Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dersu Uzala

    Independente de ser uma aula virtual com um genio e gratuita eu continuo preferindo a abordagem pedagógica de Paulo Freire - "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo" Opressores capitalistas insistem na concepção 'bancaria' da educação para formar objectos fornecedores de mao-de-obra barata e nao indivíduos livres para construir uma democracia verdadeira. Se essa aula tem esse formato otimo, caso contrario nao vejo muita vantagem

    Responda
  2. Paulo

    Ótima idéia, ótima iniciativa! Bem mais fácil que passar no vestibular da USP... que todo ano impede muitos de ter acesso à nossa melhor Universidade.

    Responda
  3. Messias

    Esta iniciativa é boa, mas ao contrário do que muitos dizem um curso online, levado a sério, é muito mais difícil do que um curso presencial. Em um curso presencial o aluno pode muitas vezes tirar a dúvida com o professor na hora e a comunicação em um bom curso é mais efetiva do que em um curso online. Quando alguém me diz que fez um curso online e foi "facinho", eu penso, ele acha que está levando vantagem mas foi ele é que foi enganado.

    Responda
  4. Rogério Santos

    "As explicações desperdiçam tempo e papel, retardam a ação e acabam aborrecendo; o melhor é ler com atenção." Machado de Assis

    Responda
  5. Maçarico

    Duas questões se destacam: 1) Não se encontra um professor deste padrão em cada esquina, 2) Nas aulas de ensino à distancia só comparece quem está de fato interessado e só por isso o rendimento deve ser melhor.

    Responda
  6. Henrique Vieira Leite

    Assim diria o Capeta: o ensino presencial é fundamental, já a "interação carnal" é primordial. Gilberto, me fique por perto, com a uma língua esperta assim, serás sacristão do Demo.

    Responda
  7. rm

    Interação carnal? Carnal? Peraí, onde é que vamos chegar? DAqui a pouco isso vira tema do Law & Order SVU.

    Responda
  8. APIS

    Simplesmente não tenho paciência para o ensino tradicional presencial... me identifiquei com o EAD. Sempre me virei melhor estudando sozinho aquilo que gostava e tinha interesse. Na sexta série já me trancava na pequena biblioteca do colégio e passava tardes e tardes sozinho estudando física, história, astronomia, eletrônica, computação e matemática. Se eu tivesse descoberto o ensino a distância antes, talvez já teria meu doutorado. Já estou matriculado nos três cursos da Stanford. Parabéns!

    Responda
  9. Forrest Gump

    A educação à distância deve ser vista como ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem, pois a construção do conhecimento, em sua integralidade, prescinde do contato "real" entre educando e educador.

    Responda
    1. Forrest Gump

      Aliás, corrigindo, NÃO prescinde!

  10. wmarinho

    antes mesmo da internet, grande parte do conhecimento humano era transmitido via livros e artigos... escritos por bons professores... O contato com um bom professor é ótimo... mas entre ter aulas num livro de Feynman, Tom Apostol, Elon Lages ou ter aulas com um professor que ainda não teve tempo e maturidade suficiente pra entender o que esses caras escreveram, a primeira alternativa é muito melhor...

    Responda
  11. Paulo Andrade

    Gilberto Conto histórias para o meu filho pequeno dormir e sei que isso é muito diferente dele assistir a um filme ou a ouvir uma gravação - Ou mesmo de ler uma fábula por conta própria. Da mesma forma, o papel do educador é mais do que cuspir informações - A interação humana ainda é muito importante. Isso, porém, não invalida as possibilidades que a tecnologia moderna provê - A complementaridade destes meios é muito poderosa. O Khan Academy e o O

    Responda
  12. Joao da Silva

    Pela sua idade poder-se-ia imaginar sua preferência...

    Responda