Ciência > Partículas mais rápidas que a luz podem ser revolução na Física Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Beto

    A constancia da velocidade da luz (c) é um princípio derivado da noção física de simultaneidade de Einstein. A simultaneidade de dois eventos separados no espaço é afetada pela maior velocidade conhecida de algo (cahemmos v)de comunicar um sinal através do espaço. Se n for a velocidade do neutrino e n>c, então v=c e basta mudar c por n nas equações de Einstein. Creio que basta isso.

    Responda
  2. avc

    Sempre acreditei nesta possibilidade. Eu imaginava na adolescência, a possibilidade de criar um "radio" receptor de táquions. Assim que ele fosse ligado, já receberia as mensagens acusticas do futuro, pois o transmissor de táquions poderia ser construído no futuro. Tenho absoluta certeza que podemos enviar mensagens ao passado. Agora, viajar no tempo, transportando massa complexa como um viajante, já acho meio que impossivel neste seculo.

    Responda
  3. Carlos

    Sou leigo neste assunto, mas li em um livro de divulgação científica que segundo o principio de incerteza da mecanica quantica,posição e velocidade não podem ser medidas com precisão absoluta..se meço uma com precisão a outra somente posso prever. Se entendi, eles mediram a velocidade ( uau! e com que precisão..)...então a posição(chegada) não ficaria comprometida? Outra coisa, se acham que o tal neutrino é mais rápido que a luz é porque não conhecem a fofoqueira do meu bairro...muito

    Responda
  4. GNFR

    A professorA Jenny Thomas é mulher...

    Responda
  5. Odrazi

    Segundo Einstein, o observador e o ponto de observação interferem no experimento. Umas das provas disse é o erro de observação contido na manchete da notícia: A partícula neutrino não é mais veloz que a luz: ela foi LANÇADA NUM VELOCIDADE acima da luz. É a mesma coisa que dizer que é a pessoa que se move 100 km por hora, e não o carro em movimento onde ela está sentada. A pessoa está parada dentro do carro, a velocidade dela é zero.

    Responda
  6. My Name Is Nobody

    Eu posso ver o Futuro! Mesmo não sabendo nada destas teorias de Relatividade! O Brasil não vai ganhar a copa de 2014! O Corinthians nunca ganhará a taça Libertadores da América.

    Responda
  7. tersiog

    Conhecemos a velocidade da luz apenas numa região do universo muito pequena (espaço interplanetário e algumas estrelas mais próximas) em relação à sua vastidão. Não sabemos que influencias a luz teria no espaço intergalático por exemplo, para q se desloque com mais ou menos velocidade até nós, apenas supomos q seja a mesma, mas pode não ser...

    Responda
  8. Beto

    Só para notar a dificuldade do resultado anunciado, os neutrino da supernova da Nuvem de Magalhães deveriam ter chegado então 4 anos antes! E não junto com os fótons.

    Responda
  9. tersiog

    Que evidência concreta temos que a velocidade da luz no vácuo precisa ser necessáriamente 299 792 458 m/s e não mais nem menos? Pior ainda é supor que sempre foi e sempre será esse valor baseado em apenas 300 anos de medições, sendo as primeiras muito imprecisas

    Responda
  10. Amelemental

    Estive agora com um astrônomo francês dono de um observatório no Valle del Elqui, Chile que me contou que já foi publicado hoje mesmo que essa informação não é correta. Foi um erro de cálculo e que ainda estamos muito longe de descobrir algo assim, alfo que viaje a uma velocidade superior a da luz. A diferença foi de 20 mts e já se desmentiu... foi apenas um vazamento de informação não confirmada, de acordo com ele (que também adoraria presenciar um descobrimento tão importante quanto esse).

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Pode mandar o link com a noticia desmentindo? Pois no momento não achei em nenhum lugar desmentindo... Senão temo informar mas o unica pessoa com informações sem confirmação é a sua, a tornando automaticamente falsa

  11. devilguitar

    Cada vez mais vejo que tudo que aprendi na minha infância não vai me servir no futuro. Aula de Datilografia - a máquina de escrever virou peça de museu; Aula de Português - a Nova reforma ortografica mudou tudo; Aula de Karatê - a moda agora é MMA; Química - a tabela periódica tem novos elementos; Agora a teoria da relatividade... Vou me matricular no prézinho e começar tudo de novo. Brincadeiras a parte, se isso for mesmo confirmado será extr

    Responda
  12. dennis

    Percebo aqui muitos "cientistas" negando as opiniões e os testes dos cientistas do CERN. Vcs estão perdendo tempo... mandem um currículo pra lá.

    Responda
  13. Marco Oliveira

    O limite da velocidade da luz é apenas a parte inferior de uma classe de partículas que viajam a uma velocidade muitas vezes a da luz. O neutrino é apenas o começo, uma nova física está a aparecer e expectativas promissoras aguardam a comunidade científica internacional.

    Responda
  14. My Name Is Nobody

    Meu EU do futuro vai me mandar as dezenas da MegaSena para o meu EU do passado!

    Responda
  15. Beto

    Quando houve a explosão da supernova na Grande Nuvem de Magalhães foram detectados os neutrinos originados da explosão com diferença pouco significativa entre sua detecção e a chegada dos fótons da explosão. A distância percorrida é cerca de 150mil anos-luz. Isso quer dizer que a diferença de velocidade é minúscula, se me lembro algo como uma parte em um bilhão. Fica difícil acreditar nos resultados divulgados.

    Responda
  16. Nada mesmo

    Ãmpossivel será acelerar qualquer objeto com uma massa considerável, pois acelerar " nanos " não nos ajuda em nada.

    Responda
  17. Joao da Silva

    S.H. físico mais renomado entre os não-físicos... Essas medições não combinam muito com o princípio da incerteza... pelo menos não no sentido de garantir exatamente a posição e o instante em que partiram e chegaram...

    Responda
  18. tersiog

    E se por hipótese a velocidade da luz estivesse diminuindo e o valor verdadeiro da constante c fosse um número maior?

    Responda
  19. EulerSantiago

    "Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias", "É prematuro comentar sobre isso". Igualzinho aos paleontólogos quando acham um fóssil.

    Responda
    1. Marcos Guassi

      claro que é igualzinho, ambos os grupos são cientistas: físicos e paleontólogos. Na ciência tem que se tomar cuidado com o que se faz, retestar e retestar tudo. Não existem profetas que chegam falando abobrinhas e todo mundo acredita, a coisa é feita com cuidado para ser bem feita.

  20. edsm

    Tudo isso é pura especulação pois normalmente numa diferença de 60ns, a grande probabilidade é de erro na medição (no relogio atómico ou no detector) de ambos lados a mais de 700km. Ainda assim se fosse isso mesmo, numa competição do neutrino com um foton, num segundo, o neutrino chegaria 205cm a frente do foton nos quase 300mil km percorridos. É muito pouco e está mais pra erro de medição, ainda que tenham feito 15000 testes em 3 anos. Acho que ainda não possuimos equipamentos tão precisos.

    Responda
  21. tersiog

    Se essa suposta 'viagem ao passado' fosse realmente possível, deveriamos ter ou viajantes do futuro nos visitando, ou no mínimo o envio de alguma informação vinda do futuro através de meios físicos apenas nos alertando sobre o que está por vir, a menos que a espécie humana não chegue a sobreviver até lá

    Responda
    1. Odrazi

      É Tersio, voce deve ser tão importante, que se um viajante viesse do futuro ele iria te procurar,né? Acaso voce acha que se viesse alguém do futuro iria aparecer no jornal, notícia na mídia? ou o cara iria procurar cientistas e tudo ficaria sob sigilo, pois isto não poderia ser divulgado para a humanidade, pelo menos por muito tempo.

    2. samuel neves

      E SE OS OVNIS FOSSEM OS VIAJANTES DO FUTURO QUE ESTÃO AQUI POR ALGUM MOTIVO

    3. zenelson

      assustadora sua opiniao

  22. G. Braga

    A velocidade da luz na matéria está errada. O correto é 299 792 458 metros por segundo ou, aproximadamente, 300.000 km/s.

    Responda
    1. edsm

      Pare de procurar detalhes sem importancia pra um lugar deste.

  23. Luc Anderssen

    Melhorou muitíssimo desde a última matéria. Obrigado !

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.