Ciência > Estudo confirma validade da teoria da relatividade no espaço Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por falar em buracos negros, uma pesquisa sobre "nasa detalha como buraco n e g r o distante devora uma estrela" mostrará uma animação da NASA sobre isto. A impressão é que os jatos de partÃculas emanam das regiões polares do buraco n e g r o, provenientes do interior do mesmo, após a estrela ter sido devorada por ele. Se esta animação for descrição fiel do que ocorre (melhor assistir antes), talvez tenhamos de rever alguns conceitos (ou um monte deles). H
Se o comprimento de onda aumenta, a frequencia diminui (e não aumenta como esta no texto), pois os fotons perdem energia. Ha uma implicação interessante caso o experimento com os neutrinos seja confirmado, pois a luz se desvia num campo gravitacional intenso pela curvatura do espaço, segundo a relatividade, e consequentemente percorre um espaço maior levando mais tempo (veloc diminui). Se isso não ocorre c neutrinos poderia significar um atalho dimensional
Correção, campo gravitacional.
Neste caso teria que se considerar em que condições foi feita a medida da velocidade da luz e como um campo magnético pode ter afetado tal medida. Em distâncias curtas, possivelmente seja despresÃvel. No caso dos neutrinos, somente sob um campo magnético intenso, como vc disse, pra se avaliar se realmente não sofrem efeitos gravitacionais.
Teoria da relatividade não se aplica irrestritamente em mecânica quântica.
Lançar dúvidas na teoria da relatividade, é mesmo coisa de fÃsico sem o que fazer.
Einstein e a relatividade tem obtido maiores sucessos em relação ao universo como um todo e a fÃsica quântica em relação as partÃculas. Talvez uma união entre as duas se faça necessário.
Se a velocidade da luz é o limite de velocidade do universo, por quê a luz não consegue escapar de um buraco ne gro? Exemplo é um foguete espacial: ele tem de atingir uma velocidade de 11 km/s para escapar da atmosfera terrestre, enquanto não chega a tal velocidade ele não consegue sair da Terra, portanto se a luz é o que existe de mais rápido no universo ela conseguiria escapar dos buracos ne gros. Ou a teoria da velocidade da luz está errada ou a dos buracos ne gros é que está.
Para alguma coisa escapar de um buraco negro, ela precisa ter velocidade superior a da luz. Se precisar de velocidade igual ou inferior a da luz para escapar, então não é um buraco negro. A teoria dos buracos negros foi criada em cima da teoria da velocidade da luz.
Isso já foi respondido pela própria teoria da relatividade. A luz caminha no chamado "espaço tempo", o buraco n/egro deforma o espaço tempo a sua volta, devido a sua enorme força gravitacional, fazendo a luz caminhar em sua direção independente de sua velocidade, como um ralo de pia mesmo.
Minha nossa, Einstein se remexeu no túmulo agora.
se no espaço a luz sofre interferência em sua trajetória, imagine dentro de nossa atmosfera; por outro lado os neutrinos não sofre praticamente nenhuma interferência, pois quase não interagem com a matéria ou com outras forças conhecidas; então o experimento em que chegou-se a uma velocidade superior a da luz teria que ser relizado em ambiente sem estas interferências para serem mais precisas.
Comparou-se a velocidade dos neutrinos com o valor da luz medida no vácuo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Estudo confirma validade da teoria da relatividade no espaço Voltar
Comente este texto