Ciência > Críticos aos transgênicos estão mal informados, diz pesquisador Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ChesterNews

    Eu só sei que sou viciado em doritos de pimenta e hoje vi um "T" amarelo de transgênico na embalagem e estou realmente com dúvida se isso faz mal ou não! As vezes não tem nada a ver, as vezes as alterações genéticas ocorrem aleatoriamente na natureza e não faz diferença se é o homem manipulando ou o acaso, talvez tanto faz mesmo (ou não) rsrsrs.

    Responda
  2. Alex Barros

    Eita! Conheço ele, da Embrapa Cenargen que nem eu... vou passar lá no laboratório dele para cumprimentá-lo... Ele sabe o que fala, tem toda a razão ao dizer que quem critica os trangênicos estão mal informados! Sugiro acessarem a página da Embrapa para entenderem mais o trabalho que fazemos lá, que por sinal é levado muito a sério, e se tranquilizarem mais, afinal não é de hoje que vocês comem alimentos trangênicos e nem sabem disso.

    Responda
  3. toin

    Parabéns ao agrônomo Francisco Aragão e a EMBRAPA pelo golaço. Não liguem para os desinformados e os que sempre são contra tudo que se faz de bom no Brasil. Os cães ladram e a caravana da ciência responsável deve seguir sua estrada rumo ao futuro.

    Responda
  4. marcia teixeira

    Já temos que comer pesticidas, hormônios, respirar td que é poluente, sem sermos consultados... sempre com o atestado de algum pesquisador babaca comprado. Os transgênicos são uma incógnita!!! Já evito milho e soja, agora feijão tb? Aos pouquinhos vão acabando com nossas escolhas e nossa saúde. O DNA tem sua "inteligência", mas o que acontece qdo se mistura com outro DNA, o mais arrogante dos pesquisdores que pensa que sabe tudo, não sabe!!! E não vão testar em mim!!

    Responda
    1. Alex Barros

      Senhora Márcia, essa matéria é destinada exatamente a pessoas como você, mal informadas, que como tudo na vida que não entendem, tem medo. Isso é normal, mas arrogante mesmo é quem tenta desmerecer o trabalho de nós pesquisadores, dizendo que não sabemos de nada, não levamos em conta os riscos... Quem aqui não sabe nada? O doutor em agronomia ou a senhora? E você vai passar a evitar mais coisas ainda, porque só no meu prédio da Embrapa Cenargen desenvolvemos: cana-de-açúcar, café, fumo,

  5. Jorge Ferrari

    A questão dos transgênicos não é pautada por informações, mas, por ideal.

    Responda
  6. tiziu

    Pois é...O milho híbrido...uma grande revolução para época...também causou medo e perplexidade na época... um planeta com 7 bilhões de habitantes...vamos produzir alimentos sim... tenho mais medo é das "armas"...

    Responda
    1. marcia teixeira

      pra mim, pesticida, hormônio, comida processada, transgênico, gord hidrogenada, tudo que é feito visando o lucro dsa grandes indústrias e não o bem estar da crescente população do planeta, funciona como uma arma.

  7. Nilton Fontes

    As consequências só aparecem a longo prazo... e não conseguimos detectar uma relação de causa e efeito... Mas.... uma coisa é certa: Nunca se viu tanta doença como hoje!

    Responda
    1. rbelli

      Engraçado, a expectativa de vida da papulação esta aumentando, e não diminuindo...

    2. Maria Cristina

      "Desassino". Era para ter assinado o que o Adriano escreveu. Ops

    3. Maria Cristina

      O longo prazo já foi avaliado. Afinal de contas, posto que transgênicos circulam por aí desde a década de 80, temos uma geração inteira que cresceu exposta e a maioria me parece bem corada e saudável!A maior parte das doenças aumentou porque o povo parou daquela temível e malévola moléstia que abatia aos bandos... Morreu de que? "De Repente".E de resto, só assino o que o R. C. falou! 

    4. R. C.

      Resposta para o Julio: a idade média da população aumentou tanto porque outras doenças, principalmente as contagiosas (verminoses, viroses, etc.), diminuiram as taxas de mortalidade. A de câncer, assim como de infarto e doenças autoimunes, pelo contrário, aumentaram. E também é falso o argumento que o câncer mata mais porque a população envelheceu, já que as taxas de câncer aumentaram muito na população mais jovem: crianças, jovens e adultos até 30 anos, que até 50 anos atrás n

    5. tiziu

      Pois é...Nilton A tecnologia melhora o diagnostico...antigamente morria-se por falencia múltipla dos órgãos e a causa era desconhecida...

    6. Julio-Dantas

      É por isto que a idade média da humanidade aumentou tanto né ze mané !!!

    7. R. C.

      De fato. O amianto demorou décadas para se comprovar que era cancerígeno. O aspartame já é classificado como provavelmente cancerígeno pela OMS. Ambos produtos da Monsanto. E o aspartame só será oficializado como cancerígeno quando a Monsanto não quiser mais produzi-lo. Por enquanto, ele ainda dá muitos lucros à companhia. Vai demorar anos pra se provar que os transgênicos são cancerígenos. Mas será tarde demais, pois eles estão espalhados na natureza.

  8. Nathália Gonçalves

    O homem como sempre, querendo brincar de Deus. Concordo com a Gerva, o problema é a distribuição desses alimentos. Enquanto usarmos todos os nossos grãos para alimentar o gado, não teremos alimento para o resto da população. Os trangênicos não são naturais e só pelo fato de serem manipulados geneticamente, já não me agradam. Se estivéssemos evoluindo tanto, não teríamos um aumento tão grande do números de pessoas com câncer.

    Responda
  9. deh

    1) Consumimos produtos trangenicos a muitos e muitos anos (exemplo soja, ela é um complemento alimentar que encontramos em quase todos os produtos industrializados no país) 2) Usar trangenicos não significa que vamos sofrer alguma doença ou aumentar as chances de desenvolver um câncer (ja estamos expostos a vários fatores que propiciam isso diáriamente) 3) Falta comida no mundo não por falta de produção e sim por cupa do capitalismo (ofertaxprocura) que incentiva a fome.

    Responda
  10. Silvana Ribeiro

    Fala pelas multinacionais também? ou só pelo centro de pesquisas nacional?

    Responda
  11. Samanta Moster

    O problema da discussão sobre transgênicos é que pouca gente sabe o que eles são. Pega-se o DNA de uma planta, como o feijão, e o DNA de uma praga que acomete essa cultura, por ex., um fungo, e combinam-se os dois. Ou seja, duas espécies completamente diferentes são combinadas. Como isso JAMAIS aconteceria na natureza, fica a dúvida sobre os efeitos que pode ter a longo prazo quando consumido por animais - incluindo os humanos. O problema é consumir sem saber o que é. Temos o direito de esco

    Responda
    1. yawixi

      Todos deveriam ter o direito de escolher o que querem comer. Aprovaram o plantio indiscriminado de soja transgênica, mas não obrigaram a identificá-la com rótulos informando claramente o que é. Não foi garantido ao consumidor o direito de escolher o que compra. É a mesma coisa com o milho, um alimento básico da população brasileira, que não tem rótulos para informar se são transgênicos ou orgânicos e os consumidores ficam à mercê dos comerciantes que vendem "gato por lebre" e cobram r

  12. jose prado

    Falta alimento no mundo sim. Se alguem morre de fome evidentemente ele tinha como se alimentar! Tem gente que adora repetir clichês, igual papagaio sem ter a minima idéia do que esta falando. Planta transgenica não é bicho papão! Estão aí a mais de 30 anos sem problema algum no mundo todo! Gente que costuma misturar religião e ideologia com ciência costuma pensar pelo que lhe dizem. Ainda mais na era sa informática! São , geralmente, consumidores ávidos por moda e bobage

    Responda
    1. marcia teixeira

      É isso aí RC... o povão não fica sabendo dos problemas dos transgênicos pois o poder desse pessoalzinho que cria os trangênicos é infinito. Abafam tudo! E o pessoal que de verdade gosta de comer modas, nem sabe.

    2. R. C.

      Já foram constatados diversos problemas. Tanto de plantas transgênicas que viraram pragas (procure sobre canola transgênica), quanto de pessoas que passaram a não poder consumir nada com milho por alergia a uma espécie de milho transgênico, pessoas mortas por intoxicação por comerem tomates transgênicos.Sem contar a soja transgênica da Monsanto que produz pesticida. O pesticida está na célula. Isso tudo porque os criadores dos transgênicos fazem tudo pra esconder estes fatos.

  13. Vermelho

    Não falta alimento no mundo. o que falta é distribuição... O alimento transgênnico serve acima de tudo, para alimentar a fome de grana pelos royalties.

    Responda
    1. Palmeirista

      Julio, ou você é dono de uma grande empresa que produz alimentos transgênicos, ou você não tem a mínima idéia do que essas empresas são capazes por lucros. Quando o cigarro virou moda, os "cientistas" disseram que ele não era prejudicial a saúde, pois só tinham feitos analises a curto prazo. Mas hoje sabem o que ele pode causar a longo prazo. Quanto aos transgênicos, ainda não sabemos.

    2. Julio-Dantas

      Os grupos ou individuos que pregam contra os transgênicos são em geral seguidores de Onã ou memo mennonitas que pretendem a volta ao passado.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.