soluções!!!Realmente é o holocausto animal!

    Responda
  8. Use a Cabeça

    Se com os testes em animais, muitos medicamentos e produtos cosméticos já falharam, imaginem agora se proibirem os testes. Mais uma bobagem eleitoreira sem-noção para agradar a atual GERAÇÃO-FRESCURA.

    Responda
    1. robfbms

      Sinto em dizer que aqui quem não está usando a cabeça, preferindo ao invés se portar como um reacionário ofensivo, é o próprio que está nos "mandando" usar a cabeça. Quer dizer que o sofrimento alheio é mera frescura pra você?

  9. Lindão

    Não vai faltar testadores. Basta substituir os animais por POLÃTICOS.

    Responda
  10. Dan Santos

    Curiosos os comentários dos ecologistas/ambientalistas de butique. As pessoas, quando percebem a mediocridade em que vivem, se agarram à qualquer coisa para se sentirem engajadas, pró-ativas, participantes... melhores. Quanta demagogia nesses discursos! Agora é moda dizer que sente nojo da raça humana, que tem mais dó de um cachorro do que de uma criança, que a raça humana deve ser exterminada do planeta. Faz um favor então: se jogue de uma ponte e acelere este processo de limpeza do planeta

    Responda
    1. Kiko

      Danillo Santos: Biólogo e ecólogos não classes totalmente distintas do que normalmente é chamado de ambientalistas! Ecólogos são cientistas/pesquisadores que normalmente coletam dados para responder questões relevantes para a ciência, essa categoria eu me enquadro e esta categoria foi citada em seu comentário, sugerindo que vc coloca ambientalistas e ecólogos em pé de igualdade, o que é um erro! Reflita bem e verás que existe muita diferença entre ambos. Grato

    2. Nacionalista

      Também sou biólogo/ecólogo e também prefiro morrer por algo que viver por nada. Mas todos tem liberdade de gostar e desgostar de determinadas categorias profissionais. Eu por exemplo, não gosto de várias, mas minha ética não permite que eu as mencione aqui. Considero minha profissão tão importante quanto a de um cientista social, antropólogos, cujos profisisonais também discutem a moralidade humana com base na ciência.

    3. Dan Santos

      Cristiano, se reler o meu texto com mais atenção (ou com atenção, eu diria), perceberá que me dirijo aos "ecologistas/ambientalistas de butique". Entende o que quero dizer com isso? Enquadra-se nessa categoria?

    4. Kiko

      Danillo: Sou ecologo/biólogo. Cara, dizer q faço parte de uma mediocridade de vida, e q quiz fazer parte de um seleto grupo de pessoas que se dispoem a tentar mudar o cenário que vivemos porque quero me sentir engajado e pro-ativo, é fácil neh? Vou te dizer, não acho minha vida medíocre e não é por isso que faço o que faço. Agora, se quero me sentir proativo e engajado a fazer algo que julgo ser melhor para o mundo, bem, eu te digo, QUERO MESMO Afinal, prefiro morrer por algo a

  11. Regi

    Demandam muito tempo e dinheiro os testes sem animais, além disso muito teste não pode ser feito sem animal. Uma coisa eu queria muitíssimo ver: todos os que se voltam e voltaram contra os testes em animais enfileirados para apresentar-se como cobaias. muitas destas pessoas são do tipo "diga não à violência contra os animais" e que tratam seus filhos e companheiros como não apregoam. Panfletários, temos aos montes.

    Responda
  12. caio1945

    A indústria e os Centros de Pesquisa poderão agora testar seus produtos sòmente em advogados, juízes e funcionárioa públicos. O problema é que, como todos são sub-raças, pode acontecer de os resultados não serem transponíveis para a espécie humana como acontece com o caso dos ratinhos (DL50), coelhos (testes de esterlidade) etc.. De fato, o govêrno está sempre criando dificuldades para vender facilidades É CLARO!: DE MODO A CRIAR MERCADO PARA SERVIÇOS DE ADVOGADOS E OABISTAS.

    Responda
  13. Scheer64

    Nunca ouvi dizer que quem é vegetariano, vive nmais ou tem melhor qualidade de vida.. De pele eu tenho certeza que não tem.. basta olhar a Cassia Kiss..

    Responda
    1. caio1945

      É. De fato a Sra. já ouviu TUDO o que foi dito e lido o que foi escrito no mundo da ciência. Parecendo médica: médico é que fala que "isso não pode estar acontecendo porque a literatura não menciona tal caso" ou que "a casuística não mostra essa possibilidade" ou que "a conduta (palavra absolutamente cretina) não é essa". Isso é médico, meus amigos. Caveat medicum.

  14. toin

    Faço duas perguntas para os que se preocupam com os bichinhos cobaias: poderiam eles deixar de comer carne dos pobres animais assassinados pelo homem (bois. carneiros, porcos, peixes, frangos etc) e deixem de comer plantas que também são seres vivos e, pela mesma ótica, merecem viver ? Podemos ser autótrofos e fazer fotossíntese ? Que tal se os politicos fossem obrigados a participar como cobaias em estudos e exames para novos medicamentos ? Resposta para o febeapá.

    Responda
  15. Sidnei Posena

    Temos 500 deputados, 30 senadores, nem sei quantos deputados estaduais, vereadores, prefeitos, cargos de confiança, demais...... Esse povo poderia ser de maior utilidade vocês não concordam, assim poupemos os pobres animais......

    Responda
    1. caio1945

      ...tirou daqui, ó! Que coincidência. Eu incluiría também todos os funcionários públicos. Afinal, êles devem mesmo ser "de utilidade pública" e "prestar relevantes serviços aos seus patrões : o povo". Fazendo assim, teríamos, de lambugem, uma tendência a diminuir a quantidade dêles, o que configura saneamento básico. Muito boa sua proposta!

  16. Davi Vieira - IL

    Ótima iniciativa. Pense: Imagine-se um rato ou macaco de testes num laboratório...

    Responda
  17. Diego Alberto Santana

    Ratos por exemplo não tem serventia alguma logo podem servir de cobaias.

    Responda
    1. Kiko

      André Araújo Fantastica sua resposta meu caro! PArabens

    2. caio1945

      Ora, André, êle estava falando de outros tipos de ratos, cara!

    3. caio1945

      E tem dêsses aí de montão nas repartições públicas entre as cadeiras e os teclados dos terminais e computadores, viu? Ah, nas câmaras de deputados, vereadores etc. também tem dêles, e dos bons: gordjinhos e rechonchudinhos! Dá para fazer cada teste! Até testículos!

    4. Nacionalista

      Serventia é uma ótica humana. Cana serve para fazer açúcar, gado dá leite, o mogno fornece madeira, a abelha mel. Para a natureza os seres apenas são. Para a manutenção do ecossistema alguns seres possuem importantes funções. Como polinizadores, detritívoros, produtores, consumidores secundários que mantêm o controle de natalidade de consumidores primários. Para a manutenção do ecossistema, qual a serventia do homem?

  18. Nacionalista

    Aos defensores da causa animal, estes também deveriam ser contra a criação de alguns pets que causam desequilíbrio. Gato é um deles. Todo gato preda por instinto e causa pressão em populações de aves, sariguês, entre outros. Por exemplo, um único felino, pet de um faroleiro de uma ilha da oceania, exterminou uma espécie inteira: a cotovia-da-ilha-stephen. Controle de pombos, felinos, são questionáveis sobre a ótica da ética animal, mas animais invasores é a 3. causa de perda de

    Responda
    1. caio1945

      Apoiado. principalmente os gatos que usam as casas dos seus donos para sala de visitas de sua moradia e os telhados e jardins dos vizinhos como latrina. E pior: os gatos saem pela noite comendo roedores que comem restos de cirurgias nas clínicas e hospitais e depois voltam para rolar na cama das menininhas e dos panacas que adoram essa espécie.

  19. Dorneles

    Legal, poderiam tambem pararem de fazer utensilios de couros, penas, pratos de todos os animais. Viva a sociedade protetora dos animais. Tomara que sobre tempo para proteger o homem dele mesmo.

    Responda
  20. BOLINHA FRANÇA

    Eu sou biólogo, e animal é importante para a pesquisa, mas é muito importante se criar limites para que possamos chegar a soluções mais evoluídas, sem prejudicar nossos amigos animais, que precisam da vida tanto quanto nós. Como foi feito com a células troncos. Se acharam meios de transformar células adulta em mesenquimais próprias para atender a necessidade de pesquisa como de implantes.

    Responda
    1. caio1945

      Complica não, ó meu. A menos que vc queira pagar a diferença dos custos com o do seu bolso, viu? Manda o número da conta bancária para podermos debitar lá o overcost.

  21. Carolina F.

    É o fim torturar animais para desenvolver creminhos de beleza e afins. Eu não compro produtos que testam em animais faz tempo.

    Responda
  22. Renata Jager

    Menos testes??? Já é alguma coisa, mas mesmo assim é um absurdo... Deveriam proibir essas porcarias!!!

    Responda
  23. Dressa

    Se a gente fala pra testar em humano c@n@lh@, população carcerária do naipe de Ch@mpinha, N@rdoni, Georgin@... gente, todo mundo acha absurdo, mas testar em inocentes animais, todo mundo acha normal. Pq? Pq temos empatia com o q conhecemos, somos (des)humanos e sabemos onde dói, como dói, etc. Pra quem falou em usar remédios, sinceramente, eu me alimento muito bem, não me alimento de animais nem de seus produtos (leite, ovos, etc.) e é raro, muito raro eu ficar doente. Saúde é prevenção. /p

    Responda
    1. Kiko

      Andressa Magalhães excelente colocação a sua.

    2. Parto de Cócoras

      Humm... saúde é prevenção, mas... sem querer ser rude, você nunca tomou vacina?Seus filhos nunca ralaram o joelho e precisaram de um antibiótico? ou você usa ervas medicinais para tudo!!! Além disso Andressa, os animais não são usados só para testar remédios contra doenças... não! Com certeza você deve fazer uso de um batonzinho, um creme hidratante, shampoo, sabonete, maquiagem, entre outros produtos, que também são testados em cobaias antes de serem usados em humanos, ou você

  24. Dressa

    Então, todo mundo se ofendendo aqui e na verdade mandar testar no outro ou na mãe do outro, pelo amor de Deus! A humanidade evolui, minha gente! Vamos encontrar um meio de deixar de massacrar esses animais. Eles sofrem muito, se tiverem coragem, vejam vídeos no youtube dos testes. É o inferno, eles vivem um inferno. Misericórdia, por favor!

    Responda
  25. dsandalo

    Quem disse que pra haver evolução farmacológica a cobaia tem de ser animal? O que nos adianta descobrir uma vacina para a cura do cancer num rato, se esta mesma vacina não funciona conosco? As cobaias devem ser humanas, só assim teremos garantia e rapidez nos resultados. Há tantos 'voluntários': Nardoni, Richtoffen, Roriz, Sarney's

    Responda
    1. Paulo Cesar Semblano da Costa

      Quem sabem não usem você e sua família?

    2. Kiko

      Douglas Sandalo Concordo totalmente com suas afirmações. Claro q o assunto é complexo, mas dentro das inúmeras possibilidades, poderia se haver um tipo de penalidade NOVA na história da Justiça HUMANA. Nada de prisão per.pé.tua ou mo(r.t)e, o juíz poderia bater o martelo com a penalidade de ser DOADO PARA pesquisas científicas. Seria de grande valia para aqueles q nada tem a acrescentar a nossa sociedade!

  26. teca

    Menos testes com os animais, não significa abolir de vez o sofrimento dos bichinhos! Ao meu ver, tudo continuará na mesma, enquanto houver um animal, que seja, sendo submetido aos sofrimentos por que eles passam! O avanço da Ciência é o atraso no tratamento aos animais, selecionados para sofrerem em prol da humanidade!

    Responda
  27. Dressa

    Fico muito feliz em saber disso, acho que é o começo de uma nova era. Vamos caminhando e que seja a passos largos rumo ao fim da exploração animal. O homem sempre se supera e há de encontrar métodos mais precisos e eficazes de teste que não mais sejam em pobres animais.

    Responda
  28. Leici Reichert

    O comentário do leitor Robert ilustra exatamente o porquê os humanos não querem ser cobaias: no dos outros não dói né? Se é um outro animal que está morrendo, não faz mal... Com esse raciocínio, evidencia-se que o homem considera-se superior aos outros animais. Porque somos superiores? O que nos faz melhor que os outros? Nossa vida vale mais que a de outros? Deve ser porque utilizamos a força para dominar os demais e fazer deles o que quisermos...

    Responda
    1. Fernando

      Então porque você não se habilita para os testes? Ah, já sei, animais não podem mais ser usados.

  29. rober7

    Qualquer pessoa que tenha passado mais de 30 minutos estudando ação de fármacos, conceitos da ciência como Embriologia moderna, sabe que tudo o que temos hoje ocorreu pelo fato de usarmos animais. Poderíamos até viver sem usá-los em experiências, só que uma pesquisa para desenvolvimento de remédios que dura em média 10 anos iria ir para o triplo do tempo ou mais. A ação é boa, levando em conta que os maus tratos são inumeráveis. Mas a ciência não pode viver sem isso. Quem iria

    Responda
    1. Má

      Caro senhor Robert Soares, em várias reportagens que ví ou lí, pude constatar que a metade - ou quase - dos cientistas afirmam que as pesquisas com animais são TOTALMENTE INÚTEIS pois, em última análise, os produtos terão que ser SEMPRE TESTADOS EM SERES HUMANOS e que, os cientistas que ainda se utilizam desses métodos bárbaros de tortura inútil, o fazem pelas verbas milionárias que recebem, inclusive testando e testando medicamentos dos quais já conhecem os efeitos, mas que são "relançados"

    2. Fernando

      Então que o "superior" ser humano seja cobaia. Simples! Quem se habilita?

    3. Parto de Cócoras

      Alugma sugestão Aurea????

    4. Aurea Garcia

      Os animais certamente não querem ser cobaias, mas o "superior" ser humano nem se importa muito com isso.

  30. Nacionalista

    Sou ambientalista e defensor da causa animal, mas acho difícil desenvolvimento farmacológico sem uso de cobaias. Talvez o que poderia mudar seria a ética em que estes experimentos são conduzidos. Por exemplo, os animais depois de um experimento é sacrificado. É necessário? Qual o número amostral mínimo para se conduzir um experimento? Para os cosméticos, pessoas poderiam adotar os que possuíssem um selo verde, ou seja, que não aplicam o produto em cobaias para ver se há reação.

    Responda
    1. Nacionalista

      Alguns avanços até na diminuição do uso de cobaias foi conseguido por utilizarem cobaias. Por exemplo, a produção de insulina. Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. Antigamente era macerado pâncreas de carneiros em cadinhos para que diabéticos pudessem prolongar as suas vidas. Hoje há bactérias transgênicas que produzem insulina in vitro, graças às pioneiras cobaias. Neste caso, não dá para não ser à favor de transgenia. Lei da Parcimônia.

  31. Bmagera

    Ótima a atitude do governo em finalmente começar a pensar nos animais e em suas inúmeras mortes que poderiam ser evitadas. Aos que não conhecem, vejam como funciona um laboratório envolvendo testes com animais.

    Responda
  32. Ceci

    Temos que acabar com os testes envolvendo animais para produtos para humanos! Existem muitos tipos de testes alternativos que não utilizam animais para provar esses produtos que nós utilizamos. Sem dizer que nem sempre um produto testado em um animal terá os mesmos efeitos em um ser humano.

    Responda
    1. Kiko

      Tenho uma alternativa Claroq o assunto é complexo, mas dentro das inúmeras possibilidades, poderiase haver um tipo de penalidade NOVA na história da Justiça HUMANA. Nadade prisão per.pé.tua ou mo(r.t)e, o juíz poderia bater o martelo com apenalidade de ser DOADO PARA pesquisas científicas. Seria de grandevalia para aqueles q nada tem a acrescentar a nossa sociedade!

    2. Fernando

      Se não querem que usem animais, então se disponibilizem como cobaias.

    3. Parto de Cócoras

      Isso aí Bruno!! Muitos hipócritas criticam os testes envolvendo animais, mas quando estão doentes tomam remédios que, justamente, foram desenvolvidos a partir de cobaias.

    4. BS1981

      Então empresta seu filho, ou sua mãe, ou seu coração, ou um rim, ou um pulmão ou até seu cérebro para os cientistas fazerem uns testes. Sem testes in vivo muitos remédios não teriam sido descobertos e talvez muitas outras vidas, não apenas de animais, teriam sido salvas. O importante é encontrar um equilíbrio e não proibir toda e qualquer experimentação com animais. Cada caso é um caso, não saia por aí generalizando.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.