Ciência > Manuscritos com textos bíblicos estão disponíveis on-line Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Érico Pontes

    Jesus foi tão natural e comum, do ponto de vista humano, que foi executado pelos romanos numa cruz como um criminoso. Nada havia em sua aparência humana que o distinguisse dos demais. Mas ele destacou-se pelos feitos. Jesus fez o que nenhum homem jamais fez. Ele asseitou uma condenação injusta sobre sua pessoa. Os seu algozes o condenaram por perdoar e receber pecadores identificando-se com eles. Os feitos sobrenaturais também existiram, mas o próprio Jesus os atribuiu a Deus e não a si mesm

    Responda
    1. Érico Pontes

      Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

    2. Érico Pontes

      Isaías 53:1-3Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

  2. Ferspan Sams Ojuart

    "Vocês não deveriam perguntar se eu acredito em Deus. Deveriam perguntar se eu respeito".

    Responda
    1. Ferspan Sams Ojuart

      Até que respeito, sabe... Só não fico alheio quando usam a religião para me desrespeitar.

    2. Sergio Amaral

      Você respeita?

  3. BOND

    Estes manu-scritos são tão I-N-Ú-T-E-I-S quanto a im-be-cia-li-da-de em acre-di-tar em d-e-u-s ou d-e-u-s-e-s... é ridí-cu-lo acre-ditar nestas fan-ta-sias hu-manas.

    Responda
    1. Germano

      Todo documento tem seu valor histórico, independente de seu conteúdo religioso, inclusive a Biblia.

    2. Érico Pontes

      É inacreditável, meu caro, o tamanho da tua fé, ao pronunciar estas palávras. Pois evidências da existência de Deus é o que não nos faltam. Rogo a Deus para que te seja dada pelo menos uma esperiência que seja real para tí como foi dada a São Tomé. Um forte abraço.

  4. rochafire

    Tenho dificuldades em aceitar limites para respeitar determinadas opiniões... inclusive as minhas, claro. Mas o que mais me intriga é a crença ainda em um personagem que se diz filho de Deus. A coisa não é nem caso de ateísmo, antisemitismo ou preconceito. É questão mesmo de evolução. Acho que a morte não é mais um medo que o homem deva se sujeitar. Morreu pronto! Acabou. E fim de papo. Fala sério, tem gente que quer viver para sempre. ... A vida quer vida e aí

    Responda
    1. Nilton

      Carlos, respeito seu ponto de vista. Mas a vida do ser humano é muito curta levando em consideração o fato que nosso cérebro tem uma ínfima fração de sua capacidade usada no decorrer da vida. E quando estamos começando à por em ordem o que aprendemos vem a velhice e o fim. Acha mesmo isso normal? Porque a Bíblia fala que não, e que Deus quer consertar isso. Apenas Ele pode pois nossa insistência em viver alienado Dele impede qualquer solução. Cristo veio fazer a ponte entre nós e Deus.

  5. Clean

    Esses manuscritos foram escritos entre 150AC e 70DC quando da destruição do Templo de Jerusalém. Quem os escreveu foram os Essênios, provavelmente da Comunidade de Qumran.

    Responda
    1. luiz mor

      Parece que alguém previu que não sobraria pedra sobre pedra... E os revoltosos dizem que ele nunca existiu...

  6. Alexandre Zanotti Pinto

    É só questionar pq a igreja católica apostólica romana esconde outros evangelhos nunca divulgados, tipo o evangelho de Andre! Sabem pq? Pq somente neste, o de Andre, ja é mencionado q não é necessário intermediários p se achegar a Deus! Portanto pq razão existem as igrejas??????

    Responda
    1. tersiog

      Os atos de André foram escritos posteriormente aos Evangelhos, por volta de 150 a 200 DC e não menciona esse fato dos intermediários

  7. Amral

    As provas históricas da existência de cristo são incontestáveis ser ateu é uma opção ser tolo é outra e negar o obvio é outra coisa,Alexandre o grande a sua história foi escrita a 400 anos depois de sua existência e os ateus aceitam como fato,pensar será para céticos?

    Responda
    1. Nilton

      Infelizmente muitos consideram a crença em Deus como demonstração de fraqueza ou coisa de incautos. Mas grandes cientistas tinham opiniões que a ciência moderna mostrou serem erradas. Mas se um simples lápis precisa alguém para o fazer que diremos então do assombrosamente vasto Universo? É inteligente dizer que não houve um Criador? Ocorre que por conta do erro das religiões se passou à atacar à Deus. Como um filho que toma decisões erradas e depois culpa o pai.

    2. Daniel Vecchio Barreira

      Há uma insídia estabelicida aqui: Provar a existência fisica de Jesus não empresta verdade ao mito Cristão, uma coisa é completamente desconectada da outra, vida física e a suposta vida mistica, metafísica como queira...

  8. Luc Anderssen

    Interessante enquanto achado histórico, mas nada de mais. "Ninguém produz ciência lendo a bíblia." Neil deGrasse Tyson

    Responda
    1. Nilton

      Luc, a Bíblia não é um livro de ciências, mas sim da adoração à Deus e valores morais. No entanto, veja alguns exemplos que quando fala de ciência é veraz: Jó 26:7 Apenas milênios depois o ser humano comprovou que a Terra é suspensa sobre o nada. Eclesiastes 1:7 Ciclo da água. Isaías 40:22 A Terra é redonda, comprovaqdo também muitos séculos depois de escrito. Não a despreze apenas porque muitos humanos a interpretam conforme seus desejos egoístas. Veja-a como uma carta

    2. tersiog

      Na leitura e na interpretação desses manuscritos estamos justamente utilizando os recursos que a ciência nos proporciona

  9. Mateus9183

    Jesus e E.T. é a mesma coisa. Mas E.T. é bem mais provável que exista. Afinal, podem ser de matéria como nós. Agora Jesus Cristo... Andar sobre as águas, Abrir o Mar, Subir ao céu... Povão... já estamos em plano 2011 "D.C" Acordem né! Ficam ai pensando na vida no céu enquanto os políticos botam o dinheiro do povo na Cueca e não vai preso aqui na terra. Pra mim acreditar em Jesus é uma forma dos fracassados não se opor as lutas necessarias do dia-a-dia.

    Responda
    1. Nilton

      Ricardo, Cristo foi um extraterrestre pois ele vive no domínio espitiritual como seu Pai e demaisd anjos. Agora Ets conforme sua definição é algo que o ser humano gasta bilhões de dólares em radio-telescópios, sondas enviadas como as Pionner e Voyager 1 e 2 e nada, puramente nada se conseguiu até agora. Se fosse dado apenas US$ 1 milhão para cada um na Terra poderíamos acabar coma pobreza e ainda sobraria muito. Que acha?

    2. Renato&80

      E você deverá ficar muito feliz ao lado do todo poderoso por toda eternidade como você acredita, e sabendo que muitos vão queimar no inferno até mesmo alguns parentes só porque pensa diferente de você. Isso que é vingança.... mas Deus é amor.

    3. haroldo antonio

      Aaaah, Ricardo, as vezes fico imaginando quando vir o grande dia do Senhor, como é que pessoas como vc vão se explicar quando estiverem vendo chegar aos poucos aquele lugar onde ninguém quer estar por toda a eternidade! Amig o, o mundo todo está cheio de fatos relacionados aos milagres de Jesus, e somente os FRACASSADOS como vc diz, é que não veem isso bem na frente do nariz!!!

    4. Berchol

      A existência de Jesus é muito + evidente do que a sua, rapaz.

    5. Maria Cristina

      Não acho certo atacar a religião alheia - acredita ou desacredita quem quer. Agora, associar necessariamente ateu a maldade é preconceito infundado. Tem ateu ruim? Claro, e religioso também. Mas conheço pessoas que fazem o bem sem acreditar em nenhum Deus. E afinal: em algum canto dos ensinamentos religiosos não existe a tal coisa do não julgarás? Que tal? Se dizer religioso e aprender só o que convém é estranho. E, ah, Adriano - Guerra e sofrimento em nome de Deus é o que não falta!

    6. bozola

      você quer lutar contra o que meu amigo? A obra do mal já está em seu coração. Você é da mesma especie que esses politicos corruptos, você só não faz o mesmo que eles pq ainda não teve a oportunidade. Como pode um ateu fazer o bem?? vocês Ateus dizem ser bons, mas sempre tem a maldade no coração. A vida de vocês ateus serão só aqui na terra, depois que vocês morrerem de corpo, já era; enquanto que nós que acreditamos viveremos eternamente, onde não existira guerras e nem sofrimento

    7. Aldemar Augusto

      Sinceramente Ricardo Barbosa não entendi o que tem a ver em acreditar em Jesus com "lutas fracassadas." Lutar com o que você acha ser o melhor querendo ou não já é uma forma de fé já que tudo é relativo não existindo cientificamente noção de certo ou errado. Se fossemos ver pela natureza o universo tende ao caos o que implica que o normal das coisas acontecerem é buscar aquilo que torna o sistema mais caótico. Os conceitos ocidentais de certo e errado foram incorporados da religião.

    8. tersiog

      O curioso é que vc acaba de citar um ano e com D.C no final. O que então isso significa p você? Os fenomenos descritos nos Evangelhos poderiam fazer parte de leis físicas ou dimensões q ainda desconhecemos. O q fala contra isto ser um mito é o fato do personagem em momento algum revelar quem ele realmente é, além de não ser o herói salvador do domínio romano q os judeus esperavam

  10. tersiog

    Nos intriga o fato de que o personagem histórico mais famoso de todos os tempos não tenha deixado uma única palavra escrita de seu próprio punho, uma vez q os Evangelhos mencionam q ele escreveu no solo após o episódio da mulher q seria apredejada. É possível q ainda se encontre algo oculto em algum lugar q poderá revolucionar todo o Cristianismo e calar (ou não)os céticos

    Responda
    1. Érico Pontes

      Muito relevante, caro Tersio, a sua colocação. Nada mais lógico. Pois sabendo-se que Jesus lia e escrevia, é correto imaginar que o mesmo escreveu algum bilhete ou tomou nota dos pedidos de clientes da marcenaria de seu pai. É muito legal pensar nessas coisas e concluir que o Mestre tinha uma vida real e cotidiana como a nossa hoje. Muito obrigado por tão importante colocação.

    2. Nilton

      Térsio, o objetivo de Cristo era ensinar o cumprimento da Palavra de Deus, a escrita ele deixou para as pessoas que seu Pai escolhesse. O ser humano ama fazer de lugares e objetos coisas à serem veneradas. Imagine o que aconteceria com algo que se soubesse de fato ter sido escrito pela mão de Cristo. Veja o Santo Sudário, que apenas é uma suposição. Mas Cristo nunca teve o interesse de ser adorado ele mesmo, nem o que fez ou escreveu. A adoração deveria ser ao seu Pai Jeová ou Iahveh, Javé.

    3. haroldo antonio

      Tersio, quando o "personagem" a que vc diz, escreveu no chão, não foi em uma chão argiloso e sim arenoso. É como vc ir à praia e escrever nas areias proximas as ondas do mar. Então não existe mesmo a possibilidade de haver algo escrito por Ele, todavia, Ele ditou e seus apóstolos escreveram: "Felizes daqueles que NÃO VIRAM E CRERAM!" Isto sim é demonstração de fé, concorda comigo??? Um Abraço camarada!!!

    4. João F. da Silveira F.

      Dizem q tem... Tá escondido à 7.000 chaves no Vaticano (missttééériooooo). Exi stem pequenos fragmentos q comprovadamente falam de Jesus (cerca de meados do séc. 1º), mas ñ nos do Mar Morto. Lá, no Vat. tem muitos fragmentos, manuscritos vários e textos atribuidos a outros apóstolos, de interesse, q ñ são divulgagos de jeito nenhum. Qualquer motivo q vc pensar p/ o Vat. ñ publ. tá certo!!!

    5. EulerSantiago

      O apóstolo João disse que se fossem escritos tudo o que Jesus falou e ensinou o mundo não conteria os rolos. Mas não se preocupe tudo o que você precisa já está lá na Bíblia. Se não encontrou, leia de novo (livre de religiões, liturgias, preconceitos e tradições), é recompensador.

  11. Germano

    É importante ressaltar que esses manuscritos foram escritos entre 200 a 70 ac (antes e Cristo). Portanto não são contemporâneos ao período cristão, embora citem um messias, que acredita-se não tratar-se de Jesus Cristo. tbem são a citaçao mais antiga e completa que se tem noticia, de alguns livros do antigo testamento.

    Responda
  12. fpavanelli

    :)

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.