Ciência > Estudo aponta que aborígenes são o povo mais antigo do mundo fora da África Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulors

    Tersio Para a 2ª pergunta, diversos fatores. O Egito e a Mesopotâmia, pela relativa proximidade geográfica, tiveram alguma influência, pelos contatos comerciais. Já o Vale do Indo, apesar de ser mais isolado, também teve contatos com a Mesopotâmia. No caso dos Maias, a única escrita americana autótecne completa, foi um caso isolado, pois pensava a sua escrita era oriunda de civilizações antigas, mas de fato eles foram os inventores da escrita americana.

    Responda
  2. Paulors

    Tersio Para a primeira pergunta, a escrita pode ter iniciado através de ideogramas simples, que depois foi evoluindo para escrita propriamente dita. No Egito, os hieróglifos eram figuras que representavam palavras e/ou conjuntos delas (mas só em textos em túmulos e templos), sendo uma forma mais usual a demótica (usada no dia-a-dia). Os Maias e os Hititas também utilizavam hieróglifos.

    Responda
  3. Paulors

    Tersio Com exceção da Ilha de Páscoa, o isolamento sim é um fator determinante para a cultura. A região da Meso-américa e dos Andes foram palcos de grandes civilizações, sendo os Astecas e os Incas as últimas, ou seja, houve inúmeras heranças culturais, desde os primórdios. Mais um exemplo foram os extintos Guanches das Ilhas Canárias. Era um sociedade da Idade da Pedra em pleno séc. XV, quando teve início a conquista européia.

    Responda
    1. Nacionalista

      Intercâmbio cultural e guerras fizeram com que o mediterrâneo tivesse um desenvolvimento cultural diferente de outras regiões. Devido a guerra, desenvolveram artefatos de bronze, ferro (origem com sumérios). Houve uma corrida tecnológica para dominar e não serem dominados. E a escrita foi uma das maneiras encontradas para manter os manuais de instruçõestecnológicos. As conquistas européias dependeram muito do que foi incorporado por estes intercâmbios, como por exemplo a pólvora chinesa. /p

    2. tersiog

      Há muitas perguntas sem resposta sobre as culturas e o desenvolvimento da civilização como a q conhecemos. Porque por exemplo, como num piscar de olhos apenas alguns povos (e a grande maioria não) passaram a se comunicar através da escrita, sem passar por fases intermediárias, a não ser através de desenhos ou pinturas, as quais inicialmente não reproduziam o rosto humano? Porque havia muitas semelhanças culturais entre povos geograficamente isolados?

  4. Régis Tchê Schwert

    O aborígenes vão fazer o show de encerrameto do Rock In Rio

    Responda
  5. Pensador

    Puxa, Acho a descoberta fantástica e penso que este povo certamente poderá nos ajudar no caso de algum problema genético futuro...

    Responda
  6. Paulors

    Hélio Não existem raças na espécie humana, isso é um conceito bem atrasado. E se mativeram isolados pela geografia, simples. Mas não quer dizer ficaram isolados todo esse tempo: contatos esporádicos aconteceram, mas não o suficiente do ponto de vista genético.

    Responda
  7. Paulors

    Tersio Os Aborígenes australianos (e os extintos tasmanianos) se mantiveram assim pelo próprio isolamento geográfico. Já os africanos tiveram várias civilizações avançadas, sendo os egípcios e os núbios os mais famosos exemplos. Nos dois casos, foi a situação geográfica o fator principal.

    Responda
    1. tersiog

      Isolamento geográfico não justifica nenhum atraso cultural, pois os povos que desenvolveram uma cultura mais avançada são descendentes diretos dos mais 'atrasados' digamos assim, e por mais que se espalhassem geográficamente não teriam com quem 'adquirir novos conhecimentos' como ocorreu no passado com os as colônias (aliás, os Incas, Maias e Astecas tinham até uma cultura em certos aspectos + avançada q os europeus

  8. Hélio Pereira

    Eles devem ser descendentes diretos de Noé. Com um simples pedaço de cabelo,os cientistas descobriram tudo isto,inclusive que este pessoal se manteve puro,não se misturando com outras raças,sei...

    Responda
  9. REFORMA TRIBUTÃRIA JÃ

    a aparencia deveria ter contado. é so olhar que parecem ancestrais humanos.

    Responda
  10. tersiog

    Sendo os africanos sub saarianos e os aborígenes australianos os povos mais antigos ainda existentes, o que explicaria o fato de serem também os mais atrasados culturalmente? Porque a bombada 'evolução' não funcionou aqui?

    Responda
    1. tersiog

      O atraso cultural aqui referido se relaciona com a manutenção praticamente dos mesmos padrões de quando tais povos surgiram, excetuando-se as influencias oriundas da convivência com os chamados povos civilizados. Esta idéia é universal e não individual

    2. Palmeirista

      Acho que a resposta é subjetiva. Já que você tem uma idéia de atraso cultural que não necessariamente seja a mesma de outra pessoa.

  11. Alx

    Corrijam aí: é "aborígines".

    Responda
    1. Hélio Pereira

      Ora professor,deixa de ser chato!!!

  12. Nacionalista

    Eu já havia lido a respeito disso há muito tempo, que os aborígenes australianos seriam descendentes dos africanos. Imagino como teria sido a jornada dos primeiros imigrantes. Aqui no Brasil também foram encontrados crânios negróides, o que indica que os asíaticos não foram os únicos a chegarem aqui antes dos Vikings (na América do Norte) e Colombo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.