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  1. Ermes Lucas

    A orientação de primeiro reclamar nos órgãos de defesa do consumidor não é simples. Em Niterói-RJ, o reclamante é atendido na rua e por uma estagiária totalmente despreparada e que não deixa nem o reclamante expor seu caso. E é essa estagiária que julga a pertinência ou não da reclamação. Só se o reclamante conseguir passar por essa criatura é que ele passa para o interior do órgão e registra a queixa. Há que se convir que isso é kafkiano. Reclamar para quem? Internet, esses órgãos desconhec

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  2. Ikari

    Hoje é muito mais facil achar outras pessoas como mesmo problema!!!

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  3. Crasse Média

    a fui atendente de SAC de empresa de cartao de credito (decada 90's). Era um pouco melhor, porque salarios eram melhores e selecao de atendentes, gerentes e da retaguarda,back-office também. Então nós (crasse media) só queremos preço, nem ai pra servicos. Piorando os salarios, pioram os servicos, num ciclo vicioso e deprimente. Hoje so atendentes, gerentes e back-offices com "nóis vai" e gerundios sem fim. Fazemos por merecer, desculpem a franqueza

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  4. Devour Aquilante

    até parece, segundo a materia as empresas deixam de prestar a atenção ao seus SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) por isso perde uma ferramenta importante de otimização de seus produtos ao invés de cortar pessoal e etc., na verdade eles não prestam a atenção porque esses SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) são ferramentas de boicote a reclamação, sempre veem com uma desculpa, ou é problema do consumidor que não sabe consumir ou é do varejista, transporte e etc.

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  5. Mário H.

    Concordo com a matéria. Entretanto, para fazermos valer nossos direitos junto ao órgão competente, existe a necessidade de sabermos o endereço da empresa que prestou o serviço. No meu caso, comprei produto via internet e como foi a primeira experiência deixei de verificar este ítem e agora não tenho como reclamar ao Procon pois sem o endereço não há como eles intervirem. Ou seja: fui incauto e estou pagando pela ignorância no assunto.

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