Ciência > Nebulosa cria enorme 'chuva' de raios gama e intriga astrônomos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Beto

    É evidente que os raios gama da Nebulosa do Caranguejo chegam na Terra. Caso contrário como saberíamos da sua existência? É um questão de intensidade - estando muito longe os raios gama que chegam são poucos, mas através deles se pode deduzir quanto a Nebulosa (ou se preferirem, o pulsar) está emitindo. A Nebulosa do Caranguejo é uma fonte para meditar - apesar da explosão poder ter sido vista até durante o dia, não foi notada no mundo cristão ou no Islã, que acreditavam serem os céus

    Responda
  2. DENIS WILLIAM DE MOURA MOURA

    fenomeno interessante, pena que poucos consegue entender. nebulosa é quando uma estrela explode, (ou é mais conhecido como quasares) mas seu nucleo fica tão denso e resistente que o mesmo não explode junto, e começa a emitir raios gama, que são mortais para a vida. caso algum dia, se esses raios gamas de alguma estrela chegasse na terra, estariamos destruidos em no maximo 3 ou 4 segundos. esses raios gama, aonde passam acaba com tudo. espero ter esclarecido, pois tenho pouco espaço.

    Responda
    1. Germano

      As emanações gama da nebulosa do Carangueijo chegam na Terra a quase mil anos, felizmente, com potência baixa.

  3. Paulo Andrade

    Que notícia "fraquinha", moço! O lado bom é que vou procurar em outros sites, para saber um mínimo sobre o assunto.

    Responda
  4. event_horizon

    Pessoal, vcs são muito chatos! rs Nebulosa é uma grande nuvem de poeira e gases; algumas são grandes berçários de estrelas; outras, derivadas de explosões de estrelas (supernova/hipernova), como o caso da Nebulosa do Caranguejo. Pulsar é uma estrela rotatória (milhoes de km por seg) altamente radioativa. Já os raios gama são um tipo de raio cósmico extremamente energético que, se atingisse a Terra em doses elevadas, destruiria a camada de ozônio, causando extinção em massa.Quem não sabe isso

    Responda
    1. Paulo

      Quem não sabe o que é um pulsar? Deixa eu ver..... uns 99%, certo? Acho que estou sendo um pouco otimista demais...

  5. Paulo

    O assunto é interessante, mas a política editorial da F0lha acaba frustando os leitores. Se for para fazer notinha como essa, melhor para de falar sobre ciência. Troca pela Lady Gaga e pronto.

    Responda
  6. Ronaldo Luis Gonçalves

    O que mais existe no universo são coisas sem explicação. O que eu acho mesmo estranho é que a mídia, dá muito "cartaz" a assuntos muito fora da realidade das pessoas em geral, estudo mais pragmaticos da nossa realidade na terra, não têm o espaço que deveria.

    Responda
  7. Robson Conti

    Uma busca por "nasa detalha como buraco n e g r o distante devora uma estrela" mostrará uma animação da NASA que poderá ser uma explicação sobre isto. Esta reportagem está muito rasa.

    Responda
  8. edsf

    Houve uma explosão similar na decada de 60, e gerou o Quarteto Fantastico.

    Responda
  9. Luc Anderssen

    Volto a repetir : não à toa as pessoas mais leigas pouca importância dão a Astrofísica e as demais disciplinas do conhecimento científico. O que é uma nebulosa ?O que é um pulsar ?O que são raios gama ? Sinceramente, não dá mais para aceitar como notícias como estas são sumariamente postadas, sem uma explicação, no mínimo com alguma referência, sobre os fenômenos no Cosmos. É uma pena, e um desserviço de uma das mais importantes empresas de mídia.

    Responda
    1. kleberson

      Velho, concordo, é um assunto nao interessante, quando quando vemos uma imagem maravilhosa dela, ja sugem dezenas de perguntas. é neste momento que entra uma boa pesquisa, textos objetivos mas que deem um esclarecimento mais profundo. que explique o que a imagem nos passa.

  10. thintones

    se tudo que existe na natureza pudesse ser registrado em uma fita de filme, cujo tamanho fosse de são paulo a goiânia, só veriamos ou perceberíamos um único quadro mais ou menos proximo a uberlândia. como o homem diz que saberá tudo do universo?

    Responda
  11. Gilson

    Intrigado fiquei como uma reportagem tão superficial.

    Responda
  12. Edson christian

    Se os raios gamas estão chegando a terra, logo, logo...vamos ver algum incrivel hulk por ai.

    Responda
  13. antonio fantaucci

    50 bilhoes de x + forte que o sol e e, invisivel ao olho humano ;nossa nos nao enxergamos nada.

    Responda
  14. caetanosz

    "antigos chineses e índios registraram o evento"... como, quando, aonde, quais índios, qual a referência!?!?

    Responda
    1. McAfee

      Complementando a explosão da supernova é um fenômeno raríssimo que e tão intenso que pode ser visível até mesmo durante o período diurno durante semanas. Ocorre em média a cada 500 anos.

    2. Palmeirista

      A explosão da supernova que originou esse pulsar foi vista aqui na terra em 1054. Os chineses registraram, e existem pinturas em rochas feita pelo povo Anazasi (que viveu na América do Norte, hj EUA) que mostram uma fonte forte de luz ao lado da lua, mostrando o brilho originado desta supernova. http://www.i novacaotecnologica.com.br/ Neste site tem uma matéria mais completa da reportagem acima. Sobre os registros da supernova eu vi na série Cosmos, do Carl Sagan.

  15. Cleverson Bins

    Nao precisa explicar nao, eu so gostaria de entender.... Me ajuda ai hem???

    Responda
  16. J. C.

    \e/ Há mais de 40 anos que a Nasa engana o mundo e ainda existem tolos que acreditam que o homem pisou na lua. \e/

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Fazia tempo que não dava seu classico control C control V né.Aviso: Já acabou a graça.

  17. G. Braga

    Muito superficial a reportagem. Podiam falar um pouco mais.

    Responda
    1. Weisse

      A Folha está perecendo folhetim.

  18. Régis Tchê Schwert

    Fiquei intrigado

    Responda
    1. volodia

      Essa é a causa daqueles "comichões" que vc sente no corpo ao andar ao ar livre,

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.