Tec > Morre Dennis Ritchie, criador da linguagem C e do sistema Unix Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. rpasiego

    Com certeza uma grande perda, tudo que é binário passa necessariamente por aquilo que este gênio criou.

    Responda
  2. emerson de faria

    Dennis Ritchie e Niklaus Wirth são os maiores cientista da computação da história. Mas o repórter pisou na bola: pioneiro, na década de 70? Programam-se computadores há quase 70 anos!!! Como o cara pode pode ser pioneiro? É o mesmo que dizer que a Glória Pires é uma das atrizes pioneiras da televisão, porque comelçou a atuar na mesma época! Nem estagiários escrevem tão mal informados assim!!!

    Responda
    1. B

      Eu incluiria Ken Thomson e Von Newmann, Niklaus Wirth e seu pascal choveram no molhado.

  3. Gradius

    Este sim foi um verdadeiro GÊNIO !

    Responda
  4. Tiozinho do Dog

    C em websites? CGI? mods no Apache? Espero que seja disto que o repórter esteja falando!

    Responda
  5. Weverton

    Realmente Dennis Ritchie merece o reconhecimento, já fui desenvolvedor C durante alguns anos e a linguagem é muito criativa e dinâmica, toda a base de construção de softwares e firmwares está definida nessa linguagem. A perda de Dennis é certamente algo muito significativo, acho que demos pouco valor a sua obra e pessoa.

    Responda
  6. Rodolfo Bassetto

    Dennis Ritchie, criou o famoso "hello, World!", agora deixou o " Good bye, World!" ( outro homem que viveu por uma causa, menos famoso que Steve, porém seu legado foi tão grande quanto)

    Responda
    1. Tiozinho do Dog

      O legado de Ritchie é MUITO maior que o de Jobs, só não é visível ao grande público!

  7. WesleyMenezes

    Ah!!!!! Já corrigiram a matéria!!!

    Responda
  8. Marcelo Frangetto

    Esse foi um verdadeiro cientista da computação. Sua criatividade e humildade não são para qualquer um. Enquanto muitos estão nos holofotes da mídia sendo cultuados por coisas que nem sequer inventaram, sendo homenageados mesmo tendo um comportamento hipócrita, Dennis Ritchie não mudou o mundo, ele melhorou o mundo, o que é muito diferente quando se fala de Steven Jobs, que privilegia um pequeno grupo que pode pagar seus produtos.

    Responda
  9. dionesreis

    De forma indireta, a linguagem C contribuiu para criação de websites. Vale lembrar a linguagem PHP, C#, cuja semântica foi herdada da linguagem C. De certa forma, a reportagem não deixa de ter razão.

    Responda
  10. Antonio Carlos

    #include int main() { printf( "RIP Genio\n"); return 0; }

    Responda
  11. jack_tequila

    Esta é uma perda que a humanidade deveria velar. Não a de Steve Jobs. Este é o CARA. Criador do Unix e C, sem estes dois sistemas, o mundo ainda estara no escuro. Certamente não teriamos Windows, Android, OS2, Linux, não teríamos nada!

    Responda
  12. Gaspar

    E os idiotas da imprensa em troca de algumas moedas, computadores, telefones, favores ou por burrice mesmo enobreceram um la drão, tenho certeza que deste verdadeiro sábio poucos ou nenhum membro da mídia falará. Eta raçazinha estúpida essa nossa mídia brasileira. Com baixos salários como podem jornalistas enriquecerem? Porque só os porta-vozes dos donos da midia ganham altos salários? Vamos pensar Brasil, pra esses espertos não pensarem as asneiras (interesses deles) por nós. Abaixo a corru

    Responda
  13. Carlos Paixão

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  14. Carlos Paixão

    Descanse em paz. Uso Ubuntu

    Responda
  15. Tonhão

    O problema de levar o Bill gates é o Rwindows que vai junto e isto fará com certeza São Pedro mudar de idéia.

    Responda
  16. Tonhão

    Acho que São Pedro está informatizando o céu e se eu fosse o Bill Gate punha as barbas de molho.

    Responda
    1. Carlos Paixão

      kkkkkkkkkkkkkkkk Positivando

  17. Dracus

    Tenho certeza absoluta que Deus está recrutando certos gênios de informática da terra, para enfim atualizar seus sistemas de computador celestial... já que no mundo de hoje as visões das pessoas está direcionada apenas para Facebook.. Orkut... Google+... e se o futuro for isso mesmo, eles e os demais são bem mais úteis lá, na eternidade!

    Responda
  18. Francisco Maciel

    Até parece que o Dono do Mundo está necessitando, com urgência, de gente muito competente lá por cima. Tomara que o iCloud se aperfeiçôe e saia do laboratório!

    Responda
  19. kururu sp

    Morre um grande cérebro da área de tecnologia. Criador de uma das linguagens de programação mais importantes que se destaca em muito do que o mercado de TI é hoje e de um dos maiores SOs existentes no mercado. Uma grande perda.

    Responda
  20. skull santos

    BILL GATES É O PRXIMO HE HEHE B ILL GATES É O PRXIMO HE HEHE B ILL GATES É O PRXIMO HE HEHE

    Responda
  21. Victor Colombo

    Se C é comumente usada para desenvolvimento de sites até hoje, as torradeiras são escritas em COBOL.

    Responda
    1. Carlos Paixão

      Resgatou do fundo o COBOL

    2. Dracus

      kkkkkkkkkkkkk... a tempos não vejo alguém falar de COBOL.. boa lembrada colega!

  22. evandro vuono

    Eu o li dele tantas vezes que gastei as paginas. Um gênio de verdade e não um marqueteiro que maltratava as pessoas para conseguir o que queria !

    Responda
  23. ernandes de souza da silva

    imagino uma pobre alma fazendo um site em c....

    Responda
    1. Alex M

      Já passei por este dissabor... C tem usos muito mais nobres.

  24. M C A

    "Ritchie criou, nos anos 70, a popular linguagem de programação C, comumente usada para desenvolvimento de sites até hoje" Caro reporter. voce é de uma ignorancia sem tamanho ! Va se informar meu filho, pra nao escrever absurdos como esse.

    Responda
  25. luiz mor

    Concluimos que a qui é o inferno. Essa gente que só faz o planeta evoluir cai fora bem rápido...enquanto que os políticos vão ficando...ficando...

    Responda
  26. Raphael Santos

    Esse não vai pra capa, pois era cientista, e não marketeiro.

    Responda
    1. Dracus

      Esse não vai pra CAPA.. ainda bem. a CAPA é divulgado hoje, comprada... e depois se vái no lixo... ele é mais do que isso, e vai direto pra nossas lembranças... a lingugem C, bem o UNIX, são exemplo de humanidade, deselvolvidos e partilhados de boa fé com o resto do mundo.. ao contrário de alguns outros, como Jobs, que nem mesmo clones da Maçã admitia... egoncentrismo e monopólio visando lucros e mais lucros... mais enfim.. Jobs é o cara, e seus méritos não serão esquecidos.

  27. EulerSantiago

    Estou oficialmente de luto. Esse homem mudou o mundo.

    Responda
    1. JohnnyBravo-QC

      eu pensei exatamente a mesma coisa quando li a noticia.

  28. Tietri

    Será que essa notícia vai aparecer no Jornal Nacional? O mundo ficou mais burro com a morte de Dennis Ritchie. O pessoal da minha geração aprendeu C com o livro dele e do Kernighan. Vamos rezar para que o Donald Knuth ainda viva muito.

    Responda
  29. edsm

    O MUNDO DOS SOFTWARES LHE DEVE MUITO. MÊS INFELIZ PRA INFORMÃTICA E MUNDO DIGITAL

    Responda
  30. Douglas .

    C usada até hoje para fazer sites kkkkk essa foi tenso... imagine o que mais as pessoas lêem aqui e acreditam... poucos aqui sabem realmente o poder da linguagem C e o que ela pode fazer, outras pessoas acabaram de aprender que para fazer um site pode usar C e assim a barca anda kkkkkk

    Responda
  31. Galhardo

    Esse não é reporter é "copyporter". O Anta A linguagem C não é usada para criar sites. É linguagem de programação de alto nivel, pode ser usada para criada um sistema operacional a partir do zero.

    Responda
    1. emerson de faria

      Mais bom é dose.

    2. Dracus

      engano seu. em linguagem C, por mais bom que seja o programador NÂO se pode fazer um Website utilizando-a, ele não possi TAGs que possam ser processada e compilada pelos navegadores, e nem mesmo por Servidores, tanto é que para adcionar certos recusros desenvolveram o PHP (Personal Home Page) que é uma linguagem mais moderna e que é processada no servidor, disponibilizando ao CLIENTE apenas o resultado do processo, entro outras como CFTML, DHTML, AJAX, ASP, VB.NET... favor não confund

    3. Alex M

      Eugenio. Sistemas operacionais são sim escritos em C. A linguagem é muito bonita e poderosa, permite tanto implementar funções de alto nível quanto ir lá embaixo manipular diretamente registradores e endereços de memória, em nível quase tão baixo quanto o Assembly.

    4. edsm

      Como tem gente que não entende nada de linguagem e vem fazer M.. aqui. O jornal acertou plenamente: A linguagem C, praticamente mãe de quase todas as linguagens atuais de internet, pode, se algum BOM programador souber, a usar e fazer MUITO, mas muito mais nela que qualquer linguagem dessas e tudo que existe nas mais avançadas. Mas tem que ser bom e não i m/b e/ c i l como vc que só vem aqui pra rir dos outros.

    5. euai

      tudo bem que o reporter patinou, mas voce tambem. Para criar sistemas operacionais a linguagem deve ser de baixo nivel, nivel raiz, onde o assembly e' o unico sistema que "traduz" uma operaçao qualquer em logica.

  32. dennis

    Que pena ...ai sim um crânio a menos... esse revolucionou o mundo

    Responda
  33. Max

    Caramba, mais um da área que se foi. Chocado!!!!

    Responda
  34. Alex M

    Esqueçam Steve Jobs. ESTE SIM foi um cara que DE VERDADE mudou o mundo. TODO firmware é feito em C. Sistemas Linux, Apple, Microsoft, são feitos em C. Pegue um processador qualquer, do sistema de controle de um submarino nuclear a um brinquedo eletrônico. O software que roda nele foi escrito em C. Aviso à FSP: Pelamordedeus demitam este "repórter" por justa causa. Dizer que A linguagem C "é usada para fazer sites até hoje" é como dizer que a única utilidade do ar que res

    Responda
    1. RF

      Acho que a única pessoa que não gostou do comentário foi o que escreveu o texto. :P

    2. pedroabj

      Concordo que a relevância do trabalho do Dennis Ritchie é muito superior à do Steve Jobs. Gracas à abstracão criada pela linguagem C vários dispositivos puderam ser controlados mais facilmente por software. Isso foi uma sacada de gênio. Mas só quem enxerga isso é quem trabalha com tecnologia. Para o usuário comum, a influência/importância do Steve Jobs certamente é maior.

    3. Carlos Paixão

      É por comentários como este seu que ainda continuo comentando aqui na F0ia.

    4. Alex M

      Ok, admito, não entendo nada de linguagem... mesmo ganhando a vida escrevendo firmware (em C) há mais de 15 anos ainda me confesso alguém com algo novo a aprender todos os dias. A comparação com Steve Jobs é em relação à influência efetiva que cada um exerceu. Dennis Ritchie, em seu humilde anonimato, deixou uma marca na forma como se desenvolve a tecnologia que moldou o mundo de hoje ainda mais profunda (a meu ver) do que Jobs, e sem o (merecido e marketeado) carnaval q

    5. edsm

      Falou besteira Alex: vê-se que vc nem de linguagem mentende: confundiu as bolas. Um foi o maior empresário, criador e inovador do mundo da informática (um lider). O outro um super-gênio criador de softwares (linguagem também é software, apesar de ser ferramenta). Se entende-se, NUNCA teria trocado as bolas. Mas pelo jeito....

    6. cristiano

      Isso mesmo. E sempre lembrando que o MAC OS é uma versão do UNIX.

    7. Régis Tchê Schwert

      Sacanagem pedir a cabeça do repórter. Se liga, ou dá um restart

  35. Régis Tchê Schwert

    Vai dar uma forcinha lá no icloud

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.