Ciência > Fapesp publica manual de ética para evitar má conduta científica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Médico

    Essa notícia é MENTIROSA! Afinal de contas, todo mundo sabe que os cientistas não erram nunca, ou, se erram, erram pouco. A verdade é que todos os males do mundo vêm da religião. Nunca, em momento histórico algum, um cientista foi responsável por qualquer gesto antiético ou imoral.

    Responda
  2. tiziu

    ...lançar um manual de ética científica para pessoas com o mais alto grau de escolaridade de um país é admitir que o que esta aí é podre, cheira mau...é a tentativa de salvar uns poucos...

    Responda
  3. Aba Baba

    Caras de Pau existem em todas as áreas... A iniciativa é importante, mas a formação ética desses profissionais ao longo de toda a sua vida acadêmica também é... Pois é enquanto estudante que o pesquisador é lapidado ou é ensinado as artimanhas de criar pesquisas fajutas com resultados inventados. O que existe de pesquisas sem cabimento com a intenção de faturar investimentos e encher curriculum lattes, pesquisas sem qualidade e utilidade. Que credibilidade tem esse profissional?

    Responda
  4. renandeos

    O que mais acontece é de artigos publicados terem nomes de amigos do autor, para que o currículo lattes do povo fique mais recheado de publicações em periódicos. E ainda tem o caso de cientistas inventarem dados. Isto é fruto do efeito publish or perish.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Sim, O grande problema da Pesquisa Científica no Brasil é a baixa qualidade provocada por este processo de avaliação, onde o que conta é a publicação em alguma revista científica. A qualidade do trabalho, ou sua utilidade para a sociedade não são questionadas. Assim, os últimos aumentos na produção científica brasileira, medidos pelo incremento nas publicações, pouco tem haver com avanços do Brasil na área científica. Basta comparar os resultados de China, Russia e China, países do BR

  5. edilsonsfx

    Excelente investida da FAPESP, agora vamos ver se os criminosos serão punidos realmente. Estou aguardando o desenrolar de tudo isso. Mas parabéns para a FAPESP, outras agencias de fomento a pesquisa, incluindo o CNPq deveriam seguir o exemplo.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Já estão seguindo e já anunciaram cartilhas semelhantes. Pega muito mal pra todo mundo quando o trabalho de um cientista, financiado por estas agências, é questionado sob sua honestidade de dados ou autoria das informações.

  6. Paulo Schaefer

    O que eu acho interessante é que esta manchete não chamou a atenção dos leitores...só tem o meu comentário......e olha que o assunto é importante.....

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.