Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JAHU

    È um problema de gestão dos interesses de um povo. A produçã de leit bovin é a principal atividade indicada p/os iniciantes (Assentamentos), e p/ os pequenos agricultor tradicion, pois, é atividde basic. nao exig alta tecnolog Constitue-se no primeir rico alimento da familia, tem baixo custo, produz renda imediata, mensal. Quando em local distant s/ energia e dificil acesso para o recolhimento, acondiciona-se em salmoura, e vender p/ industr, p/ queijo ralado. Normativa 51 -Int

    Responda
  2. coelho

    O queijim mineirim é limpim, o ordenhadô lava as mão antes, o balde tumêm é lavadim, e se cai côco da vaquim, nois coa o leitim no panim e prontim. " O que não mata, engorda "

    Responda
  3. Razor

    A grande maioria do povo do interior é criado tomando leite integral produzido nas fazendas, ele é fervido e consumido sem problema algum, há séculos, é produto saudável; há alguns anos a máfia dos laticínios unida á máfia do governo deu para desancar esse leite rural dizendo que o mesmo era "clandestino", impróprio para consumo e que o bom era o leite de caixinha, descobriu-se depois que soda cáustica é apenas mais uma das substãncias nocivas adicionadas àquela gororoba.

    Responda
  4. João Borges

    O governo intromete demais na vida dos brasileiros. Quer controlar tudo, isso para mim tem outro nome. Basta de fisiologismo, ideologia. Eles querem eternizar no poder. Vão cuidar das explosões em caixas eletrônicos e roubos em bancos que estão tão comuns neste paraíso republicano. A segurança da sociedade brasileira com os dinheiros de nossos impostos, que façam melhor uso.

    Responda
  5. Fernando Junqueira

    Viva o queijo mineiro!

    Responda
  6. André Cruz de Aguiar

    Esse é um problema que ocorre em vários países, inclusive os da União Européia, decorrente do conflito entre a necessidade de preservação do patrimônio cultural alimentar de um país e o dever de adequação às normas sanitárias, cujo descumprimento coloca em risco a vida das pessoas -- veja os vários casos de morte por contaminação por listeriose devido à ingestão de "queso fresco" mexicano nos EUA, na década de 1990. Como sempre, é necessário conciliar os dois lados da questão, igualmente sérios.

    Responda
  7. robinson morais

    esta semana comecei com um queijo de cambui,no sul de minas,e ontem recebi um de araxa.no domingo já havia comido uma linguiça pura de porco,feita na roça,tambem do sul de minas. coisa mió num há.

    Responda
  8. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

    Me deixem comer o queijo que eu quiser! Tenho direito de escolher marca, ou produtor...

    Responda
  9. Juarez Arruda

    Infelizmente acontece a mesma coisa com um monte de produtos do pequeno ruralista de todas as regiões do País, a favor dos produtos indutrializados: leite, linguiça, verduras, suínos, etc..

    Responda
  10. Robinson Damasceno

    Sempre comi queijo. Fiquei um pouco doido, mas todo mineiro é assim mesmo. Larguem mão de nosso queijo e comam brie e roquefort, seus metidos a besta!

    Responda
  11. Júlio Gomes Filho

    Olá, há um ano eu fiz um curta sobre um assunto parecido, que venceu o II Festival de Cinema Rural de Piratuba. É uma ficção humorística, sobre a repressão dos "engravatados" ao queijo artesanal. Está disponível no Youtube http://www.yout ube.com/watch?v=ZeudvjJYDFk Muitas de nossas tradições estão se perdendo por causa da produção em massa que acaba esmagando os processos artesanais. Estou ansioso para ver este documentário.

    Responda
  12. hellcalhau

    Comemos lixo trangenico das grandes corporações e não podemos comer um produto que vem sendo consumido a centenas de anos sem problema absurdo!!!!! claro que é necessário aplicar algumas regras de higiene mas com um pouco de vontade politica seria possivel resolver esse problema. Porem tem o Loby das Grandes Corporações de Laticinio que pagam uma merenda para nossos deputados, Senadores, Governadores etc

    Responda
  13. português

    Nos ultimos vinte anos, 4,2 milhões de leis criadas no Brasil, a maioria absurdas... E ainda querem que eu acredite que eu vivo numa democracia!!!

    Responda
  14. champagne

    O Estado Babá se introme indevidamente em questões inúteis ou bizarras mas nada faz para combater a corrupção generalizada que tomou conta do país. Por exemplo, o Estado Babá acha que recente propaganda comercial protagonizada pela Gisele Bündchen é nociva aos interesses públicos mas os recorrentes assaltos aos coffres públicos praticados por membros que orbitam em torno do governo federal são naturais e não devem ser combatidos para não comprometer a governabilidade.

    Responda
    1. Zé Silva

      A lei é de 1952. Mais uma herança maldita do getulismo, que as pessoas veneram. Um triste período que criou as colônias de leprosos, e que também inventou os sindicatos únicos, que sugam o país. Getúlio, grande seguidor de Mussolini, no entanto, é idolatrado pela esquerda burra.

  15. Fjcristal

    Queijo Minas, Pao de Queijo, Linguiça, Frango com Quiabo, as Minas Gerais tem tudo do bom, e sou Paulista do interior.

    Responda
    1. enio gouveis

      voce esqueceu das mineiras uai,

  16. Paulo Paulada

    Como experiente veterinario que sou e especialista em Defesa Sanitaria Animal informo que a Lei de 1952 é ótima e por isso funciona até hoje.Informo que o leite crú pode conter bacterias de uma doença incurável chamada Brucelose muito comum em Minas e confundida como "Reumatismo do Sangue"A maioria dos produtores não fazem exames periodicos e ao comer o queijo Brucélico poderemos adquirir a Doença.Para criticar uma Lei é preciso conhecer as causas.Luiz galeote Ywasaki-Ministerio da Agricultu

    Responda
    1. ApelidoPraQ

      Ok Luiz, pergunte se eu me importo. Não. A tal da Brucelose mata muito? Imagino que não senão seria muito divulgada. Então, por gentileza, que a lei nos deixe comer queijo bom.

    2. Picoleh

      Como incipiente zootecnista e experiente consumidor de queijo aqui no Alto Paranaíba, me lembro bem da restrição de transporte de fêmeas bovinas sem o "V" (com o ano) carimbado na cara, que indica a vacinação contra brucelose... A Emater (diferente do Ministério) tem feito um bom trabalho, pelo menos por aqui.Me resta a dúvida: se a restrição é para as pessoas não consumirem queijo brucélico fora das Minas, ela não existe para quem é do estado?? Nós mineiros somos imunes à brucelose, é??? /

    3. Agmon Rocha

      Eita veterinariozinho de petshop.... Sou do Sul de Minas, criado no leite de vaca tirado na hora e minha familia toda também o foi. Detalhe, tenho 21 tios! Todos com filhos e nunca ouvi falar que alguém sequer teve uma dor de barriga por conta do leite "cru". O que dá problema é comer alimento vencido em supermercado de São Paulo.Eu adoro leite tirado da vaca na hora, com café! E tenho conhecimento de causa que leite cru só faz mal pra quem não toma. Vai ver com e feito um Rochefort Frânces!

    4. CesarCamara.

      E porque eles não fazem exames periódicos? É mais fácil proibir do que orientar e cobrar ações preventivas sanitárias? Se em MG comem o queijo Bucélico estão em risco, acho que você acabou de confessar um baita furo! As agências sanitárias são difíceis . . . e os funcionários, em geral e sobretudo nos municípios, completamente despreparados.

    5. Moises Lopes

      O chefe nomeado mandou o funcionário concursado criar um perfilzinho aqui só para poder dar a "opinião" do governo né? Uma opinião de 1952...

    6. Pgatti

      Compartilho a sua opinião, se foi proibido por medida de segurança sanitária não é atoa. Deixa alguém ficar doente e morrer que dai a opinião pública muda totalmente. Não criticando os produtores, mas a forma artesanal de produção não incluí processos de pasteurização e por isso, caso haja algum microrganismo patogênico, este permanecerá no leite, no queijo ou qualquer derivado, trazendo risco à saúde de quem os consome.

  17. marcia teixeira

    Espero que esse filme ajude a trazer atenção ao problema, que o governo reavalie essa questão, pois esses artistas do queijo, além de sobreviver, não podem deixar essa arte morrer. Uma tradição tão linda e saborosa não pode ficar só em MG. Que viva o queijo! Aliás, que viva o leite cru para que a gente possa usufruir de todas as maravilhas que a vaquinha nos dá...

    Responda
  18. cesar silva

    Isso dse chama patrimonio imaterial e não pode ser simplesmnete excluido do contexto de cultura e sobrevivencia.tradição de seculos de Brasil.

    Responda
  19. lucasem

    Poucos mineiros sabem dessa restrição haja vista que obtemos nossos queijos artesanais de cidades vizinhas ou até da região rural das nossas cidades. Artesanais em comparação com a industria, mas para nós são normais. Compramos por gostar e confiar.

    Responda
  20. Filospoe

    Eu sou um "RATO MINEIRO" adoro queijo!! Eta trem bao so!! "Queijo espetado no garfo e assado na trempe do fogao!" Coisa boa so!!

    Responda
  21. GilsonM

    País de hipócritas (leis e homens). Comemos hambúrgueres daquela marca e dizemos que o queijo faz mal à saúde. Em tempo: eu não como aquele lixo importado do lado de cima do Equador.

    Responda
  22. Alberto

    Sou de Araxá, pertinho da Serra da Canastra - que tem vários focos de incêndios no momento - e tenho o privilégio de saborear o verdadeiro Queijo da Canastra. Imagine esta lei ser aplicada na França, Itária ou Suissa... lá existem milhares de produtores de queijos artesanais, de vários tipos. seria uma catástrofe...

    Responda
    1. Caladril

      E é exatamente isso que a poderosa industria de alimento não quer que aconteça.. que a gente vire uma frança, Italia, Suissa...

  23. A gente come a sujeira dos políticos o tempo todo, portanto vamos deixar o mineirinho comendo seu redondinho quietinho!!!!

    Responda
  24. Sou PT Mas Tenho Vergonha

    O resto do Brasil não sabe o que está perdendo. É bom que sobra mais queijo.

    Responda
    1. marcia teixeira

      Marcos Moraes, e vc é um grosseirão que não merece nenhum pedacin de queijo ouviu?! Nada de queijo procê!

    2. moraes1

      em compensação vc é im b cil e não se envergonha... MAM

  25. CLARISSA SANTOS

    Geeente... eu sou mineira, meu pai também é do Serro, aqui em casa sempre tem queijo minas. E eu não sabia dessa restrição! To me sentindo uma alienada!

    Responda
    1. Julio Simões

      Esse Marcos Moraes deve saber de tudo...

    2. marcia teixeira

      Já entendi, O marcos moraes só entrou aqui pra dar pitaco no queijo dos outros... o negócio dele não é queijo não... é pimenta! tá na página errada meu filho. ô cara chato!

    3. moraes1

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  26. Lúcio Almeida

    O legitimo queijo mineiro é realmente fantastico.

    Responda