Ciência > Psicólogos de Harvard criam curso de graduação sobre religião Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho interessante, pois a história das religiões guardam boa parte do inÃcio da história da humanidade.
"Conhece-te a ti mesmo, homem, e conhecerás o Universo e os deuses". Infelizmente, algumas áreas da nossa ciência parecem querer falsificar o homem. Somos manifestações da Natureza, não podemos nos separar disto. Sonhos não são irreais, são fenômenos da Natureza. Religiões são fenômenos culturais e muitas vezes tiveram seus propósitos distorcidos. Daà vem a dominação, fanatização, etc. Mas nosso objetivo é ir para o que está além da religião. [...]
Deu para entender ou quer que desenhe para voce?
Discordo Henrique. Nao ha distincao entre o mundo dos fatos e dos valores. A ciencia, especificamente neurociencia esta ai para ser aplicada aos valores humanos. Com maior conhecimento dos processos cognitivos um dia a neurociencia vai nos dizer como os pensamentos e intencoes sao formados no cerebro, como isso pode se transformar em acao e quais suas consequencias na vida das pessoas. Entao, inevitavelmente a ciencia podera nos ajudar a resolver questoes de certo e errado.
E caso não tenha ficado claro, Religião e PolÃtica nada têm a ver com espiritualidade. O mundo dos fatos não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores. Einstein disse: "Não tenho religião, mas sou um homem profundamente religioso."
Precisamos entender verdadeiramente o que está acontecendo. Respeitar o que está acontecendo. Ateus e fanáticos acabam tomando posições completamente opostas. Isto chama-se infantilidade, orgulho e intolerância. Necessita-se abrir mão disso, e isto só pode ocorrer através do auto-conhecimento, da busca interna. A falta do auto-conhecimento é a origem de todos os problemas, psicológicos, sociais, nacionais e internacionais. Nós somos o Universo experienciando o próprio Universo.
Vou me aventurar: o choque de conscientização provocado no homem, diante de seu desconhecimento cientÃfico diante de todos os fenômenos naturais, só poderia levá-lo a qualquer tipo de misticismo! Talvez seja isso que os cientistas estão afirmando ao dizer que a religião é inata à formação do cérebro humano! Será? Fenômenos da natureza provocam mêdo no homem, pois atentam friamente contra sua vida! Como diz Dawkins: a natureza é indiferente!
Não sei de onde vc. inferiu essa observação "cartesiana"! O que eu disse claramente é que a Natureza embora intrinsecamente ligada ao homem, é totalmente indiferente aos seus reclamos! Ou vc. acha que o homem controla as fôrças da natureza? Nem deus pelo jeito! E mais, a natureza é totalmente indiferente à todo tipo de vida existente no planeta! Implacável! Violenta!
E como toda boa ovelha, incorre no erro cartesiano de separar o homem da Natureza, como se fossem coisas dissociáveis.
O sentimento religioso nasce da necessidade de encontrarmos um sentido para nossa existência e da noção de alguma continuidade após a mor-te do corpo fÃsico. Por enquanto isto é produto apenas do subconsciente das pessoas, mas os avanços da neurociência já começam a mostrar resultados mais concretos nesse sentido
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Psicólogos de Harvard criam curso de graduação sobre religião Voltar
Comente este texto