Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luiz henrique

    Mesmo sem ser obrigado a soprar o bafometro, se o motorista tiver a certeza de q havera uma blitz no caminho p sua casa, talves pense 2 vzs antes de beber e dirigir. O Rio é um bom exemplo. Agora, a criminalizacao dos acidentes de transito tem q ser tratada c muito cuidado, sem permitir q se torne um mote de uma campanha, sem permitir q a sana punitiva, radical, suprima os debates dos ciencia cientistas e os estudos ja existentes. Todos os desdobraentos da condenacao devem ser observados sob

    Responda
  2. deminha

    Você está certíssimo Ernesto Hoffman. Brasileiro é tudo isso que vc disse e até muito mais. Às vezes tenho vergonha de dizer que sou brasileiro.

    Responda
  3. Marcos Robson

    Caro Gilberto, já pensou se dirigir alcoolizado e/ou sem carteira fossem crimes inafiançáveis? os crimes de trânsito diminuiriam, na minha opinião. Se o motorista não quiser usar bafômetro, que o policial mande fazer o "número 4" com as pernas, ou grave ou filme o jeito sem noção de se pronunciar, "falando nada com nada", isto é, falando coisas sem sentido. Se até os humoristas sabem como se porta uma pessoa bêbada, é só filmar e pronto. Taí a sugestão.

    Responda
  4. fabiana

    Não consigo entender um Estado como São Paulo não ter adotado a campanha da lei seca como o Estado do Rio de Janeiro o fez. É bem verdade que há pouco tempo um dos responsáveis pela blitz da lei seca, no Rio de Janeiro, se envolveu em acidente de trânsito e declarou que havia feito ingestão de bebida álcoolica...mesmo com este incidente os motoristas do Rio estão mais cautelosos evitando o consumo de bebida ao volante pq sempre existe um blitz da lei seca espalhada por algum lugar no Rio. /

    Responda
  5. Edu

    Nesse caso, governo subentende: Congresso, Judiciário, MP e Executivo. A sociedade, na verdade, é a grande culpada.

    Responda
  6. Moa Collini

    não se trata apenas de ações punitivas, como propõe o dimenstein. as campanhas de bebidas alcóolicas utilizando artistas e esportistas, que são referências para as pessoas, também é um fator a se considerar. ivete sangalo, cafú, o pessoal do cqc... entre outros, demonstram não ter nenhum escrúpulo ao promover o uso desta droga. é corrupção; qq coisa por uma graninha...

    Responda
  7. Arnaldo Carvalho

    A culpa é da justiça e da midia que apoia essa questão da não obrigatoriedade do exame de consumo de alcool, ao ser abordado em blitz. Temos vários exemplos de políticos e celebridades que são altuados em flagrante alcoolizados e a imprensa não dá o devido destaque. O exame do bafômetro deveria ser obrigatório para todos e quem se recusar a fazer deveria ser automaticamente considerado culpado e preso. Só assim as pessoas pensariam 2 vezes antes de dirigir após ingerir bebida alcoolica.

    Responda
    1. marcovasconcelos

      Não ser obrigado a produzir prova contra si mesmo é um princípio do direito amparado pela constituição. O problema é a legislação não levar em consideração o "estado aparente" do motorista, observado por testemunhas e policiais. Ou seja, mesmo que o motorista esteja às quedas, sem comprovação pelo bafômetro, ele é considerado apto a dirigir.

  8. Pietro

    Acabo de ler sobre um acidente na Anhanguera. Cinco (5) vitimas fatais e uma no hospital correndo serio risco. As vitimas estavam trabalhando no recapeamento da pista e foram atropeladas por um caminhao. Concordo que o governo e' o principal culpado. Por que ? 1. Deveria estabelecer zonas de seguranca em torno dos trabalhadores; 2. Necessitamos de leis mais rigidas para acidentes com vitimas; 3. Tolerancia zero para condutores sob a influencia; 4. Educacao,

    Responda
  9. Macabeu

    Uma parte da culpa é do congresso que não vota leis que realmente punam os infratores. Aqui em Minas um infrator quase virou garoto propaganda. Além do mais, o jornalista parece tímido e com medo de perder crédito com a esquerda de modo a isentar os condutores (eleitores). Ademais, pena alternativa em pronto-socorro? como? Lá não tem nem médico. A grana tá indo pros ministros e pros estádios de futebol. Quem deveria cuidar do trânsito é o Ministro dos Esportes.

    Responda
  10. A culpa é do Poder Judiciário que considera que, alguém bêbado que provoca um acidente com morte, não teve intenção de matar. Todos os casos assim deveriam ser considerados crimes dolosos. Em pouco tempo os índices de mortalidade caíriam. Ah, isso se o Judiciário não fosse tão bonzinho com criminosos: réu primário, bom comportamento, redução de pena etc, etc. 

    Responda
  11. Canton

    Esqueci: Carteiras de motoristas, com curriculun mais extenso e rigidos, com testes psicológicos, formando realmente motoristas, e não operadores de máquinas.

    Responda
  12. anselmo Arruda

    No exterior é diferente:Em via de trânsito rápido (acima de 60Km/h) não há trânsito de pedestres, direção perigosa é levada ao judiciário financiado pelas multas, motos não trafegam entre caminhões (chacina premeditada), policiais inspecionam o trânsito e não radares, prevenindo crimes, embriagues, drogas, avenidas interligam a cidade, nos bairros só tem trânsito local, as rodovias são dimensionadas para comportar o trânsito (ex: a Castelo Branco é de 1968 e continua igual há 43 anos.

    Responda
  13. Canton

    Sugestão: Todos os carros, populares ou não, deveriam sair de fabrica com todos os itens de segurança existentes nos carros considerados não populares. Façam uma estatistica. Certamente, quem mais morre no transito dirigindo automóveis, são os motorista de carros populares. Vai vai aumentar os custos? hora...! A Industria no começo vai reclamar, mas depois elas absorvem. Onde está a coragem destes politicos financiados pelas industrias. É Hilário

    Responda
  14. Mario Vidal

    A culpa é do governo sim, pois ele está mais preocupado em multar por falta de uma cadeirinha de bebê do que em educar e punir os maus motoristas, e maus motorista tenhamos por aqueles que por comprarem um veículo de mais de cem cavalos vapor, e tem um jumento no volante, que acham que a altura do posicionamento no volante tem que ser inversamente proporcional ao respeito no trânsito aos nossos semelhantes.Tanto mais poder aquisitivo, tanto menos respeito no trânsito.

    Responda
  15. Nunes

    Concordo contigo Dimenstein, uma pena alternativa como a sugerida por vc já abre a consciencia do jovem, pois o atendimento no PS urgencia é sinistro e deve tocar de alguma forma o coração deste ser, fazendo o refletir sobre o valor da vida.

    Responda
  16. Caconti

    Atenção, ufanistas de todas as classes sociais, de "gente humilde" ingênua a "políticos" espertalhões: ou o Brasil acaba com a "brasileirice" típica ou a "brasileirice" típica acaba com o Brasil.

    Responda
  17. serfonso serfonso

    este gilberto deveria se mudar la para palestina, quem sabe nao ecncheria o saco de um homem bomba e ai, creu.

    Responda
  18. Apenas Verdade

    A CULPA É MESMO DO GOVERNO MAS OS CIDADÃOS DESONESTOS, 99,9% DOS MOTORISTAS COMPRARAM A CNH OU TRAPACEARAM PARA CONSEGUI-LÁ SEM AO MENOS ESTUDAR LEIS DE TRANSITO E AINDA O GOVERNO FACILITA.

    Responda
  19. Ari

    Só uma observação. sr Dimmenstein, o fato não ocorre só com os crimes de trânsito. A promoção da criminalidade é fato corriqueiro e generalizado. 1984 puro: quem deve combater se alia e promove.

    Responda
  20. gigio

    Impunidade é a mãe da maioria de nossos males.O mau exemplo e desrespeito acintoso que vemos todos os dias (e em tôdas as esferas) ficarem sem punições é incentivo à prática de abusos. E sem investimento sério na educação, continuaremos nesse Deus nos acuda...

    Responda
  21. Japa

    O culpado é todo aquele que comete tal ato de forma errada. Motoristas, governos, prefeituras, leis, em todos os aspectos cada um tem sua parcela de culpa. Apontar é muito fácil. Discordo que só o governo seja o único.

    Responda
  22. Orivaldo

    Sou pedestre por opção, não tenho CNH e nem quero ter. Gosto de tomar minhas cervejas e por isso decidi que não vou "nunca", eu disse "nunca", tirar a minha habilitação. Além do mais, é muito bom poder viajar olhando a paisagem, lendo, ouvindo música ou assistindo a um filme, apenas com a responsabilidade de chegar ao destino ou caminhar pela cidade no horário de pico podendo saborear a arquitetura e a correria das outras pessoas. Moro e trabalho em São Paulo SP e curto muito essa cidade, a

    Responda
  23. Murilo

    A cujlpa não é do governo mas sim do povo brasileiro que insiste em fazer uso da famosa "Lei de Gerson". Hoje em São Paulo temos leis bastante severas e o que falta é vergonha na cara dos infratores e aumentar o efetivo policial. Outras cidades próximas, como Diadema por exemplo, é famosa por ser fábrica de multas por excesso de velocidade porem os habitantes desta cometem as piores atrocidades no trânsito como trafegar pela calçada, andar na contra-mão e fazer conversões proibidas.

    Responda
  24. mark anthony

    A culpa é da raça!!! somos um povo fadado a bagunça, ao caos, a mentira, a corrupção. Salvo raras e honrosas exceções...somos um povo ignorante que ri da propria desgraça. e temos tudo pra ser a melhor nação do mundo..mas nunca seremos..pois nascemos com a genetica da malandragem. podem me critricar..mais estou de malas prontas..F#$^$#@ quem fica!

    Responda
  25. Paulo Aguiar

    É a tal da civilização em meio à barbárie. Roma tem que escolher, ou uma ou outra...

    Responda
  26. anselmo Arruda

    O governo privatizou a R/a/p/o/s/o T/a/v/a/r/e/s para ser duplicada e depois de quase 15 anos só tem pedágio (3 em 70KM), pista simples, lombada e m/o/r/t/e/s todos os dias. É a nova rodovia da m/o/r/t/e entre S/ã/o P/a/u/lo e S/o/r/o/c/a/b/a.

    Responda
  27. sol

    Os legisladores tem culpa nessa situação, pois proíbem armas em casa, mas nas ruas os vândalos bêbados tem livre arbítrio. Seus automóveis são realmente armas. Mas....pagam fiança (algumas altíssimas) para que?...Quem quer esse dinheiro sujo pago por um assassino para ficar impune? O vândalo, atropelou...matou.... e ficou provado a sua culpa por falta de responsabilidade (bebida, drogas, etc. ) cadeia ...cadeia.....mínimo de 10 anos por morte, regime fechado e sem visitas.

    Responda
  28. JOBARIBARROS

    Falar que o governo é culpado talvez indiretamente, poderia investir mais em educação de trânsito, mais fiscalização dos motoristas, agora uma pergunta, e o motorista que conduz o carro fica horas bebendo, consumindo os mais variados tipos drogas isso a imprensa não fala, eu creio que o culpado somos todos nós: pais, educadores, povo, pessoas, porque estamos carecas de ver coisas erradas e não falamos nada, nos omitimos, hoje em dia tudo normal, tudo relativo, e as tragédias cada dia mais.

    Responda
  29. danilobc

    Extrapolo mais um nível então... a culpa não é do governo, mas dos eleitores que não gostam de ser fiscalizados.Sou a favor de colocar um radar de velocidade em cada esquina da cidade. Se tivéssemos isso, o cara poderia estar bêbado o que for, mas não ia matar ninguém (no máximo, machucar).Mas o governo que fizer isso está ferrado, pois todos vão odiá-lo.Em última instancia, a culpa é sempre dos eleitores.

    Responda
  30. TullaLuana Santhos

    A COLUNA CADA VEZ MAIS TOSCA E ÓBVIA KKKK

    Responda
  31. Lelo

    Olá Dimenstein: atribuir a culpa somente ao governo é reducionista, como você disse, simples. Isso também gera uma certa sensação de impunidade, já que o governo é uma instituição muito vaga neste país. Dessa maneira, o cidadão que comete a infração também se exime da culpa, pois ele delarga para o governo a responsabilidade, que seria dele. A responsabilidade é dele, não dos pais, da sociedade etc. Uma pesquisa recente mostrou que apenas 30% da personalidade de uma pessoa é at

    Responda
  32. Dr. Traffic Calming

    A empresa mista travestida de órgão publico e q/supostamente gerencia o trânsito SP tem como prioridade a arrecadação c/multas e z. azul. Depois, efetuar gastos direcionados aos lobbies - placas, semáforos, publicidade, radares etc. Tudo isso encoberto por publicidade falaciosa, factóides, campanhas cínicas/efêmeras, inclusive estimulando o desentendimento entre os grupos potencialmente conflitantes q/compõem o transito SP. Torra-se dinheiro publico à vontade. Pobre cidade rica, cheia de rat

    Responda
  33. robsondamasceno

    Aqui o gado só dá atenção (ainda que temporária) se esse tema passar na novela das nove kkkkk

    Responda
  34. chico

    Neste caso é evidente que a culpa foi das vítimas que estavam no lugar errado e na hora errada e o pobre motorista agora se ve prejucado no seus direitos humanos, como o de bebericar e pegar o carro!

    Responda
  35. Alex

    Morei 7 anos fora entre Canadá e EUA. Não havia tantos policiais nas ruas como há aqui, e as pessoas respeitavam os pedestres, os limites de velocidade, enfim, havia civilidade. O problema não é governo. É cultural. É o individualismo, a lei do mais forte, a lei da selva. Existem leis, mas só aqui existem as leis que "pegam" e as que não "pegam". Não sabemos parar em um sinal vermelho. Enquanto não admitirmos isso, não haverá mudança.

    Responda
  36. Maria Neves

    é preciso não deixar a culpa na generalidade "é do governo" nosso sistema juridico impede punições para quem mata no transito, qualquer um que conhecia um morto no transito sabe que o MÁXIMO é uma pena com prestação de serviço comunitário tipo cesta básica isto quando acontece alguma coisa. Evidentemente, é um grande estímulo à impunidade, que tal penas como indenização? não necessáriamente para a familia da vítima, mas em dinheiro para que todos esses assassinos paguem algo a sociedade

    Responda
  37. Juliano Cacheta

    Chega de estado-baba! Pelo amor de Deus! A pessoa bebe porque quer; a pessoa corre porque quer. Que assuma sua responsabilidade por isso.

    Responda
  38. Ge Scalli

    Eu concordo que deveria sim ser prestado serviço à comunidade, já que o dano também foi à comunidade. Porém, os órgãos competentes também deveriam fiscalizar da maneira correta, para que não vire um paraíso de pedofilia e festas como a Colônia Agrícola Heleno Fragoso.

    Responda
  39. Paulista

    Dimenstein, Por "governo" entende-se o poder executivo, que, como o próprio nome diz "executa"! Se o problema é a impunidade então ele está no "legislativo" que deveria aperfeiçoar o código penal, para aplicar as punições cabíveis nesse tipo de crime!!!

    Responda
  40. Ernesto Hoffman

    A culpa é do "jeitinho", da "malemolência", do "jogo de cintura do brasileiro", da "esperteza", do "gosto de levar vantagem em tudo, certo?", da "malandragem", do "ziriguidum", do nosso jeito histriônico e sem caráter.

    Responda
  41. Ernesto Hoffman

    A culpa é da nossa cultura, da nossa história, do nosso comportamento, de um conjunto de coisas que alguns chamam de "brasilidade", que eu acho que está mais para uma patologia.

    Responda
    1. Cristiane Kas

      E a falta de educação dada as nossas crianças que desde cedo aprendem que "se dar bem" é o correto, é o legal, é o que se faz para sobreviver em sociedade, quando na verdade, o contrário é o correto...

  42. WilMont

    No texto da matéria o jornalista não explica a causa de o governo ser o culpado pelos acidentes. Explicando, os advogados das vitimas poderiam processar diretamente o governo. Fora isto, está claro que a Lei Seca não adiantou em nada.

    Responda
  43. LuisInacioparaCuritiba

    O dignissimo reporter esqueceu de mencionar reportagem veiculada este mes em que houve aumento de 190% nos acidentes nas estradas federais privatizadas pelo molusco e que as concessionárias que ganharam os editais para mante-las e melhora-lhas realizaram menos de 20% das obras previstas em contrato. Alem disto os organismos encarregados de fiscalizar os contratos das rodovias federais falam que está tudo bem porque havia erros nos editais !!! VIVA BRAZIL !! Viva o molusco e sua sucessora !!

    Responda
  44. Kid Gross

    TOLERÂNCIA ZERO PARA OS MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS É um dos poucos remedios para esta barbárie que são os maleducados atrás dos volantes

    Responda
  45. zoloft

    nos temos um governo cego,surdo e mudo,que so liga para seus interesses,o governo pune o povo,mas o povo nunca pune o governo,somente nas eleiçoes,mas os politicos sao sempre os mesmos,sem contar que ao sair ja estao milionarios devidos aos roubos de 4 anos,ao perder a eleiçao na verdade vcs estao dando ferias pagas aos politicos que perderam!!!

    Responda
  46. Jose Maria

    É certo que o maior culpado é o poder público em função da falta de fiscalização e punição severa. Porém, muito mais que para o cigarro, que prejudica a quem fuma e, apenas marginalmente a outros, deveria haver proibição de propagandas de bebidas alcóolicas. O álcool é o pior de todas as drogas, pois além de socialmente aceito, é amplamente incentivado. Isso é um crime!

    Responda
  47. caitum

    O reporter um pe tis ta en rus ti do não fa la a mesma coisa das estradas federais porque? Por que é só um bate lata do pe tis mo ,as federais vem matando as pencas a nove anos mas o cuti cuti do re por ter ca la se mise ra vel mente

    Responda
  48. decastro

    - MIDIA/E SUA IMPORTANCIA , pistolagen - norte e nordeste , governadores trocam apoio político por vistas grossas ao casos de pistolagen de seus coroneis do interior - o povo não recebe essa advertencia e continua votando - vamos fazer um grande trabalho neste pais

    Responda
  49. Barney

    Parabéns falou o óbvio...

    Responda