Ciência > 'Ovo frito' estelar vai virar uma supernova, afirma astrônomo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Beto

    Há sempre uma confusão sobre as distância e tempo em Astronomia. A Relatividade nos explica que não existe um tempo absoluto e, para um referencial específico, por exemplo, nós, as coisas "acontecem" quando a informação chega. Assim dois eventos astronômicos serão simultâneos para nós se as informações (que viajam no máximo à velocidade da luz) chegarem juntas. Em outra estrela não serão simultâneas. Podemos calcular quando a informação partiu e falar sobre um fictício tempo absoluto.

    Responda
    1. Beto

      Para todos os efeitos práticos o evento acontece para nós no instante em que a informação chega. Para nós a estrela era explodir quando seu brilho aumentar muito. Podemos até dizer que isso ocorreu a 13 mil anos atrás, mas isso é apenas um cálculo. Para nós acontecerá no exato instante que luz chegar. Eventuais outros efeitos, por exemplo uma onda gravitacional, chegarão juntos ou até mesmo depois. (A SN1987A apresenta uma dificuldade enorme para os neutrinos superluminosos.) Estes são os fa

  2. Rafael

    Bem, vamos aos fatos. Se ela está ha 13 mil anos luz da terra, sua explosão que é detectada através da luz, deverá chegar à Terra, se explodir hoje, daqui a 13 mil anos. Então, este celescópio está vendo um objeto que possivelmente já explodiu, uma vez que a imagem vista tem 13 mil anos luz de idade. Né mesmo? eh,eh,eh!

    Responda
    1. Rafael

      Interessante imaginar quanta matéria escapará para o  espaço e qual a velocidade dela e, então, poderemos avaliar a velha máxima de que, "após a tempestade vem a ambulância", neste caso, desnecessária ambulância. Espero que haja um buraco negro no meio do caminho para sorver as pedradas que virão no nosso rumo.

  3. Germano

    Eta-carinae NGC3372 é um sistema formado por duas estrelas prestes a explodir tbem, candidata a supernova, a nebulosa é 400 vezes maior que o sistema solar. Só que este "prestes a explodir" deve estar dentro dessa faixa de centenas ou milhares de anos. Já pode ter explodido, mas a luz do acontecido, ainda não chegou aqui. Deverá ser o objeto mais brilhante no céu depois do Sol e da Lua.

    Responda
    1. Rafael

      Lí isto também. Será um espetáculo inédito para a humanidade ver um destes eventos e extraordinariamente belo se coincidir os dois eventos. Já que ocorrerão, tomara que ocorram enquanto estiver vivo. Será um espetáculo no céu e um pânico na Terra, principalmente para os beatos.

  4. Otacílio Neto

    O supremo vai julgar a explosão inconstitucional!

    Responda
  5. José Carlos

    Centenas de milhares de anos? Não sei se posso esperar tanto.

    Responda
  6. Claudius13

    Tempo não existe: Foi, é e sempre será. O que existe é a eternidade. Se não existisse no universo homem e outyros racionais, que necessitam de referências, qual o significado do tempo?

    Responda
    1. Germano

      Fisicamente falando, o tempo surgiu após o Big bang, portanto não se sabe o que havia antes deste. Em nosso universo o tempo existe, é uma grandeza mensurável.

  7. Manoel Jorge

    Espero ainda estar vivo quando essa estrela explodir :D ! Tenho certeza de que será um belo espetáculo! No entanto, se a explosão for forte demais, ela poderá interferir nas telecomunicações e sistemas elétricos.

    Responda
  8. Wilson Guerra

    Esse sim é o testemunho de um momento da criação. Sem deuses para interferir ou gerar fundamentalismo. Tudo dentro dos processos naturais. A Natureza é belíssima por si só.

    Responda
    1. tersiog

      Computadores, carrros, edifícios, músicas, poemas, etc são também grandes obras da mãe natureza

  9. Maria Cristina

    Só eu acho que os caras que dão nomes para essas coisinhas do Universo estão de brincadeira?

    Responda
  10. Neto

    ANO QUE VEM TEREMOS OVOS MEXIDOS POR TODA A GALÃXIA.

    Responda
  11. Neto

    Será em 21 de dezembro de 2012. Quem viver, verá...

    Responda
  12. Fabio

    Vamos fazer um requerimento para que exploda logo!

    Responda
  13. Mario Ventura

    O interessante é que se fala de distancias em anos luz. Tantos anos luz imagem viajar e chegar a terra. O evento é de um passado de certa forma remoto nesse exato momento. Pela primeira vez uma reportagem abordou o fator tempo. Pode acontecer a qualquer momento ou levar milhares de anos. Entendo que na fase final e "efemera" desse objeto, para nós, atuais observadores, ele dure ainda uma eternidade e nossos longinquos descendente possam ver um dia seu final! :)Tudo que vemos no cosmos é pass

    Responda
    1. Germano

      É isso mesmo, porém, relativamente falando irá acontecer agora. Isso foge um pouco ao senso comum em razão das distâncias envolvidas.

  14. chumberlaunska borderline

    foi posto pela "galinha fugitiva"

    Responda
  15. tersiog

    Interessante como todos esses cataclismas astronomicos estão bem distantes de nós. Seria mera coincidência? Esse por exemplo, além de distante já ocorreu há 13000 anos atrás

    Responda
    1. Germano

      Não temos (felizmente) estrelas próximas, grandes suficientes pra virar super novas.

    2. joaojoao

      Talvez não , se o pessoal do CERN estiver certo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.