Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. vanderlei francisco da silva

    Já faz um bom tempo que o jornalismo brasileiro é parcial; Portanto o politicamente correto agrada somente os economicamente privilegiados. Rafinha Bastos "humorísta" equivale-se a Vanessa Camargo "cantora". E vejam, ao comprar a briga pela baixaria que ele falou; ela acabou evidenciando a equivalência. Resultado: Vitória do lado economicamente privilegiado. Mas isso em nada muda as equivalências. Nosso jornalismo ainda é politicamente correto e nossa política uma piada. Aí o h

    Responda
  2. Sargenta Pimenta

    Texto excelente. TUDO E TODOS TÊM LIMITES. Humor não é agressão gratuita.

    Responda
  3. Anything

    Cara Nina, O politicamente correto é ele próprio fascista, na medida em que se quer única expressão do "bem" possível. O pior é que é usado como forma de promover o não-debate: se eu sou contra cotas, o PC me chama de racista. Se sou contra alguma reivindicação do movimento gay, sou homofóbico. Trata-se de uma espécie de totalitarismo aplicado às ideias. Logo, politicamente correto = politicamente fascista.

    Responda
  4. oirande

    Concordo com o artigo da Nina, o Rafinha já estava merecendo "cair do palanque" há algum tempo. Porém, não acho que houve um exagero em seus comentários somente agora. A primeira vez que vi um vídeo dele no YouTube, apresentando-se num stand-up, ele já fazia piadas de péssimo gosto. O problema é que agora ele adquiriu notoriedade, e suas frases não atingem mais apenas a sua platéia.

    Responda
  5. claudia maria dos santos

    Continuando: Essa praga do politicamente correto que a tal jornalista defende, é uma praga mesmo. Afinal querem ditar regras, mas quem estabeleceu essas regras? Eu tenho direito a liberdade de expressão tanto quanto todo mundo, se houver algum exagero, deve-se ir ao judiciário, isso é democracia e não plutocracia (quem tem dinheiro e poder manda). Foi para isso que tanto se lutou contra a ditadura? Hoje o humor é levado a sério e a política é levada na brincadeira...

    Responda
  6. claudia maria dos santos

    Concordo com o comentário: jornalista (acho?) que apoia a censura???? E se o marido da Vanessa não gostou, existem os meios legais para que o Rafinha responda aos seus comentários. Agora usar da influência econômica para punir alguém é um absurdo, se essa moda pega, estamos perdidos. Eu tenho o direito de querer assistí-lo e agora não posso mais porque alguém se sentiu ofendido e não recorreu ao judiciário que é o lugar.

    Responda
  7. Ana Del

    Agora já deu né gente? Vamos comentar a coisa mais triste que apareceu no proograma de ontem que foi a ignorancia completa dos "nossos" deputados que não sabem o que fazem lá. Isso sim me chocou. http://www.yout ube.com/watch?annotation_id=an notation_377159&feature=iv&v=b hFuoK5A0Tk&src_vid=1iqMqqSARiE

    Responda
  8. Paulo

    A Nina Lemos critica, mas na prática segue o exemplo de Rafinha: faz um texto bem agressivo, quase ofensivo, para poder aparecer. Cobra ética, mas não demonstra tal ética. No final, Nina Lemos e Rafinha, ambos, querem aparecer. São farinha do mesmo saco.

    Responda
  9. Kes

    Isso me lembrou os meninos da FALHA de São Paulo. Não defendo Rafinha Bastos, nunca nem o vi na TV. Mas entre politcamente incorreto e correto, existe um equilíbrio que nem sempre o jornalismo brasileiro alcança.

    Responda
  10. edney curado brom

    A respeito do que disse ou nao o Rafinha, o que acontece é a repercuçao demasiada que se dá a tudo o que envolve celebridades tanto no Brasil quanto no resto do mundo. A forma como o artista trata seu humor só se destaca por agradar o público alvo. Se ele é artista de sucesso é porque seu humor agrada boa parcela da populacao que já está cansada da censura e falta de critica social que envolve o meio jornalistico brasileiro. Exageros à parte, Rafinha Bastos é um grande comediante!

    Responda
  11. CONVEYNET

    UMA JORNALISTA (ACHO?), SER A FAVOR DA CENSURA! NOSSA O BRASIL NÃO APRENDEU NADA COM OS ANOS DE CHUMBO, EU QUE SOFRI NA PELE, SEI QUE COMEÇA ASSIM. OS PODEROSOS DA MÍDIA, DANDO AS CARTAS E DITANDO AS REGRAS. IMPONDO O QUE DEVEMOS FALAR OU NÃO!

    Responda
    1. Paulo

      Nina Lemos é jornalista? Conhece um pouco de história? Tá brincando!

  12. Ana Del

    Pois é, o cara confunde ser irreverente com ser "chocante", apenas por chocar. É como a Lady Gaga, uma hora cansa. A Lady Gaga só me chocaria se vestisse cocô. O Rafinha tem de continuar "polêmico" e vai falando coisas cada vez mais sem noção. Ser misógino não é engraçado. E quando ele for pai, vai se arrepender amargamente. Talvez ele cresça um pouco.

    Responda
  13. Ana Del

    Nina Lemos, bacana é você! Você disse tudo. Rafinha é o carinha arrogante que foi expulso da escola. É um cara mala, mimado e bully, se acha. Ele tá disputando com a Piovani o troféu nojento do ano: "Falem mal mas falem de mim". E outra, a mãe dele com certeza ia brigar com professores que davam bronca nele. Só ela para achar ele o máximo mesmo. Nojentão, tosco, em linguagem conhecida dele: BROXANTE.

    Responda
  14. Jessé Patrício

    Nunca na história desse país um humorista conseguiu irritar tanto a foia. Parabéns Rafinha!

    Responda
  15. Silvio Galdino

    Nelson Rodrigues escrevia livros sobre incesto, traição e o stand up comedy segue a mesma linha e de boa a Wanessa é uma beleza de mulher sorte do marido poderoso dela que vai ter este prazer mesmo gravída sempre que aparece alguêm fora do circuito jornalistíco vocês vêm com esta hipocresia  escrevo este para dizer entendi a tirada do Rafael Bastos e não concordo com o texto, parece que a diretoria é a Censura e se isso bom eu não acho, faltou bom senso e sinto reva

    Responda
  16. Paulo

    Se formos pela analogia, se Rafinha deva ser afastado por uma piada de mau-gosto, errou no tom, a Nina Lemos também, por não saber escrever. Péssimo texto, de conteúdo duvidoso e parcial.

    Responda
  17. Paulo

    Quem é Nina Lemos ???

    Responda
  18. ClaudionorJr

    Se a pessoa não gostou, que o processe na Justiça. Rafinha bastos estava há anos no CQC, não é por 10 segundos que tudo o que foi feito será apagado. Isso é censura sim, se em programa de humor não se pode mais contar piadas sem ser levado a sério, é porque ainda não amadurecemos a democracia e as liberdades individuais.

    Responda
  19. Luiz Fernando

    Quem escreveu essa matéria parece que tem 2 neurônios, vive de TPM e está revoltada com sua condição de moradia.

    Responda
  20. Daniel Gomes

    sabem o que os colunistas do F5 e o Rafinha tem em comum? Ambos ganham a vida falando asneira. A diferença é que o Rafinha se envolve com um outro tipo de jornalismo, e vai até o ministério público do trabalho questionar as medidas (mediocres diga-se de passagem) tomadas em relação ao trabalho escravo flagrado na construção de uma escola. Já os colunistas do F5...

    Responda
  21. new

    Como é triste ler tanta bobagem de tanta gente ignorante. O Rafinha foi censurado e isso não condiz com uma democracia. A sua liberdade de expressão vai até onde houver ofensa a outrem. Esse outrem tem o direito de cobrar dele usando os meios legais. Não são vcs que TEM ESSE DIREITO, muito menos um empresariozinho metido a playboy, ou uma TV que tem horário vendido prá igrejas exploradoras e mentirosas. Nem venham com moralismos. Isso não passa de pura hipocrisia num país de gente medíocre.

    Responda
    1. Chris

      Aparentemente você não sabe o que é censura. E outra, né... porque é que esse cara tão bom precisa dessa emissorazinha tão péssima?

    2. J Bonatto

      Censura? O cara fala uma m3rda atrás da outra e os patrões resolveram mandá-lo à m3rda. Censura seria se o Ministério das COmunicações, o Exército, o impedisse de ir ao ar... A geladeira de Rafinha é na verdade decorrência da liberdade de expressão do povo. Ou a Senhora não percebeu que 9 entre 10 comentários aqui foram críticas a ele? Então ele tem a liberdade de exprimir as bobagens dele, e nós, o povo, não podemos exprimir nosso repúdio, e ainda somos chamados de cens

    3. José Geraldo

      Não existem princípios absolutos beleza? Liberdade de expressão não é panacéia para proferir quaisquer bobagens por aí. Assim como liberdade de credo não me permite sacrificar animais em prol da minha religião, por exemplo. Ele ofendeu à moralidade pública e a dignidade da pessoa humana com essas "piadas". Agora se você não tem noção do que sejam essas coisas..

    4. J Bonatto

      Volta pra Nova Déli...

  22. Jefferson das Neves Correia

    Eu assisti por varias vezes o video do Rafinha Bastos falando sobre o caso da Wanessa Camargo e não vi nada de mais, foi apenas um comentário "piada" sobre o assunto, mas é assim mesmo se você consegue uma fama tem sempre pessoas com inveja, vejamos se fosse de outro ponto de vista em vez do Rafinha Bastos falar da Wanessa e falasse de uma atriz americana, qualquer uma por exemplo, ele seria criticado? pense nisso! o único problema é com quem você brinca pois essa pessoa pode ter influencia

    Responda
    1. Jefferson das Neves Correia

      Amigo Jose vc já respondeu a sua pergunta, inveja é isso que você sente em relação a pessoas igual ao Rafinha Bastos hehe

    2. José Geraldo

      Inveja de pessoa mau caráter e sem graça? hahaha Até parece...

  23. Rosa Pelegrini

    Incrível como essa colunista escreve mal! O texto não tem coesão, as metáforas são mal feitas... como que essa mulher conseguiu escrever um livro?

    Responda
    1. José Geraldo

      Como você conseguiu escrever este comentário? Gênia....

  24. suede santos

    Li o texto e fui ver a foto da nina e entendi a indignação ela se enquadra perfeitamente na piada do rafinha e de muitos outros huahuhuahu ptz vou ser processado tb? Não tenho nada mermo hauhuhauuah Hipocrisia domina o brasil e eles ainda reclamam dos politicos

    Responda
  25. ronaldo campos

    Se a piada (de péssimo gosto) tivesse sido feito para a Angela Bismark ou para Rita Cadilac será que a reação seria a mesma ou na rede bandeirantes as piadas (leves ou pesadas) não podem descontentar nada que esteja relacionado com o o @ClaroRonaldo, como por exemplo, piadas a respeito de Wanessa, gordos e travestis...

    Responda
    1. new

      Vc não tem competência para dizer qual foi o crime que o Rafinha cometeu, mas vc acaba de cometer crime de difamação. Aguarde!

    2. J Bonatto

      New Delia, você só pode ser uma p u t a v a g a b u n d a que não tem que se habilite a comer seu c u ....por isso fica aqui defendendo este fauno.... Volta pra Nova Deli, moça do nome ridículo...

    3. J Bonatto

      Pouco importa se a opinião do Ronaldo pesou ou não. O fato é que o POVO BRASILEIRO não tolerou mais uma sandice deste palerma. Ou não ficou claro que o Brasil inteiro se emputeceu com isso? Ronaldo é só mais um entre os milhares que não gostou nada do que fauno disse. E se pesou a opinião dele, F O D A - S E, nada mais foi do que o resultado das besteiras ditas pelo tal ''comediante''.

    4. new

      Lógico que não, Ronaldo. Nenhuma delas tem negócios com a Band. O marida da Vanessa Aguada é patrão do Ronaldinho que por sua vez deu uma boquinha pro Marco Luque no comercial da Claro. Viu como ficou tudo amarradinho? Desde qdo esse playboy não sei das quantas tem o direito de exigir censura de quem quer que seja nessa país. Vai te catar, moleque! E aposto que se doeu pq não deve comer sua mulher grávida. Coisa que poucos homens gostam. Foi disso que o Rafinha falou, suas antas.

  26. Paulo Cezar Marques

    Na democracia, ninguém pode tudo.

    Responda
    1. Luiz R

      A não ser que você se chame Luiz Inácio Lula da Silva.

  27. sara eduarda

    Os meninos do CQC são produtos caros há algum tempo. BaSta ver o programa.Louvável a decisão da Band de substituir o Rafinha, por Monica Iozzi. Quem sabe uma mulher não põe ordem nesse galinheiro! Galinheiro aliás, cheio de galo né?? Por isso tão destoado, cheio de bicadas grosseiras, de cantorias fora de hora. Quem sabe uma Mulher não resgata outro sentido para o humor de cara limpa, ácido por algumas vezes sim, mas educado com a nossa inteligência, sem machismos pré modernos disfarçados.

    Responda
  28. Elenice Gonçalves

    Eu acho que todo mundo tem direito de se expressar, então respeito sua opinião neste texto. Porém, sou obrigada a discordar com você. Rafinha Bastos está no centro das atenções no momento, e, como não poderia ser diferente, quem chama muita atenção tem de ser atacado.(Mal de brasileiro) Não achei proposital o comentário dele sobre a Wanessa, e acho que devemos saber diferenciar o que é piada de opinião. Senão tivesse 'pessoas' influentes envolvidas com certeza o caso ter

    Responda
  29. Flavio Macedo

    É um absurdo, em um país como o Brasil que é estuprado por políticos corruptos, ficarmos preocupados com uma piada de mau gosto, se o cara errou e eu acho que errou, ele deve pedir desculpas aos envolvidos. Agora a mídia fazer disso um circo, falar que esse novo humor é ruim? E daí? É absurdo, gente não gostou muda de canal, agora o que presta é o que passa na emissora do plin-plin? Não é assim gente temos que ter bom senso, e se preocupar com o que realmente vale a pena...

    Responda
  30. Luiz R

    Sinceramente, não faço a menor idéia de quem seja Rafinha Bastos. Mas também, quem manda assistir Band e CQC... Muda de canal, desliga a TV, vai visitar um museu, vai encontrar um amigo...

    Responda
  31. Flaming

    CHUPA RAFINHA!!!

    Responda
  32. Carina Satin

    Reportagem ridicula, jornalisma mal informada e grosseira! Deveria ao menos ter se informado a respeito do que acharam os colegas de programa do Rafinha Bastos, que apesar desta "jornalista" tratar como se fossem todos "farinha do mesmo saco", foram bastante duros e criticos com a má atitude do Rafinha. Generalismo é coisa de gente mal informada!

    Responda
    1. new

      Super mal informada. E veja que jornalista mesmo hoje é tudo fake. Qualquer um escreve a asneira que quiser, MAS NEM POR ISSO SÃO CENSURADOS! Já pensou se a moda pega? Teria um monte de "jornalista" no olho da rua.

  33. Tati Dauria

    Aqui na latrina do planeta , DEMOCRACIA é apenas uma palavra bonitinha e "liberdade de expressão " é um princípio arcaico!

    Responda
  34. Claudius Maximus

    Artigo digno de quem sofre de paralaxe cognitiva.

    Responda
  35. Farias Casotti

    Já que é assim, vão lá mandar fechar o twitter, depois das piadinhas sobre cego durante o show do Stevie Wonder. Na hora de protestar contra as mazelas do governo, vocês se calam. Quando é sobre uma piada (de mal-gosto sim, concordo), inquisição! A cada dia eu me certifico que o Brasil é o país da Zorra Total, da Praça é Nossa e do Panico

    Responda
  36. Marinho

    Os direitos do "humorista", são limitados pelos direitos da cantora......e nesse caso, ele os estuprou......pensem em suas esposas e filhas como personagens dos comentários deste cara! E ainda ganha uma reportagem do The New York Times.....fica dificil ver quem menos presta.....a anta Rafinha Bastos, o alcoólico Larry Rohter, ou o papelucho norte americano que se intitula jornal! Aqui no Brasil o Rafinha Bastos não aparece nem na Gazeta de Alagoas....

    Responda
  37. Pois eh

    Coitado desse cara, vergonha alheia total

    Responda
  38. Reinaldo Eisinger

    Com a notoriedade adquirida p audiência do programa tv, o despreparo para lidar com o "poder" que esta exposição lhe proporciona, aliado a chance de atingir um grande número de telespectadores, o até então ninguém Rafinha Bastos confunde-se ao olhar ao espelho e ali enxergar uma forma celestial acima de qualquer suspeita e dona da razão universal, habilitando-se a proferir as + descabidas atrocidades linguisticas como se nossos ouvidos fossem latrinas a disposição de suas evacuações filosófi

    Responda
    1. victoria torres

      Todos entendemos que algumas coisas que o 'Rafinha Bastos', fala é ofensivo, mas graças a essa ofensividade nós vimos muitos políticos, constrangidos, graças a essa ofensividade demos muitas risada, e dizer que ele FEZ apologia ao CRIME é ridículo(estupro), uma vez que ouvimos diariamente pessoas brincando com isso, fazendo piadas, Porém a piada que foi direcionada a WANESSA foi horrivel de péssimo gosto, e ele esta tendo sua punição.

  39. observador

    Vivemos em sociedade e por tanto devemos saber até onde ir. Se não tivermos limites e cada um falar o que quiser do outro, isso aqui vai virar uma bagunça! Se o sujeito quissesse falar dos coleguinhas de programa dele, como custumeiramente faz o Pânico, que quando apela na maioria das vezes apela entre eles, tudo bem, mas fazer piadas pesadas usando outras pessoas - o filho delas - não dá! Ele tem que saber que existem limites.

    Responda
  40. Ricardo Pimentel

    O problema de alguns profissionais que ficam na fronteira entre jornalismo e humor é deles profissionais, não da fronteira. Quando fazem uma piada e alguém reclama dizem: Calma! é só humor! Quando querem fazer uma matéria, e o possível entrevistado se recusa a dar entrevista com medo de ser alvo de piada, dizem: Fulano tem medo da liberdade de imprensa! Em uma palavra, o nome desse comportamento é CANALHICE! A resposta é uma só: IBOPE ZERO!

    Responda
  41. LayonM

    Falou tudo! Há limites e não censura!

    Responda
  42. Marlon Santos

    Meus parabéns, Nina. Ótima colocação. Só falta você entender o significado da palavra humor. Os programa dos Trapalhões cansaram de fazer piadas "racistas", de bêbados, homossexuais, entre outros e ninguém nunca falou nada. Humor é assim mesmo, às vezes chocam, são ácidos. Mas o mais importante, nos faz pensar. Na era do "politicamente correto" não se pode falar nada das "minorias" ou fazer piadas com coisas absurdas. Assistam um pouco de Monty Phyton e sejam felizes. o/ Fica a dica...

    Responda
    1. Marlon Santos

      Quanto as "piadas estadunidenses", o gosto do brasileiro em quase tudo está influenciado pelo que vem de fora. Quem tem TV paga sabe que praticamente todos os quadros dos programas de TV aberta que fazem sucesso hoje são cópias dos quadros dos "gringos". Eu acho que esse pessoal novo dos Stand Ups veio com propostas diferentes e há quem goste. O Rafinha é um exemplo disso. Ele faz piada pesada com tudo, inclusive com ele mesmo. Ele não se acha Deus. Agora, quem o suspendeu do CQC...

    2. Marlon Santos

      Reinaldo, já ouvi uma entrevista do Rafinha falando sobre o twitter. Sabe como ele conseguiu ser "influente"? Ele utiliza o twitter como termômetro para as piadas. Se uma piada que ele posta não faz tanto sucesso ele apaga. Com isso ele conseguiu uma visibilidade no site que na realidade não foi intencionada. Estão pegando no pé do cara sem motivo. O humor sempre utiliza argumentos e comportamentos absurdos p fazer rir.

    3. Reinaldo Eisinger

      Marlon, vc está misturando completamente as coisas, aliás uma das caracteristicas desta criatura chamada Rafinha Bastos é fazer o brasileiro ingulir as piadas estadosunidenses ignorando totalmente o gosto brasileiro para piadas. O cara é ácido realmente e está imbecilidade está "pos-graduando" vários outros que gostam das piadas desse rapaz e o colocam como personal do twitter, que só serviu pra piorar a referencia que ele tem dele mesmo (se acha Deus e que a o twitter realmente o faz influe

  43. Leonardo Queiroz

    Quando ele se diz o "F*dão" e o #ChupaMundo ele está brincando e não se achando. Este é humor dele, diferente, deviam aplaudir ele por fazer algo q é realmente engraçado, e não engolirem o q a globo enfia em suas goelas. Ele errou nessa piada? Sim..mas tem mto credito principalmente comigo, pq o conheço e sei o quão bom ser humano ele é.

    Responda
    1. Ana Del

      Eu acho que ele deveria voltar a fazer paródia de clipe e continuar com a Página do Rafinha, que era quando eu gostava dele... Agora ele tá mais para um cara nojentão. Eu gostaria de desejar que ele tivesse uma filha FEIA E GORDA, mas daí eu penso na criança, e nenhum ser humano merece servir de LIÇÃO para alguém cuja soberba tomou conta de todo raciocínio.

  44. Observador

    Não é tão esquisito assim, João. Sabe pq? Pq Wanessa é famosa, e o estupro é um acontecimento genérico. Agora, que esse "humorista" não faz a menor falta ao telespectador, não faz mesmo.

    Responda
  45. celsohb

    Estou assustado com pessoas esclarecidas como esta colunista que são a favor da censura ao humorista. Não adianta contestar, é censura sim. Sou a favor da democracia radical, em que qualquer pessoa tenha direito a emitir a sua opinião, por mais polêmica que seja. Não achei graça na piada e nem sou tão fã assim do Rafinha, mas censura não. Principalmente porque há uma questão econômica em relação ao "poder" dos que se sentiram ofendidos, Ronaldo e Marcus Buaiz. Cuidado Brasil...

    Responda
    1. Flavinha

      Ouve do verbo ouvir e não houve do verbo haver. QUEM FALA O QUE QUER , OUVE O QUE NÃO QUER

    2. Chris

      Censura seria alguém proibir o rapaz de continuar com piadas grosseiras e que ofendem algumas pessoas. Ninguém o proibiu. O que se assiste é uma onda de reações negativas contra as coisas que ele diz. Se a própria empresa que paga o salário dele escolher não ser mais veículo para as piadas que ele arrota, isso não será censura. Será uma simples decisão administrativa. Ele não foi proibido por ninguém de falar o que quer. Tem apenas é que encontrar veículo que o aceite. A internet, por exempl

    3. Pois eh

      Acho que a colunista respondeu a essa sua questão sobre censura sim: pode tudo sim. Mas quem fala o quer houve o que não quer.

    4. Adriana Silva

      O comentário do João Marinho diz tudo: "O que existe é uma cobrança ao exercício responsável da liberdade de expressão: você pode falar o que quiser, mas é RESPONSÁVEL por isso. Liberdade de expressão não é ausência de compromisso com a responsabilidade e muito menos não arcar com as consequências pelo que se diz." E se vc parte do pressuposto de que "não adianta contestar, é censura sim", você mesmo já está retirando dos outros o direito de discordar das suas ideias.

    5. marli42

      Isso não é censura, é punição. E ele foi punido tarde demais, assisto o CQC e as piadas dele sempre tem um tom agressivo. Ele estava se achando...

  46. Jacinto

    Eu geralmente gosto dos artigos da Nina, mas este é muito ruim. A verdade é que o caso tem muito potencial de análise - em relação ao público brasileiro, em relação ao mercado de publicidade, à própria mídia, da qual a autora faz parte. Mas em vez disso é um artigo que destila ressentimento, e a matáfora escolar "aluno suspenso da escola" resume bem ele: um artigo com mentalidade, argumentos e até estilo adolescentes.

    Responda
  47. J Bonatto

    óTimo texto. Estão banalizando a palavra "humorista"

    Responda
  48. Bomberman

    Ele mesmo se prejudica fazendo piadas estúpidas. Ele nunca formou minha opnião...

    Responda
  49. Mau

    Depois que li a opinião da repórter lembrei-me de uma frase de uma de uma amiga minha - "Até sinceridade tem limite."

    Responda
  50. Jeane Lima

    Só os mosca morta nas ideia com suas palavra mano!

    Responda