Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos

    Relmente é uma perda lamentavel, Steve Jobs, é um exemplo claro de inteligência e sucesso, pelo que fiquei sabendo nao terminou nenhum curso superior. Por isso tudo ele merece sim, ser admirado, pena que com relação as pessoas que nao tenham curso superior no Brasil, e conquista destaque, o colunista de mostre tão preconceituoso,imagine depois que retornar de Harward.

    Responda
  2. dazo

    o sonho dos nossos universitários, é um emprego público, e viver as custas do estado.

    Responda
    1. Max Paulista

      Realmente, nos EUA e Europa enquanto conseguir um emprego em um grande escritório de advocacia é o grande sonho dos bacharéis em direito, aqui no Brasil o grande sonho é ser promotor ou juiz. Isso fica claro no filme "Um Crime de Mestre" de 2007, o personagem de Ryan Gosling é um promotor de justiça que ao ser contratado por uma grande firma de advocacia é congratulado pelos colegas como um grande feito. Aqui é o contrário!

    2. Marcos Silva

      Claro, só no Brasil, as empresas privadas exigem experiência para uma pessoa que acabou de sair da universidade

    3. Theo Wolfgang

      Realmente, é o que acontece. Não há uma cultura privatista no Brasil. O "deus-estado" é onipresente e onipotente em todo o nosso território físico e cultural.

  3. Theo Wolfgang

    LULINHA é um exemplo de "empresário brasileiro". Conhecem? Aquele da GameCorps, do escândalo da Telecom (?) e da Oi (?), sei lá... Existem milhares como eles, na órbita do estado, esperando uma teta para mamar. Uma reserva de mercado, um incentivo fiscal, um empréstimo subsidiado do BNDES ou do BB, enfim, uma boquinha suculenta para refestelar-se. Não temos a cultura do empreendedorismo, da COMPETIÇÃO pura e simples, da meritocracia, pilares do verdadeiro CAPITALISMO, que passa

    Responda
    1. Josias

      Bem lembrado, Theo, mas a grafia correta agora e LULLINHA, em homenagem ao grande amigo de seu pai. Obs.: teclado sem qualquer acentuacao.

  4. Theo Wolfgang

    OS EMPRESÁRIOS brasileiros vivem MENDIGANDO facilidades ao governo, ao BNDES, aos ministérios. Não são empresários, mas MAMADORES do estado. Não há COMPETIÇÃO, não há CAPITALISMO por aqui. No Brasil, dão-se bem os "amigos do rei" e os espertalhões que têm acesso fácil aos subterrâneos e labirintos da burocracia estatal. Só começaremos a sair desse atraso quando ENXUGARMOS, LIMPARMOS e PROFISSIONALIZARMOS a máquina estatal brasileira.

    Responda
  5. Dersu Uzala

    Entendo q ha vários 'gargalos' mas se os empresarios brasileiros tivessem a mesma mentalidade dos empresários norte americanos de investir em tecnologias nas universidades nao estaríamos aqui lamentando o fato de so a USP ter obtido a melhor posição (121 lugar) no ranking mundial de universidades.

    Responda
    1. Max Paulista

      O empresário quer lucro, isso é natural. Por isso para ele ter o desejo de investir em uma universidade ele tem que enxergar um ganho financeiro nisso. E para isso, as nossas universidades deveriam se voltar mais ao mundo real, na geração de patentes e novos produtos. Um bom exemplo é a Embrapa, que gera diversas patentes, mas infelizmente esse exemplo é muito pouco seguido por nossos doutores, que só pensam em gerar publicações, pois é essa a métrica que o governo usa para avaliá-los.

  6. Theo Wolfgang

    O Dersu Uzala diz que os empresários dos EUA e Canadá, "países capitalistas como o nosso", incentivam as universidades de lá dando dinheiro para elas. Discordo do "capitalistas". Eles são, nós NÃO SOMOS UM PAÍS CAPITALISTA. Das 10 maiores empresas brasileiras, 7 são estatais. Dos 10 maiores bancos, 6 são estatais. O maior empresário do país é o GOVERNO. Isto não é CAPITalismo em lugar NENHUM DO UNIVERSO.

    Responda
    1. Dersu Uzala

      Theo, Segundo tua definicao o Canada, Japao Reino Unido e outros paises tao pouco sao capitalistas. Segundo tua definicao o unico pais genuinamente capitalista sao os EUA. Te recordo q na faz muito tempo o governo dos EUA teve q salvar os bancos injectando milhoes para manter o sistema. Provavelmente voce tbem vai dizer q isso eh capitalismo puro. O Brasil nao passa de um pais de mercado aberto como a China, sim Theo? Olha, concordo q o estado esta presente em varios setores mas na exagera

    2. Thiago silva

      Tá bom. Então o Brasil é uma nação esquerdo-comuno-socialista-mar xista. Cuidado...

  7. R Villas

    A grande verdade é que aquele que empreende, cria, empresaria é visto no Brasil como explorador, burguês. O bonito, o modelo ideal de brasileiro, dentro do conceito de valores do PT, é ser sindicalista, receber bolsa-família e defender homossexuais... pobre Brasil!

    Responda
  8. Dersu Uzala

    Pedro Ribeiro, imitar? Se eh para sonhar nao sonhe tao pequeno, sonhe grande. Vamos criar nosso sistema educacional. Vc sabe q a educacao francesa eh totalmente gratuita, incluse pos-grad, e de boa qualidade? Pq voce insiste em copiar os gringos? Quem te colocou na cabeca q eles sao melhores do que o resto do mundo? Niguem esta deixando de ver proprios defeitos mas tambem nao estamos ai para dizer 'amem' a tudo q os gringos fazem. Isso eh idiotice e nao traicao.

    Responda
  9. Gleice Gomes

    É um caminho muito distante da realidade de ensino em nosso país, fui estudante de escola pública e sei bem como a extrutura funciona. E por mais que tenhamos jovens de " mentes brilhantes" não são estimulados a inovar, ser criativo, no Brasil o inovador por diversas vezes é confundido com um "louco ou cfd". Para mudar um país é preciso mudar mentalidades...

    Responda
  10. Padovano

    NO BRASIL DEVIA PROIBIR EXISTIR ESCOLA PARTICULAR OU OS POLITICOS DEVIAM COLOCAR SEUS FILHOS SOMENTE EM ESCOLAS PUBLICAS - QUERO VER SE AS ESCOLAS PUBLICAS NÃO MELHORAVAM.RSRRSRSRSRSRSR

    Responda
  11. Theo Wolfgang

    José (Marimbondos de Fogo) Sarney é um dos nossos "imortais" (e imorríveis também). É um dos "maiores escritores do país". Imaginem quando ganharemos um Nobel de Literatura ou qualquer outro. Nunca, enquanto formos assim. O CNPQ está cheia de esquerdinhas daqueles mais anacrônicos e intolerantes, ex-ratos de diretórios acadêmicos nas nossas pseudo-universidades. O s que hoje estão no poder são oriundos do sindicalismo (trabalhadores v-a-gab.undos) e do movimento estudantil (est

    Responda
    1. R Villas

      Theo, brilhante seu ponto de vista! Concordo plenamente!

    2. Dersu Uzala

      Pensei q teus comentarios seriam mais sensatos e menos fundamentalistas. La vem outro descarregar toda desgraça q existe na esquerda como se ainda estivessemos vivendo na epoca da 'guerra fria'. Os empresarios e corporacoes capitalistas nacionais tambem nao investem em ciencia e tecnologia como nos EUA, Canada e outros paises capitalistas como nosso. Preferem copiar o q vem de fora em vez disso. Se tiver q fazer uma analise q nao seja parcial pois estas arriscado a cair no ridiculo.

    3. everaldo

      Meu Caro...o que falta é incentivo...falta os Doultores daqui ganhar comos os Doutores de lá....e os politicos daqui terem mais cara de p a u como os de lá...

  12. Theo Wolfgang

    Podem, sim, nascer vários Steve Jobs, Bill Gates, Thomas Edison e Albert Einsteins aqui no Brasil. Só que para florescer os seus talentos, ELES TÊM QUE SAIR DAQUI AINDA CRIANCINHAS, porque o ambiente no nosso país só favorece os P.I.C-AR.ETAS, ESTE-LIO-NATÁRIOS E VI.GA.RIS-TAS que têm acesso aos labirintos da máquina estatal corrupta e inepta para garantir uma boquinha ou um financiamento espúrio. Aqui somente os p-ara-sita.s se dão bem.

    Responda
    1. everaldo

      Eles não precisam ter sair não por que nos EUA tem tbm um montes de maus elementos....o que falta é incentivo a pesquisa, inovação...o que as empresas daqui não fazem....

  13. Dersu Uzala

    Pedro, as universidades do EUA tem apoio significativo das empresas privadas. Nao sei q Brasil vc vive mas aqui os empresarios querem so tirar vantagens das universidades em vez de investir em ciencia e tecnologia nacional. Universidades americanas estao cada vez mais inacessiveis para pessoas de baixo poder aquisitivo. Os q nao sao ricos sao obrigados a pedir emprestimos q com a crise atual provavelmente levarao eternidade para pagar. Sejamos criativos e nao simples imitadores dos gringos.

    Responda
    1. Marcos Silva

      Realmente, lá nos EUA, são as empresas privadas que apoiam as Universidades, pois lá, ou a empresa paga o Imposto de Renda ou Doa para as Instituições de Pesquisa(universidades) o valor do imposto devido, deveria haver uma lei igual aqui.

  14. everaldo

    Aos criticos do nosso pais....é fato que temos grandes defeitos e constrates sociais e economicos...mas vamos parar de reclamar e ser mais patriotas...vamos mostrar nossas qualidades...Os EUA são um pais desenvolvidos mas tem muitos problemas...mas a população americana tem orgulho do seu pais....isso é a diferença...os brasileiros não tem senso patriota...compram tudo dos outros paises, idolatram as culturas americanas e asiaticas e esquecem do seu pais...e reclamam dele..E o que vc fez ? N

    Responda
    1. Max Paulista

      "O patriotismo é o último refúgio dos ca-na-lhas!" (S. Johnson 1709-1783)

  15. Pedro E Ribeiro

    Mas o patriotismo deles é concreto, pois é um patriotismo que luta por uma melhor educação, saúde, sistema politico, sistema tributario, etc. Já o "patriotismo" que vc demonstra ter é na verdade uma patriotada, algo risível, algo que não resolve nossos problemas e apenas tenta escondê-los.

    Responda
    1. everaldo

      Esse patriotismo deles eu tenho...pena que os demais não tem e ainda só falam mal....

    2. Miler

      É Pedro, pelo que entendi (se é que você mora no Brasil) você gosta mais de mer da que não funciona. Mas não é bem assim. Procure as boas coisas do Brasil, estou certo que sua auto estima vai melhorar.

    3. Miler

      Candidate-se a vereador, quem sabe você poderá ajudar.

  16. everaldo

    Ao ver a opinião deste jornalista vejo o quanto tem gente que paga uma para os americanos...não duvidando que ele é uma grande personalidade, mas o Brasil tbm pode ter grandes inventores...Se o forte deles é tecnologia...Nós o Brasil somos o celeiro do mundo...na agricultura somos os melhores...ao reporter digo...nunca menospreze seu pais...pois ao que tudo indica o Brasil se´rá um dos grandes e vamos ter muitos Jobs Brasileiros...PODE apostar que sim...

    Responda
    1. Pedro E Ribeiro

      Para mim, os maiores "traidores da pátria" são esses que não querem enxergar defeitos no Brasil e desdenham do que existe de melhor em outros países, coisas que poderíamos imitar e que seria ótimo para nós, como por exemplo, a educação universitária estadunidense.

  17. Miler

    Não consigo entender como nós brasileiros gostamos de criticar o nosso país, a nossa Pátria. Para muitos dos que comentaram essa noticia certamente os EEUU são o Céu. Por que não se dignam em mudar prá lá?.

    Responda
    1. Pedro E Ribeiro

      Porque os EUA é ótimo, tudo funciona, mas é uma mer da, e o Brasil é um mer da, nada funciona, mas é ótimo...

  18. Pedro E Ribeiro

    Não é apenas o Brasil que está longe. Nenhum outro lugar do mundo, em qualquer época, houve um país que chegou perto dos EUA em capacidade de criar tantas oportunidades para o empreendorismo, inovação, prosperidade. Jobs simbolizou isso como poucos. E os esquerdopatas de plantão odeiam os EUA por causa da mais asquerosa e doentia inveja alucinada...

    Responda
    1. everaldo

      E os direitistas poem os EUA como o pais das maravilhas...prova disso é a crise que esta afetando...fruto do famosos "Emprenderismo Americano"..realmente eles são desenvolvidos...mas naun podemos depreciar nosso pais...pois a MAIOR QUALIDADE DOS AMERICANOS É O PATRIOTISMO....ISSO É UMA LIÃO A SER APRENDIDA COM ELES...

  19. kadrunko

    Discordo quando leio que no Brasil, jamais surgiria um Jobs ... Acho até que existem pessoas, com o mesmo espírito inventivo e empreendedor, mas de fato, nos falta um "clima" propício para deslanchar. Em todos os cantos deste imenso país há certamente talentos, disperdiçados inutilmente assim como os recursos dos contribuintes. Somos um país que despreza recursos sejam eles tangíveis ou não. Quem sabe um dia - sejamos uma nação que privilegia talento e não diploma

    Responda
  20. Dersu Uzala

    Os brasileiros com complexo de 'vira-lata' aproveitam-se dessa coluna para demonstrar sua falta de auto-estima.

    Responda
  21. Velho Zuza

    Se Deus tivesse colocado um Ze Sarney e curriola lá, o Sr. Jobs ainda estaria em sua garagem, trabalhando na informalidade, pois não sobreviveria!

    Responda
  22. Master

    Enquanto isso, nas universidades do Brasil... Ensina-se que socialismo é bom e é a solução para o mundo, e que empresário é malvado e deve ser punido pela sociedade. Depois procuram causas externas para nosso eterno atraso.

    Responda
    1. Dersu Uzala

      tal comentario so pode vir de alguem q nao conhece nada sobre universidades brasileiras. Estas a confundir atuacao social com ensino socialista. As universidades brasileiras formam basicamente mao-de-obra para as corporacoes capitalistas. Vc deve ter sofrido alguma frustracao muito forte na tua vida academica (ja comeco a duvidar disso tambem) para fazer um julgamento tao pessoal e absurdo.

  23. ademar santos de melo

    Este senhor era uma daquelas pouquissímas pessoas no Planeta em que nos dá vontade de abraçar, apertar-lhe a mão e dizer: Prazer em conhecê-lo!.

    Responda
  24. Bira

    Não acho! Jobs seria um gênio em qualqer lugar do mundo, simplesmente porque estava a frente do seu tempo, então o porque o seu pai e mãe o abandonaram quando era criança são americanos , chega de propaganda dos EUA! Forever Jobs!!!

    Responda
    1. R Villas

      Steve Jobs se recusou a abrir lojas da Apple no Brasil. Acho que nunca colocou os pés aqui. A árvore que ele plantou só floresceu porque estava plantada em um solo onde há água para regar que é o espirito de livre iniciativa. No Brasil ele teria perdido o estímulo. Tenho absoluta certeza que os (bons) empresários brasileiros, aqueles que não tem vínculos com governo, são verdadeiros heróis. O brasileiro por natureza é empreendedor e esforçado. Nosso mal é o governo socialista e totalitário.

    2. Maclister

      ah tá, qualquer lugar do mundo? aqui nem do orfanato ele teria saído. se liga.

  25. cuti

    É claro que jamais podemos comparar o empreendedorismo americano com o nosso brasileiro. Todavia, vale ressaltar que temos crescido muito neste aspecto e no nosso país temos grandes exemplos de pessoas que cresceram em diversas áreas. Agora, o Jobs foi um visionário que revolucionou o mundo da tecnologia. Parece que o seu legado é muito positivo.

    Responda
  26. Claudio Carrara

    Imaginem um Brasil onde: - taxa Selic 0.25% - spread em torno de 3% - taxa de juros Real para financiamento de imoveis 5% fixo por 30 anos, para carros de 0% a 4% fixos por 60 meses, no cartao de credito 12% ao ano. - IPVA para um Honda Civic Zero KM uns R$150 por ano - carga tributaria

    Responda
  27. Claudio Carrara

    Quando um empreendedor tem que colocar seu dinheiro (capital) em risco, ele deve ter a sensacao de que as regras nao vao mudar no meio do jogo. Mas no Brasil: - aumento do IPI para carros importados - discussao para nova "CPMF" - politicas populistas que demandam aumento da carga tributaria - as mais altas taxas de juros do mundo - excessiva interferencia do governo no dia-a-dia de importantes setores da economia Ainda assim, o Brasil esta cheio de e

    Responda
  28. Al

    A educação é um problema, mas apenas um dentre vários outros. Até mesmos os brasileiros mais preparados, se quiserem empreender, terão de mudar de país. Aqui no Brasil, a carga tributária, a burocracia (já viu quanta papelada para abrir uma empresa ou importar equipamentos?), a estrutura regulatória e as leis (verdadeiro emaranhado legal, muitas leis que não pegam, uma bagunça total) fariam um Steve Jobs da vida morrer bem antes. De desgosto...

    Responda
  29. Leonidas da Silva , o Diamante Negro

    o problema gilberto é que todo esse "empreendedorismo" vem as custas do suor e do trabalho de operários com salarios de miséria, muitas vezes em fábircas instaladas no oriente, em paises do "quarto" mundo aonde a mão de obra é barata e muitas vezes até infantil. Não estou desmerecendo as mentes brilhantes como a de Jobs, mas esse problema da pauperização capitalismo ainda não resolveu, nem parece disposto a resolver. Miséria e riqueza caminham lado a lado, ainda não consigo estourar o champa

    Responda
    1. Max Paulista

      Com certeza, Dersu, mas em um país capitalista e democrático, onde existem regras claras definidas pelos representantes do povo e meritocracia, tende a florescer muitas empresas e o trabalhador tem opções, ou seja, os empresários precisam competir entre si oferecendo melhores condiçõesa fim de atrair os melhores. exemplo: nos EUA não existem leis que protegem o trabalhador, porém, se uma empresa abusa do funcionário, e esse é competente, ele pede demissão e vai procurar um novo emprego... /

    2. Dersu Uzala

      Max tua afirmacao eh mais ideologica do q filosofica. As corporacoes capitalistas tambem usam tua escusa de q "se o governo permite, pq nao explorar um povo q esta morrendo de fome" Estou falando de moral e etica e nao de ideologias economicas. As corporacoes capitalistas e o governo comunitas sao amorais pq eh errado se aproveitar do desespero de um povo para tirar vantagens.

    3. Thiago silva

      De ambos. Mas a Apple tem uma boa parcela da culpa.

    4. Max Paulista

      Será que isso é culpa da Apple ou do comunismo Chinês que não permite ao operário ter melhores oportunidades de trabalho?

    5. Thiago silva

      Verdade Leonidas. A fabricante do iphone na China tem o recorde de suicídio de trabalhadores. Não dá pra ser tão entusiasta assim. Claro que isso não tira o brilhantismo do Jobs.

  30. Max Paulista

    O empreendedorismo norte americano é fruto da ausência de dificuldades por parte do estado. Nos EUA para empreender basta ter uma ideia, apresentá-la a um investidor que o capitalize e ir em frente. Se a empresa der errado, parte-se para outra, e você não fica amarrado a ela. E nesse espírito de tentativa e erro, surgem Apples, Microsofts, Facebooks, Googles. Já aqui, o governo age contra o empreendedor com excesso de burocracia e regras confusas que adicionam muito risco ao negócio.

    Responda
  31. Claudio Carrara

    O Brasil nao possui clima para real inovacao. Acredito que a educacao (ou a falta, ou deficiencia) tem papel importante nesta constatacao. Mas para mim o que faz dos EUA esta maquina de inovacao diferente de todo resto do mundo.... Capitalismo. Aqui os individuos tem nocao clara dos riscos e oportunidades, mercado livre, baixa carga tributaria, baixo custo de capital, infra-estrutura, baixa burocracia, reduzida interferencia do Governo, liberdade com responsabilidade, etc. A lista eh

    Responda
    1. Miler

      Baboseira.... hoje a inovação está na India, na China, na Córeia... Outra coisa ...genios nascem em qualquer lugar.. Brasil = Santos Dumont, Pelé, Boas empresas = Embraer, Petrobras,

  32. edsm

    Pois é: Jobs não teve ensino superior, Bill Gates também (apenas ganhou seu Honoris causas como o Lula), ambos largaram a faculdade pra fundarem suas empresas. Estou começando a achar que se alguém quiser ficar bilionários, não pode fazer uma faculdade...

    Responda
  33. Gustavo Moreira

    Esse sonho americano já ficou velho e provou toda sua incapacidade. Seu texto é o típico brasileiro médio deslumbrado. Steve Jobs soube recriar produtos já existentes, adicionando quantidade cavalares de marketing. Fará falta? Eu acho que não.

    Responda
    1. Flávio

      O sonho americano acabou. O sonho da vez agora é sonho bolivariano.

  34. Dersu Uzala

    Por favor, na próxima poderias abordar o tema?: 'o pior de viver nos Estados Unidos

    Responda
  35. ana list

    quem sabe o comentarista aproveite a lição, fique por aí mesmo nos EUA e deixe de escrever abobrinhas para os brasileiros que conseguem ler. Vai ver se lá ganha o que ganha aqui.

    Responda
  36. Camerucho

    Paga-se um preço muito alto para ser empreendedor no Brasil. Quando se olha para trás, vê-se perfeitamente que não valeu a pena.

    Responda
  37. Flávio

    A petralhada esquerdopata costuma dizer que os americanos são todos Homer Simpsons. Nós é que somos os tais, sabemos sambar, e tocar pandeiro.

    Responda
  38. Theo Wolfgang

    OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA BRASILEIRA SÓ QUEREM GANHAR MAIS E TRABALHAR MENOS. SE ELES TIVESSEM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO, MATRICULARIAM SEUS PRÓPRIOS FILHOS NAS ESCOLAS QUE ENSINAM, AO INVÉS DE MATRICULAREM-NOS NAS MELHORES ESCOLAS PRIVADAS. OS SINDICALISTAS ESTÃO ACABANDO COM A EDUCAÇÃO NO NOSSO PAÍS, TANTO NA BASE QUANTO NAS UNIVERSIDADES.

    Responda
  39. Max

    Em nosso querido País (que nada tem a ver com seus donos), infelizmente somos escravos da burocracia estatal e do sistema financeiro (na verdade, os dois já estão formando um só sistema). Enquanto tivermos um povaréuzinho igggnorante e que espera tudo do papai-estado, estamos perdidos num beco sem saída. Se quiser empreendeer aqui, tem que molhar muita, muita mão.

    Responda
  40. Arthur S.

    Acredito que empreendedorismo, ousadia para inovar, a busca pelo novo e outras tantas características que definem Jobs e seu pensamento não são o tipo de coisa que se ensine nas escolas, são traços culturais bem mais profundos. Brasileiros parecem acostumados a ir com a maré, parecem ter medo de "pensar diferente", como dizia Jobs. Agora parece que começamos a engatinhar na direção certa, mas no Brasil de hoje a chance de surgir o próximo Steve Jobs ainda é próxima a zero, infelizment

    Responda
  41. Rosivaldo Rodrigues

    Cont. A educação nos paises centrais do mundo é política de Estado, enquanto no Brasil é política de governo ou seja, muda a cada 4 anos e além do mais feita por burrocratas de plantão que "tudo" sabem a respeito de educação. As pessoas que lidam com o dia a dia de uma sala de aula (professores), nunca são chamado(a)s para elaborar as políticas educacionais.

    Responda
    1. Rodrigo

      Professores com filhos nas melhores escolas privadas? Em que país o senhor mora, caro Theo? Brasil não é! O senhor está fora da realidade!

    2. Theo Wolfgang

      OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA SÓ QUEREM GANHAR MAIS E TRABALHAR MENOS. SE ELES TIVESSEM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO, MATRICULARIAM SEUS PRÓPRIOS FILHOS NAS ESCOLAS QUE ENSINAM, AO INVÉS DE MATRICULAREM-NOS NAS MELHORES ESCOLAS PRIVADAS.

  42. Rosivaldo Rodrigues

    As pessoas que acham que os EUA são uma maravilha em relação a educação , entre outras coisas, não sabem que lá o ambiente para a aprendizagem é muito melhor do que no Brasil, porém, não se trata de (como foi dito em um comentário), tornar as pessoas competitivas e sim proporcionar a elas a oportunidade de se desenvolver mais facilmente. Em nosso país educação de qualidade continua sendo para poucos.

    Responda
  43. marc

    Literalmente, o Brasil não tem condições para um Jobs... para se comercializar produtos industrializados é preciso um responsável tecnico. E sem diploma ele não teria registro no CREA, portanto precisaria de um "testo de ferro" para assinar seus projetos...

    Responda
  44. Theo Wolfgang

    Corrigindo: AQUI não se estimula a COMPETIÇÃO. Pelo contrário, força-se a IGUALDADE através da imposição das cotas, para nivelar TUDO POR BAIXO. Nos EUA, desde criancinhas as pessoas são impelidas à competição, estimuladas a ser melhorES do que as outras, e isto é que faz daquele país o melhor do mundo em quase tudo. Aqui, leis absurdas tentam "proteger os mais fracos" e acabam prejudicando os mais fortes. Coisas típicas de países onde a esquerda faz a cabeça da ma

    Responda
    1. Fernando

      O que a falta de informação faz. Escreve besteiras!

    2. Thiago silva

      Falou bobagem: o modelo de cotas americano é muito maior do que o nosso.

    3. Camargo

      A inovação, que faz parte do 'american way of life', nada tem a ver com as cotas. Aliás, nos EUA existem políticas de inclusão social desde a década de 1960. Não há registro de que isso tenha atenuado o ímpeto inovador daquele povo. Talvez até, muito pelo contrário (v. Outliers, de Malcom Gladwell).

  45. Theo Wolfgang

    AQUI não se estimula a COMPETIÇÃO. Pelo contrário, força-se a IGUALDADE através da imposição das cotas, para nivelar TUDO POR BAIXO. Nos EUA, desde criancinhas as pessoas são impelidas à competição, estimuladas a ser melhor do que as outras, e isto é que faz daquele país o melhor do mundo em quase tudo. Aqui, leis absurdas tentam "proteger os mais fracos" e acabam prejudicando os mais fortes. Coisas típicas de países onde a esquerda faz a cabeça da maioria do povo.

    Responda
  46. Tomas Turbando

    No Brasil nao se da o devido valor a educacao e cultura! Aqui ninguem liga para tecnolgia. O que se quer no nosso pais eh praia, carnaval mulheres peladas na area e cerveja. Nao somos um pais serio!

    Responda
  47. Renato Lucas Machado

    É isso, os americanos formam engenheiros, pesquisadores, etc..., e nós formamos advogados.

    Responda
  48. anna thales

    Jobs, muito obrigada. Sua alma está certamente sorridente e tranquila.

    Responda
  49. Nunes

    descanse em paz;;

    Responda
  50. claudio asvolinsque

    por causa deste e outros sempre lucidos comentarios è que eu eu tenho a honra de ser leitor deste jornal.steve jobs descanse em paz............brasil vamos e temos que melhorar muito.............

    Responda