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  1. Sofia

    Esse sr só sabe falar mal do governo de SP! É incrível! Já que és o dono da verdade, então mostre a solução!

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  2. Fabio Morato

    Ola' Gilberto, moro na Nova Zelandia, um dos paises que esta' no topo dos indices de desenvolvimento humano. Baixa corrupcao e menos desigualdade social (maior distribuicao de renda) sao fatores para o alto ranqueamento desse pais. Aqui nao existe crianca pedindo esmola e vivendo nas ruas, o que corta pela raiz o problema da "escola de bandidagem". Enquanto nao resolvermos o agravante da distribuicao de renda no Brasil, pouca diferenca fara' se reprovamos ou nao criancas no setimo ano.

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  3. Kinob

    Mas é um exagero típico de quem fica cego por ideologias dizer que a volta da reprovação jogará as crianças na rua. Tudo depende de COMO será aplicada essa reprovação, é um reducionismo absurdo polarizar a questão em reprovação X não reprovação. É inadmissível que alguém especialista nessa área só consiga enxergar o mundo preto e branco.

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  4. Kinob

    Dr. Dimeinstein vamos tratar a questão com equilíbrio, creio que devemos repensar o modelo educacional antes de tecer críticas. A reprovação no sentido como ela é entendida não está muito certa, mas é justo que se o aluno X estiver inapto a cursar a matéria Y, ele não deve cursá-la.

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  5. Andre Carneiro

    É de lamentar a forma superficial que este assunto é discutido nestes comentários. A análise fica restrita aos alunos que "progrediram" e não aprenderam o suficiente. Esquecem de analisar o que se deu com os alunos que desistiram por um sistema que os reprovou. Aos professores que comentam, só posso crer que parte das críticas é pela perda de poder - do poder da reprovação.

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  6. Julio

    Vá estudar

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  7. candida

    O que funciona no Brasil é simples, mas o poder público nao está nem ai. E o seguinte: escola pública integral do básico ao ensino médio. De manhã, aulas normais, à tarde, 1 esporte ( sério, não essa educação física que fingimos que temos), lin gua estrangeira e reforço escolar em matemática e português. É tão simples e em quinze anos tiraria nosso país desse buraco ne gro em que se encontra. Mas é mais cômodo criar uma massa de manobra que vive de bolsa mis éria e minha esmola minha vida.

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  8. joralima

    Tenho 38 anos e vi colegas serem reprovados, sem traumas. Não me parece que esta geração, que dispara contra monstros e bandidos no videogame o dia inteiro, votam aos 16 e querem dirigir o mais cedo possível, seja tão sensível que não possa refazer um ano escolar que tenha sido feito displicentemente. E eu estou falando de escola pública, com falta de professor e tudo o mais. Na minha opinião, os jovens estão, exageradamente, sendo subestimados: eles podem aprender muito com as reprovações.

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    1. Como assim?

      Sabe que eu também acho que tratam crianças e adolescentes como idiotas no Brasil? Estão falando na cara deles que eles não são capazes. Mas como estão alienados, infelizmente não percebem isso.

  9. candida

    Nao defendo a repetência, mas também nao defendo uma sociedade cheia de @nalfabetos funcionais que as escolas públicas jogam na sociedade, sem capacidade para encararem uma vaga numa universidade pública. REpeti de ano uma vez, na sétima série. Foi horrível. Nunca mais quis ter a experiência de novo. Já tenho pós graduação e estou cursando meu segundo curso superior...

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  10. Fica

    Caro Dimenstein.Já que é o sr. da razão e está acima de todos, por que ao invés de criticar o sr. não elabora um programa educacional aplicável no Brasil?Esperaremos por sua produtiva contribuição.

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  11. Velho Zuza

    Sr. Gilberto, a progressão continuada só trouxe bons resultados para os indicadores de evasão escolar e repetências. Para o estudante, digo, aluno da progressão continuada, só trouxe o conforto de não precisar estudar para progredir!

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  12. Velho Zuza

    Moro numa cidadezinha do litoral sul de São Paulo. Acabei de entrar na net e dei de cara com esse artigo do respeitado Sr. Dimenstein! Beleza! Amanhã levarei cópia do seu artigo para meus alunos de uma certa 6ª série; que não estudam, não respeitam os colegas que querem estudar; brincam o tempo todo e dizem: "A gente vamos passar de qualquer jeito! Pra que estudar?". Quem sabe eles possam contribuir para esse debate, com o mesmo conhecimento de uma sala de aulas que o Sr. Dimenstein possui!

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  13. Rodrigo Burgo Juliao

    Minha esposa é professora, dá aula há 8 anos para 7º e 8º série. Na reunião de pais, sabe o que a mãe de um falou pra ela? Meu filho está comendo a merenda? Se está, então tá tudo certo, o resto não importa. De 13 alunas em uma sala, 4 estão grávidas e não sabem quem é o pai (a mais velha tem 14 anos), 80% (eu disse OITENTA POR CENTO) não sabem formar uma frase. Semana passada um aluno falou pra ela: Professora, vou correr pro intervalo porque é minha única refeição no dia. Essa é a realidad

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  14. rafael morelli manocchio

    Ultimamente ler sua coluna tem virado uma perda de tempo.

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  15. spohreis

    Façam como vou fazer a partir de hoje: parar de ler este colunista!!!

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    1. professor

      Boa idéia!

  16. Dani

    Pelo amor de Deus, Gilberto! Tenho 38 anos e na época em que eu estudava, se não aprendesse nada, repetia de ano sim! E é o melhor a ser feito. O que vc quer? Alunos do oitavo ano sem saber fazer contas de multiplicar porque na quarta não aprenderam e tiveram progressão continuada? Essa tal progressão, de progressão não tem nada, tem é de atraso! Fico indignada com essas coisas!

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    1. professor

      Muito bem, Daniela! Gostei da sua colocação.

  17. Rosivaldo Rodrigues

    Contin. Dessa forma vamos ficar "patinando" durante eras essa é a palavra certa para definir a educação neste país, porque as pessoas que estão no dia a dia das escolas no Brasil, (professores), é que deviam protagonistas das politicas educacionais. Aqui em Pernambuco colocaram um contador da secretaria da fazenda para ser secretário de educação! O que esperar de uma coisa destas? Na verdade quem comandava a secretaria era as burrocratas da mesma.

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  18. Rosivaldo Rodrigues

    Parabéns pelos comentarios Andréia, Fernando e Paulo, sou professor em Pernambuco e nós no Estado pegamos alunos vindos da prefeitura, que adotou esse tal de ciclos, e os mesmos chegam na sua maioria analfabetos e o abacaxi fica para nós do ensino médio, eles não ficam sem  condições de compreender nada nas aulas. O que acontece é que todos dão pitacos na educação e sempre o professor não é ouvido a respeito dessas "políticas" educacionais.

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  19. André

    Chamar aluno de vitima dói na alma de quem é professor. Gostaria de escrever tantas coisas contrarias a esse texto, mas é difícil de ter forças para tanto. Se os chamados intelectuais escrevem um texto desse, só nos cabe dizer que esse mundo esta perdido.

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    1. Kinob

      Vítima do sistema opressor, eis o tipo de clichê a que somos submetidos por esses ideólogos de quinta categoria.

    2. professor

      Corrigindo: aconteceu

    3. professor

      Concordo com você, André. Já escrevi coisas contrárias a esse texto, uma vez que sou professor e sei que há muitos equívocos, por parte do Sr. Dimenstein. Baixa autoestima é chegar aos 22 anos de idade sem conseguir fazer direito as quatro operações fundamentais da Matemática, e ter que admitir isso. Foi o que aconeceu com uma aluna de EJA de Ensino Médio, que chegou ao final do 2º ano do Ensino Médio, Estado de São paulo, por causa da Progressão Continuada.

  20. Fernando

    Reduza o número de alunos em sala de aula pra 20, ofereça salário digno aos professores, ofereça plantão de dúvidas em todas as matérias para os alunos, acompanhamento individual para alunos com dificuldade, atividades extracurriculares e infra-estrutura de qualidade. Aí dá pra gente pensar em implantar progressão continuada. Implantar este sistema só pra reduzir a evasão, sem se preocupar com o resultado, também foi feito pensando apenas em votos, meu caro.

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    1. professor

      Exatamente, Fernando> Sou professor de Matemática e Física, tendo dado aula em escolas estaduais de Minas Gerais, podendo constatar que, por incrível que pareça, o ensino de Minas Gerais, nas escolas estaduais, está menos ruim que o de São Paulo, justamente porque Minas Gerais não adotou totalmente a progressão continuada. Essa progressão foi rui para muitos alunos do Estado de São Paulo. Sei disso porque tive alunos vindos do Estado de São Paulo, e que tinham grandes dificuldades.

  21. Camila Mano

    Ah sim, terminar o ensino básico analf@beto funcional e sem saber dar/conferir troco é a solução? Antes frustradas com conhecimento do que coitadinhas que não sabem nada. Se falta infraestrutura, não é aprovação automática que vai resolver. Quando um aluno é automaticamente aprovado, pais não tem a menor preocupação com seu pimpolho. O importante é pegar o papelzinho conhecido como diploma no final.

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  22. FAP

    E depois de formado sem aprender... o destino também não será a rua?

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    1. professor

      Exatamente, Francisco. Para evitar isso, tive que dar atenção redobrada a alunos de Ensino Médio, em Minas Gerais, provenientes de escolas estaduais de São Paulo, que não tinham nenhuma base, tanto em Matemática como em Física. Eles mesmos confessaram que preferiam ter sido reprovados, a serem aprovados sem ter o conhecimento necessário para tanto. Vou mais longe: Uma moça de 22 anos na época, que havia concluído o Ensino Médio no Estado de São Paulo, quis refazer desde a 6ª série, em Minas.

  23. Luciene de Oliveira

    Repetir de ano gera baixa autoestima? E terminar o Ensino Fundamental sem saber ler ou escrever? Gera o quê? Conheço muitos casos assim. Gilberto Dimenstein deveria se aproximar mais da realidade antes de estar de acordo com as besteiras que o governo vive fazendo apenas para apresentar números satisfatórios.

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    1. professor

      Concordo plenamente com você, Luciene. Baixa autoestima tinha uma aluna minha de 2º período de EJA de Ensino Médio, que chegou até o 2º ano do Ensino Médio Regular, em Campos do Jordão, São Paulo, com dificuldade nas quatro operações fundamentais da Matemática. Felizmente, tanto os professores de Matemática como os de Física, sendo eu um de Física, conseguimos dar uma boa ajuda para essa aluna, que conseguiu suprir grande parte de suas deficiências, e continuou estudando, nos anos seguintes.

  24. Sidney

    Ignorancia é deste Sr que escreveu esta reportagem....o que vc quer ???aprovar o aluno sem saber ???...esta certo, tem sim que ter avaliacao na 7. serie...eu qdo estudava tinha exames em todas as séries, hj os alunos vão pra escola sem interesse sim, pq sabem que com 75% de presença estao aprovados. Estudar em casa ??...me engana que eu gosto, dão mais valor pro Futebol, pro MSN, pro Facebook...entao vc quer o que ???...o governo está certo, reprovou...faz a serie de novo...

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  25. GEROMINHO

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  26. Pietra

    Nos meus tempos de colégio quem estudava e aprendia passava de ano, quem possuia dificuldades para aprender era encaminhado para a recuperação, e aqueles que definitivamente não conseguiam absorver o conteúdo das aulas, repetiam de ano. Crianças que aparentavam alguma dificuldade extrema aos pais era aconselhado buscar orientação psicológica pelos professores, diretores e coordenadores da escola (para isso também servia a reunião de pais e mestres).

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    1. professor

      Nos meus tempos de escola acontecia exatamente o que você está colocando, e era muito melhor que atualmente. O Sr. Dimenstein está equivocado em algumas de suas colocações.

  27. Carlos

    O Governo Alkimin e a Secretaria a Educação estão totalmente corretos, pela primeira vez em 25 anos temos um Secretário que ouve as partes interessadas, é um homem de conhecimento inquestionável é ex Reitor da Unesp, fez na Unesp um trabalho maravilhoso; quanto ao colunista, nao consegue escrever duas linhas sem falar no PT. Muito Obrigado. Carlos Lima. Presidente Prudente -SP.

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    1. PQD

      Carissimo, voce esta enganado quanto a esse secretario....é mais do partido do governador...até agora nao mudou nada, e a tendencia é só pior. Sou professor de SP, e ja estou com o pé na estrada.....to fora em 2012. Voce nao sabe o quanto de professor falta no mercado...e mo tanto de desmotivação possui os que estao na ativa. Sou professor em SP desde 2003...e pasme nunca tive um aluno meu que se formou professor, e olhe bem, a cada ano leciono pra cerca de 600 alunos......vc leu certinho 60

    2. professor

      Concordo com tudo o que você está dizendo, Carlos Lima. O Governo Alckmin está agindo muito bem nessa questão, corrigindo um erro que já persiste há mais de 20 anos.

  28. ferrin

    Ele deve estar no lugar certo, pois nesta universidade so tem mauricinho.

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  29. Mario Reis

    É isso aí. Vamos acabar com a retençaõ. Deixe isso para as as universidades públicas. Afinal elas são para as elites. Aos nossos aluninhos, pás e picaretas. Para que aprender a ler e escrever, deixe isto para pessoas como o nobre jornalista. O resto é resto!

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  30. Is

    Como disse o nobre artista CRI0LO: "Não basta repensar a escola. Precisamos formar pessoas, não competidores..."

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  31. ferrin

    O cara vive la nos Stetes e vem da picataco aqui, vai dar pitaco, vai da la... vai.

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  32. Banana Republic

    Mas é muita bobagem. A Escola foi feita para pessoas que desejam estudar, que se comportam como seres civilizados dentro de uma sala de aula, que não ofendem os professores e que não depredam o patrimônio público. É isso o que deve ser exigido dos alunos. O lugar de bicho do mato é o OLHO DA RUA! Tirem essas pestilências da sala de aula e vejam o resultado: teremos os melhores índices de aprovação do mundo! É muito simples!

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  33. ferrin

    Quando eu estudava no primario la pelos anos 70 tirava nota e passava, se nao tirava tava reprovado e pronto se dane. Agora todo mundo passa pra que estudar se vai passar do mesmo jeito entao é melhor ser malandro na escola.

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  34. J.G.

    PARABENS ! Excelente artigo. Colocação perfeita. É melhor o aluno na escola do que sendo "educado" pelo crime e bandidagem.A não repetência melhora a auto-estima e deixa-os longe das influências negativas. O que tem que melhorar são as estruturas escolares.

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  35. cremilda

    Progressão Contiuada, foi a única coisa boa que o PSDB fez, mas não conseguiu sustentar, os maus professores transfomaram a Progressão Continuada em Promoção Automática. Para a PC dar certo o professor seria responsabilizado, o aluno que não aprendesse teria que fazer aula de reforço. Professor não quer dar satisfação e nem liga para o aluno. Aula de reforço seria pago com 30 por cento a amais do salário o prof. embolsava as aulas e não ensinava, e aprovava aluno sem saber

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    1. PQD

      nunca recebi esses 30 % e nunca ouvi falar deles

  36. cremilda

    O professor deveria ter o interesse e o compromisso de ensinar. Reprovar é sinal que o professor falhou mais que o aluno. A maioria dos professores usam a reprovação como mecanismo de vingança e adoram reprovar e aterrorizar alunos. Escola dá uma montanha de lição de casa e trabalhos dificeis e não ensinam na sala de aula mas pedem na prova. O aluno aprende fora da escola que fica com fama de "forte". Professor não quer ser responsabilizado pelo aprendizado do aluno.

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    1. PQD

      sim somos responsaveis por ensinar...EDUCAR É COM A FAMILIA.....escola virou deposito..... se nao sabem nada sobre escola/educacao no opinem ...so priora

  37. José Luiz Romero

    Sou da geração que estudou o antigo ciclo ginasial em escola do Estado. Era difícil entrar mas para sair bastava repetir um ano para ser rotulado como "jubilado" e estudar em escolas particulares que estavam sempre de braços abertos para receberem as mensalidades dos pais de alunos pouco aplicados. A minha geração foi uma das últimas que ainda escreve e fala um idioma Português minimamente correto e decente.....a dissertação do exame escrito valia 4 pontos!!!

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  38. Eduardo Silva

    Dimenstein, você não consegue um jornal americano para criar "artigos" não? Se deixou o Brasil, esquece dele também. Ou ainda precisa do dinheiro daqui?

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  39. Eu

    O Gilberto Dimenstein está certo. Nos países de melhor educação a reprovação é evitada ao máximo. Tem reprovação, mas ela é usada em casos extremos. Além do mais muitos alunos que tem dificuldade de se alfabetizar tem dislexia. E dislexia não melhora com reprovação.

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    1. PQD

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK JESUS...........QUANTA ASNEIRA.... COMO PROFESSOR TE FALO............ ENTAO 95% DOS MEUS ALUNOS SAO DISLEXOS...............KKKKKKK KKKKKK

    2. Pietra

      Educação ruim, escolas ruins, falta de incentivo do governo, pobreza, falta de comprometimento agora são sinônimos de dislexia??????????????????????

    3. Felipe Vianna

      Entao dislexia afeta em maior proporção os mais pobres? Pq esses niveis de reprovação só sao vistos em escolas públicas... A culpa está no conjunto da obra e nao nesse ou naquele individuo

  40. Jose Alberto Sousa

    Meu caro Dimenstein! Se vc fizer um vestibular e não passar: estuda mais e tenta de novo! Se seu time perdeu: o técnico vai arrumar o time prá ganhar a próxima! Se vc tentou uma vaga e foi preenchida por alguém mais capacitado: vc vai se reciclar! Se um atleta não conseguiu um índice de classificação importante:vai tentar de novo! Por que com a Educação tem que ser diferente? Concorrência é fundamental! só os bons de verdade serão cidadãos de fato./

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  41. Felipe Vianna

    Pow Gilberto, gosto da sua coluna, mas as vezes vc se contradiz: "A classe fica, portanto, um inferno; os professores têm razão de reclamar, afinal muitos alunos não conseguem acompanhar as aulas. Nem sabem ler direito. " Se não sabe ler, é pq foi aprovado sem ter os conhecimentos básicos...não é isso que vc defende?

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    1. Kinob

      Darrr né? Aliás acho que o articulista em questão deve ter sido aprovado sem condições porque contradiz a própria tese que defende.

  42. fabiox

    Nossa.... tem dia que o Gilbert0 acorda para falar m3rd4 mesmo.....

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  43. Luis Pavão

    Em uma sala de 40 alunos 5 não conseguem acompanhar, qual a melhor saida? Repetir 5 alunos ou abaixar o nível do ensino da próxima série prejudicando os 35 que se empenharam Se é pra não reprovar não vejo o motivo de darem provas, deixem os alunos lá, eles comem uma merenda, ficam conversando e depois de 11 anos saem com um diploma de colegial e zero de chances de conseguir competir com quem fez um curso de verdade

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  44. Edu

    Gostaria que voltassem a construir os CEUS.Não entendo porque bons projetos não tem continuidade.

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  45. Sergio Braga

    A implementação da progressão continuada é um erro. Mistura-se educação com assistência social, em prejuízo da primeira. Não sou contrário à construção de um sistema de suporte social que crie condições para um melhor desempenho escolar. Mas esse sistema precisa dar apoio e cobrar ao mesmo tempo. Não existe ganho sem esforço. Qualquer sistema de educação que seja baseado em ´empurrar com a barriga´ está fadado a aprofundar a ignorância. Lamento o art

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    1. professor

      Não há nenhuma palavra ofensiva em meu comentário.

    2. professor

      Concordo com tudo o que você disse, Sérgio Braga.

    3. professor

      Não é possível! Não se pode dar mais opinião sem ser censurado?

  46. Rodrigo Paulinelli

    Gilberto, prazer comunicar novamente. Tenho acompanhado seus artigos e penso participar mais para criacao uma educacao tropical melhor. Se um site ja existe para troca desta informacoes, agradeceria se me indicasse. Ja existe um numero significante de informacao digitalizada sobre educacao, resultados e orcamentos. Falta a conclusao. Seria uma perda de energia enorme apos levantar todos os dados, parte mais cara do processo, e nao concluir corretamente.

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  47. Ronaldo

    Que o Governo siga o que pede os professores e pais. Que os alunos sigam o que dizem seus professores e pais. E que os "entendidos" em educação parem de fazer laboratório com as crianças. São Paulo já tem as melhores escolas do Brasil, espero que os demais estados o sigam. Até que enfim uma boa notícia. O Estado não está jogando as crianças nas rua, o Estado está tirando o futuro dos adultos das ruas. É diferente.

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    1. PQD

      COMO PROFESSOR DE SP TE PERGUNTO: ONDE ESTAO AS MELHORES ESCOLAS DO PAÍS ? AQUI EM SP ? KKKKKKKKKKKKKKKK SAIBA QUE TEM MUITO ESTADO NA FRENTE. VOCÊ É COMO ESSE E MUITOS COLUNISTAS. NAO SABE "NADA " DE EDUCAÇÃO, E VEM FAZER PROPAGANDA....POR FAVOR SENHOR PAULISTA, DESÇA DO TAMANCO E SE LIBERTE DA ARROGANCIA....PAGUE SEUS PEDAGIOS EM DIA, JUNTO COM O IPVA, SEGUROS, CERCA ELETRICA, PREVIDENCIA, PLANO DE SAUDE, ESCOLA PARTICULAR PARA OS FILHOS E ETC ETC ETC

  48. MVINI

    TEM QUE REPROVAR MESMO AQUELES QUE NÃO QUEREM APRENDER!! PARABÉNS GOVERNADOR !!!

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  49. Moose

    O título da matéria é ridículo e o discurso é demagógico - as críticas no texto são muito concretas, enquanto que as soluções são bastante vagas. Também vejo com ressalvas a repetência do aluno, mas não descarto a possibilidade disso acontecer.

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  50. Tom

    No fim o foco é sempre criticar o PT. Lembro do Mercadante na campanha malhando a progressão continua dos alunos. Por que nas criticas atacam o PT? vai trabalhar Dimenstein

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