Painel do Leitor > Aluno de universidade de classe média está sem freio, diz docente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 6 Próximas

  1. gurock

    Amigoooooooooo, caia fóra dessa profissão enquanto sua saúde está boa. Você simplesmente acabará com sua saúde física e mental se insistir em dar aulas para gente que não está nem aí para nada a não ser zoar.

    Responda
  2. gelsonsantos

    é professor, geralmente o que funciona bem no primeiro dia de aula é deixar bem claro de quem é a voz de comando na sala de aula (não importa se você conhece ou não a turma que você vai trabalhar) . Além disso, é óbvio, demonstrar que você tem conhecimento dos assuntos a serem tratados na disciplina já ajuda classes C, D e D é o que vem do nosso ensino médio público estadual (SP). o que se recebe são alunos sem nenhuma noção de respeito e disciplina. P#U no C* DELES!!!

    Responda
  3. Eguiberto Galego

    Só agora um professor se revolta e lhe dão este espaço para reclamar o que se vê a anos nas classes de aulas. São vários os fatores a se pensar. Mas, existe um que não devemos esquecer: o politico. É sabido que 5% da população é que comanda o pais. Manter este restante da população no ostracismo é uma meta. O que se vê é uma inversão de valores total na sociedade com a eloquencia de certos educadores que dissem ser bem formados.

    Responda
  4. walter aparecido borges

    Prezado colega professor Ari.Sou solidário com a sua indignação, também sou professor de curso superior na escola privada e básico na estadual. Mas, vejo o copo meio cheio.O que me move é que, apesar dessas adversidades, celular na sala de aula, funk sem fone de ouvido e outras, há um grupo de alunos que demonstram interesse, reclamam dos colegas no ato, querem aprender.Por esses eu atuo.Quanto aos demais, se cair a ficha tempo, terão interesse um dia ou serão excluídos do conhecimento.

    Responda
  5. Simone Luft

    A direção precisa apoiar o professor. Acontece que só pensam no dinheiro. Se o aluno chantageia dizendo que paga, mande ele engolir o próprio dinheiro, juntar suas tralhas e procurar outro curso. Bem simples e garanto que resolve. Colégios e faculdades precisam se reunir com os pais dos alunos e deixar claro a política da escola. Que pai gostaria de saber que seu filho além de não aprender, atrapalha os outros? Só pai otário fica do lado de um filho desses aí.

    Responda
  6. Simone Luft

    Isso não é falta de palmada na criança não. É falta de educação mesmo. Do que adianta dar palmada, mas não saber ser firme na hora certa, saber dialogar, deixar a preguiça de lado e corrigir o filho desde o pequeno, ensinando os valores básicos, como respeito ao próximo. Tem muito cavalo e égua aí que só sabe resolver na porrada. Acho até que é o excesso de violência que tem distorcido a personalidade de muitos jovens. Os professores precisam é estar em acordo com suas direções e punirem jun

    Responda
  7. James

    Meu amigo, reflexo de toda uma sociedade. A corrupção que assola os altos escalões, assola também as salas de aula. É um só povo, uma só mente. Exatamente por isso o povo não se revolta: somos todos iguais.

    Responda
  8. Wilson Rizzo

    Se tá sem freio, então é falha mecânica. Ou será falha civilizatória?

    Responda
  9. Ametog

    é minha cara EMILIA, houve algumas gerações de pais que se preocuparam muito em dá um mundo melhor para seus filhos e não cuidaram de deixar filhos melhores para o mundo. Reverter essa situação que assola toda sociedade, a todo momento e em todos os lugares será muito difícil e, infelizmente muito dolorosa...

    Responda
  10. VARGAS

    Isso é reflexo de uma sociedade que não orienta seus padrões de educação, da educação que vem de casa, que a familia acha que é a escola quem deve dar... depois quando a criança cresce, vira um adolescente e um adulto sem uma educação de base, acha que pode fazer exatamente o que o professor denuncia tristemente no seu texto! Tenho pena dos professores que são vítimas desses alunos, isso quando o caso não vira de agressão (e de policia).

    Responda
  11. gilson

    Educação tratada como produto. Grupos comerciais educacionais compram outros grupos, aumento sua participação no setor, assim como os bancos os fazem. Pessoas adentrando o ambiente acadêmico de nível superior sem ter, nem mesmo noção de convívio social para estar em um ambiente em que o debate se dá em alto nível, e não como numa balada ou na mesa de um bar.

    Responda
  12. ricardoso

    Depois essa mesma turminha de alunos querem brigar com a ordem dos advogados do brasil porque não conseguem passar no exame de ordem, que aprova no brasil todo não mais de 15% dos inscritos!!! Causa e efeito, essa lei é implacável.

    Responda
  13. Pedrão

    Atuo no ensino fundamental em BH e vejo agora: as mazelas do 3º grau são as mesmas. Dá saudade de quando éramos tratados como professores, e não como "educadores". Concordo que nos caiba também educar, no entanto apenas complementarmente à família. Como esta, muitas vezes, não transmite os valores fundamentais de cortesia, comedimento, respeito e disciplina (o que fica muito patente na adolescência), só nos resta lamentar essa geração que carece de limites e - frequentemente - até de sentime

    Responda
  14. Osvaldo Barbosa

    Éhhh... Os valores da sociedade brasileira já foram para a privada... Hoje vale mais o "ter" do que o "ser"... Ter educação é entrar em uma faculdade do tipo "paga-e-passa" e sair com um papel na mão, dizendo que é um diploma, agora, ser educado, aí já é outra estória... Ser inteligente é estar nas redes sociais, já ser profissional é ser "bitolado". O "cool" é ser "indie", ser culto é ser careta....

    Responda
  15. Paulo Rubens

    O que o Brasil está precisando mesmo é de: Pedreiro, eletricista, encanador, azulejista, serralheiro etc etc, o que está cada vez mais raro. Tem muito pi-ca-re-ta na praça.

    Responda
  16. Paulo Rubens

    Antigamente tinha a expressão "novo rico" como uma pessoa arrogante etc. Hoje temos o "novo classe média" que comprou um "carro mil" em 60 meses, cursa essas faculdades medíocres e estão se achando os "reis da cocada".

    Responda
  17. Paulo Rubens

    Tenho um amigo que se preparou muito para ser professor, estudou em uma ótima universidade, fez mestrado, mas quando viu a realidade do que é "ser professor" no Brasil hoje, infelizmente já pulou fora e está trabalhando em um banco. Desperdício de um profissional tão bem preparado, prejuizo para o país.

    Responda
  18. Av Al Deck

    Quando quem legisla é corrupto, inidôneo, prevaricador, genocida (dinheiro desviado provoca morte física - faltam hospitais, morte intelectual, morte profissional (esta, aliás, é na verdade na mior parte das vezes ABORTO). Mas a pior das mortes é a da escala de valores. Estamos no país do "Rouba, mas faz"; "Levar vantagem em tudo"; dos exxxpertoxx. Enfim é uma lástima caro professor-articulista, mas num país idólatra é esta a escala de valores que acaba vigendo. Falta DEUS.

    Responda
  19. Dudu

    Perfeito retrato da nossa época. Infelizmente, os valores foram para o lixo. Ética? O que que é isso? As pessoas, hoje em dia, não têm nem um pingo de vergonha na cara (e não estou falando só dos políticos, não. A nossa juventude está podre).

    Responda
  20. Vermelho

    Assim, formaremos advogados que não saberão advogar (a OAB que o diga), engenheiros que construirão prédios que vão desabar, psicólogos desorientados, administradores trapalhões... e médicos que não vão salvar vidas! A sociedade vai pagar a conta desses imaturos!

    Responda
  21. Paulo Rubens

    Não basta ter "educação" é preciso ter "berço".

    Responda
  22. Régis Tchê Schwert

    O jeito é dar aulas no Facebook

    Responda
  23. Nando

    Muda de emprego.O problema não está em que "classe social" a que essas pessoa pertencem e sim na sua formação moral.Todos esses alunos têm que aprender as regras de convivência no ambiente acadêmico. Os pais possivelmente não tiverem uma boa experiência escolar e acadêmica. Vai levar um tempo para que entendam o valor que tem uma boa formação e o respeito aos professores.Existem instituições aonde isso é levado muito a sério.

    Responda
  24. Régis Tchê Schwert

    Sem embreagem e sem acelerador também

    Responda
    1. PErsio

      em partes acho bom....menos concorrencia, e mais mão de obra barata (pião)

    2. Régis Tchê Schwert

      Podicrê. Alguém precisa fazer alguma coisa, rápido

    3. PErsio

      sem embreagem sem acelerador, sem motor, sem direção.....sem futuro e sem emprego.....

  25. Lúcio

    Pais que delegam a tarefa de criar e educar às creches. Uma disseminação do ensino superior calcada em princípios equivocados. Hoje todo mundo tem diploma universitário, não importa seu mérito, mas seu bolso. O lado ruim da internet, da era virtual, que, dia após dia, parece tornar o jovem mais "idiotizado". Somem aí mais uma meia dúzia de síndromes da vida moderna e temos o caldeirão com todos os ingredientes e pronto para explodir.

    Responda
  26. Sampa Yes

    O que se espera de alunos que trabalham o dia inteiro?Alguns demoram 2 horas para chegar no trabalho e duas horas para voltar pra casa. A jornada desses alunos muitas vezes comeca as 5:30 da manha e do termina depois da meia noite. Eh claro que a capacidade de concentracao eh baixa, pois o corpo tem limites. Ao invez de ficar ai reclamando dos seus alunos, procure saber um pouco mais sobre a vida deles para entende-los melhor.

    Responda
    1. historiadora

      isso ai fe... parece que esse cara não percebeu que esses alunos que nãoquerem saber de aula , não são os que trabalham o dia todo mas aquele play boys pq quem trabalha sabe o valor de uma aula perdida, e se vc não ta legal pra ficar na aula nem entra.

    2. Carolina Souza

      O que se espera de alunos que trabalham o dia todo (tb foi meu caso) é que ele conheça o valor do seu dinheiro e queira aprender mais do que quem fica vagabundeando o dia todo. Dificuldade de concentração é realidade, mas falta de educação independe do cansaço físico.

    3. PErsio

      Vanigli, parabens. Acho bom existir os narfabeto por opção....assim, menos concorrencia.

    4. PErsio

      Descordo do senhor. Falta de educação, analfabetismo e falta de caráter não condiz com estado fisico...melhor dizendo falta de educação e falta de garbo para com professores. Estou fazendo meu segundo curso superior (Direito) as vezes nao tenho tempo para comer......ai posso ma/tar um professor ?! Acho que sua conclusão me parece ser muito inclita.

    5. PErsio

      Descordo do senhor. Falta de educação, analfabetismo e falta de caráter não condiz com estado fisico...melhor dizendo falta de educação e falta de garbo para com professores. Estou fazendo meu segundo curso superior (Direito) as vezes nao tenho tempo para comer......ai posso matar um professor ?! Acho que sua conclusão me parece ser muito inclita.  

    6. Fê Vanigli

      Olha camarada, ja tenho duas facul., a ultima (direito), eu trabalhava das 7 as 5:10 e chegava em casa as 5:30. Pega o busão pra facul as 6:00 e chegava em casa lá pelas 12:00 e ainda tinha que achar tempo para estudar. Não me fazia de vitima e me esforçavo o maximo para ter um bom aprendizado e jamais desrespeitei um amigo sequer, que dera um professor. Passei no primeiro exame da OAB e não me gabo por isso, pois foi com muito estudo e esforço. Quem faz a facul é o aluno e não o inverso. /

  27. jd

    Grande parte do povo vem tendo este procedimento. Falta educacao. Aquela educacao vinda do berco. Nao desanime professor. Ha pais como eu que mostra para os filhos o valor do professor. Mostra para eles que sem os professores eles nao teriam como progredir na vida. Aqueles mal educados,certamente verao, mais adiante, o quanto foram ignorantes, e, os mais inteligentes arrependerao. Persista, pois o mundo precisa de voce.

    Responda
  28. paulo

    É lamentavel que um professor jovem escreva isto. A culpa é da sociedade, a começar pelas familias que erroneamente nao educaram seus filhos e que por ignorancia e falta de maturidade mostraram seus filhos tratando mal funcionarios e empregados de clubes, prédios,  estes jovens serao os skinheads, as torcidas organizadas que  matam,os homofóbicos, os loucos do transito que surtam se alguem por nada. Vai faltar manicomio, presidio e cemitério...  

    Responda
  29. Johnny Deep

    Concordo com o texto mas inclua aí os alunos da classe A e B, principalmente. Tenho um amigo que foi contratado para realizar uma festa para os alunos da Medicina da USP, onde a maioria é das classes A e B, no final da festa, os alunos DESTRUIRAM os telões alugados por ele e na hora de conversar com os responsáveis o que ele ouviu foi: "Me processa, meu pai é um dos maiores advogados desta cidade, quero ver vc receber alguma coisa". E foi dito e feito, até hj na justiça esperando algo, coita

    Responda
    1. Flavia

      São esses que vão cuidar das nossas vidas daqui uns anos. Olha na mão do que estaremos!!!

  30. Pedro

    Sou estudante de uma faculdade privada e percebo a realidade descrita pelo professor diariamente. Os professores estão de mãos atadas, pois se reprovarem os alunos, boa parte larga os cursos e as faculdades privadas terão problemas financeiros. É uma situação verdadeiramente difícil. Claro, para não falar da falta de educação da maioria.

    Responda
  31. Flavia

    O problema está na educação que estão recebendo em casa. Se tivessem levado uma boa coça na hora certa, hoje não estariam fazendo isso. Essa criançada não tem mais educação, não tem respeito, não tem controle, não tem NADA. Minha mãe, professora já aposentada continuava a trabalhar com as salas de reforço da prefeitura. Largou tudo pq não aguentou mais ouvir os alunos xingando ela, jogando cadeiras e mesas, chutando portas. E quem é que vai enfrentar essas crianças? Seguramente não são os pr

    Responda
  32. Paulo

    Que é isso, esse pessoal é oprimido pela sociedade, chama o Paulo Freire que ele explica...

    Responda
  33. sala

    Demorou pra chegar no ensino superior essa situação, em?..... será que algum pedagogo demagógico irá se pronunciar?

    Responda
  34. Luciana

    Eu imagino a tristeza deste professor, terminei uma faculdade no ano passado e muitas vezes me sentia desanimada e envergonhada pelos meus colegas de classe tamanho o desrespeito não só pelos professores como também pelos seus iguais, não sou nenhuma nerd e momentos de descontração em sala de aula são necessários, mas a prioridade é o estudo. Acho que é necessário impor a disciplina com mais rigor já que são crianças mal educadas devem ser tratadas como tal.

    Responda
  35. Leine Valente

    (CONTINUANDO) As famílias brasileiras protegem muito os filhos, que se tornam adultos imaturos e sem garra para lutar, principalmente as crias da classe média. A vida no Brasil realmente é mais difícil que e

    Responda
  36. Leine Valente

    Partindo, eu também, de uma analise superficial, acho mais correto culpar a vitimização. Boa parte dos meus alunos se sentem muito "coitadinhos" por trabalhar, ter que cuidar de família e ainda estudar. É como se isso lhes garantissem um diploma por honra ao mérito. Eu trabalho o dia todo e dou aula a noite, mas ninguém quer saber da vida do professor e se ele, também, passa por dificuldades.

    Responda
  37. Leine Valente

    Concordo com o texto, mas discordo dos comentários. Morei fora durante muito tempo, em países cuja educação dos filhos não se baseia na palmada, e o comportamento deles em sala de aula é completamente diferente. Acho sim que parte do mau comportamento é causa da falta de limites, mas é possível impor limites sem apelar para o chicote. E os respeito aos pais que os antigos tanto defendem, muitas vezes é medo.

    Responda
    1. R Villas

      Qual é o problema de ter medo dos pais? O medo e o amor podem e devem coexistir no relacionamento dos filhos com seus pais. Os pais devem corrigir seus filhos SIM e se necessário, com palmadas. Isso não causa nenhum trauma quando feito com equilíbrio e sabedoria. Esse pseudo liberalismo do pode tudo na edução e a falta de uma formação de respeito à hierarquia e aos mais velhos e também a omissão da Igreja que hoje só quer saber de política é que tem causado a deformação das últimas gerações.

  38. CG

    Caro professor, acho que o problema vai além das salas de aulas. Temos políticos corruptos que agem como seus alunos. Jovens, mesmo os que não estão em aulas, não tem noção do que é educação, respeito, cidadania. Outro dia no metro, dois jovens ocupavam os assentos reservados aos idosos, com fones de ouvido, enquanto uma idosa estava em pé. Eu cedi o meu lugar a idosa, e lancei um olhar aos jovens, que se olharam entre si e riram. Este virou o país da malandragem, sem regras, sem futuro. /p

    Responda
  39. Marcelo Squilante

    Mestre, com certeza voce não é o unico que sobre sem culpa. Os grande responsaveis por esta estrutura são os pais ausentes e reitoria de univiersidades boca de porco que simplesmente querem a mensalidade.

    Responda
  40. KikoAtaide

    Leciono em universidade privada há quase meia década e até concordo com o relato do colega. Mas muito do que ocorre em sala de aula é pelo nosso comportamento. Começou a conversar? Atendeu o celular? Paro de falar. Daí os alunos que tem mais compromisso chamam a atenção do colega, sem cerimônia. Não grito, não falo alto, não ameaço, muito menos peço para sair. Apenas considero a matéria dada. Simples. E eles passam a respeitar. Nunca tive problema algum.

    Responda
    1. Flavia

      Pois eu quero ver vc conseguir impor respeito numa escola onde os alunos parecem ser mais bandidos do que gente. Vc vai preferir ficar bem quieto, em respeito a sua propria vida. Pq vc nunca sabe com que tipo de gente vc ta mexendo.

    2. KikoAtaide

      Complementando: também há de se considerar o nível educacional daquele que leciona. Não a educação formal, mas aquela cidadã, de berço. Um professor não deve ter atestado de santidade, mas ele deve apresentar coerência entre o fazer/ser e as cobranças da sala de aula. Tenho colegas que atrasam no horário, na entrega das notas, não admitem autocrítica, falam palavrões em sala... os alunos rapidamente absorvem que "esse cara é doidão..." ou "não tem muita moral pra falar..." e por aí vai.

  41. Osmair Bandiera

    Essas fábricas de diplomas ... Todo mundo devia ser obrigado a fazer exame de ordem no final do curso. Mas, por outro lado, se houvesse, o Brasil ia praticamente sem profissionais de curso superior, hehehe

    Responda
  42. Lopes

    Antes de analisar o nível dos alunos das faculdades privadas, verifiquem o nível (médio) dos seus professores. A maior parte deles não tem a menor condição de exercer a docência. Mestrado e doutorado nessas instituições é luxo.

    Responda
  43. briguento

    O aluno sempre esteve sem freito e, não vai ser agora, na universidade que seu comportamento vai mudar! Diploma sem o correspondente conhecimento é como cheque sem fundos. Quantos bacharéis em direito, fazem a prova da OAB e não conseguem aprovação? É pena que a obrigatoriedade não seja extensiva a outros cursos. A sociedade é que se cuide, ao contratar um "profissional" de qualquer área.

    Responda
  44. Alex

    Dismally, most of those who disrespect the rules, come from high society and have coursed pricey schools and now have their education funded by our money (Yes, there is delinquency inside illustrious universities). Yet, when an exam is due and no study done, Iphones, Ipods, BBMs, reduced photocopies, all become handy. No matter what they have to do, their ultimate goal is being approved, getting a diploma. Hard working is for the weak!

    Responda
  45. Alex

    Unfortunately, it also happens in some of the so-called public renowned colleges!

    Responda
  46. ivan

    Em curso superior aluno é cliente !

    Responda
  47. Noel

    Pessoas sem condições de concentração nos estudos deveriam escolher atividades manuais. Não há discriminação alguma nisso, a CF ainda declara que não pode haver discriminação entre trabalho intelectual e manual. O erro começa em casa, com pais incentivando a busca do diploma, para fins de "colocá-lo na parede"(já ouvi até ser precaução, no caso de necessidade de"prisão especial"!).Os bons alunos devem ser incentivados a policiar a bagunça em sala de aula, do contrário eles saem para outra IE

    Responda
  48. Raimundo Machado de Araújo

    ... Quando se fala aqui que o professor "reprova", esse reprova entre aspas significa que não é o professor que reprova o aluno, muito pelo contrário, é o próprio aluno que se reprova. Ele se reprova pelo fato dele não ter o hábito da leitura e daí como vai aprender o conteúdo da disciplina se ele só lê para se informar e não para aprender?

    Responda
  49. Raimundo Machado de Araújo

    ... Essa situação vexatória o aluno não está preparado. Dentro da universidade quase sempre nunca ninguem o alertou para o fato de ele ser um aluno PAGOU x PASSOU, ou um aluno LIDER dos movimentos contra professores que eles dizem ser "CARRASCOS". Na universidade se o profesor "reprova" o aluno tem a chance de se recuperar e sair um profissional capaz que ser aprovado em qualquer avaliação feitas por empresas...

    Responda
  50. Lobinho

    É isso que dá receber valores do tipo "o dinheiro compra tudo" que dá a esses cidadãos a sensação de que podem tudo e não lhes acontece nada. Mas o pior mesmo é a falta de respeito.

    Responda

1 2 3 4 5 6 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.