Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aguinaldo Luz

    Atenção Sras e Sres TRABALHADORES assaláriados do BRASIL é somente o PT que-- OS -- REPRESENTA realmente , pois a MAIORIA dos PATRÕES destestam o PT , para provar esta realidade eu lhes pergunto seu PATRÃO VOTA no PT , faça esta pergunta aos seus PARENTES e aos seus AMIGOS se os PATRÕES deles votam no PT ? a maioria dos PATRÕES aceitam qualquer PARTIDO menos o PT , dai o motivo da ONDA dos DENUNCISMO da IMPRENSA contra os POLITICOS do PT pois esta imprensa é desses PATRÕES ! /STRONG

    Responda
    1. Erick Barros

      Que país vc vive, aqui onde moro dono de jornal e patrão faz propraganda para o PT e muita , DEMAIS, descarada , por exemplo em todo o Nordeste os donos de jornais e de TV são todos ligados a coroneis que apoiam LULA e PT, então eh uma babação só , e critica na oposição , esse é o panorama do jornalismo aqui no Nordeste e aqui os patrões , na verdade os patrões corruptos com suas empresas corruptas são petistas fanaticos, donos de contrutoras, donos de jornais para ganhar propaganda

    2. tild75

      vc só poder receber alguma coisa do p.t, não é possível tamanho fanatismo, vc trabalha contra o Brasil, dá dó

  2. Remédio Amargo

    A Foia está fazendo tudo o que ela pode para me fazer desistir de comentar as notícias deste jornal. Faço um comentário e só depois de 60 minutos ela entra no ar. E depois sou obrigada a ler constantemente nas páginas do mesmo jornal o blablabla em defesa da "liberdade de expressão".

    Responda
    1. Claudio Goldman

      Claro, é tudo uma conspiração maquiavélica contra os santos do PT...

  3. Vilem

    O PSDB claramente não tem compromisso com a educação pública de qualidade. É só relembrar o que FHC fez com as universidades públicas, mais recentemente, a luta dos professores de Minas Gerais para sensibilizar Aécio Neves, o que não resultou em nenhuma conquista, depois de três meses de greve, entre outros exemplos de administração pessedebista Brasil afora. Educação para o PSDB significa apenas formar para o mercado de trabalho. Lamentável.

    Responda
    1. carcará

      A martaxa foi uma excelente fazedora de escolas de latas em sao paulo. E olha que quer voltar a se candidatar. Será que não percebe que é um lixo.?

    2. carcará

      Às vezes é chocante ler tais tolices. Até parece que a educação no Governo do PT vem dando excelentes resultados. O Ministro da Educação é um equivocado. Lançou a cartilha gay, a avaliação do ENEM é cada vez mais negativa e aqui em Brasília é um desastre. Aliás, tudo no Governo Petista é desastroso. Não temos rodovia, não temos infraestrutura, as pessoas morrem à míngua nos hospitais públicos, os policiais ganham uma miséria e os professores e médicos idem. Só tem marolinha e são bons em mentir.

  4. CT1970

    Não consigo entender: enquanto uma simples proposta do governo de São Paulo é tema da sua coluna, a greve dos Institutos Federais que já se arrasta por mais de 2 meses, prejudicando milhares de jovens brasileiros, muitos ainda menores de idade, nunca recebeu uma única crítica sua. As negociações estão travadas pela intransigência do governo federal (que não negocia com grevistas) e do Sinasefe (que só volta depois de negociar) e ninguém comenta. Isto é um absurdo!

    Responda
  5. celso

    comentario de um leitor ´´educação de SÃO Paulo é a melhor do país`,mas a edicação em SP sempre foi a melhor do país,só que uma turma que aí esta faz uns 20 anos consiguiram faze-la virar um lixo;isso porque dizem que certas pessoas deste partido revolucionaram a educação.Mas eu não entendi ´pago com dinheiro privado`,vão privatizar as escolas tambem,como já fizeram com a saúde?pra que se necessita desse bando de politico se estão vendendo tudo;somente para pegarem a comissão pela venda?

    Responda
  6. Classemedia

    Caro Gilberto, enquanto a maior preocupação de TODOS os governos, do PSDB, do PT, de qualquer "P", for enriquecer (mais ainda) empreiteiros e garantir fundos eleitoriais, pode esquecer. É mais fácil ter 10 rodoanéis e uns 5 trens-bala (vão pegar $$$ emprestado!) do que por em prática um programa sério para educação brasileira. Não é prioridade. Talvez erguer umas 500 FATEC´s, ETEC´s, Federais. Mas só os prédios (dá retorno! $$$). Sem professor, equipamentos e outras coisas que não interessam

    Responda
  7. Denilto Carvalho

    KKK, não coloque a culpa no sindicato. Falta é política séria de governo, de boas ideias já estamos fartos.

    Responda
  8. Mane

    O problema não é a educação desse ou daquele partido... isso é falácia! O furo está na adoção de uma política publica para a educação. Coisa que o BR nunca teve! A partidarização sempre estará introduzindo um viés ideológico da origem, ou facilitando a triagem. Lembram do AI5 de 68? Nunca tivemos uma geração sequer que nos apontasse as "falhas do caminho". Em contrapartida sempre tivemos modelos espúrios que nos fez reféns de inumeros interesses e improvizações a partir deles!

    Responda
  9. Alexlins

    Importante: estou digitando dos EUA, portanto desculpe-me a falta dos acentos! Educacao do PSDB nao existe, nao existiu e duvido que existira. Gracas a Deus que temos o PT!

    Responda
  10. PINGA FÉU

    Vejam o absurdo do PSDB "Segundo porque o PSDB, pelo menos até aqui, não tem uma política educacional --são várias, cada qual mudando ao sabor do novo secretário. E dependendo do ambiente eleitoral". Oras bolas, o PSDB está no governo paulista a mais de 16 anos e vem afirmar que até aqui não tem política educacional ? Oras bolas, pela primeira vez eles assumem que são incompetentes publicamente!! Veja na era FHC declínio da educaçao, preciso do Lula para construir novas universidade

    Responda
  11. antonio barbosa

    a populaçao de sao paulo. tem que ficar desconfiada,porque quem ferrou a educaçao em nosso estado foi o psdb. com fhc na presidencia.e o falecido paulo renato sousa no ministerio da educaçao, cortou 15%na verba da educaçao travou os cursos proficionalizantes, como magisterio e outros e outros.e agora aparece para salvar a patria isto e gozaçao....

    Responda
  12. José Roberto Antoniol Fontes

    A tão decantada (velha?) pujança econômica da Locomotiva da Nação. Já sabemos o resultado...

    Responda
  13. Erick Barros

    Porque vc não avaliam o pessimo trabalho que foi feito na educação do Piauí em 8 anos de governo do PT? Nosso ensino estadual é pessimo, com péssimos resultados das escoas estaduais em nivel nacional . E o mais interessante disso tudo é que a educação de nossa capital Teresina é destaque em nivel nacional com premios de qualidade nas escolas municipais publicas, governo do PSDB ha cerca de 16 anos, ou seja , não se deve a falta de recuros e sim de competencia e gestão e prioridade.

    Responda
  14. Dorneles

    Se tem futuro ????? Experimente privatizar todo o ensino médio e superior e veja no que dá. FHCê, fumava um.zinho enquanto as universidades pagas se proliferavam com suas baixas médias de avaliação. É um PS.Db PP tipo pagou passou.

    Responda
    1. Claudio Goldman

      O que que o FHC tem a ver com a proliferação das universidades particulares ?

  15. O professorado precisa de apoio, sem dúvida. Mas, seria interessante que votassem em pessoas mais letradas para cargos públicos, não conflitando com o que sabem fazer de melhor. Muitos que conheço votaram em cada um que me deixa indignado.

    Responda
  16. ACMsampa

    HUmm, educação do PSDB em Sao Paulo: pensando no futuro , ué...depois de 16 anos no poder e com a Assembleia dentro da bolsa (ou bolso??)....e por outro lado em Brasilia temos o PT sem iducassão ninhuma...continuaremos nas decadas perdidas por mais quanto tempo... ??

    Responda
  17. Arnaldo Alves

    Piada de muito mal gosto essa reportagem do senhorcolunista.

    Responda
  18. Paulo

    É melhor que QUALQUER INICIATIVA DO PT EM NOVE ANOS DE GOVERNO. Política educacional do PT se resume A UNIVERSIDADES FEDERAIS SUCATEADAS NA INAUGURAÇÃO E COM ESGOTOS A CÉU ABERTO. Por que você não comentou nada sobre elas, Gilberto?

    Responda
    1. recambs

      Concordo com você Paulo Lima, é sempre essa a posição do Dimenstein de crítica ao PSDB

    2. Claudio Goldman

      Vão lá ver as universsidadi que o PT faz... prá enganar pobre...

  19. que tonto

    Eu fico e endosso todos os "desconfios" do Gilberto. O PSDB, infelizmente, vive de tentar enganar o povo. Sou prof. aposentado e dou um exemplo: este ano o Sr. Governador anuncia reajuste de 42,8% em 04 anos para o magistério, mas não disse que estavam embutidas duas gratificações que todo o professorado já recebe há tempos, após divulgação colocou na lei, negocia-se no futuro"ano que vem". Joga limpo, como fazia Franco Montoro, que o prof. procura se doar ao máximo. Acreditamos no Secr. da

    Responda
  20. Márcio Souza Mota

    a educação do PT, PCdoB ou do PDT, é a de primeiro mundo não ?, sejamos francos e sinceros, nossa educação vai de mau a pior, e os melhores indicadores estão justamente em lugares administrados pelo PSDB, apoio a iniciativa deles, a proposta é viável, temo que ser otimistas, ao invés de torcermos contra, e pra quem disse que na era FHC tivemos a pior era do ensino superior, precisa de atualizar mais e melhorhttp://www.jornaldametro pole.com.br/pdf/jornaldametrop ole_PDF_14102011.pdf

    Responda
    1. Nane

      O estado de Minas Gerais que o diga. Os professores ficaram 112 dias em greve para receber um salário que é de direito e voltaram às aulas sem conseguirem. Até apanhar da polícia os professores apanharam a mando do nosso governador. Na época do governo Serra em SP a USP foi invadida pela polícia que também mandou bater nos alunos sem dó. Essa é a política educacional do PSDB. Um pouco difícil ser otimista com esse histórico de descaso para com a educação.

    2. Thiago silva

      Onde que o PSDB sustenta os melhores índices? O Ideb, por exemplo, dá um peso considerável à repetência do aluno [indicador de rendimento baseado na taxa de aprovação da etapa de ensino dos alunos da unidade]. Em SP como sabemos a aprovação é automática, logo o índice fica favorável aos enganadores da educação, senão estaria muito pior.

    3. goliveira

      Você não sabe o que fala!

    4. Gil

      os melhores indicadores estão justamente em lugares administrados pelo PSDB... kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..pia da das boas essa....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkk

  21. Pedro Paulista

    Parabéns pela iniciativa! A educação de SP já é a melhor do país, em relação ao ensino técnico e ao nível superior (qualquer ranking divulgado mostra que USP, UNICAMP e UNESP são as melhores); agora, será o melhor tambpem no ensino fundamental e médio!

    Responda
    1. Thiago silva

      A USP, UNICAMP e UNESP já eram excelência antes do atual governo. Aliás, podiam estar melhor, o próprio reitor cortou o bônus dos funcionários pela queda de desempenho nos últimos anos. Quanto ao ensino médio, ele só piorou, está muito pior do que no final dos anos 80 e início dos anos 90.

    2. recambs

      Muito bem escrito Pedro Martins, concordo com você em gênero e grau.

  22. Leandro Gomes

    De qualquer forma, pior que com o Serra não tem como ficar!

    Responda
  23. ELEITOR

    A educação não é só responsabilidade do Estado. Não importa que governante e qual o seu partido. Lógico que colocar um político que faz da não leitura e do falar errado instrumentos de manipulação política não é recomendável; porém os responsáveis primeiros são os pais. Esses mesmos que preferem ficar assistindo futebol e novela das nove. É sim. È duro ser pai e mãe, é sim. E quem disse que é mole? Não existe outro segredo. É linha dura na hora do voto e na educação em casa. Só gogó não dá.

    Responda
    1. Renata

      Concordo. A educação vem de casa, em primeiro lugar. A base é formada em casa. Se não tiver isso, nem a melhor escola do mundo vai dar conta. Mas os governos - federal e estaduais - teriam a obrigação de remunerar decentemente um profissional tão importante como o professor, porque dinheiro a gente sabe que tem de sobra. E é aí onde pecam os países subdesenvolvidos (somos ricos, mas somos ignorantes. Essa é a verdade).

  24. Sócio

    No ensino superior (era FHC) o PSDB foi o pior desastre educacional que já exisitu na história do Brasil. Apaguem esse nome da educação: é um partido calamitoso.

    Responda
    1. CarlosMfilho

      ...comentário sem pé nem cabeça....tipo avestruz que com a cabeça enfiada no buraco acredita que tudo está tudo bem...

    2. Claudio Goldman

      Discordo. O trabalho do Ministro Paulo Renato foi muito bom. A implantação do Enem, por exemplo, ajudou a mostrar o verdadeiro nível das escolas privadas e públicas.

    3. ELEITOR

      Bobagem a sua. Como um partido que brigou para enxugar a máquina pública, volto a dizer, brigou com sindicatos e até com funcionários em nome de um Estado eficaz pode ser incompetente? Pode ter errado na dosagem individual mas nunca no coletivo. A implementação das idéias demora. São Paulo está muitos anos na frente de muitos Estados. Vide agora Pernambuco com seu lixo hospitalar e o Ceará com o roubo do dinheiro das privadas.

  25. JULIANA VALERIA

    É uma proposta oca, coisas que já nos foi apresentada antes.Na verdade eles gostam de mudar um pouco.Não vou pagar para ver eu vou mudar de profissão, logo não vai haver profissional da educação neste pais, quero qualidade de vida.Ninguém aguenta mais tanta desorganização, a educação publica brasileira é uma mentira professores não temos o que comemorar.

    Responda
  26. Batatinha

    São Paulo tem as melhores universidades do Brasil (USP, UNICAMP), agora terá o melhor ensino fundamental!!!! PSDB na cabeça!

    Responda
  27. pitbuls

    partido comprou os principais meios de comunicações do pais principalmente este colonista que fica bajulando os plumados, quando o difunto do paulo renato veio com aquela ideia ja falida de nova york este colunista aplaudiu e chamou os sindicado de pelego, agora vem com essa outra ideia pena que a midia nao faz critica quando recebe dinheiro de governo via jornal folhaestadao

    Responda
  28. felipegd

    Pode esperar sentado alguma melhoria no ensino por parte do poder público. Desde 1822, nunca houve política alguma e olhando as perspectivas, continuará sendo ainda mais sucateada. O aluno que quer vencer na vida terá que estudar por conta própria e ir atrás por conta própria. Como muitos já fazem, por sinal.

    Responda
  29. Noilton Hakime Dutra

    Concordo com o colunista: difícil acreditar num governo que à primeira manifestação de insatisfação dos professores coloca a polícia em cima dos mesmos.Pensar que no meu tempo do antigo ginásio, havia em todo o estado, um ''ginásio industrial'', onde se aprendia as mais diversas profissões elementares: mecânica, marcenaria, corte e costura, técnicas comerciais, etc, etc. Este governo preza muito a educação de nível médio e tecnológico, haja vista as Fatecs e ETEs. Mas pro ensino acadêmico na

    Responda
  30. Moyahn

    Se ficarmos esperando qualquer governo resolver o que se passa dentro de salas de aulas,NUNCA alunos serão ensinados.Por que não se propõe demissão voluntária aos professores,coordenadores e diretores de escolas,em prazo,digamos de dois anos?E,concomitantemente vai-se agregando aos quadros pessoas que realmente entendam que ser professor é: sacerdócio sa lários não os mesmos que gente na TI,em empresas de alta competitividade; que ser professor é SE IMPORTAR com pessoas,

    Responda
  31. Hare

    Caro Dimenstein, desde 1995, no "Dia dos Professores", o PSDB paulista lança um "Programa para a Melhoria da Educação", o próprio Alckimin esteve à frente (como governador e vice) de pelo menos 12 destes projetos. Mas em quase duas décadas a qualidade da educação de nosso estado só piorou. Desta forma, impossível não é desconfiar, mas acreditar. E não adianta culpar os docentes (como fez, ao falar dos sindicatos).

    Responda
  32. francisco mota

    PQ não colocam com secretario da educação do Estado, o "NÓIS PEGA O PEIXE"....PTZADA ANARFA

    Responda
  33. PauBrasil

    Só não esqueçam de avisar a PoliT izada Apeoesp.

    Responda
  34. José Geraldo

    O problema do sucateamento da educação não é de um estado mais rico ou mais pobre como você pretendeu afirmar ou de um partido político. O problema maior é a delegação da educação aos técnicos que estão muito mais preocupados com boas estatísticas e com uma formação do sujeito para o mercado do trabalho, ao invés do fator humano, de formação do indivíduo para ser cidadão responsável, consciente dos seus direitos, crítico...

    Responda
  35. doni

    O que causa muita estranheza é que o governo paulista recentemente pediu que reunisse o Conselho de Escola nas escolas de regime integral, para que o conselho votasse se elas permaneceriam integral ou voltariam a funcionar meio período. É esse governo que quer MORALIZAR a educação em São Paulo?

    Responda
  36. Velho Zuza

    Concordo!

    Responda
  37. Hare

    Caro Dimenstein, desde 1994, no "Dia dos Professores", o PSDB paulista lança um programa de melhoria da educação, fruto do esforço conjunto dos melhores especialista e apoio da iniciativa privada. O próprio Alckimin esteve à frente (como governador e vice) de pelo menos 12 destes programas. E a qualidade da educação de nosso estado só piorou. Portanto, impossível não é desconfiar, mas acreditar.

    Responda
  38. serfonso serfonso

    gostaria de perguntar para o nobre editor, se o PSDB é algum organismo de excelencia mundial a ser avaliado em forum educacionais. Sou contra qualquer iniciativa de bloqueio a livre expressao e ediçao, mas defendo a Regulamentaçao da Imprensa, pra exatamente impedir e punir jornalistas tendenciosos e extremistas de tentar formar opinioes extremas. O unico legado na educaçao que esta facçao politica deixou no pais, é a privatizaçao dos meios, a conspiraçao ao ENEM e o descaso com a formaçao t

    Responda
  39. Marccão

    O Problema de São Paulo ja vem desde da era COVAS, eu fui prejudicado com as mazelas da era COVAS até agora; infelizmente a educação em São Paulo é uma porcaria, vale lembrar é o Brasil todo; não esquecendo que em Minas Gerais a educação tem um indice de melhora significativa e pena que os professores de Minas Gerais não tem reconhecimento do Estado. Nossos politicos são falsos e indiotas.

    Responda
  40. SubComandante Marcos

    O PSDB e Educação?? Nada a ver.

    Responda
  41. Justiceiro

    Futuro como? Estão em SÃO PAULO mais de 16 anos....

    Responda
  42. Roberto Ramos

    Blah!Blah!Blah!

    Responda
    1. sonia fray

      O PSDB acabou com a qualidade da educação no estado de São Paulo...A melhor educação é aquela aplicada pelos colégios militares. PSDB copiem!

  43. ANTONIO FIRMINA CASSACA

    O problema da educação é só de São Paulo, ou do Brasil todo? Tenha dó! O buraco é mais embaixo!

    Responda
    1. AI MEU DEUS

      Jornal apartidário?