Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulinho

    tem gente que faz de proposito as brechas para pedir indenizações. porque neste caso a cia. aérea é transportadora e não centro de saúde. já foram hoje?

    Responda
  2. Pedrão Pé Demesa

    Não é fácil encontrar unidades de saúde, em aeroportos que apliquem a vacina. Eu anos atrás, tive que ir atrás de um posto de saúde, que tivesse a vacina, porque também não são em todos, que ela é encontrada. E na hora de embarcar, não pediram nada! Se não tivesse tomado, viajava do mesmo jeito...

    Responda
  3. Tolstoi

    Podem falar o que quiser, mas não deixa de ser burrice da garota, como alguém vai á outro país e não pesquisa algo tão basico? Ela deveria ter vergonha de ainda processar! Aí lá vem os outros "ahhh a culpa é governo" "aaahhh é o SUS"... então fica a dica para quem é de SP, o Instituto Pasteur na Paulista têm esta vacina de graça, é chegar e tomar! Depois vá ao aeoroporto de Conconhas e apresente o comprovante que te derem no Instituto para fazer a carteira internacional. Simples!

    Responda
  4. Francisco Sampa

    Em 2005 numa viagem decarro entre New York e Recife (www.canalbrasilnewsusa.com )quase fui preso na Venezuela na provincia de Portuguesa, por falta da vacina, so foiliberado por que a imigracao na fronteira em Tachira me deixou entrar no pais, sem pedir a mesma... resumindo fui o unico culpado por naome informar das regras... essa moca esta errada e sem essa de pedir indenizacao a empresa por culpa deser mal informada.Francisco Sampa, New Jersey EUA.

    Responda
  5. Rodrigo Ramos

    A Primeira coisa que fazemos quando pensamos em viajar é obter o maximo de informações do pais de destino, saber quais os documentos necessários para a entrada e permanência nesse pais. A Menina está querendo processar a cia aera, por puro oportunismo, pois como disse a cia, isso é uma documentação pessoal de responsabilidade de cada um. A falha em questão foi da moça que não tomou a vacina e das autoridades brasileiras que permitiram o embarque, sem ela estar munida de todos os docum

    Responda
  6. regis silva

    BOA NOITE, PENSO NA MINHA ESPERIENCIA DE VIAJEM NAO PODEMOS CRITICAR ESSA JOVEM, SISTEMA DE SAUDE DO BRASIL VERGONHOSO, MUITAS VEZES SEMPRE IA EM AMBULATORIOS SISTEMA SUS DE SAUDE, FALTA ATE MESMO VACINAS BASICAS DE IMUNIZAçAO, PROFISSIONAIS DESATUALIZADOS COM POUCA ORIENTAçAO DAS VACINAS IMUNIZANTES. MAL SE QUER SABEM RESPONDER AS PERGUNTAS. SE TENHO CANCER POSSO SER VACINADO??? SE TENHO HIV POSSO SER VACINADO??? SE HO DISTURBO DE IMUNIDADE POSSO SER IMUNIZADOS. MAL SE QUER SABEM RESPONDERE

    Responda
    1. regis silva

      BOM PESSOAL O PROFISSIONAL NO BRASIL IDEL PRA TIRAR TODAS AS DUVIDAS SOBRE IMUNIZAçAO è A CLASSE DE ENFERMAGEM OS QUE SAO MAIS CAPACITADOS.SAO RESPONSAVEIS NA MAIORIA SISTEMA DE IMUNIZAçAO. E UM PECADO QUE ELES GANHAM UM MISERIA. ESSA CLASSE TRABALHADORA. APROVA A LEI 30 HORAS SENHORES TRABALHADORES DEPUTADOS E SENADORES APRENDE TRABALHAR COM ENFERMAGEMMMMMMMMMMMMMM.

    2. regis silva

      BOM, VAMOS TENTAR AJUDAR BRASIL NEM, SO CRITICAR NAO ALCAçAMOS NOSSOS OBJETIVOS. GOVERNO PODERIA ABRIR POSTOS DE ENFERMAGEM EM REPARTIçOES PUBLICAS ONDE SE FAZ PASSAPORTE PARA ORIENTAçAO A POPULAçAO PARA ESCLARECER QUAIS PAISES QUE TEM ENDEMIAS PODE LEVAR RISCOS AOS TURISTAS OS PAISES QUE TEM ACORDOS DE SAUDE COM BRASIL ETC. NA NOSSA CONSTITUIçAO DIZ è BEM CLARO TODOS CIDADAOS E ESTRANGEIROS AQUI NO BRASIL SAUDE DE RESPONSABILIDADE DO NOSSO ESTADO, OU SEJA DEVE SER ARCAR COM TUDO.

  7. Debora M Rocha

    É, jeitinho brasileiro não funciona em outros lugares. Quando fui p/ Austrália, chegando no aeroporto já pediram a documentação e eles estão certos. Se não tinha a vacina na rede pública, pagasse e tomasse na particular, se tem dinheiro p/ viajar, pode pagar uma vacina.

    Responda
  8. Aliastar

    Com todas informações disponiveis ela não sabia ou não procurou saber e agora quer levar vantagem, vai pedir uma indenização absurda rsssssssssss, mas aqui no Brasil, aceita de tudo, lençois de hospitais, sequestradores, assassinos, cesare battiste, etc

    Responda
  9. Hermany Simonato

    Ela nao sabia, mas a questão é que a obrigação de checar a vacina é da empresa no ato do embarque dela. Faz parte do procedimento, informar e cobrar. Se ela embarcou sem a vacina, errou a empresa aérea em não fazer a checagem de documentação correta!!!

    Responda
    1. paulinho

      na cia aérea apresento meu bilhete, na policia federal apresento meu passaporte, na alfandega do país visitado apresento meu ppt + vacinas + valores, etc. de acordo de cada país. quem informa qual é a vacina certa para aqule destino é consulado, ag. de viagem e afins. cada um na sua. capitou? essa moça quiz fazer tudo sozinha para não dar uma comissão (mínima) oficializada, para um ag. de viagem ee e e dançou!

    2. Luiz Chaimsohn

      A moça tem razão , o sr está enganado , a cia aérea tem que informar e orientar a respeito do pais para qual ela tem concessão para o transporte de passageiros

    3. Matsumoto

      Quem pede a vacina é o governo do país, não a companhia aérea.

  10. re

    Me diga uma coisa.....o que uma pessoa vai fazer na Costa RIca, que de rica só tem o nome....coisa de pobre

    Responda
    1. Luiz Chaimsohn

      Esse seu preconceito certamente vai impedir você de conhecer lugares e pessoas fantásticas . Me desculpe a franqueza, mas pobre mesmo é seu espirito...

    2. Matsumoto

      Coitada, deixa de ser metida a best@, o mundo não é só EUA e Europa.

    3. Debora M Rocha

      Essa Renata é dessas que acha chique ir p/ zoropa, onde as brasileiras tem famas de prostitutas

    4. willy_shakes

      costa rica é um pais lindissimo! um dos melhores da america central, e das americas. deixe de ser soberba e metida a besta. saia de seu mundinho de fantasia e delirios de grandeza . ah! ia esquecendo; costa rica tem um dos melhores cafés do mundo e um povo simpatico e bonito.

    5. re

      Olha o nome da empresa....hahahaha...tadinha. ..e a carinha dela, não parece muito esperta mesmo............deu nisso

  11. Bebeto

    Eu ia pra Barbados na semana passada (acabei nao viajando por outro motivo), mas tinha passagem comprada e em nenhum momento me foi informada a necessidade da vacina. Depois descobri que era sim necessário, pela Gol. Mas liguei na Embaixada de Barbados e me informaram que pra brasileiro não era necessário. Ou seja, ninguém tem a informação correta. Pior, na internet foi praticamente impossível achar ar resposta.

    Responda
    1. paulinho

      comprou via internet? dançou! minha amiga ligue pra min que com 40 anos na profissão eu digo como fazer uma viagem segura, qualidade e bom preço.

    2. A le

      Verdade amigo! Mas a empresa aérea tem a obrigação de informar sim! A carteira de vacinação é tão documento quanto o seu passaporte! Tanto o é, que para certos casos, este por exemplo, a carteira é internacional! Se a desculpa descabida da empresa for levada a cabo, então toda e qualquer exigência, inclusive do seu passaporte, deveria ser feita só na chegada ao destino. O que seria um absurdo caótico, monetário, trânsito aéreo, combustível! E tem gente a favor da empresa aqui! É só pensar pô

  12. ValdirPintoDurodeAmolecer

    Que notícia velha, não fala se ela ganhou ou não processo. Essa anta queria dar uma com o namorada e se deu mal.

    Responda
  13. Bebeto

    O problema é que as cias aéreas nunca passam essas informações essenciais. Quando se reserva um voo internacional, essas informações deveriam vir bem destacadas na confirmação da reserva, ou ate mesmo ser informadas no momento da reserva. Vai que alguém resolve viajar daqui 7 dias, e esta fora do prazo necessário da vacinação? Seria melhor saber de antemão.

    Responda
    1. Matsumoto

      O problema é que muitos brasileiros viajam sem procurar informações do país em sites ou livros de viagem, daí ficam com cara de bobos quando chegam no aeroporto. E as companhias aéreas não tem nada a ver com isso. A vacina contra febre amarela dura 10 anos é só ir em um posto de saúde e tomar a dose e o certificado internacional é facilmente obtido nas aeroportos.

  14. Thati Mazzili

    Bom... eu concordo que já ouvi muitas reclamações quanto ao tratamento neste setor... não é um dos melhores... mas a mocinha vai para Costa Rica achando que está indo para o Piauí ou outro lugar qualquer... tem que se informar... entrar no site do consulado e ver o que é preciso.... álias é outro país com cultura e costumes diferentes... vamos se informar minha gente...!

    Responda
  15. A le

    Em nome da segurança as empresas aéreas fazem de tudo, revistam sua mala, te impedem de entrar no voo, te fazem passar por raio x, fazem vc desligar o celular, te realocam, dependendo de onde vai não pode levar nem colher de plástico! E tudo isso eles fazem questão de lembrar. Não informar sobre a necessidade de uma vacina obrigatória para o destino onde A PRÓPRIA EMPRESA opera é realmente um absurdo! Se fosse assim, não precisaria nem de documento algum, exigiriam só o dinheiro mesmo!

    Responda
    1. Marina Carbonari

      Eh mesmo um absurdo neh? Imagina, checarem nossas bolsas, passar por raio X, desligar o celular.......basta olhar pra cara de cada um pra adivinhar o q tem em cada mala...e essa historia do celular??? Quem disse q atrapalha as trasmissoes durante o voo e pode fazer o aviao cair? Onde estao os estudos? Surgiro iniciarmos uma campa nha jah: POR MENOS SEGURANCA NOS AEROPORTOS!! VAMOS ADERIR GENTE!

  16. madteramejos

    É obrigação da empresa aérea cobrar os documentos durante o check-in... inclusive vacina. Uma colega que tbm estava indo para a Costa Rica foi barrada em Guarulhos porque estava sem vacina. O absurdo é terem deixado a menina chegar até a Costa Rica pra mandarem voltar!!!

    Responda
  17. Cleverson Bins

    Brasileiro tem mania de falar errado, .... o certo seria a palavra inadmitido e não deportado. Mas se nem jornalista usa as palavras corretamente então vamos continuar eternamente falando erradamente.

    Responda
  18. Sica

    Mudando de pato para ganso. Brasileiro tem espírito de vira-latas mesmo. O Tupiniquim que vai para a Europa tem que estar em dia com a vacina da febre amarela, porém o europeu que vem pra cá não precisa se vacinar contra o Sarampo, já que essa doença está na moda no velho continente. Falta de autoridades brasileiras fazerem valer a lei da reciprocidade.

    Responda
    1. santista

      Para sua informação não é necessário vacina para entrar em algum país europeu.

  19. cassiocan

    é o estado cada vez mais controlador até de nosso corpo. Isso é um exagero. A manipulaçao de massa é cada vez mais fácil principalmente com o apoio da mídia. Seu direito de livre escolha está se acabando. O gov ja nos tira 50% de nossos ganhos arbitrariamente e distribui para quem lhe convier e agora quer nos forçar a introduzir substâncias químicas de efeito duvidoso a longo prazo em troca da liberdade de ir e vir. A coisa está ficando cada vez mais feia. É a sede do poder e controle

    Responda
    1. Dum

      Eu ñ perco 50% dos meus ganhos para o governo e pago os impostos corretamente e nos prazos, veja corretamente a sua contabilidade, creio q vc esta perdendo dinheiro, mas o q isso tem a ver com uma Lei q ñ é apenas do Brasil, essa é uma Lei internacional e é para a saúde do cidadão, prevenção é o melhor remédio, tem lugares q vc indo no Brasil tem q ter vacina.

  20. MARCO FREIRE

    essa menina está querendo dar um jeitinho brasileiro para arrumar um dinheiro fácil.cuidado menina, o processo pode reverter e vc pode se dar mal. todo mundo que viaja tem que saber as restrições de cada país para evitar isso.

    Responda
  21. Dum

    Exatos 2 anos eu fui para o Peru, estava indo sozinho e 1ª vez fora do país. Antes de ir, me informei pela internet, PF e ANVISA e nos 3 meios de informações foram os mesmo, obrigatório passaporte na validade e ou RG com - de 10 anos de uso e a vacina com o mínimo de 10 dias antes da viagem q é valida por 10 anos, um mês antes já estava tudo pronto. No caso desta pessoa, creio q a culpa é dela ou do namorado e ñ da empresa q ñ falou nada, documento pessoal é obrigação do cidadão e ñ das empr

    Responda
  22. Guapiaçu50

    Viajar implica em se informar primeiro. Embora não seja obrigatório, quem viaja ao noroeste de São Paulo é aconselhado a tomar a vacina da febre amarela, pois ainda ocorrem casos esporádicos nessa região. Ir para outro país é ainda pior. Sempre que viajo consulto as páginas dos consulados, que trazem todas as informações sobre as exigências de vacinação. Alguns países exigem ainda a carteira internacional de vacinação, que é expedida em alguns pontos apenas. Se não tomar cuidado acontece iss

    Responda
  23. Joao Pedro Portugal

    Eu trabalho frequentemente viajando para países que é obrigatório ter o certificado de vacina, Venezuela, Panamá & Colômbia. NUNCA me pediram o certificado de vacinação. Nem no Brasil e também não no aeroporto no destino final. Não sei a Costa Rica... De qualquer maneira tomar a vacina é simples e rápido. Bastar ir a um posto público de vacinação e pedir a vacina. É gratuita e rápida. Melhor ter né? A dica também é grampear o certificado, cadernetinha amarela na contra-capa do passapo

    Responda
  24. wbigal

    Fala sério, o pessoal vive no mundo da lua mesmo... o pior não é ser deportada, o pior seria ter voltado ao Brasil com febre amarela ou ter morrido disso em um hospital da Costa Rica, simplesmente porque não sabe se informar. E olha que estamos na era da informação hein, se fosse 20 anos atrás que ela teria que ir ao consulado para se informar poderia usar como desculpa. Hoje qualquer pesquisa de 3 minutos no Google já sabe tudo o que precisa para viajar.

    Responda
  25. Regina Martins

    Sobre vacinação para viajar, a Anvisa deveria fazer uma ampla divulgação sobre o assunto; a França está solicitando a todos q entram no país, o comprovante de vacinação contra sarampo; não precisa ir ao posto da Anvisa, basta levar o cartão do posto ou da clínica onde a pessoa se vacinou; certificado internacional só para febre amarela.

    Responda
  26. kamalitto

    so no brasil que as pessoas entran ate mesmo sem passaporte inlegal sem dinheiro sem destino certo, alguns dias atras vieram para o brasil dois butaneses e o que a policia federal fez acolheram na casa do imigrande. se fosse em outro pais eram deportado na mesma da hora. nao tinha passagem de volta, não tinha passaporte, não tinha vacina e mesmo assim deixaram entrar no nosso brasil. quanta palhaçada.

    Responda
  27. Antônio Nunes

    Ela bem que poderia ser deportada para minha casa, lá a vacina que ela ia tomar lá em casa era outra...

    Responda
  28. kamalitto

    que nada

    Responda
  29. jojo

    As empresas aéreas por vezes ESQUECEM do interesse do passageiro. N ormalmente, empresas melhores colocam no seu site avisos desse tipo para ajudar... Se a empresa não se interessa em ajudar nem seus passageiros, sugiro apenas um boicote... Use seu tweeter, facebook e esculhambe geral !!!

    Responda
  30. mktin

    Enquanto isso no Brasil o Cesare Battisti entra com documentos falsos, o que seria sufucuente para ele ser deportado em qualquer país, mas consegue um visto de permanência, que deboche.

    Responda
  31. Eduardo Carvalho de Sant'Ana

    Muito bobinha essa jovem que processou a empresa aérea por uma documentação que ela não se preparou antes para a viagem. As empresas aéreas são responsáveis pelo transporte aéreo do passageiro de um ponto a outro e não cuidar se todos os seus documentos estão consigo.

    Responda
  32. Dr. Roberto Frota

    Com vacina ou sem ela, brasileiros já contaminam o mundo com sua ignorância, má educação e prepotência. Quanto menos brasileiros saindo do Brasil, melhor para o mundo.

    Responda
  33. mdtk

    Saudades de servicos de cias aereas que no ato da reserva avisavam os documentos nescessarios p o passageiro..... esse tipo de servico nao existe mais, em se tratando de Copa Airlines nunca existiu....

    Responda
    1. re

      A culpa é sua....comprar pasta de dente no aeroporto....hahahaha...essa é boa...se liga

    2. "Darlen" wieder da Die geile Polizistin

      Com certeza. Outro dia passei uma raiiva grande no aeroporto. Comprei dentro do aeroporto uma pasta de dentes que me custou quase dez reais e quando fui passar pelo controle de seguranca, fizeram eu jogar a pasta no lixo. Reclamei que o vendedor que deveria ter me avisado sobre isso ou ter colocado num saco plástico especial e nao o fez. O seguranca disse que culpa nao era do vendendor e sim da companhia aerea.

    3. Dr. Roberto Frota

      Hoje existe algo chamado internet onde as informações estão disponíveis para aqueles que as querem.

  34. O Auspicioso

    Nõ acredito que tem gente que ainda vacila nessa historia da vacina.

    Responda
  35. dodomazzuca

    É sim uma responsabilidade de cada pessoa, mas em nenhum lugar esta devidamente escrito. A desinformação aqui é comum , temos nossos direitos mas não existe nenhum local ou boa vontade para instruir a população. Isso me lembra aqueles planos Cruzados e ou plano Verão ($$) que se as pessoas não correm atras do rejuizo , ficam a ver navios e ninguem estende a mão. Quero só ver se vão deportar os gringos de volta que estiverem sem vacina na copa do mundo do Brasil.

    Responda
  36. Gabri DI

    Tb acho mto simples ela processar a cia aérea. A pessoa está viajando, não se dá ao trabalho de jogar no Google para pelo menos conhecer um pouco do local que está indo e regras do país e fica de mimimi querendo processar cia aérea, agencia de viagens...tenha dó !!!

    Responda
  37. Turcao

    A pessoa acha que viajar para fora do País é igual ir ali na cidade ou Estado vizinho ao que mora! Já ouviu falar de planejamento querida? Se você tivesse planejado essa viagem e se informado na internet só um pouquinho, iria saber das obrigações para o país que iria visitar. Agora quer processar a empresa aérea!

    Responda
    1. aviehmayer

      Até para ir a outro estado, vale a pena pesquisar. Quando fui ao Pará, tive que tomar vacina sim. Não era obrigatório, mas altamente recomendado.

  38. Kabess Rhaxard

    A desculpa "Eu não sabia" só funciona para presidentes de republicas bananeiras. Ela deveria conhecer este fato...

    Responda
  39. Erick Pires

    "Que bom!"

    Responda
  40. Jack Daniel's

    "Ela não sabia..." Bom se não sabia, ai é problema dela.

    Responda
    1. rosinha

      concordo! deveria saber todos os requisitos de entrada num pais.

    2. Luiz Chaimsohn

      O Sr está completamente errado, o que ocorreu nessa ocasião, não só com ela com várias outra pessoas , é que o governo da Costa Rica havia determinado a obrigatoriedade da vacina, mas não informou aos demais paises sua nova resolução, tanto é que na ocasião o timatic, sistema de informação que existe nos sistemas GDS IATA não fornecia a informação da necessidade da vacina para os turistas que iriam viajar para a costa Rica. conselho : Se beber não fale !

  41. Carlos Farjpun

    Desculpem-me a sinceridade, mas a companhia aérea está certa. Errada está a moça que não se informou previamente sobre os requisitos necessários para a entrada na Costa Rica antes de viajar. O que ela fez equivale a comprar uma passagem para os EUA sem ter nem providenciar visto e querer processar a cia aérea porque não a deixaram embarcar. Quando precisei fazer conexão no Panamá, a primeira coisa que fiz foi me informar e tomar a vacina, que é exigida neste país.

    Responda
    1. Luiz Chaimsohn

      O Sr está completamente errado, o que ocorreu nessa ocasião, não só com ela com várias outra pessoas , é que o governo da Costa Rica havia determinado a obrigatoriedade da vacina, mas não informou aos demais paises sua nova resolução, tanto é que na ocasião o timatic, sistema de informação que existe nos sistemas GDS IATA não fornecia a informação da necessidade da vacina para os turistas que iriam viajar para a costa Rica.

    2. JVerde

      O problema é que os voos da Copa Airlines fazem escala no Panamá; é essa maldita escala no Panamá que torna a vacinação obrigatória. Moral da história: não comprem passagens da Copa.

  42. Rubens Keber

    Enquanto os outros países se preocupam com a saúde de seus cidadãos, o Brasil está importando lencóis contaminados do resto do mundo. Vergonha.

    Responda
    1. Bodão

      Meu caro Rubens, não confunda alhos com bugalhos. A jovem realmente estava desinformada, e foi o seu erro. O mesmo ocorre com voce, pois não é o Brasil, e sim pessoas má intencionadas que se diz empresário, cometendo esse crime de importação fraudulenta. Está cheio deles por aí.....

    2. sidneyfj

      Nao foi o Brasil que importou, quem cometeu esse crime foram empresarios de uma cidade do Brasil.

    3. Valéria

      Se há brasileiros que importam lençóis contaminados, o Brasil não pode ser responsabilizado por isso. Criminosos existem em todos os lugares. Inclusive aqueles que vendem os lençóis e enviam lixo para outros países são mais criminosos, pois o fazem com anuência das autoridades. Seu perfil é típico desses países criminosos, como USA, Inglaterra etc.

    4. wagner silva

      tava demorando pra algum chato arrumar pretexto pra falar mal do brasil...

    5. Guapiaçu50

      Mais ainda, a questão da importação de lixo hospitalar não foi feita pelo governo. Quem não se importa com nada é o empresário que quer levar vantagem em tudo. As vezes é bom entender o contexto das coisas.....

    6. Wags

      Sua premissa está equivocada, até porque a febre amarela não é transmitida por contato pessoal. Países de zona tropical exigem a vacina por serem áreas epidemilógicas da doença, e se o turista não estiver devidamente vacinado e vir a contrair a febre amarela, o país terá que arcar com as despesas médicas do turista até seu restabelecimento. Então a questão não é a saúde pública, mas econômica. Veja que países temperados de primeiro mundo não exigem aludida vacina para entrada em seu territór