Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cid

    Aqui vai uma dica infalível para o ilustre Andreas concluir a sua tese de doutorado: compulse as tabelas de lançamentos imobiliários de dois anos para cá e constate: houve um aumento injustificável de mais de 100% nos preços dos imóveis novos. Considerando que a maioria dos imóveis é financiada com recursos do SBPE ou SFH e que a situação da economia mundial é frágil e nada garante a manutenção do emprego e renda, há ou não indícios de uma "bolha" igual à que detonou a crise financeira nos E

    Responda
  2. Daniel

    Com ou sem bolha, os preços dos lançamentos estão abusivos. Cabe buscar alternativas, como comprar um usado e reformar, seguir pagando aluguel, enfim, cada caso é um caso. Eu não desembolsaria hj uma fortuna por um 'apertamento' novo, pois a qualidade do bem não anda compatível com o seu valor de mercado. Ainda q vc considere isso um 'investimento', ao meu ver é um investimento de alto risco.

    Responda
  3. campos

    Discordo da tese.Quem se interessa e necessita informações para decidir sôbre imóveis terrenos,empree ndimentos imobiliários, investimentos,condomínios, etc. Pesquisem em grandes jornais,revistas setoriais,de sindicatos da construção e escolas do Senac, Sebrae, etc. Sou Gestor Imobiliário e acompanho o segmento em todo Brasil. Evidente que cada região,cidade,bairro tem suas peculiaridades de mercado de procura e oferta variando segundo a disponibilidade de dinheiro dos i

    Responda
  4. kibe

    Põe seu nome completo pra falar dos outros.....rato de esgoto.

    Responda
  5. Crasse Média

    Alerta, alerta - Crasse Média típico foi detectado: nem leu a tese e já comenta sobre. Por que a Crasse Média arvora-se em comentar o que desconhece ?

    Responda
  6. Mr. Burns

    O cara fez uma tese de doutorado para chegara conclusão que: "São muitos mercados imobiliários em uma mesma cidade". Mais uma tese que não serviu para nada...deve ter sido financiada pela FAPESP com dinheiro federal.

    Responda
    1. Cid

      Há fortes evidências da formação de bolha imobiliária, pois há menos de dois anos os preços dos imóveis em lançamento subiram sem justificativa mais de 100%, além disso como a maioria é financiada com recursos do SBPE e do SFH (e o Brasil como se sabe tem as taxas de juros mais altas do mundo), já são pelo menos dois fortes indicadores de bolha imobiliária, já que agregam ao ativo valor irreal, interferindo diretamente na sua depreciação e possibilidade de liquidez.

    2. Luis Gustavo Machado

      O dinheiro da FAPESP é de origem estadual, não federal. E você não leu a dissertação dele, só leu a opinião dele em um jornal, portanto não dá pra julgar o trabalho.

    3. edsm

      As falhas nessa tese é que sequer foi incluso os planos "calientadores" do mercado como o "minha casa minha vida" e os feirões da caixa, tudo patrocinado pelo governo, onde não deixa de ter reflexos NACIONAIS e não regionais como este doutorando cita. Portanto, falha grave nessa tese. Devemos lembrar que tudo que o governo faz tem reflexos consideráveis nos demais ramos envolvidos do mercado. Porque bolha, porque é rápida e estoura logo, como nos aumentos das demais construtoras e imobiliari

    4. Franz Schäfer

      Sr. Esperto, evidentemente você não tem apreço pelo questionamento e ainda por cima é papagaio de pirata da direita deste pais... mas leia um pouco mais antes de escrever: a FAPESP é do Estado de São Paulo, ou seja, não tem nada a ver com o governo federal. Entendeu ou quer que eu desenhe?

    5. Andreas Dittmar Weise

      Sim, fiz tese de doutorado. Mas o tema da pesquisa foi sobre especulação imobiliária no mercado residencial. E "São muitos mercados imobiliários em uma mesma cidade" não é conclusão, isto é conhecimento basico. ;) Foi nada financiado com FAPESP e outros fontes governamentais do Brasil!

  7. André Bianchi

    A melhor coisa do mundo é se mudar para o nordeste e viver de sombra e água fresca, e é claro as custas do bolsa família né! Porque trabalhar duro é pra trouxa nesse país. Enquanto isso, especula-se sobre mais um caso de corrupção no ministério. Por isso eu digo: " As únicas coisas que vão pra frente no Brasil é o atraso e a corrupção"

    Responda
    1. Crasse Média

      Sir Andre Crasse Média: percebe-se que vossa imbecilidade nunca foi ao nordeste...continue não indo.

    2. edsm

      Concordo: vamos arrumas as malas e "simbora pra lá"