Ciência > Análise: Cérebro humano tem viés religioso 'de fábrica' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mathew Paul

    Entre ser Autista, engenheiro e/ou físico ou ainda religioso e esquizofrênico, por ser racional é óbvio que prefiro ser engenheiro e/ou físico.

    Responda
  2. Eduardo Lenartovicz

    Vida longa e próspera...

    Responda
  3. thintones

    os maiores gênios da humanidade não eram ateus; e por serem gênios estou mais propenso a acreditar neles, pois muitos aqui não conseguem rociocinar além de suas curtas visões com (cérebro de pen-drive) que só armazena informações e não tem raciocínio próprio. inteligência sem intuição é caolha. "DEUS NÃO JOGA DADOS COM A HUMANIDADE"

    Responda
  4. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

    Sempre tentando rotular... Não se pode ser diferente... não se pode pensar diferente, crer diferente do que é esperado.

    Responda
  5. Morcego

    De repente abrindo a cabeça de religioso os cientistas encontrem Deus lá.....se a Santidade estivesse no cérebro como a glândula pineal do Descartes,santo era escolhido na maternidade ou no hospício?

    Responda
  6. Kiko

    Sempre comento aqui para às vezes tentar entender como as pessoas pensam. Ao longo disso, da pra diferenciar comentários e comentários. Tem gente que comenta por comentar porem outras pra ofender. Eu gostaria bastante de comentar e discutir com alguém sobre o aspecto biológico da religião aqui, porém, por medo ao que me dirão eu me calo, pois acredito que religião é um artefato evolutivo em primatas com cognição elevada, pode de repente ofender àqueles de visão oposta. .

    Responda
    1. Kiko

      (2) ; a crença de q fomos criados por Deus (inicio) e ele nos deu o dom de se comunicar c/ ele (meio). Depois desenvolvemos a religião (ultimo), para aprimorar essa comunicação. C/ estas descobertas a ordem de surgimento destas coisas se inverteria +- assim: 1°) religião (isto é inato); 2°) comunicação c/ Deuses (inato/aprendido); 3°) povoamento do mundo c/ Deuses (aprendido). O Livro Barbara King: Evolving God. O livro trata da capacidade simbólica em Gorillas e isto é

    2. Kiko

      Nene Jr: Olá...Obrigado por comentar (nem sei se vai ver essa resposta). Sim, o Dawkins a muito defende esta idéia. Tem uma autora, não sei se já leu sobre ela, uma primatóloga, que trabalha com Gorillas chamada Bárbara King, que escreveu um livro pouco conhecido mas MTO interessante.Ela diz ter evidências de religiosidade em Gorillas, o que de fato é uma confirmação qse irrefutável de que a religião é um artefato evolutivo o que abalaria para sempre uma das principais funda

    3. Nene

      (continuação) ... foi moldada através da seleção natural. Gostaria de poder debater com vc, mas como a notícia é velha, acho que vc não volta mais por aqui rsrsrsrs

    4. Nene

      Olá, Cristiano Entendo a sua preocupação, ainda mais em se tratando de religião, um assunto explosivo e cheio de intolerância por parte dos fanáticos xiitas. Em relação à sua afirmação sobre a religião ser um artefato evolutivo, concordo com vc. E isto pode explicar o "viés de fábrica" citado na matéria. Este é um dos pontos que Richard Dawkins aborda no seu livro "Deus, um delírio": ele defende a tese de que a necessidade que a humanidade tem de deuses e religião foi moldada..

    5. ValWag

      Se a notícia não fosse velha, ofereceria-me para trocar ideias com você... mesmo sabendo que estamos em total sintonia :-)

  7. Marciopr

    Não só no cerébro, como no coração tenho certeza que há um lugar reservado para Deus. Há tantos vazios existenciais em tantas pessoas que buscam diferentes formas de preenchê-los, sendo que ao me ver só podem ser preenchidos por algo divino. Sou bem-sucedido, já fiz testes que indicam inteligência superior a média de meus pares e nem por isso deixo de crer em Deus. Não concordo com teorias binárias, o bonito da vida é o seu colorido.

    Responda
  8. SENNA

    Significa que Deus é humano! Dá pra pensar: nós somos a semelhança d'Ele? Ou, Ele é a nossa semelhança? Atribui-se a Marx a citação: nada do que é humano me é estranho.

    Responda
  9. ANTONIO CARLOS

    Estamos evoluindo: superar os preconceitos e reconhecer a religião como um fenômeno onipresente. Desconhecer, ignorar ou não se relacionar com entidades sociais tão poderosas como as religiões é renunciar a ótimas oportunidades de progresso.

    Responda
    1. Germano

      É fato que, antes da existência do que chamamos de racionalidade e ciência, muita coisa foi feita através da religião. Desenvolvimento da arquitetura, geometria, medicina, química e matemática, além de inúmeras descobertas. Isso não pode ser negado, nem omitido.

  10. RobertoMelo

    Religião é criação do Homem e transmitida de geração para geração. Todas têm como pilar central a crença incondicional, chamada de FÉ.

    Responda
  11. Jeanie Rabelo

    Parabéns ao Tersio.

    Responda
  12. vehio

    No final diremos: A BÃBLIA não tinha e sim tem toda rasão. É tão fácil le-la sem um contexto religioso e tirar suas próprias conclusões. Ela não dicute rasões e sim apresenta fatos. Se tens opiniões diferente sobre Ela. Leia-a antes de opinar, no mínimo terá lições para o resto de sua vida.

    Responda
    1. RobertoMelo

      Você com certeza não leu a bíblia.

    2. Andre

      Eu ja li a biblia. E diria que muitos de tornaram ateus depois de ler a biblia. Uma moralidade torpe ,digna de uma ética de mafiosos.

  13. Henrique Corrêa

    HUEAUHUIAEHUAEIHAEUIAEH Sério, eu não li isso. Essas pessoas ainda se dizem racionais e inteligentes? Olha os absurdos que escreveram nessa reportagem... sinto muita pena da humanidade...

    Responda
  14. cebola

    Religiosos, Ateus e Agnósticos tudo haver tbm.

    Responda
  15. decastro

    é penoso para o ser humano admitir,mas basta um pouquinho de raciocíno, quase que cintífico para admitir a obviedade da existência de uma inteliência muito superior a nossa e chega a ser uma inbecilidade achar sermos nós o máximo em inteligêcia e que tudo que existe inclusive nós viemos do acaso.

    Responda
  16. tersiog

    Com o mesmo raciocinio do 'viés religioso de fábrica' desta reportagem, podemos deduzir que existe o 'viés ateu de fábrica'. Em ambos os casos lidamos apenas com nossos sentidos e a percepção holística deles resultante, que obviamente difere de um indivíduo para o outro. Em hipótese alguma isto significa ser mais ou menos inteligente

    Responda
    1. Ti_analiso

      Na verdade todos são ateus de fábrica ou vc já nasceu sabendo da "palavra de deus"?

  17. Silvana Ribeiro

    "... é possível moldar o tipo de crença religiosa..." doutrinação?

    Responda
  18. Silvana Ribeiro

    Religiosos e esquisofrênicos tudo haver.

    Responda
    1. Adriana

      É incrível como todo ateu se acha mais inteligente e lúcido do que quem crê. Deviam era fazer um estudo sobre a ligação entre ateísmo e orgulho/soberba. Aposto que seria bem mais esclarecedor. A propósito, esquizofrênicos é com z.

    2. Juninho O'neill

      Preconceito religioso, fundamentalismo cético, comentário medíocre e ataques à Fé alheia por Ignorantes sem estudo pseudo-intelectuais: TUDO A VER!!!

    3. José Brasileiro Sem Esperança

      Analfabetos e metidos a comentaristas: tudo a ver!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.