Ciência > Telescópios de € 1,2 bilhão entram em ação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Lobão

    ué pessoal da fo-lha, cadê meu comentário? Eu disse que a Bíblia já descrevia a Terra como solta no espaço e redonda há milênios. Procura que meu comentário está aí. Afinal de contas vcs defendem que a gente coloque o que sabe aqui não é mesmo????

    Responda
  2. Paulo Schaefer

    Acho louvável as tentativas brasileiras de participar de grandes projetos científicos. Mais louvável ainda é quando um de nossos pesquisadores consegue emplacar um projeto num destes grandes centros. Precisamos agora ter um grande projeto, tocado por nós, para mostrar ao mundo que também somos capazes...A China elegeu o Programa Espacial para auto promoção. Nós precisamos escolher o nosso.

    Responda
  3. Paulo Schaefer

    Eu sei....neste caso é rádio telescópio. Mas a técnica de composição de imagens é a mesma.....

    Responda
  4. Paulo Schaefer

    A melhoria dos equipamentos e dos softwares permite, a partir da Terra, observações que eram consideradas impossíveis a 30 anos atrás. Por muitos anos o observatório do Monte Palomar reinou como o mais potente com seu espelho de "apenas" 200 polegadas (5m). Hoje já não se faz telescópios de espelho único em função da dificuldade geométrica com o aumento do diâmetro. Já é possível reunir e processar a imagem de dezenas de telescópios e conseguir o mesmo resultado de um super telescópio

    Responda
  5. Zé

    O Brasil precisa participar do projeto, o congresso precisa entender isto.

    Responda
  6. Júlio Dalcin

    Parabenizando mais uma vez a Folha por sua independência ao não censurar meus comentários, pedindo desculpas a outros comentaristas por excessos em minhas respostas, aproveitando o lançamento do Alma, gostaria de  fazer uma homenagem  a Zecharia Sitchin, historiador (autoridade em cuneiforme) falecido em 09/10/10, homem que sempre olhou para o espaço a procura de um astro conhecido dos sumérios e babilônios. Os sumérios conheciam todos os planetas do sistema solar há 6000 anos.  

    Responda
  7. Avelino

    Projeto espetacular. Tod as as antenas são móveis. Elas podem mudar de lugar graças à um transporte especialmente construído pra elas.

    Responda
  8. Beto

    Enquanto se aguarda a aprovação do congresso (o que depende do Mercadante trabalhar) e o que tem que ser feito até dezembro, brasileiros estão podendo enviar seus projetos para o ESO e receberem aprovação, como já foi noticiado anteriormente. Como o ESO participa do Alma, brasileiros podem utilizá-lo, mesmo nesta forma preliminar. De fato pesquisadora da USP teve seu projeto aprovado para esta fase inicial de testes. E o Alma tinha recebido cerca de 1000 projetos! Parabéns Zulema Abraham. /

    Responda
    1. Sebastião Simionatto

      Parabéns professora Zulema!Ainda tenho saudades daquele tempo no CRAAM/ON/CNPq!

  9. Ronaldo Luis Gonçalves

    O espaço é proporcionalmente mais estudado do que qualquer oceano da terra.

    Responda
  10. Pensador

    Tomara que os pesquisadores brasileiros tenham acesso...

    Responda
  11. Diedrich

    Seria mais fantástico se todas as descobertas fossem divulgadas. Atrairia uma atenção especial, quem sabe, um site com imagens em tempo real? Esse sim seria um BBB que eu assistiria. O ser humano é louco por informações que vem do espaço. O dinheiro foi investido, alguns criticam. Mas o bom uso dessas informações poderá trazer estupendos retornos. Pq não damos a chance da população participar disso tb? Mkt + internet + inf espaço = mto dinheiro pra ser investido como quiserem...

    Responda
  12. marcoscesar

    Eu vejo esse "desperdício" como sendo uma ótima maneira de se usar o conhecimento para buscar respostas. O homem moderno ainda está atrelado a lendas e contos de há 4 ou 5 mil anos quando uma elite de espertalhões hebreus escreveram livros que são verdadeiras aberrações do conhecimento e depois esses foram incluídas na Bíblia. Devemos buscar as verdades sobre a origem do universo e mesmo que isso custe alguns milhões de dólares, se tornará barato se considerarmos que nosso futuro depende dis

    Responda
    1. Luc Anderssen

      Dou total apoio. Nenhum dinheiro é bastante o suficiente para explorarmos o Universo. Ainda mais apoio da baboseira bíblica. Fato irrefutável a ser contada aos ignorantes.

    2. Paulo Schaefer

      Que calculadora você usou pra fazer esta conta??? Como 1,2 bilhões de euros virou 18 bilhões de dólares????!!!!

    3. kleberson

      Alguns milhões nada. são US$ 18,7 bilhões o orçamento apenas da NASA

    4. Lobão

      Você está chamando de aberração o conteúdo de um livro que é antiquíssimo e não é um livro de ciência. Mas mesmo assim é a primeira fonte confiável a descrever a terra como redonda e como "suspensa sobre o nada" enquanto naquele tempo os "sábios da ciência" diziam que a terra era suspensa sobre um suporte material. Onde na Bíblia diz isso? Se você está se perguntando isso é porque não leu a Bíblia. E está criticando algo que não conhece, o que tira totalmente o mérito de sua crítica!

    5. Navegador Solitário

      Você pelo visto é um ignorante porém arrogante o suficiente para ser incapaz de perceber isso.

  13. jojo

    Não concordo, mas acho que sinto o mesmo quando vejo os BI LHÕES que o BRASIL vai TORRAR com o futebol para os MAGNATAS da fifa ficarem cada vez mais ricos. Êta TURMINHA QUE ADMINISTRA MAL O DINHEIRO PÚBLICO !!!

    Responda
  14. Juninho

    Ninguém comenta? Se fosse uma notícia sobre algum ator "global", ou uma fofoca estaria toda "elite" aqui dando seu pitaco. Sobre o projeto acho muito interessante pena que em nosso planeta ainda temos muito a evoluir quanto a pobreza, fome e doenças, mas se epserar pra resolver isso nunca evoluiremos, infelizmente.

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Acho ate bom que ninguem fale nada, pois poderiam repetir o que a senhora Shirley Teixeira disse, e falar porcarias.E melhor o silencio do que abrir a boca e falar besteiras

  15. Shirley Teixeira

    Quanto desperdicio de dinheiro, poderiam estar lutando por causas sociais, fome, saúde intelectuo, me acho impotente de ler essas notcias.

    Responda
    1. Lobão

      Marcos Berenstein 1 x 0 Shirley. Investimento em ciência cedo ou tarde resulta em melhoria da vida social e econômica, ou acha que o ser humano não teve que se esforçar intelectualmente para trazer à tona toda invenção que é base do seu e meu conforto e alimentação? Quem suga dinheiro não é a ciência mas a paranóia de armar países até os dentes para se defender de países vizinhos. Dê uma olhadinha nos dados orçamentais e confira com seus prórpios olhos.

    2. Marcos Berenstein

      Shirley, se a humanidade dependesse de gente como você, NEM A RODA seria descoberta.

    3. Paulo Schaefer

      Tomô?

    4. O Auspicioso

      Com um nome desse da pra imaginar pq defecou pelo teclado.

    5. Anderson Oliveira

      Se fosse para o BBB e novelas que você tanto ama sairem do ar iria falar que é importante...Sinceramente eu acho um desperdício de dinheiro, você ter internet, isso é um desperdício de dinheiro, tecnologia, e tempo das pessoas que tem que escutar coisas de quem não entende nada e vem com hipocrisia, uma vez que duvido que faça algo decente pelos motivos acima citados.

    6. Erius

      e desprovida de inteligência.

    7. Fernando

      Realmente, você é "impotente de ler essas noticias". Aliás, melhor explicitando, você não tem capacidade intelectual para ler essas notícias, porque isso não é desperdício de dinheiro, é investimento. Investimento em ciência, algo que os países desenvolvidos fazem regularmente. Desperdíc io de dinheiro é desvio de recursos públicos, sucateamento de equipamentos, corrupção. Isso é desperdício de dinheiro. Mas fico por aqui, já que sua capacidade de análise não me permite dar mais exemp

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.