Ciência > Primeiro satélite de órbita alta do Brasil pode ser feito fora do país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. verywell well

    com certeza um genio falou pra Dilma que o custo de comprar pronto e vantajoso,logo este ganha uma propina vai para praia, depois fica enviando notas a midia que o pais saiu ganhado ba ba ba ba ba .............

    Responda
  2. Paulo Schaefer

    Aliás, A Pesquisa Espacial Brasileira deixou de ser falta de recursos ou falta de gente capacitada. É falta de brio mesmo!

    Responda
  3. Paulo Schaefer

    Falta à Pesquisa Espacial no Brasil foco e ousadia. O desafio é protelado indefinidamente já que não confiamos em nós. A culpa é dos gestores, cientistas e engenheiros que se tivessem a coragem necessária, já teriam assumido este desafio.Projetar e fabricar um satélite é tarefa para anos de trabalho. Outros tantos países já conseguiram. Mas nós, como de praxe, queremos mais é ir a congressos, publicar nossas pesquisas e viajar pra China para intercâmbio (que intercâmbio aliás?)

    Responda
  4. Paulo Schaefer

    Quem já teve oportunidade de visitar as instalações do INPE em São José dos Campos sabe que são instalações de primeira linha. Estas instalações servem basicamente para homologar os satélites, ou seja, submetê-los a rigorosos testes para garantir que, uma vez no espaço, não apresentem falhas. Nós estamos aptos a realizar estes testes mas não temos a tecnologia para projetar e fabricar o satélite,graças a anos de acomodação e falta de visão dos responsáveis pela Pesquisa Espacial do Brasil.

    Responda
  5. Andreas Grünberg

    A base de Alcântara é considerada uma das melhores do mundo pela sua localização geográfica:A proximidade da base com a linha do equador. A disposição da península de Alcântara: permite lançamentos em todos os tipos de órbita, desde as equatoriais (em faixas horizontais) às polares (em faixas verticais). O clima estável, o regime de chuvas bem definido e os ventos em limites aceitáveis tornam possível o lançamento de foguetes em praticamente todos os meses do ano. É Imprescindível inv

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      É Andreas....Deus é brasileiro..Ele tenta de todas as formas ajudar mas acho que já tá se cansando....

  6. Josue Asevedo

    Com o prazo apertado vão-se pelos ares as licitações e a fiscalização. Os burocratas e c0r/ruPT0s adoram atrasar cronogramas para poderem escolher quem bem entendam para as compras e obras emergenciais.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      O problema é mais básico.....nós simplesmente não sabemos fazer....

  7. LMMF

    Este não será o primeiro satélite brasileiro em órbita alta. Temos pelos menos 2 (um deles de reserva), que foram lançados quando a Embratel era ainda estatal e ficam acima de São Gabriel, no Amazonas.

    Responda
    1. PCSJ

      Na verdade ja são 4 , todos operacionais. Nenhum deles controlados pelo país. Todos controlados desde o México. Agradecimentos ao patriota FHC.

  8. Pois é

    O importante é que nós estamos plantando arroz e feijão... Tecnologia é uma coisa desnecessária e além de tudo pecado....

    Responda
  9. PCSJ

    "Primeiro satélite " ????????????????????????? Mentir@ !!!!!!!!!!!!!!!!! O Brasil ja teve um satélite geoestacionário. FHC o vendeu junto com a Embratel . Parabéns ao patriota FHC e aos alien@dos que o defendem !

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      E antes que alguém cite a Embraer, INPE, ITA etc como instituições que poderiam projetar nosso satélite, lembremos que o trabalho da Embraer, indiscutivelmente o mais avançado em tecnologia no Brasil, depende fortemente de componentes importados. O que projetamos no Brasil é basicamente a casca do avião (o que já é de grande mérito) pois o conteúdo (aviônica, motores etc) é importado (alias como faz a maioria dos fabricantes de avião). Temos um longo caminho pela frente. Falta o primeiro pas

    2. Paulo Schaefer

      A tecnologia daqueles satélites que passamos o controle para o México não era nossa. Todos eles foram projetados e construídos no exterior. Os únicos satélites onde tivemos alguma participação foram aqueles de acordos científicos com a China e assim mesmo só participamos dos testes. São satélites mais simples, de coleta de imagens. Nós simplesmente não sabemos fazer satélites. É algo que se começar seriamente agora, gera frutos em 15 anos ou mais. Tudo terá de ser pesquisado do começo... /p

    3. PCSJ

      Saiu do papel , do chão e foi parar no México. Obrigado FHC !

    4. Paulo Schaefer

      São nada! O do Brasil não saiu nem do papel....quanto mais do chão.

    5. PCSJ

      kkkkkkkkkkkkkkk Satélit es geoestacionários necessariamente são de orbita alta !!

    6. Joselito Brasilino

      Primeiro satélite geoestacionário de órbita alta. Não é o primeiro satélite geoestacionário, mas é o primeiro de órbita alta.

  10. ewnatal

    Até o Irã já fabricou e lançou o seu próprio satélite e conseguiu fazer isso mesmo sob embargos da ONU. Detalhe: nesse exemplo o Irã atingiu três feitos que o Brasil ainda não conseguiu que foram construir o satélite e o veículo lançador com pleno sucesso e lançá-los ao espaço. Esse fato só mostra o quanto o nosso país é atrasado tecnologicamente, além de ficar evidente a incompetência de nossos gestores públicos e a péssima utilização das verbas.

    Responda
    1. PCSJ

      O Brasil ja construi vários satélites. Só nos falta o geostacionário ! Que tinhamos, mais foi privatizado em 1998 ........

  11. Fabio Carv

    2014? Não, obrigado. O Brasil tem outros planos para esse ano. Preferiu construir um monte de estádios em vez de investir em tecnologia.

    Responda
  12. Morcego

    "comprar pronto para n atrasar o projeto"....Ora,c essa compra o atraso vai deixar de ser uma possibilidade para se tornar algo concreto,deixando o país mais atrasado ainda em seu projeto aeroespacial(se tiver projeto né....).

    Responda
  13. Morcego

    Isso é uma vergonha para um país q quer ser potência mundial.....dinheiro para pagar pensão milhardária e super salários,as Forças Armadas tem...Um dia apertei a mão do ministro das Telecomunicações,Hélio Costa,e disse pra ele:"Padrão digital brasileiro,ministro".Ele disse:"E o dinheiro?".Ora,o dinheiro está aí,sendo desviado todos os dias,falta é identidade nacional e interesse em desenvolver aqui,tecnologias q até o Irã,c seus embargos,consegue fazer...

    Responda
    1. PCSJ

      As pensões dadas a filhas de militares que "não casaram", são uma vergonha nacional !

    2. Osvaldo Loureiro

      kkkkkkkkkkkkkk!!!! Vai estudar, ler ou fazer alguma coisa. Pois, vc está muito por fora!!! Pensões milhardárias? Super salários?? Aonde isso? No Brasil? Reclame primeiro dos salarios do judiciário e legislativo e depois venha falar dos salários do militares, que estão entre os mais baixos do Governo Federal, só não perde para o do Poder executivo, que ganham uma miséria tb, pior que os militares. Ah! Reclame também, das pensões pagas de R$ 30.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.