Ciência > Biólogos criam os primeiros cromossomos sintéticos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O que me dá medo é usar essa tecnologia pra aprimorar clones humanos. Já pensou ser governado pelo Lula eternamente. Esse mundo tem noites escuras e não sou poucas.
Que legal, não sabia que as bactérias faziam greve nas usinas! Vivendo e aprendendo!
Seria uma maravilha, se a humanidade fosse de homens bons. Deixa os ditos filhos de deus colocarem a mão nisto e estaremos escravizados, mais ainda, pela indústria farmacêutica e da informática. Os efeitos nocivos de uma invencionice dessas é muito maior que os benefÃcios. Inevitável!
Oi André, são sintéticos sim. Li o texto em inglês. Projetaram por computador o que queriam e formaram cadeias a partir dos pares. E li tb. que os cientistas do Johns Hopkins vão disponibilizar de graça o sistema de controle de inserção de mutações. Essa é uma oportunidade imperdÃvel para que os cientistas brasileiros aumentem a produtividade nas usinas de álcool, por exemplo. Isso sem falar em muitos outros produtos, como alimentos e medicamentos. Mas é preciso muito cuidado nos testes...
Oi Celia, num dos meus comentários abaixo (já oculto pela quantidade de comentários) está o link da Universidade Johns Hopkins: web.jhu.edu/clips. Dentro dessa pagina da Universidade existem links para os artigos que sairam em várias publicações. Sugiro o link do New Scientist.
Boa noite Hélio ! Onde posso encontrar o artigo,em Inglês , sobre essa matéria ? Você poderia fazer o favor de me dizer ? Obrigada. Célia.
Ok, defendeu bem seu ponto de vista. Abs
Caramba! Tersio: Ninguém falou que foi criado um organismo inteiramente sintético. O que se fez foi criar sinteticamente, juntando pares de bases, regiões inteiras de 2 cromossomos de um organismo complexo. Nesse sentido, é, sim, parcialmente sintético. A relevância dessa descoberta é que abre caminho para uma infinita quantidade de pesquisas de melhoramento genético. Por outro lado, é necessário estabelecer regras e cuidar para que não se criem aberrações perigosas para o meio-ambiente e p/
Li o texto, e o processo continua sendo sÃntese parcial, ou em outras palavras, uma transformação. Esses pesquisadores estão otimistas demais quanto aos seus planos futuros, pois muito do que se pensa ser o 'junk DNA' na realidade tem funções que estão sendo só agora descobertas
Caramba! Tersio, Você deve ter lido o texto errado. Reproduzo abaixo um dos vários artigos que falam sobre a descoberta, e acessado através de link no próprio site do Johns Hopkins University.
Johns Hopkins: web.jhu.edu/clips. Sugiro o link do New Scientist. "Boeke started small, replacing the right arm of chromosome 9 and part of the left arm of chromosome 6. He began by designing the new sequences on a computer, using the known sequence as starting point. He stripped from this virtual DNA all the meaningless "junk" DNA.""created these new sequences in the lab using the chemical building blocks of DNA, and inserted them into a living yeastin place of its natural chromosome arms."
Textos de www.nature.com/nature/journ al/vaop/ncurrent/full/nature10 403.html Strains ABY7 and ABY8 were derived from strain BY4743; ABY7 (MAT a ) and ABY7 (MATα)... B Y4743 spheroplasts were transformed with synIXR. The strain YFL054C::kanMX was transformed with synVIL restriction fragments by standard lithium acetate transformation. Transformação, transformação e não sÃntese...
Caramba 2! Como é difÃcil se fazer entender. André, a idéia por trás do aumento do rendimento da cana na produção de álcool / uso da palha, vinhoto, o que for, é que pode evitar a expansão da área cultivada. Não fiz apologia do desmatamento como você quer fazer parecer. Também sou contra o desmatamento para expansão das áreas cultivadas, que são usadas inicialmente como pasto, depois para plantar soja. Temos muita terra mal aproveitada, desmatada, empobrecida e erodida, com rios assoriados..
Caramba! Como é difÃcil se fazer entender... Caro Tercio, li em inglês e como disse, projetaram por computador o que queriam (um pedaço de cromossomo sem várias repetições tÃpicas do DNA - o DNA lixo). Aà pegaram um par (dos ACTG) e juntaram com outro par. Foram fazendo isso individualmente e sinteticamente, e não extraindo de um sacharomyces. É por isso que é sintético. Qdo. completaram a longa cadeia planejada, inseriram no fungo no lugar do pedaço de cromossomo correspondente. E funcionou
O que foi enxertado foram fragmentos de cromossomos (e não inteiros) construidos a partir de um 'template' do genoma original desse organismo. No máximo seria semi-sintético e não sintético puro
Não, é incoerente desmatar para se plantar cana. Podem falar que o Brasil tem 90 milhões de hectares agricultáveis e que não é necessário desmatar, mas o alimento que seria plantado nesta área, de qualquer forma, seria empurrado para outra área. Este é apenas meu ponto de vista, como conservacionista, Qualquer fonte que sofra combustão, renovável ou não, não seria sustentável. A não ser rejeitos, como lixo, esgoto, e quem sabe, a palha da cana.
Oi André, o que eu disse é exatamente visando otimizar o uso da cana, evitando aumento de áreas desmatadas. Parece que não ficou claro. E você acabou dizendo a mesma coisa de forma detalhada. Como tratei de vários assuntos, não poderia ter ido aos detalhes em cada um deles. Um biocombustÃvel com rendimento otimizado, utilizando inclusive a fibra celulósica ajudaria muito no combate ao aquecimento global, sim. Não sei pq. vc. ficou contra. Pq. é incoerente tentar intervir no aquecimento globa
Eu não sou muito favorável ao uso de biocombustÃveis, porque acho que é incoerente tentar intervir no aquecimento global para preservar a vida, sendo que se aumentar a demanda de álcool só irá acelerar a demanda de novas áreas a serem desmatadas e ocupadas por cana. No entanto, já que falou sobre otimização da produção de álcool, acho que uma possibilidade seria sintetizar ou enxertar genes que produzem a enzima celulase, para se produzir álcool a partida da quebra do polipeptÃdeo celulose.
Oi Tercio, como eu disse, li o texto em inglês, muito detalhado. É claro que trabalharam com um organismo existente como receptor. Os cromossomos enxertados é que são sintéticos. E são pq. não se trata de pegar cromossomos de outro organismo e enxertá-los. Eles pegaram bases (lembra dos ACGT) e foram construindo uma cadeia. É, portanto, sintético mesmo.
Hélio São apenas modificações num genoma já existente para que o organismo passe a assumir novas funções. Utiliza-se para isso uma região do DNA que aparentemente não tem função, ou seja não é uma 'fabricação' e sim uma 'transformação'.
Fantástico!O potencial dessa tecnologia é imenso e pode revolucionas a presença humana nesse planeta para melhor.
Pelo que eu entendi, não tem nada sintético aÃ. São organismos geneticamente modificados, transgênicos. Não passa de um fungo que teve enxertado, por intermédio de primers, genes de outros organismos.
Grandes oportunidades... O que me dá medo são as consequências de possÃveis erros (alguém viu o Planeta dos Ma cacos???) e o uso da tecnologia para a criação de armas biológicas... Qualquer um pode enxegar que não há limite para o uso...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Biólogos criam os primeiros cromossomos sintéticos Voltar
Comente este texto