Ambiente > Torre armazena energia suficiente para 25 mil casas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
os espanhois estão de parabens, como portugal e dinamarca que estão na dianteira em fontes renovaveis e a china que vio o potencial da energia solar e heolica está entrando com tudo no mercado que vai baratear os custos fico imaginando os pseudos governadores do nordeste um ban do de puxa saco do planalto não inovam em NADA.
25.000 casas representa uma quantia razoável. O Brasil não deseja isso. Quanto mais dinheiro entrar na burra melhor.
Podiamos ter dessas no Brasil. Mas como ficariam as pobres empreiteiras?
Espero que o Brasil procure também diversificar na captação de energia, ou seja, procurar trazer novas alternativas...
Vim dar uma conferida e vi que ainda há acessos. Valeu pessoal.
Ao Cristiano e Joel: Um ex-chefe, muitos anos atrás, vivia dizendo que o mundo é dividido entre os que sabem e os que não sabem regra de 3. Em momentos como este é que podemos notar a importância dela p/ a argumentação/geração de dados. Mesmo na minha área, que é de humanas (Ciências Sociais), utilizo diariamente a matemática e principalmente a estatÃstica. Contra dados, há argumentos sim. Mas só se forem baseados tb. em dados e tiverem lógica. E aà o tempo e adeptos das idéias decidem. Abra
Xo expor estas contas. Belo Monte = 6,7 milhões/MW; GemoSolar = 25 milhões/MWBelo Monte = 1522Km²; GemoSolar = 1,9km²Belo Monte = 2,9MW/km²; GemoSolar = 10MW/km² Discussão: GemoSolar é muito mais cara para produzir 1 (um) MW, mas Belo Monte é enormemente de maior devastação, ela produz 2,9 MW por km² desvastado e GemoSolar produz 10 MW na msm área. Porém, existem projetos tal c/ G.S. c/ produção esperada de 100MW. Logo, o cálculo seria: BM = 2,9MW/km²; GS = 520MW/km² /p
Esses projetos geralmente são desenvolvidos nos paÃses que têm a necessidade. No caso do Brasil, só seria viável se for pra exportar tecnologia, o que está um pouco distante.
olha simplesmente maravilhoso os espanhois estao de parabens e nos aqui querendo construir dezenas de hidroeletricas inundando tudo acabando com as coformaçoes naturais acho essas usinas ultrapassadas, hoje ja se tem outras alternativas muito melhores !!
"Os jornalistas" criaram um dispositivo capaz de armazenar luz.
deveriam ganhar o nobel de fÃsica...
Presidente Dilma, Governadores, Prefeitos: procurem, em benefÃcio do ser humano, verificar a nossa possibilidade sobre essa tecnologia. Ainda é tempo, antes de acabarmos com grande parte da nossa natureza.
"ARMAZENA as LUZES SOLARES"?! jeZUiS FOYA!!!!!!!!!!!!Depois ensina ai como armazena LUZES ok?Só pra explicar... este desenho de torre possui uma caldeira que, com o calor da luz solar projetada num único ponto, produz vapor utilizado para mover uma turbina que aà sim gera eletricidade.
Que legal! Isto é só começo, já pensaram daqui há no mÃnimo 50 anos, como estará melhorada estas tecnologias? Novas cabeças pensando e aplicando nos recursos naturais os $$$ que de outra forma vai para comprar armas de querra e como justificativas promovem ou apoiam conflitos no mundo.
Finérrimo este negócio. Parece o cajado da She-Ha, soltando luz para todos os lados...poderosaaaa torre de luz!!! entre em ação!!!
Ok, então ela custa 38 milhões de reais por MW. Belo Monte, que nem é uma usina hidrelétrica das mais eficientes, custará 7,5 milhões de reais por MW (Custo de R$ 30 bilhões por 4500 MW médios). Se quiséssemos gerar a mesma quantidade de energia de Belo Monte, precisarÃamos de 225 dessas usinas, ocupando uma área total de 41.625 hectares, ou 58 mil campos de futebol.
Fiz umas continhas rápidas. Belo Monte = 6,7 milhões/MW; GemoSolar = 25 milhões/MWBelo Monte = 1522Km²; GemoSolar = 1,9km²Belo Monte = 2,9MW/km²; GemoSolar = 10MW/km² Discussão: GemoSolar é muito mais cara para produzir 1 (um) MW, mas Belo Monte é enormemente de maior devastação, ela produz 2,9 MW por km² desvastado e GemoSolar produz 10 MW na msm área. Porém, existem projetos tal c/ G.S. c/ produção esperada de 100MW. Logo, o cálculo seria: BM = 2,9MW/km²; GS = 520MW/km
E Joel, tá difiÃcl em... Juntando ao que os amigos já escreveram, ainda tem o passivo ambiental e social, este é incalculavel.
Oi Joel. Você dá um trabalho... :-) Calculei outra referência para área ocupada. Se toda a energia instalada do Brasil fosse solar (estimativa de 110GB para 2011), seria necessário cobrir de espelhos 1,20% da caatinga (que tem 850.000km²). Calculando desse jeito não parece tão inviável. As hidrelétricas logo deixarão de ser uma opção, pois já vamos trazer energia elétrica da amazônia, com todos os contras ambientais. A energia solar é uma opção para um futuro não muito distante.
... e seriam cerca de 596.250 espelhos. Quanto custa cada um e quanto custa para manter a estrutura ? e... quem fabrica eles ? Acho que como conceito está bom.
Concordo, felizes são os Europeus que moram em uma região tropical, com bastante sol, ventos, ondas do mar. Nosso ministro Lobão ,tão inteligente, esta instalando usinas nucleares aqui, coisa que os Europeus estão querendo se livrar a décadas,. Ainda bem que temos ministros, polÃticos e jornalistas competentes.
se fosse no Brasil os corruptos já iam se infiltrar na empresa.
O Gemasolar possui 2650 grandes espelhos e uma torre concentradora de 137m de altura. A temperatura pode chegar a 500°C. O sistema de armazenamento de calor usa um composto de sal (60% nitrato de sódio e 40% nitrato de potássio), que fica em estado lÃquido devido à s altas temperaturas. O calor pode ser armazenado por até 15 horas, permitindo gerar energia elétrica à noite. A capacidade da usina é de 19,9MW, suficiente para atender 100 mil habitantes. Hora de construir usinas assim no Nordest
Obrigado pelo comentário novamente ^_^.Parece que a Pholha resolveu levar a sério a decisão do STF de que não é necessário o diploma de jornalista pra realizar esta profissão.
Gostei da sua explicação. melhor que a matéria.
Hélio: Excelente comentário, aparenta q está conectado ao assunto.O Nordeste tem sim incidência solar suficiente para suprir usinas similares a essa.Nós temos 950 hidrelétricas (Aneel), bem que poderÃamos ter equivalente em Eólica e Gemasolar, com regrinhas simples de "3", dá pra notar que podemos suprir e com sobra nossas necessidades energéticas sem aberrações tais como B.M.
se construir esta usina solar no Brasil, quem vai comprar cimento, como os lobistas viverão, quem vai pagar e receber propina. Temos uma solução o superfaturamento. Coita do da região de Belo Monte, vai virar região de drogas, prostituição e + um simbolo da incompetência.
deveriam construir;mas os coronéis então não vão receber dindim das constru. e toda a cadeia de alimentação que vem por trás idem. é uma pena. pobres brasilis.
Agora ficou claro para mim como é possÃvel produzir energia, mesmo a noite.
Sim, Marc, mas a notÃcia é importante pq. o Gemasolar atinge um novo patamar de eficiência, com o uso do sal ao invés de óleo. Traz a energia solar para mais perto da realidade. Um abraço.
E não é a primeira usina do genero. Perto de Almeria ja tem 2, assim como em California (EUA). E realmente, falta incentivo para construir este tipo de usina em Brasil, no Nordeste e Centroeste. Poderia fornecer energia eletrica para permitir transporte de carga barato via ferrovia, assim como em Europa, China e Japão. Pois transportar carga em caminhões, usando oleo diesel, é carissimo...
Oi, Ricardo. Concordo que serve para muitos estados. Aliás, como o Brasil é enorme, se houvesse uma faixa de usinas se estendendo de leste a oeste do paÃs, cobrindo 3 fusos horários, otimizarÃamos a produção-consumo, com menos perda de calor armazenado do que na Espanha, saindo, portanto, mais barato do que por lá. E para o RN e CE principalmente, também seria muito bom investir em eólica. Um abraço.
Vale avisar os desavisados que o "sal" somente funde nessa temperatura relativamente baixa pois a composição está próxima à composição eutética do sistema Nitrato de Sódio e Nitrato de Potássio.
Parabéns pela explicação!!! Os leitores estão complementando com LOUVOR as notÃcias veiculadas pela Folha!!! Fazendo coro à sua sugestão, ACHO que estas usinas devem ser instaladas também em SP, MG, RJ, MT, MS, PR, SC, RS, AM, PA, RO, RR, AC, DF, GO, TO, BA, AL, RN, PB, PE, CE, PI, Tapajós, Pará do Sul, etc... Você não acha? Abraço
Oi Joel, quer mais? Lá vai: Custou 260 milhões de libras. Ocupa 185 hectares. Os espelhos aproveitam 95% da radiação solar. Na Andaluzia estima-se uma média de 270 dias de operação ao ano. Aqui no nordeste, seriam mais de 300 dias. Talvez 340... A previsão por lá, é que com as próximas usinas já sejam competitivos com relação ao óleo, cujo preço não para de subir. Isso sem considerar os outros ganhos (redução da poluição, por exemplo). Um abraço.
Faltou a principal informação: Quanto custa? Quem pagaria o alto custo de instalação, todos nós ou somente os consumidores da energia gerada por essa planta?
Sim, ele produz energia elétrica 24h por armazenar o calor, via inércia térmica. O problema novamente é a economia desse jornal, que deve ter demitido os jornalistas e revisores, deixando o estagiário no comando. A sentença "armazena as luzes solares que são captadas por helióstatos" é de chorar, os "helióstatos"(SIC) são ESPELHOS e "luzes solares" tá mais para anúncio de cabelereiro do que para artigo sobre ciência e tecnologia.
não sei porque insisto em entrar no site desse jornaleco... acho que sou masoquista.
Vamos compreender a foia , pq a mão de obra nesse ramo de qualidade é cara, e a internet, não dá retorno publicitário necessário para tal. Vamos deixar nossos estagiarios.
Exemplo da falta de educação cientÃfica... É impossÃvel o aparato produzir energia por 24h seguidas já que funciona à base de energia solar. Bem provavél que ele possa fornecer energia por 24h seguidas a partir de algum sistema de armazenamento. Coisas bem diferentes...
Ok, não é possÃvel produzir energia literalmente. Usei o termo 'produzir' no sentido sacramentado em nossa lÃngua: transformar algum tipo de energia em outro. De outra maneira: não se questiona o uso da palavra 'gerador', mesmo que nenhuma energia seja gerada literalmente.Entendi 'produzir eletricidade 24h/dia" como transformar energia solar em eletricidade. Não é possÃvel. Poderia ser mais preciso como o "amigo" gostaria, mas não tenho o espaço que o repóter tem. Ex: armazenar=transformar,
Exemplo da falta de educação cientÃfica...É impossÃvel produzir energia amigo.
Exemplo da falta de educação em interpretação de texto:O equipamento armazena a energia do sol para ser utilizada na produção de energia 24 horas por dia e não que ela recebe energia do sol por 24 horas por dia....
Pena que aqui no Brasil não há incidência de luz solar nem de ventos....temos que ter grandes hidrelétricas e usinas nucleares para atender nossa demanda...pena mesmo...
Mario Ufaa, fiquei mais tranquilo agora!
Cristiano Lima: Foi um comentário irônico...entendeu?????
Mario Valladares: ***não há incidência de luz solar nem de ventos***??????
No Brasil vão compra um pacote destes de algum fornecedor externo, só para constar que "temos" a tecnologia. Porque não iniciamos uma pesquisa, seguindo o mesmo princÃpio utilizado pelos espanhóis e fazemos a nossa própria usina? Mas deixando a passionalidade de lado, seriam necessárias 700 usinas deste porte para suprir energia equivalente à de Itaipu. Logicamente é ainda uma solução cara mas nós que queremos ser "verdes" deverÃamos iniciar pesquisa séria na área.
É por isso que ler o PIG não sabe o que se passa no Brasil de verdade a energia eólica esta tendo grandes investimentos no Brasil ,só perdendo em investimentos para a era FHC .......a lembrando vocês nos leilões de energia eólica o preço tem pago é mais barato do que outras fontes de energia.
Pois é Mario... se a Espanha tivesse rios como nós...pode ter certeza, eles construiriam hidrelétricas...é simples...custo benefÃcio...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Torre armazena energia suficiente para 25 mil casas Voltar
Comente este texto