Ciência > Nasa divulga foto de restos de explosão estelar com 4.500 anos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Knight Fusion

    Toda foto da naza é manipulada,fato:.

    Responda
    1. Sergio Amaral

      Cara. Só eu, contei 4 nicks seus aqui. Meu filho, deixe a moça em paz. Um fórum de comentários é pra isso: Pessoas que têm opiniões diferentes discutem civilizadamente para agregar um pouco mais de conhecimento. Não leve a mal, mas garanto que tem coisa mais interessante pra fazer do que ficar passando os dados da moça e positivando seus próprios comentários. Mostre que vc é tão superior quanto vc acha que é. Vença pelas palavras e não por atitudes como esta. Abs.

  2. AeOn FluXx

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  3. AeOn FluXx

    Ajudem a professora Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro (976) E-mail:fabiola. mariana [@] [g]mail .com Address:RUA FORTUNATO FERRAZ 320 BL 2 AP 106Address:05093 000Address:SAO PAULO - SPPhone:55 11 36411625 Ajudem a professora mais xata da unip a nao ser tão obtusa:.

    Responda
  4. antonio fantaucci

    nao entendi esta nebulosa esta 16.000 anos de nossa galaxia ou da terra ,mas e magnifica vou guardar na minha colecao

    Responda
    1. Beto

      Como alguns mostraram se trata de um erro de tradução - 16000 anos de distância (de nós), na Via Láctea. O nome G299.2-2.9 diz que é um objeto galático nas coordenadas galáticas longitude299.2 e latitude-2.9 (praticamente no plano galático). A imagem mostra muitas estrelas de campo, coerente com um objeto no plano galático. Os detalhes mostrados não podem ser obtidos para um objeto muito longe (milhões de anos-luz).

  5. Beto

    A Relatividade nos ensina que não existe tempo absoluto. O tempo depende do referencial e qualquer informação viaja, no máximo, a velocidade da luz. Podemos dizer apenas em sentido figurado que sempre vemos o "passado". Para todos os efeitos esse passado é nosso presente. Apesar de deduzirmos que o resto de SN está a 16 mil anos luz, para nós (para qualquer efeito físico, por ex., gravitacional) a informação chega agora e sabemos, no nosso referencial, que explosão se deu a cerca de 4 mil an

    Responda
  6. Germano

    A nota da Nasa sita 16 mil anos luz da Via Láctea. Sub intende-se fora da galáxia. "G299.2-2.9 is an intriguing supernova remnant found about 16,000 light years away in the Milky Way galaxy." O evento, ou seja a explosão da supernova ocorreu a 4500 anos atrás (em tempo não em distância). Fonte: .nasa.gov/mission_pages/chandr a/multimedia/photo-11-121.html (acrescente os 3w antes do .nasa)

    Responda
    1. Germano

      Mas não deve confundir anos-luz com tempo decorrido. A nebulosa está a 16 mil anos luz de distância o evento ocorreu a 4,5 mil anos ou 20.500, conforme o referencial.

    2. Mario Ventura

      MAs, se a luz demorou 16 mil anos tempo pra viajar (distancia) ate nossos telescopios...Toda distancia leva um tempo para ser percorrida. mesmo pela luz/imagem (risos)

    3. Germano

      4.500 anos aqui, 20.500 anos lá.

  7. Erickson

    Essa notícia (ou seria nota?) passou por uma tradução muito mal feita! A supernova G299.2-2.9 está a 16 mil anos-luz de distância da Terra, não da Via Láctea (G299.2-2.9 is a supernova remnant found about 16,000 light years from Earth in the Milky Way galaxy). Além disso, o título está ambíguo, levando alguns leitores desavisados a pensarem que a supernova ocorreu há 4,5 mil anos. Ela ocorreu há 20,5 mil anos. Devido à distância (16 mil anos-luz), ve

    Responda
  8. J. C.

    \e/ Há mais de 40 anos que a Nasa engana o mundo e ainda existem tolos que acreditam que o homem pisou na lua. \e/

    Responda
  9. Mario Ventura

    Vamos ver se entendi. Como toda imagem é luz, ou ausência dela, a imagem que vemos é do momento em que levou 4500 anos pra se formar. + 16 mil anos pra chegar até nós a luz dessa imagem captada hoje... Portanto esse momento do evento ocorreu a 20 mil e quintos anos atras. A imagem gerada hoje por esse evento, chegará ate nós daqui a 16 mil anos. Mais uma vez depreendo que sempre que olhamos para o universo, só vemos o passado.

    Responda
  10. Beto

    Como não existe um tempo absoluto, quando falamos de 16 mil anos devemos entender que se deduz que a luz levou este tempo para chegar. Mas para nós, nosso referencial, é como se tudo ocorresse agora. A SN portanto explodiu cerca de 4 mil anos antes, no nosso referencial.

    Responda
  11. Ronaldo Luis Gonçalves

    Se a tal explosão está a 16 mil anos luz, significa que ela têm uma idade mínima equivalente à distância, ou seja ocorreu a 16 mil anos luz atrás, e não 4.500 como afirmado.

    Responda
  12. Alexandre Marcos Pereira

    Linda fotografia, revelando mais um pedacinho da imensidão que nos rodeia.

    Responda
  13. KNIGHT RIDER2

    Mais uma fotim manipulada da naza...e tem gente q disse ai: q imagem magnifika....kkk aiai viu...mais um q acredita em tudo q ve.......deve ser inveja minha , axo q qria ser q nem esses ai q acreditam em tudo, um linha amarela, mas.......agora não da para voltar atras...tóin:.

    Responda
    1. El Comentador

      Essa erva é da boa ne?

    2. Barracuda

      Vai estudar gramatica primeiro, antes de questionar a Nasa.

    3. montecam

      Cara, que chá de cogumelo é esse?

    4. KNIGHT RIDER2

      Vou te ajudar ta a ser mais remunerada: E-mail: Address: RUA FORTUNATO FERRAZ 320 BL 2 AP 106 Address: 05093000 Address: SAO PAULO - SP Phone: 55 11 36411625 E-mail:

    5. KNIGHT RIDER2

      Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro (fabiolamariana) é professora universitária - professora titular da Universidade Paulista - UNIP. Deve axar q ta na escola ainda, axa q tudo gira em volta de sua profissão....esses professores de quinta viu, mal remunerados. Tenta educar os seus alunos moça, sim pq aki ta fazendo papel de xata, faz papel de xata na sua GRANDE escola....vc deve ser a professora mais amada da sua escola....rs...vai aprender a não ser xata.

    6. KNIGHT RIDER2

      agora encontrou outra coisa, ahh entendi, coisa de gente q não é bem amada, fika na net pra enxer o sako, ok continua aiew, tem um monte pra vc corrigir, ai qm sabe vc fika mais feliz.... Mas eu sei ql seu proposito:. Abraço fofa:.

    7. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

      fica = 4 letrinhas fika = 4 letrinhas Juro que não entendi seus propósitos!

    8. KNIGHT RIDER2

      Ta vlw...vou seguir seu conselho, mas não erra ta, mesmo para economizar no espaço de caracteres permitido, pq ai axo que vc se m@taria,rsrs.

    9. KNIGHT RIDER2

      É para economizar no espaço, só por isso moça, mesmo não ocupando tudo ja fika no automatiko por aki. Naza com 'z' é de proposito mesmo, pensa ai o pq, se conseguir né, rs. Tem mais erros nesse texto aki, ja que gosta de corrigir,rs. Vc não vai xorar né?

    10. Marcos Berenstein

      Se nem Português sabe escrever, como é que você se atreve a comentar sobre ciência ?? Não tem o mínimo senso de ridículo...FRANCAMENTE!!!

    11. Knight Fusion

      è para economizar no espaço entende. Ai ja fika no automatiko,mesmo o texto não ocupando tudo,rs. Quanto escrever naza com 'z' é de proposito, só vc qm não entendeu, preferiu aki apontar erros e não pensou. Mas blz.

    12. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

      eu 'axo' que vc deveria ir estudar português!

    13. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

      naza??? nazaré da novela???

    14. Anderson Oliveira

      Muitas das imagens devem ser manipuladas, uma vez que o olho humano não "ve" luz infravermelha, culto como acha que é deveria saber que a luz visível por humanos é uma fração minúscula do que é observado.

  14. Leitor do Jornal

    Atenção, revisão da F0lha. A Via Láctea tem 100 mil anos-luz de diâmetro. Esta super-nova está FORA da nossa galáxia. Deve estar portanto a 16 milhões de anos-luz de distância e não 16 mil.

    Responda
    1. Jailton Lima da silva

      A matéria está correta. São 16 mil anos luz, e portanto, dentro da Via-Láctea. O texto abaixo é do site da NASA: G299.2-2.9 is an intriguing supernova remnant found about 16,000 light yearsaway in the Milky Way galaxy.

    2. Beto

      A Via Láctea não tem um limite bem definido. Aliás sua forma exata ainda é objeto de estudo. Assim não faz sentido, a menos que a distância fosse muito grande (milhões de anos-luz, para cima) dar a distância a partir dela. Na verdade 16 mil anos-luz da Via-Láctea ainda seria um objeto pertencente a ela. Com o já mostraram, mais um feio erro de tradução.

    3. Anderson Almeida

      Entendo que seja a 16 mil anos luz do limite da Via Láctea e não de nosso planeta. Então a publicação estaria correto, certo?

    4. Eduardo Rodrigues

      Está a 16 mil anos luz da Via Láctea. Não há erro nisso. Está para além dos 100 mil anos luz dela e não a 16 mil anos da terra.

    5. Beto

      O nome G299.2-2.9 indica um objeto da nossa Galáxia. Portanto a distância está correta mas é em relação ao Sol (ou a Terra, o que dá no mesmo).

  15. EFSS

    Independente do Bla Bla Bla!!! Cientifico que poucos entende processos de super novas anas brancas e gigantes vermelhas, entre outroas A Imgem é maginifica !!!

    Responda
  16. Pafuncio

    Acho que a distancia é de 16.000 anos do CENTRO da Via Lactea, mas não em outra galaxia. Visto que o Sol se encontra a cerca de 30.000 anos luz de distancia do referido centro. A maioria dos reporteres pouco entendem de Astronomia.

    Responda
    1. Beto

      Não Arlindo, é da Terra (ou se preferir do Sol). Se fosse do centro da Galáxia (ninguém dá distância assim), definiria um círculo. Onde estaria no círculo? Não faria sentido. O problema não é apenas os repórteres não saberem Astronomia, é que traduzem errado (não sabem tampouco inglês).

  17. Beto

    16 mil anos-luz é dentro da Via-Láctea, portanto não tem sentido dizer que está a 16mil anos-luz da Via-Láctea. Esta é a distância que o resto de supernova, pertencente a Via-Láctea, está da Terra

    Responda
  18. Maykel Klem

    Halo? Cadê o Master Chief?

    Responda
    1. O Auspicioso

      Poucos aqui iram entender o que vc quis dizer.Mais para te adiantar,o master chief volta ano que vem de acordo com o que li na Roxbrasil.Ja que no ultimo ele nao apareceu.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.