-
Everthon Cataldi Cavalcante
Acredito que exista ainda detalhes, quanto a medição do enem. Os medidores, ou seja, instituições contradas para medir os indices para o governo, se esquecem de ver os investimenstos, licitações e verbas destinados para cada região. Obiviamente, melhores condições dão melhores resultados. É só comparar escolas privadas e públicas, e as regiões e locais que estão. Isto vai além do tumpinanquim, ou demais linguagem nativas. Tudo é recíproco, assim como toda ação tem uma reação.
-
Lu
Irritado o Cacique da Aldeia vociferou: "Vocês têm que falar do problema de vocês, daquele monte de escola ruim nas favelas". E, ele tem razão! Corajosos e ousados esses 14 alunos da Aldeia. Parabéns, quando plenamente aculturados, não esquecerão suas origens e tradições. Lucrecia São Paulo/SP
-
Melinda
Assim se criam os excluídos do futuro, que irão depender das bolsas-esmolas para sempre ou irão dar um jeito de se inserirem, pelo crime. Faz parte da história da humanidade a absorção de uma cultura pela outra. Eles não são mais índios de fato. Esse faz-de-conta só serve para dar emprego a antropólogos e ONGs fajutas que vivem disso.
-
Alan Souza
Acho que você nunca entrou no site do MDS, pra saber como funciona o bolsa-família, já que diz que é "para sempre", não sabe que um dia a bolsa acaba. Nem deve saber qual é o valor!
-
-
Morry
O problema não é a primeira língua não ser Português, o problema é o currículo ensinado pela escola deles. A Funai quer manter os índios o mais burros possível, e a tribo que aceita esse tipo de "orientação" só vai conseguir essa subsistênciazinha meia-boca mesmo. Existem tribos no Brasil onde os líderes colocaram os "professores" da Funai pra fora e onde índios da própria tribo que fizeram faculdade ensinam Português, Matemática, Ciências, e tudo o mais às crianças.
-
Alan Souza
Incrível como quando falam do governo de São Paulo (a escola é estadual, isso está bem claro na reportagem) as pessoas querem logo desviar a atenção e botar a culpa no governo federal...
-
Alan Souza
Você tem provas do que escreveu? Pode indicar pra gente as deficiências do currículo da FUNAI? Aliás, você notou na reportagem que a escola é do governo do estado de São Paulo, e não vinculada à FUNAI? Onde está a prova de que a FUNAI tem professores no seu quadro, e que eles foram postos pra correr de alguma aldeia?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.