-
Jane Mendes
Uma Lei de 1952, já deveria ter sido atualizada, está completamente obsoleta.Pena outras pessoas não saborearem o delicioso queijo da Serra da Canastra e do Serro.Não fiquem tristes, quando visitarem BH, não deixem de ir ao Mercado Central, e se deliciem com o melhor queijo do Brasil, quiçá do mundo.Vou assisti ao filme do Helvécio.
-
fabio
Enquanto isso, estamos comendo o queijo minas. São deliciosos!
-
gilpd
Vocês sabem o quer dizer Ratton em espanhol? Vai ver que é por isso que ele está defendendo os produtores de queijo!
-
gilpd
Bem, a lei diz que não se pode fazer alimentos a partir de produtos não esterilizados, certo? Pois é, o mesmo não se dá com o vinho, cerveja e os sucos ditos "naturais" entre outros. Estranho não é?
-
Fernando Muniz
É muito oportuno que o Ratton abra essa discussão, pois a técnica de fabricação artesanal de fazer queijo minas, principalmente das regiões da Serra da Canastra, Serro e da Serra do Salitre foi declarada patrimonio imaterial pelo IPHAN, por outro lada o nosso produto não entra nas gondolas dos supermercados do Brasil. A legislação brasileira, protege os grandes e massacra os pequenos. A política mineira é mdíocre, pequena, cartorial. É uma pena. Parabens Ratton.
-
Zé
Deve existir o bom senso, senão a gente fica privado do que tem de melhor neste país em termos de alimentação. Nas feiras livres do interior de Minas tem quitutes e queijos a vontade e nunca soube de alguém que tenha passado mal por isto. Agora, com frequência aparece em jornais de que crianças foram internadas por causa da merenda escolar.
-
Rick Mendez
Ninguém é obrigado a comer o q não quer ou fazer o q não quer. Simplesmente eu acho q alguém $aiu ganhando ne$$a proibição. Aqui no Brasil tudo funciona a$$im.
-
L.A.OM
Na França é permitido fazer queijo com leite não pasteurizado, inclusive porque alguns queijos só podem ser feitos desta forma ! Basta por um aviso, quem quiser compra. Mas muitos brasileiros abestalhados adoram ser tutelados pelo estado.
-
Lúcio Almeida
Eita quejinho bão demais da conta. Não sou mineiro, porém, tenho o sangue de cidadãos que nasceram nesse Estado e afirmo que são os reais trabalhadores Brasileiros. Deveriamos dar mais valor ao povo desse grande Estado em cultura, tecnologia e muita simpatia.
-
amaral
E esperem mais do (des)governo mineiro. Vem aí a proibição aos carrinhos de pipoca. Daqui uns tempos será o algodão doce, a paçoquinha, o curau. É dureza. Onde houver possibilidade de prejudicar o cidadão brasileiro, especialmente o mineiro está lá o governo estadual e municipal.
-
Kiko
O doc retrata simplesmente, c/ magnatas do agronegócio e pecuária fazem para aniquiliar concorrência da agricultura familiar e sua culinária tradicional, respaldando suas atividades fagocitárias em leis ABSURDAS Por isso digo, que esses IDIO...AS que defendem interesses dessas vertentes são os mesmo que estão Brasil a fora tentando empurrar 'guela a baixo' o absurdo texto Novo Código Florestal. Algum anencéfalo ainda acha q eles estão querendo proteger o pequeno produtor e sua
-
Antônio Sousa
Pamonha de sal com queijo de São Pedro da União, pau-a-pique de Jacuí, lombo costurado na gordura de Santa Cruz da Prata (Guaranésia), pinga do Clédio (Muzambinho), curau de Nova Resende, leitão a pururuca da Biguatinga! Com Cred Roça, tudo de bom!
-
horacio lopes
Vinho do Mediterraneo,perfume e queijo da França,massas da Italia .Café do cerrado de Minas Para quem conhece queijo brasileiro é uma salmoura rica em salmonelas.
-
Darth Vader Bonzinho
Implicam até com o queijo...
-
tico tico
Autoridades hipócritas. São verdadeiros farizeus. Nos tempos de Jesus, ele os repreendia, pois coavam um mosquito e engoliam um camelo.
-
urb
As autoridades constituidas deveriam se preocupar em dar salario digno para os professores, cuidar da saude da população, ajudar no que for possivel para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e não ficar enfiando o bedelho em uma coisa que vem desde a época do imperio, ou seja produzir queijo, isso está cheirando a beneficiar grandes grupos, pois querem aniquilar o pequeno produtor, acordem e deem uma satisfação correta para aqueles que dão a vida por suas terras/ST
-
CARLOS
Realmente, este Brasil está vivendo uma fase I DIOTA do politicamente correto. Um pais literalmente fresco. Que m.
-
Brasileiro
Muito interessante a proposta desse filme, nunca tinha pensado sobre os queijos...quero ver o filme.
-
Junior Gomes
Minerin gosta de treis coisa... 1ª - muié 2ª - quejim 3ª - muié e eu sô minero memo.............
-
Tarso
Estrangular o pequeno produtor e fortalecer as grandes corporacoes, e para isto que estas leis sao feitas.
-
PHP
Lei absurda? e quem vai responder por um surto de brucelose vindo desses queijinhos aparentemente inofensivos?
-
Renato Caldeira Quintella
Eu e minha noiva fomos assistir ao doc na estréia. SENSACIONAL!!! Foi de arrancar aplausos no Belas Artes. Foi de emocionar!!! Faz juz ao político e poético estampado nas primeiras linhas do cartaz. Quem ainda não foi assistir e gosta de documentário clássico, VÁ, pois é da melhor qualidade!!!
-
Vico Almeida
Não esqueçam da branquinha!
-
Marcelo Maranhas
Trata-se da mais pura hipocrisia. O Estado Idiocrático (Estado Babá - como alguns escreveram) é hipócrita e as pessoas que defendem essa estupidez pseudocientífica não hipócritas, são coisas piores. Alguns queijos artezanais europeus são feitos da mesmíssima forma, com leite cru. Mas, xenólatras que somos, importado pode. Pode também usar corantes tóxicos e amido de milho no doce de leite, só não pode é usar taxo de cobre. Mas comparar doce de leite importado feito com taxo de cobre,
-
gilpd
Marcelo, é que os políticos europeus ganham dinheiro com o que o país deles ganha, aqui no Brasil, os políticos ganham dinheiro com o que os empresários ganham. Sacou a diferença?
-
-
Ricardo
Já estou tomando cerveja gelada com Queijo Canastra no buteco da praça, tá muito bom!!! Aqui no interior de Minas tem do melhor.
-
Robespierre Robespierre
A bronca é livre e um direito de todos. Mas a verdade é que mesmo nos supermercados, comprando queijos de fabricantes renomados, é preciso cuidado para não comer um queijo que lhe trará contaminação por vermes, ameba, giárdia ou coisa ainda pior. A falta de cuidados higiênicos de antigamente já vai longe. Aquele papo de que "o que não ma-ta engorda" tá mais do que ultrapassado. É preciso muito cuidado com os alimentos. Eles podem ma-tar, sim, ou comprometer seriamente a saúde dos incautos.
-
Marcz
Coisa bôa ! Sô !
-
Tonhão
A corruptolose nos faz mais mal do que a brucelose e no entanto está regulamentada. A única ressalva em relação a alguns produtores de queijo artesanal é a higienização por que já presenciei um moço fazendo queijo e vi muita falta de higiene. Um paulista ao ver um mineiro com um queijo disse: dá pra mim e o mineiro respondeu: quem segura o queijo.
-
jorge santana
compreendo a necessidade de se preservar a memória cultural de um povo. mas não comprendo como se pode negar a técnica da pasteurização como prevenção eficar contra doenças hoje controladas. a entrevista e o filme são tendenciossos por acharem que queijo é patrimônio mineiro. etnocêntrica a posição. o brasil inteiro produz queijo, com as mais variadas tecnologias e que são símbolos de cultura tradicional local. não é só mineiro que corre atrás de qualquer queijo rolando ladeira abaixo
-
jorge santana
marcelo, o IPHAN não é um validador absoluto de práticas culturais tradicionais. a burocracia e lobies do/no instituto provalvemente criam dificuldades intransponíveis para o queijo de goiás de gado curraleiro, o queijo de cabra de remanso, o queijo de ovelha sulino e outros tantos (e o número é grande!) também sejam patrimônio cultural imaterial brasileiro. daí, pensarmos no queijo mineiro como único bem inconteste do brasil. ledo engano isso de reduzir um dado cultural nacional a uma regiã
-
Marcelo Maranhas
Prezado Jorge Santana, Seria interessante você procurar se inteirar melhor sobre o assunto, pois, o modo artesanal de fazer queijo em Minas Gerais, nas regiões do Serra, Serra da Canastra e da Serra do Salitre é Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro, conforme tombamento concedido em em 15 de maio de 2008, pelo Conselho Consultivo do IPHAN. Não se trata, absolutamente, de etnocentrismo. São apenas tradições culturais que são preservadas, independente da etinia quem faz, e sim
-
-
Jack Daniel's
Nome bonito, Helvécio Ratton ! Poderia ser marca de queijo.
-
Old Boy Rur r
Mineiro tem orgulho de ser mineiro. Somos assim, amamos nosso jeito capiau, não queremos mudar, e não gostamos de companhias estranhas à nossa família. E pessoas que nem vieram aqui nas Gerais, querer nos forçar respeitar leis contrárias à nossa cultura regional, nos faz rir de desdém. Temos um costume aqui de analisar o capricho de limpeza da cozinheira pelas panelas de alumínio que secam no giral (local onde secam na janela): se estiverem brilhando como espelho, a dona é capr
-
Bentão
A muitos anos sempre se comeu queijo feito na fazenda, leite da fazenda, carne vendida nas feiras sem resfriamento e outras coisas e as pessoas viviam mais, agora tudo é cheio de frescura e as pessoas mor-rem mais, antigamente a vida era alegre se brincava um com o outro depois se esquecia, se brigava na mão na rua e depois eram amigos hoje já se vai com ar-ma para ma-tar o outro, se tira uma brincadeira já é boulling, já é preconceito e outras mer..., dá licença.
-
gilpd
Jayme, com licença, você está enganado! Hoje em dia se vive mais, veja pelo número de maiores de 70 anos que existe atualmente, é o dobro que existiam na década de 1950. Ler e se informar fazem muito bem.
-
-
alellima
para descontrair...mineiro e o gênio da lâmpada: 1º desejo: um queijo 2º desejo: um queijo 3º desejo: ficar rico O gênio intrigado: pq vc pediu 2 queijos e por último para ficar rico? o mineiro: pq fiquei com vergonha de pedir o terceiro queijo...
-
antonio cursi
Sempre morei no estado de São Paulo, como o queijo fabricado no sul de minas de sitios e fazendas, faz mais de 60 anos. Nunca fiquei doente por causa do queijo mineiro. |Ora vatar batatas no campo esses mai intencionados que não o que fazer. Viva o queijo mineiro ....
-
MH
O cineasta Helvécio Ratton foi de uma sensibilidade grandiosa por ter pensado este documentário "O Mineiro e o Queijo". É imprescindível que esta forma de "cultura gastronômica" seja, não só, preservada, porém, estimulada e ampliada.O "nosso queijo de minas" uma iguaria maravilhosa, não pode estar confinada ao privilégio das mesas mineiras, nem tampouco, embalados de forna horrenda e, extremamente, salgados para evitar a deterioração nas gôndolas dos supermercados.
-
Pardal
Em Blumenau (SC), anos atrás "inspetores" de certo curso de certa universidade levaram fábrica de pão de receita alemã, fermentado naturalmente, a fechar... Não entendiam nada do que estava sendo feito! Acabaram com mais um Patrimônio Imaterial!
-
José da Silva
Sou mineiro da região da Canastra, um dos lugares mais conhecidos pela fabricação de queijo artesanal. Hoje vivo no nordeste paulista e aqui não falta o tal queijinho, a despeito da proibição. E olhem q até redes de supermercados vendem tal queijo. A mágica? compram sem NF. Sou fã do produto, mas tenho que admitir q o processo de fabricação, no geral, deixa a desejar em termos sanitários. A Secretaria da Agricultura de Minas poderia promover uma melhor capacitação dos pr
-
Genivaldo Silva
No país onde a educação não é prioridade, é natural ver isso. Ver isso na França, Holanda, etc
-
fellipe craveiro
Antigamente se comprava leite dos leiteiros agora só na caixinha, queijo industrial parece borracha... (sem falar dos conservantes). O queijo Minas tradicional aqui em MG é imbatível, ainda bem que essa lei é só pra fora de MG.
-
Raposão Celeste
Realmente este leite de caixinha, entendo a comodidade principalmente para quem está cuidando de crianças. Mas só tomo leite de sacolinha e queijo? Artesanal de Minas. Imbatível.
-
-
Dewey
Fazer queijo com leite crú è jogar roleta russa com a saúde do consumidor. A alegação de que o queijo fica diferente com leite pasteurizado não procede, pois já existe tecnologia disponível para resolver o problema. O que os queijeiros da região precisam fazer é organizar cooperativas para produzir e comercializar os produtos dentro da lei para todo o Brasil. Esse cineasta deveria deixar o problema para quem entende do assunto.
-
mariazinha
Cresci consumindo leite de vaca,na roça de minha vó...num tem coisa mió não!E o queijo,bem como tudo q pode ser feito com leite é bom dimais!!!!!Mas feito com leite de vaca e não com os genéricos inventados pelas indústrias.
-
Sandra Barroso Silva
Me desculpe, mas pra mim a coisa mais díficil é imaginar uma vaca por trás daquelas caixinhas de leite... Achei interessante um cara chamado RATtOn fazer um documentário sobre queijo.
-
Paulo Paulada
Minha gente,é claro que no Brasil existe muita coisa errada e leis absurdas,porém eu pergunto:Nós do Ministerio da Agricultura devemos colocar no rótulo que o produto pode causar Brucelose?Não citei tudo,mas o leite pode transmitir Tuberculose,Salmonelose e Colibacilose.Picaretas existem, em todos as profissões mas eu sou sério e tenho um juramento a cumprir.O leite fervido é seguro porém não é usado na fabricação de queijo.Quis somente esclarecer cientificamente,cada um come o que quer.Abra
-
Marcelo Maranhas
Concordo com a primeira frase do Sr Luiz Galeote, mas, convenhamos, hipocrisia é a nova regra. Acabamos com o pão de fermentação natural de Santa Catarina e importamos o mesmo pão, feito da mesma forma, do Uruguai e da Argentina. Bom, como xenólatras de natureza: - importado? Ahh... importado pode. Acabamos com o doce de leite feito em tacho de cobre em Araxá, mas pergunto: Colocar amido de milho em doce de leite, corantes genotóxicos (e alguns até cancerígenos) pode? A isso pode sim.
-
Beto
É obrigatória em todo o território mineiro a vacinação contra abrucelose para novilhas de 4 a 10 meses, conferida semestralmente junto com avacinação da aftosa. Seu Luiz Galeote - ou o Sr é deum estado cujo controle sanitário é ruim ou você é pago peloslacticínios para fazer terrorismo contra o queijo de Minas. A lei de1952 não tem base científica ao contrário da mineira que usou estudos daUFV e da UFMG. Além de tudo seu gosto é um lixo. Viva o queijo curadode Minas.
-
Jalisson
O trabalho do ministério da agricultura deveria ser o combate a brucelose e não simplesmente proibir. Quando países importadores de carne bovina suspendem as importações por causa da brucelose, qual é o destino dado a esta carne? Certamente, como o governo não consegue fiscalizar, ela é vendida no mercado nacional. O M.A. deveria colocar no rótulo que o produto é proveniente de gado com brucelose?
-
-
Caladril
Eu ainda não vi o filme, mas ele esclareça que o maior motivo para que não se mude a lei que é o lobby das grandes industrias de Laticionio, Nestle, Unilever e etc. são elas que não querem que o queijo artesanal seja vendido livremente, pois sabe que esse é um produto muito superior e com menor custo do que a farinha e a gordura que eles nos enfiam guela abaixo. E para isso eles contam com artificios poderosos, alguém se lembra uma série de reportagem no Fantástico detonando o queijo minas?
-
dougas
Interior de Minas Gerais e São Paulo têm uma semelhança muito forte e ambos se identificam.
-
reis
Abobrinhas à parte, peço que os defensores dos produtos citados na reportagem procurem conhecer os inúmeros trabalhos científicos publicados sobre tais produtos que, certamente, mudarão de opinião e seus costumes.
-
Caladril
Os trabalhos cientificos publicados são encomendados e elaborados pela grande industria de alimentos, que como já citei anteriormente, não quer que esses produtores mostrem como o produto que fabricam é um lixo e faz mal a nossa saúde, devido conservantes , aromatizantes etc. etc. além do que não querem concorrência no consumo de leite para produção...... abobrinhas a parte....
-
-
Alexandre Zanotti Pinto
Tudo isso q tem em Minas tem no interior de SP! Sabem pq? Simples, bandeirantes paulistas colonizaram minas, todo o centro oeste, e tbem o parana!!!
-
José Figueira
Tanto o Alexandre quanto o Douglas estão certos. O que ficou conhecido como A Revolta dos Emboabas era exatamente a disputa entre Paulistas (e Taubateanos) e os 'Emboabas', em sua maioria portugueses e baianos que subiram o Rio São Francisco, depois acompanhados por 'cariocas'. Não chegou a se configurar como uma guerra, mesmo porque ninguém ali e então queria uma guerra num local onde o ouro explodia da terra, e a comida custava 5X(e se pagava) aos prços do RJ e Salvador.
-
dscabral
Isso é opinião de paulista que não entende nada de história do Brasil. MG durante o período da mineração tinha uma população muito maior que a de São Paulo, que só veio a crescer após o ciclo do café. MG foi em grande parte colonizada e povoada por europeus que vieram em busca do ouro e nunca passaram por São Paulo, ou simplesmente desembarcaram em Santos (além do porto do Rio e de Salvador) e foram direto para Minas.Tem pessoas que preferem viver na ignorância a conhecer a história do seu p
-
Alexandre Zanotti Pinto
Ah!! me esqueci o interior do estado do RJ o ES e o sul da Bahia tbem!
-
-
jonas tulio leal coutinho
Ó Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais.
-
expectador
Pois é, Sr. Luiz. Muito bom seu esclarecimento! É só inserir na em.ba.la.gem o aler.ta, como nas de c.i.g.a.r.r.o, "este p.r.o.d.u.t.o p.o.d.e causar tal d.o.e.n.ç.a. e liberar para todo o p.a.í.s.
-
Caladril
Certamente isso deveria ser feito, mas o lobby não permite ! by the way, não permite nem que a população tome conhecimento do uso dos venenos produzidos até na China que a agroindustria está se utilizando na produção. Eles contratam inclusive os grandes escritórios de advocacia para impedir que a Anvisa faça os estudos ou faça os relatórios que certamente justificariam a proibição e uso da maioria dos herbicidas, pesticidas , fertilizantes e sementes transgênica, Monsanto, syngenta, conhece?
-
-
José Figueira
De Gaulle uma vez se perguntou como governar um país que produzia 200 tipos diferentes de queijo. Posteriormente, quando do estabelecimento da Com. Européia, discutiu-se a adequação dos queijos artesanais franceses e italianos a padrões de higiene comuns a todos os países membros (na época usou-se este argumento no Reino Unido para evitar a adesão à CE, pois os britãnicos não se submeteriam às 'porcarias' que os franceses comem). No entanto a indústria de queijos na Europa contnua firme e fo
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.