Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. carlos camargo

    Bom dia Gilberto, de fato voce tem toda razão, mas gostaria de corrigir uma parte dessa história, pois foi no governo do saudoso Maio Covas que tudo começou, quando secretária da educação Rose Neubauer implantou um sistema "REVOLUCIONÁRIO" utilizado nas décadas de 70 e 80 na Inglaterra e Estados Unido, gerando milhões de analfabetos que chegavam a Universidade sem sequer saber escrever corretamente. Minha esposa foi profª do Estado de SP durante 18 anos, até a sra Rose impalntar esse sistema.

    Responda
  2. Sidinei Aparecido Mascarenhas

    É incrível como todo "mundo" quer ser professor e opinar sobre a "educação pública" no Brasil, é comum senhores e senhoras que nunca entraram em uma escola pública (se entraram foram nas "menos piores") opinar, criticar e, ás vezes, até ofender postura de professor ou gestor de escola. Venha visitar a escola onde leciono e com certeza você saberá o que é PROGRESSÃO CONTINUADA, PROMOÇÃO AUTOMÁTICA, RETENÇÃO X APRENDIZAGEM e PROBLEMAS SOCIAIS. Escrever o que você "acha" não te faz um educador!

    Responda
  3. marcoconti

    Se a criança tem dificuldade de aprender e não tem apoio familiar, problema dela, oras. Temos que lutar para que nossos filhos sejam competitivos neste mundo onde os oportunistas levam sempre vantagem. E quanto às crianças que não conseguirem passar do 2o ano primário ? Oras, é só colocarmos grandes e muros altos em casa e blindarmos nossos carros que não teremos problemas. Ah, um coletezinho à prova de balas acho que também nos cairia bem.

    Responda
  4. fielzinha

    Riquinho, de elite cultural e étnica, não dê palpite no país onde nós carregamos o ônus da pobreza e da vadiagem deste povo.

    Responda
  5. lena luiz

    "vítima de classes superlotadas, currículo desinteressante, professores desmotivados e despreparados. Na maioria das vezes, o aluno vem de famílias desestruturadas e com baixo repertório cultural. Não recebe assistência médica ou psicológica" - Triste verdade! E nela estão algumas dicas de solução:1- diminuir drasticamente o número de alunos por sala, para que a relação entre aprendiz e mestre se torne pessoal, e assim envolva afeto. 2- um psicologo por escola, pelo menos.

    Responda
  6. martins bagestero

    O POVO PRECIZA APRENDER A VOTAR / SO O NOME NÃO ADIANTA NADA AGORA NO ANO QUE VEM TEM ELEIÇÕES /VOTE CONSCIENTE / NÃO PODE NENHUM PARTIDO FICAR TANTO TEMPO NO PODER /MUDANÇÃS E BÔA PARA A DEMOCRACIA

    Responda
    1. XPTÓ

      - mudançÃs ? - preciZa ? - E bÔa ? Você deve ter se beneficiado da progressão continuada! Imagino -te preenchendo um currículo à uma vaga de emprego!! Já , já teremos o "Bolsa Nota 10" Bastará frequentar as aulas que todos alunos ganharão Notas 10 em todas as matérias!! E todos se tornarão doutores... e viva o brasil !!

  7. rubgen

    Como de costume, baboseiras e ditas da comodidade distante. Por que o senhor não apresenta sugestões. Dar pedradas e fácil. Sugira algo palpável e inteligente. Se conseguir!

    Responda
  8. TrollBuster

    Progressão continuada é um crime.. Quem não sabe o básico, não consegue aprender uma profissão. Dai a qualidade do profissional brasileiro ser cada vez pior. Este papo de jogar na rua porque reprovou é coisa de comuna de boutique. A aprovação deve ser por mérito e não por lei!

    Responda
  9. Mazucheli

    Agora o Sr. reconhece que as salas estão superlotadas, as escolas sem estruturas. Na ultima greve os professores eram os "preguiçosos" e a greve era meramente "politiqueira" !!! Agora a culpa também é dos professores "para agradar os professores o governador joga crianças na rua" !!! Vamos parar de falar bobagens!!!

    Responda
  10. MAHATMA

    Espetacular o show de comentários neofascistas. Um sujeito chegou a dizer que "só os bons de verdade" serão cidadãos. Do ponto de vista filosófico (e também técnico), o que significa ser "bom de verdade"? Se essa virtude é medida pela régua do ofício especulativo, bom de verdade é quem acumula patrimônio e não quem contribui solidariamente para uma sociedade melhor. O tal "paulista médio" que posta comentários é reclamão e tem se movido por rancor de classe e auto-comiseração.

    Responda
  11. tantan

    O Sr. Gilberto Dimenstein, como sempre, com suas atitudes "politicamente corretas", às vezes, ofende os leitores com matérias desse tipo. Bom governo Sr. Dimestein é aquele que financia a ignorância com "vales-bolsas" no Nordeste? Será que esses projetos também não há nenhum pensamento nas urnas também, ou seria apenas, como dizer, "boa vontade". Pense nisso.

    Responda
  12. emiliano campedelli

    onde disse cota para analfabeto nas escolas quis me referir a cota nas faculdade, ah falando nisto eu repeti e nao morri 

    Responda
  13. sampaio

    Gilberto Dimenstein tem razão. Punir o aluno com repetência é expulsá-lo da escola. Citando Miguel Arroyo em sua obra Imagens Quebradas, Trajetórias e Tempos de Alunos e Mestres: "Pela minha experiência muitos dos impasses e até muitas das rejeições em relação a estruturar a escola respeitando os tempos dos educandos decorrem da incompreensão e até rejeição dessa tarefa como nossa: formar, acompanhar a formação plena, respeitando seus tempos".

    Responda
  14. ADAILSON PEREIRA ARRUDA

    Sr. Gilberto, concordo em parte com você. Mas não pense que alunos de classes sociais menos abastada, são os piores ou os menos inteligentes por culpa da ingerência dos sistema de ensino brasileiro. Vejamos uma observação simples, o fato de aluno passar de ano pelo querer do sistema de ensino sempre foi um grande passo para evasão escolar, sem contar que o aluno nunca vai estudar muito pensando em seu futuro profissional, uma vez que ele não acredita ser as escolar um filtro aferidor.

    Responda
  15. everson

    O culpado é sempre o FHC o SERRA o ALCKMIN o PSDB e assim por diante. Como em Casablanca, ´´ Prendam os culpados de sempre ``.

    Responda
  16. Xikão

    .

    Responda
  17. fvpf

    e assim o brasil vai rumo a venezuela do companheiro hugo e a bolivia do compaheiro ergo morais vamos de vento e polpa mudando o rrumo da historia so de pensar que no brasil um analfaberto mudou lei ortografica que e que agente quer mas

    Responda
    1. RTuiuti

      E pelo jeito, nem a ortografia antiga você conhece.

  18. Evanio Silva

    Gilberto Dimenstein não entende nada do que fala. Ele sim é um demagogo. Respeito a folha de São Paulo, mas permitindo um cidadão destes que vem humilhar a classe do magistério de despreparados e os intitula de ignorantes, só este cidadão mesmo.A folha de São Paulo perde uma grande chance de melhorar a sua qualidade se removesse uma pessoa sem base e sem qualidade de conhecimento de causa da educação brasileira.Sou psicólogo educacional, psicopedagogo e professor de matemática.

    Responda
  19. Reinaldo Souza

    Olha só, o Gilberto pagando de progressista!! Quem diria!!!

    Responda
  20. Valdir

    Pelo que leio nos comentários, as pessoas são contra apenas por serem contra. A ideia da educação continuada era não acabar com a vontade de estudar dos alunos com a repetência logo nos primeiros anos de estudo. O PT sempre foi contra e o PSDB nunca se preocupou em melhorá-la. Pelo jeito, como o Dimenstein fala, a mediocridade dos políticos é que venceu, pq aos poucos vamos voltar para um sistema que já mostrou não funcionar na realidade do ensino brasileiro.

    Responda
  21. robarca

    "Mas o caminho mais fácil vira punir a vítima, com aplausos dos pais e professores, em meio a alguns educadores ignorantes e atrasados." É, isto mostra o que Gilberto Dimenstein pensa dos educadores do Brasil. Por que ele não vem com toda a sua "sabedoria" dar aula no Brasil? Rogerio Barletta de Campos, professor em escola pública de SP há 25 anos.

    Responda
  22. Senta bota

    Nem ele se entende, quem não aprendeu qualquer ponto anterior de um assunto não consegue entender mais nada da matéria dai para frente, não dá para construir um predio de cinco andares começando pelo último. Os antigos quatro anos do ensino primário são fundamentais para os alunos que queiram continuar estudando depois disso, não dá para estudar matemática sem saber nada de aritimética, quanto mais estudar as regras gramaticais sem ao menos saber escrever e ler e entender o que leu.

    Responda
  23. Anderson G odoi

    Me surpreendeu bastante os comentários dos leitores em relação à coluna. Esperava que existissem mais simpatizantes do sistema de aprovação automática. Estudei em escola pública do primário à faculdade (FEA/USP) e, mesmo tendo sido reprovado na terceira série do antigo primário, nunca tive a auto estima diminuida. O lado bom do infeliz ponto de vista do colunista foi a mobilização de pessoas com experiência empírica de BraSil (com S e não com Z) expressarem seus pontos de vista.

    Responda
  24. Fontes

    Estou lendo que o caro jornalista hoje se encontra desfrutando o caos norte americano? Ele está pelas bandas de lá? Mas e a sua ONG na região dos jardins? Acabaram as doações do governo de SP? Já sei, esta usando parte dela para suas pesquisas em solo americano! Devem render frutos para futuras experimentações no atendimento de umas 25 crianças, pobres da região dos jardins! Enquanto isto nós, educadores, continuamos sendo massacrados pela hipocrisia reinante neste estado.

    Responda
  25. Gerson27

    O Sr. Dimenstein de há muito assumiu o papel de GCI (Grande Consultor Inócuo) para assuntos pertinentes à melhoria da Educação Pública Brasileira. Desconfio ser ele um dos "ilustres" membros da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo que elaboraram a estapafúrdia nova matriz do Ensino Médio, a qual suprime aulas de Matemática, Português e Inglês , como se tais áreas do conhecimento fossem acessórias num cenário social em que capacidade de raciocínio lógico e comunicação são imprescindív

    Responda
  26. PQD

    SOU PROFESSOR DO ESTADO DE SP, MUITO MAL PAGO, SALA CHEIA, SLS NAO, DEPÓSITOS, SEM SEGURANÇA. SOMOS DESMOTIVADOS SIM, INCOMPETENTES, NÃO. INCOMPETENTE É NOSSA IMPRENSA VENDIDA. QUEM ENTENDE DE REALMENTE DE EDUCAÇÃO É O PROFESSOR QUE ESTA TODOS OS DIAS DENTRO DE SALA DE AULA. MAS PARA NÓS NÃO É PERGUNTADO NADA SOBRE O ASSUNTO. QUEM ESCREVE SOBRE EDUCAÇÃO E NAO ESTA EM SALA DE AULA, É UM GRANDISSISSIMO DEMAGOGO...... JA CANSEI DE TANTA BABOZEIRA.............. FUI..

    Responda
  27. PQD

    SOU PROFESSOR DO ESTADO DE SP, MUITO MAL PAGO, SALA CHEIA, SALAS NAO, DEPÓSITOS, SEM SEGURANÇA. SOMOS DESMOTIVADOS SIM, INCOMPETENTES, NÃO. INCOMPETENTE É NOSSA IMPRENSA VENDIDA. QUEM ENTENDE DE REALMENTE DE EDUCAÇÃO É O PROFESSOR QUE ESTA TODOS OS DIAS DENTRO DE SALA DE AULA. MAS PARA NÓS NÃO É PERGUNTADO NADA SOBRE O ASSUNTO. QUEM ESCREVE SOBRE EDUCAÇÃO E NAO ESTA EM SALA DE AULA, É UM GRANDISSISSIMO DEMAGOGO...... JA CANSEI DE TANTA BABOZEIRA FUI......

    Responda
  28. PQD

    SOU PROFESSOR DO ESTADO DE SP, MUITO MAL PAGO, SALA CHEIA, SLS NAO, DEPÓSITOS, SEM SEGURANÇA. SOMOS DESMOTIVADOS SIM, INCOMPETENTES, NÃO. INCOMPETENTE É NOSSA IMPRENSA VENDIDA. QUEM ENTENDE DE REALMENTE DE EDUCAÇÃO É O PROFESSOR QUE ESTA TODOS OS DIAS DENTRO DE SALA DE AULA. MAS PARA NÓS NÃO É PERGUNTADO NADA SOBRE O ASSUNTO. QUEM ESCREVE SOBRE EDUCAÇÃO E NAO ESTA EM SALA DE AULA, É UM GRANDISSISSIMO DEMAGOGO...... JA CANSEI DE TANTA BABOZEIRA FUI......

    Responda
  29. caracas

    O uqe tem de acabar é a exigencia que os "bolsistas familia " tem de frequentar escola para fazer jus a "bolsa familia" A coisa funciona assim: O pai/mãe so recebe a bolsa familia se o filho frequentar escola/presença/aproveitamento . então o menino/ jovem não quer nada com nada e so vai a escola para receber a bolsa familia, vai de mau vontade , cria caso , não vai e quer que professor anote presença. não aprende e quer que professor de nota boa. Pronto esta feita a enc

    Responda
  30. Leovigildo Samuel Santana

    Ser crítico de alguma coisa é a "coisa" mais fácil que tem. E nem precisa saber algo sobre o assunto. Sr Dimenstein, por favor, porque não te calas? Há muito tempo só escreve asneira via USA. O sr. sabe o que é escola pública, já viveu na carne escola pública? Sugiro ao sr. que largue tudo e fique um ano trabalhando em periferia, nesses bairros violentos das cidades, ganhando o que um professor ganha. Aí o sr, saberá o que é ser desmotivado e um pouco mais. E mais: pare de escrever asneira.

    Responda
  31. Maria Malu

    Gostaria de saber se o Dimenstein tem filhos e se nas escolas onde estudam há aprovação automática. Que eu saiba aprovação automática só existe no ensino público. O que será que pensam as nossas elites? Pobre não precisa aprender? Que chance tem um garoto que chaga a oitava série sem saber ler? Seria contratado para compor a redação ao lado do DD jornalista? A escola não é CRAS. A escola tem função social, mas não é abrigo.

    Responda
  32. marise mendes de goes medeiros

    Gilberto, volte para o Brasil. Trabalhe aqui. O desafio esta na nossa terra.

    Responda
  33. Jadson Oiseau

    Dimenstein, vai plantar coquinho e deixa o BR em paz... Vc é igual à todo ESPECIALISTA de plantao: muito palavrório e nenhuma solução, nenhuma mao na massa...

    Responda
  34. Maria Malu

    Gostaria de saber se o Dimestein tem filhos e se nas escolas onde estudam há aprovação automática. Que eu saiba aprovação automática só exite no ensino público. O que será que pensam as nossas elites? Pobre não precisa aprender? Que chance tem um garoto que chaga a oitava série sem saber ler? Seria contratado para trabalhar na Fo.lha? No meu entender escola não é CRASS. A função da escola é também social, mas não é a de socorro social.

    Responda
  35. reina

    ZZZZZO..... GILBERTO NOS HONRA E ORGULHA A CONDICAO DE SERMOS BRASILEIROS! JA o alkmim, COMO DIZ SIMAO 'E UM XUXUZINHO POREM BEM GELADO

    Responda
  36. Odarp

    Para alcaçar o abjetivo do governo de São Paulo, é uma ótima medida, asssim crescerá o número de bandidos; futuros clientes das penitenciárias que o governo pretende construir. A média de idade dos presidiários de São Paulo, é de 24 anos. Pergunta que não pode calar, onde estavam estes presidiários quando eles assumiram o governo? Resposta: ERAM CRIANÇAS QUE ESTAVAM NA RUA.   ELEMENTAR MEU CARO WATSON! ELEMENTAR!   Viva o PSDSB / DEM / PIG

    Responda
  37. Sebastião Simionatto

    Todo rearranjo implica em caos!A política criminosa do PSDB na educação tem que ser revertida(por eles mesmos) e daí o caos.Gerações de cidadãos foram jogadas na viela da pobresa e de roldão suas proles(e eles sabem fazer isso direitinho e sem escola).Hoje necessitamos de corpo técnico em todos os níveis e não o temos:culpa do PSDB!Como resolver o problema que eles criaram!Não há solução!O voto e o tempo vai delimitar o futuro.Podemos apenas criar peças de acusação pelo crime&castigo devido.

    Responda
    1. Senta bota

      Asneira pura, o problema é no Brasil todo, não só em são Paulo, Desdeque mudaram a lei de diretrizes e bases que a coisa começou a andar para traz.Já houve tempo que o Ensino público no nível primário e secundário era a melhorescolha, assim como ainda é o ensino superior. Para resolver o problema temos que começar atendendo as crianças ainda com 2 anos, dando para elas o mesmo tratamento escolar que recebem as crianças das classes mais aquinoadas pela sorte. O

  38. Manoelito Rocha

    Se o estudante não trabalha e não sofre de dislexia, ele só não passa, quando não quer. Pois que vá atrapalhar em outras freguesias.

    Responda
  39. Manoelito Rocha

    Era para ser um comentário só, saiu cortado...

    Responda
  40. Edula

    Engraçado, o Dimenstein diz que o PT sempre apoiou o que ele diz que Alckmin quer agora, ou seja "jogar criança na rua". Mas eu nunca vi Dimenstein ser tão veemente em condenar a atitude do PT, que deve estar fazendo isto nos estados que governa, já que sempre apoiou. Por que será??? Será que Dimenstein, pixando Alckmin, está simplesmente aproveitando para fazer proganda indireta do PT ???

    Responda
  41. Antonio Torre

    Pela reportagem "imparcial",após de anos (e muitos)de progressão continuada no governo do psdb paulista,constatou-se que não funciona e a culpa é do pt ????Parabéns pela análise "tão brilhante" !!!Quanto "rolou" para uma reportagem desta qualidade,espero que tenha recebido bem pra tanta besteira !!!!

    Responda
  42. Manoelito Rocha

    As coisas funcionavam desta forma no passado, e, deveriam continuar assim. Um aluno que perde dois anos seguidos nesta escola pública fraca tem mais é que ser jubilado, para dar o lugar a outro mais interessado.

    Responda
  43. Giulia

    teste

    Responda
  44. ivanjotta

    Agradar professores???? Os primeiros prejudicas pelo sistema atual de ensino são os alunos. Os segundos são os professores q perderam completamente a autoridade em sala de aula, já q nao podem reprovar, não podem expulsar, enfim não podem dar qualquer tipo de punição aos alunos. Não falo de punir por punir, mas em prol de corrigir e melhorar. Crianças e adolescentes q sabem q não correm risco nenhum de castigo se sentem livres para fazerem o q quiserem.

    Responda
  45. Carolina F.

    Será que nunca vai ser possível avaliar o aluno constantemente e tomar providências para que ele acompanhe sua turma assim que as dificuldades forem detectadas? É impossível? Parece que sim...

    Responda
  46. Reinaldo Tadeu Braga

    Mais um típico artigo de quem pratica o jornalismo partidário! Não perde oportunidade de tecer criticas ao PT!

    Responda
    1. sarney netto

      No Brasil é assim o MOLUSCO não estudou e já e Doutor 6 vezes é ou não é um pais diferente?????

  47. Petroleo

    Para mim é importante que desde cedo as crianças e jovens aprendam que é preciso mérito para obter as coisas. Se não estudar, não passa. Simples.

    Responda
    1. sarney netto

      Não passa vai virar politico ou presidente!!!!!

  48. Mauro Mungioli

    Gostaria de entender o porque de uma porcentagem realmente progredir e outra avassaladora não conseguir. O problema é SIM de cada estudante. No meu tempo de escola não havia nenhum passeio, filme, dança, baile, festas ou qualquer diversão. A escola era simplesmente local de estudos. E, acho que consegui aprender muito.

    Responda
  49. Mauro Mungioli

    A julgar pelo conteúdo do texto, da maneira em que está, o aluno que passa de ano sem ao menos compreender algo que lê NÃO é um problema a mais para a sociedade?? Seguindo essa política, estamos criando um grande problema a médio prazo. A própria sociedade excluirá esses jovens que hoje acham que estão levando vantagem em "passar de ano".

    Responda
  50. Sofia

    E o que ele quis dizer com o Alckmin colocar crianças na rua? Na minha época quem nao aprendia repetia de ano e pronto! NINGUEM que repetisse parava de estudar e ficava na rua... esses pseudo-intelectuais polica-mente corre-tos são um sa-co

    Responda