Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. fernanda lustosa

    a Dilma e a equipe econômica estão seguindo a receita do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira e a proposta do falecido vice-presidente José Alencar, duas personalidades de confiança e credibilidade incontestável. agora é ter fé.

    Responda
  2. Dan Garcia

    Este gráfico merece uma explicação melhor.Porque comparar um período de 8 anos com o de 1 ano?Pela maneira apresentada, um país que de tivesse recessão de 2% no primeiro período e zero no segundo teria um diferença de 2% positivos. Isto induziria a pensar que o país estaria crescendo quando de fato está estagnado.O exemplo da China mostra situação oposta: o gráfico pode passar a impressão de que estará em recessão.Realmente, fica difícil entender a utilidade desta maneira de apresentar os da

    Responda
  3. caio1945

    Não convence essa de que o caminho certo é o do "crescimento" através do consumo. Oximoron, diríam em língua inglêsa, isto é: afirmações contraditórias pois consumir = destruir algo, aniquilar. Ou crescimento NÃO É enriquecer? Como é que se fica rico destruindo riquezas? Ou, para crescer, seria correto fazer investimentos? E que, em vez de comprar "espelhinhos de índio", o $ sería melhor usado investindo em capital permanente, e não no descartável (consumível)./p

    Responda
  4. luiz henrique

    ate agora quem apostou q o BR mergulharia na crise mundial quebrou a cara, quem criticou as medidas adotadas pelo governo p conter a chegada da crise em nosso pais tb quebrou a cara. quem estiver torcendo pro BR falir como ocorreu por 3 vzs na epoca de FHC vai quebrar a cara mais 1 vz!!

    Responda
  5. Zezé

    Só para corrigir, devo dizer que, observando o mapa com mais atenção, também, o Uruguay e o Paraguay estão na mesma situação da Argentina.

    Responda
  6. Zezé

    A materia é muito interessante, já que mostra o crescimento dos países, comparando-se dois períodos. O que chama atenção é o fato de Argentina ser o único do mundo ocidental que tem um acréscimo acima de 2%. De 2000 a 2007, êles cresceram 4% em media anual, e, agora, crescerão acima de todos os outros. Será o que que está acontecendo no nosso vizinho? Um milagre?

    Responda
  7. Ausdruck

    Já, já, teremos aumento em torno de 20% de tudo aquilo que é importado ou tenham partes importadas. Nessa esteira, acompanham os nacionais, por uma questão lógica de mercado. Será, então, o governo obrigado a mudar sua política de juros do BC, invertendo violentamente sua trajetória de queda, ou ainda, deixa tudo como está, e veremos o dragão inflacionário, combatido por multas décadas e planos, voltar. Aí, aqueles q tem menos de 30 saberão o q é o Dragão.

    Responda
  8. marutu

    O Brasil tenta convencer o resto do mundo que Deus é brasileiro.A política atual é apostar na solução de médio prazo dos problemas dos ricos,assim tornando-se um dos fornecedores de commodities.Juros altos para compensar as perdas do resto do mundo e com possibilidade de inversões no nosso merc real,são atrativos para o carnaval financeiro com o desfile de altos impostos e a imobilidade amendrotada e assustada da governança tentando orquestrar o "samba do crio/ulo louco"que temos que aturar.

    Responda
  9. CASALES

    Toda vez que apresento uma idéia que contraria o Panfleto do PSDB, sou censurado. Como ouzam discordar dos que querem tornar a imorensa brasileira isenta e responsável?

    Responda
    1. caio1945

      Você se refere à IMPRENSA ou especìficamente a êste periódico? Imprensa, que seja livre e sem censura, concordo. E, o que talvez lhe escape é que um jornal, revista, rádio, TV etc. tem sua posição e sua ideologia, as quais podem diferir da sua, amigo. Ou será que TODO MUNDO TEM QUE PENSAR COMO VOCÊ? Agradeça de ter alguem que pense o contrário, para checar suas convicções. Se elas sâo melhores, passarão! Escutamos você! Ao trabalho! Ponha argumentos

    2. carlos

      Então, mas a imprensa só é irresponsável quando ela faz oposição ao PT? Quando a imprensa derrubou o Collor, aí ela era responsável?

  10. CASALES

    Felizmente nem a Folha consegue esconder que o Brasil vai bem obrigado. Conforme previsão do Lula, o governo da Dilma será melhor que o dele. As pesquisas, até do Datafolha, confirmam isso. Graças à sucessão de bons governos que tivemos!

    Responda
    1. caio1945

      Crescendo através de consumo de riquezas produzidas? De onde vc tirou que isso funciona? Pode servir como anestesia temporária, mas não é solução nem na terrinha!

  11. alberto vieira machado

    Tenham juízo, senhores !!!Promover copa do mundo e olimpíada aos custos estimados (R$ 120 bilhões) enquanto o mundo "queima", é insano. Para quê??Atender a meta de "faturar" US 10 bilhões de dolares da fifa? "ajudar" a financar a campanha eleitoral de 2014 do pt?? Será que o Brasil aguenta??? Enquanto o mundo encolhe , nos vamos jogar dinheiro (que nem temos!!!) pela janela??? É mais barato "dar" à fifa os R$ 10 bilhões, como diria /Roberto Campos...JUIZO D.DILMA!!!! O Brasil não perdoará!!!

    Responda
    1. caio1945

      Mas agora a reprêsa já estourou. Ninguem vai segurar nem Copa nem Olimpiada, vai? Ou será que teremos olimpiada e copa à luz de velas e comendo sopa de pedra? É, meu chapa, falta de visão de longo prazo do nosso "querido" molusco e sua galera...

  12. Jairo Pessoa Guimarães

    Da física, do "Princípio dos vasos comunicantes" podemos aplicar igualmente para a economia, altamente globalizada e comunicante, que muito em breve deveremos alcançar um mesmo nível, ou um ponto de equilíbrio entre as economias. Isto se traduzirá em igualdade de condições de produção, de salários, de consumo, de custos de mão de obra, de dívida, de inflação, de valor de moeda.

    Responda
  13. Esperança

    Buraco ne g r o visualiza-se nesse mediocre comentarista mercenario de uma midia anti-Brasil bajuladora dos grindos, buraco que conduz ao c a o s, encontra-se justamente no decadente EUA e naufragas nacoes europeias, promotores de sanguinarios genocidios por onde passam e colocam suas nojentas maos sujas de sangue!

    Responda
    1. caio1945

      Decadentes? Pode ser, mas o Brasil nem subiu ainda para "decair" de algum ponto acima... Somos é grandes e bôbos, viu? Onde está a geração de tecnologia? a produção de bens industriais, a ciência? a alta qualidade de formação de mão de obra e de cérebros? Se vc ler direito o que passa por sob seus olhos, verá que tudo isso está nos seus decadentes e que nós estamos pagando caro por tudo aquilo, viu?

  14. diogo

    Não sou religioso, mas rezo todos os dias para que esse "buraco negro" carregue para as profundezas o CAPITALISMO-CONSUMISTA-ELISTISTA. E a humanidade encontre um outro sistema SOCIO-ECONOMICO-PRODUTIVO, não CONSUMISTA.

    Responda
    1. caio1945

      É. O pior (não é o seu caso, claro) mas o pior é que ainda tem gente que acredita em reza!!! Temos que estudar mais livros de ciências, matemáticas, física, história geografia, biologia, filosofia etc e menos essa pseudo sabedoria anônima que imprimem com o nome de bíblias.

  15. SENNA

    Nada é inesgotável... A agonia dos milhões de pessoas de todo mundo que adoecem e passam fome e morrem sem a atenção dos ricos se expressa na preocupação (!?) dos olham o mundo com desconfiança, mesmo assim, o nível de exploração e ostentação de riquezas continua.

    Responda
    1. carlos

      Enquanto a corrupção continuar "comendo solta" nos países mais pobres,sempre haverá famintos! O problema não é dos países mais ricos e sim dos governos dos países mais pobres.

  16. Tereza Batista

    Crédito fácil, classes médias endividadas, capital virtual concentrado ao redor de um redemoinho, já vimos isso e não foi bom de olhar...

    Responda
    1. caio1945

      É, Tereza, isso tudo e com hometheater em casa, celular ultiumo tipo, tablet e outros espelhinhos de indio, e... um monte de boleto para pagar.

  17. Janderson

    A taxa de crescimento é alimentada por um consumismo exacerbado. O consumismo é alimentado por dinheiro fácil conseguido pelo pagamento de juros estratosféricos tanto no cheque especial quanto no cartão de crédito. A compulsividade por trocar o carro, reformar a casa, trocar os eletroeletrônicos e demais bens (a maioria das vezes desnecessariamente) atolou a classe média em dívidas a médio e longo prazo. O sistema financeiro está fragilizado. O homem vencido pelo

    Responda
    1. PETER SELERS

      O senhor falou uma grande verdade verdadeira. { Parabéns ] abraços verdadeiros e vida longa

  18. MINO

    Certamente o Brasil não vai escapar ileso de uma crise de porporções mundiais, pois bem ou mal mundo está globalizado. O grande problema do Brasil é que com a crise global, o nosso mercado de consumo é visado por todo o mundo, pois com a crise generalizada, poucos lugares como o Brasil tem ainda um mercado de consumo em expansão. Já que muitas portas estão se fechando para nossas exportações, nada mais justo que ficarmos de olhos abertos com as importações.

    Responda
  19. BANZAI ATTACK

    Bem feito! Os "isperrrrtos" de Wall Street nos botaram nessa! Que esses bancos todos quebrem e que tudo vá para o Inferno...

    Responda
  20. Eugênio Pacelli L. da Costa

    Descupe a ter coloca Casivan em vez de Fernando Canziam...

    Responda
  21. Eugênio Pacelli L. da Costa

    Percebe sr. jornalista Casivan, os economistas quase sempre erram, estão se eles estão pessimista com relação ao Brasil, vão errar de novo. O governo do Brasil, tem condições de aguentar a crise durante um ano, nas condições atuais. Ou coisa é entender que a queda dos Estados Unidos, não influe tanto como a dez anos atrás, a Chino hoje está na liderança, vindo depois os outros do BRICS. Acho que o Prof. Delfin é o que mais tem acertado nas suas analises, e parece que vai continu

    Responda
  22. Herdf

    Aos que arrotam o tempo todo que é preciso cortar gasto público, sugiro estudar matemática. Os juros respondem por mais da metade dos gastos públicos, então cortar no maior gasto terá efeito maior ou menor na redução do gasto público?

    Responda
  23. Esperança

    Não passam de matrecos os periódicos e revistas e de seus incompetentes economistas americanos/europeus, daí ve-se a pidaiba que encontram-se as economias naufragas por eles orientadas em seus decadentes países. Quanto ao Brasil morrem de inveja, erraram, erram e continuarão a errar todas as previsões catastróficas que esbaforam contra o Brasil, o caos que preveem voltam-se justamente contra eles mesmos. Haja incompetencia gringa, bajulada por bestalhona pífea imprensa brasileira,

    Responda
  24. Ferro

    A sustentabilidade economica esta atrelada a sustentabilidade da natureza, e a natureza é mais forte e trará desastres naturais e caos economico. Com a recessao inevitavel iremos diminuir o consumo/produção. Serve um alerta para diminuir o desmatamento da Amazonia, pois o aquecimento no Brasil e a baixa umidade relativa do ar já são efeitos desse desmatamento, e deverá já produzir algumas mortes por problemas respiratórios e alguns outros. Vamos crescer com sustentabilidade?

    Responda
  25. ADVJUD

    "Be afraid " Tenha medo,não devemos temer,e sim adotar medidas sérias para redução do déficit,e pensarmos realizar uma melhor distribuição de renda.A economia global está colhendo o que plantou,o crescimento de qualquer economia está relacionado ao que ela produz seja bens de serviço,bens de consumo,e se não há crescimento,evidencia-se uma redução brusca na taxa de consumo diz a lógica capitalista,entretanto a crise vai muito além dessas barreiras.

    Responda
    1. Capitu

      Diria o velho Sarney: " Se é para dizer que precisamos diminuir os gastos públicos, não preciso de economistas brilhantes...."

  26. Esperança

    Não passam de matrecos os periódicos e revistas e de seus incompetentes economistas americanos europeus, daí ve-se a pidaiba que encontram-se as economias naufragas por eles orientadas em seus decadentes países. Quanto ao Brasil morrem de inveja, erraram, erram e continuarão a errar todas as previsões catastróficas que esbaforam contra o Brasil, que por sinal o caos que preveem voltam-se justamente contra eles mesmos. Haja incompetencia gringa, bajulada por bestalhona pífea imprensa

    Responda
  27. newton

    Riquesas sempre foram geradas pela natureza, alimentos, minérios, petroleo etc. se o mundo quer crescer numa taxa de 10% ao ano, que colonizem outros planetas, pq neste não vai dar. tudo tem limite.

    Responda
    1. D Bras

      Finalmente um comentário inteligente e apartidário! Concordo com você, está na hora de repensarmos e reequilibrarmos nossas prioridades.

    2. Diogo Martins

      Meu caro, quando se colhe um pé de alface, e entre esse processo e quando ele chega à sua mesa, alguem o lavou (e cobrou por isso), riqueza é criada. RiqueZas são criadas mediante o trabalho também.

    3. sml

      O que realmente produz a riqueza é a inteligência humana, associada ao estudo formal. Isso sim é a riqueza de qualquer nação.

    4. Nacionalista

      É o que diz o cálculo do "Earth Overshoot Day". Em 2011 está projetado que a população humana use 135% dos recursos que a Terra consiga regenerar em um ano.

  28. Raoni

    É burrice pensar que se terão resultados diferentes se continua-se a usar as mesmas receitas de antes.

    Responda
  29. Alexandre

    Pergunto: A Cinha está com crescimento entre "-2% e 0%". A informação procede ?

    Responda
    1. Direita

      Interprete direito! A figura mostra dados de diferenciais de crescimento entre períodos, n de crescimento em si.

  30. Justiceiro

    Quando é para dar uma opinião de uma notícia negativa e de futuro, tentam ilustrar ela o maximo possível, que quando dão uma opinião de futuro de uma notícia positiva para os BRASILEIROS, DÃO ELA COM MÁ VONTADE, fica o maximo escondida nas entrelinhas.

    Responda
    1. Roberto

      Por favor, mostre onde está a opinião "de futuro de uma notícia positiva para os BRASILEIROS", dita por pessoa de reconhecida idoneidade e conhecimento daquilo que comenta.