Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Figueiredo

    MBA no Brasil? Que piada! MBA no Brasil serve para dois tipos de pessoas: Aluno bom de faculdade ruim e aluno ruim de faculdade boa.

    Responda
  2. Fernando

    Conheço uma pessoa que fez MBA. Sua gestão de processos é uma tragédia.Sua gestão de pessoas é um fracasso.Como sua graduação, a MBA foi feita, como dizem, nas coxas. A instituição não era das piores, mas o aluno é do tipo control C, control V.

    Responda
  3. Marco

    Depois de banalizar o diploma universitário com "cursos tecnológicos" de dois anos onde o requisito para aprovação é apenas assinar a lista de presença, o mercado se volta para cursos que deveriam trazer mais conhecimento através do compartilhamento de vivência gerencial, ao invés disto, algumas escolas inventam pacotes de matérias que nada tem a ver com negócios e inundam de "após-graduandos" apenas para formarem classes, é a educação cada vez mais sendo nivelada por baixo, infelizmente...

    Responda
  4. adrianojmf

    É o mesmo que ler livro de auto-ajuda, não leva a nada apenas prova que você lê.

    Responda
  5. Pedro Guilhelm

    Sobrevalorizado? Nossa! Revisão gramatical aí vai bem.

    Responda
  6. Felix

    Cursei 8 semestres em uma universidade afim de obter o título de Bacharel em Comunicação Social habilitado em Publicidade e Propaganda. Hoje, desempregado e recebendo não à toda hora, já me sinto arrependido pelo tempo e investimentos perdidos. MBA pra quê?

    Responda
  7. Eduardo Gonçalves

    Concordo com os demais, os cursos de MBA não passam de cursos de especialização, muitas vezes é melhor escolher um curso de especialização que se aprende o mesmo que a maioria dos MBA por um preço mais em conta, o mais absurdo dessa reportagem é querer exigir experiêncial gerencial de alguém que está buscando qualificação para assumir justamente um cargo gerencial...

    Responda
  8. Geraldo Lopes

    MBA tornou-se tão banal como essa tal geração x y z e outras bobagens que copiamos de outros paises e nos iludimos pensando estar inseridos no contexto. Faça uma pós ou mestrado e a sua carreira se desenvolve.

    Responda
  9. Fabio Andrade

    MBA = embromation Ensina algumas palavras de ordem em inglês; falar sobre os "players" envolvidos no processo, o "budget", o "networking", o "brainstorming" , "startar um processo", "mapear" um problema, "mudança de paradigma", "cenário" e etc, ou seja , uma série de palavras-chave (a maioria em inglês) para servir de estofo para o discurso de algum incompetente com verniz de administrador...esta linguagenzinha de MBA é a coisa mais boçal que já vi, parecida com o "vamos estar enviand

    Responda
    1. Blade Runner

      Falou tudo.Pior que é a pura verdade

  10. Senhor da Verdade Absoluta

    O MBA tem toda essa pompa muito mais pelo nome. Mas significa Mastership in Business Administration, ou traduzido pro bom português, mestrado em administração. Ou seja, mestrado ASPONES. Vale muito mais um mestrado em áreas das ciências puras, e alguns das exatas do que MBAzinho...

    Responda
  11. PALPITEIRO

    Francamente, que exemplo mais xinfrim.... Ter que fazer um curso MBA, para descobrir que tipo de curso deve ser ministrado para os alunos que aparecem na porta da escola é o cúmulo. Que tipo de pedagogia ela estudou?Aonde? A primeira preocupação que todo mundo que tem um negócio é conhecer a freguesia, e isto não foi inventado pelos cursos de MBA....

    Responda
  12. navegador1

    Apenas mais um modismo, como de dois em dois anos costuma assolar as terras da Pindorama.O patronato cada vez mais (pela falta de empregos)exige essas porpurinas.Outra nulidade são os cursos de mestrado e mesmo de doutorado.Interessam e muito para quem vai exercer o magistério,mas são,na prática, inúteis para todos os outros.Ficam bem no currículum, e só.Você se aprofunda em mais um ou dois conceitos e faz (mais um) TCC.Os patrões vão exigir cada vez mais, até vcs rebentarem.

    Responda
  13. Corrêa

    SOBREvalorizar ? Pelo sentido do texto, SUBvalorizar fica mais adequado. Ou não ? Pelos indícios, acho que foi um JORNALISTA DIPLOMADO que escreveu o textículo !

    Responda
  14. Jorge Scarpin

    E completando, os MBA não possuem interesse em se equiparar a mestrado, pois, no Brasil, o mestrado possui uma característica de pesquisa acadêmica e não de aperfeiçoamento profissional.Boa ou ruim, esta é a estruturação atual da pós-graduação brasileira.

    Responda
  15. Jorge Scarpin

    Na verdade, MBA não pode usar o termo mestre ou master, isto é prerrogativa de mestrado.Pela lei brasileira, MBA é uma especialização lato sensu e a única exigência é uma carga horária de 360 horas e nada mais.Creio que a certificação por uma entidade seja boa, desde que esta entidade tenha respaldo no país e que não vire uma forma de fechar o mercado ou de promover cartelizações.

    Responda
  16. Maika Jeçika

    Sempre achei MBA uma coisa meio jeca. É aquele tipo de título que pessoas sem cultura correm atrás para compensar uma educação primária e secundária insuficiente. Um mestrado científico tem mais valor. Fazer MBA só se for para se manter no cargo de gerentinho.

    Responda
    1. Juliana Chaves

      Estou me formando na USP e sei muito bem que um mestrado científico não agrega valor quase algum para quem não deseja seguir carreira acadêmica. Além disso, uma MBA proporciona networking, bem como contato com profissionais renomados, que estão dispostos a compartilhar suas experiências. É muito mais do que apenas 'palestras'. Existe uma discussão em torno de assuntos relevantes, vivências, erros e acertos.

    2. Madsen

      Caro Rodrigo Grunwald , Existe uma série de cursos de MBA conceituados e em instituições de peso como Harvard e Stanford que com certeza devem agregar muito ao profissional . Acredito que Jim McNerney ( CEO da Boeing ) e Jamie Dimon (CEO da J.P. Morgan Chase) sejam muito mais que ´´gerentinhos´´ por terem cursado MBA . Igor Fernandez

  17. pedro camilo

    Nos EUA um MBA dá o título de mestre ao aluno, ou seja, é uma pós-graduação. A maioria dos MBA aqui são do tipo especialização.

    Responda
  18. Benjamin

    MBA é sinônimo de "pague uma grana pra assistir palestras e ler slides e ganhe um diploma". Mais um produto de massa no mercado universitário, de pouca valia real.

    Responda
    1. Evandro Silva

      Caro Benjamim, MBA é mais uma "modinha americana" que nao serve para nada. E recebe um certificado e nao um diploma.

    2. Roberto Roberto

      Pois é, concordo com você, mas eu não fiz e sempre que tenho oportunidade de melhorar de cargo sempre tem um mafioso que cobra o curso que só faz dar dinheiro pra donos de facudades, porque saber não é ter um diploma comprado por uma nota alta. Ninguem dá mais valor pra experiencia e capacidade, só pra um pedaço de papel mentiroso...

    3. egun on

      Concordo. MBA é muito fraco. Fiz e não me agregou nada. Digo que é apenas um perfuminho pro CV.

  19. Zeca

    O problema é que a maioria dos profissionais se preocupa apenas em "turbinar" o curriculum com um título de MBA, se esquecendo completamente de verificar a qualidade do curso e da Instituição. O prejuízo vem quando o profissional se dá conta de que o curso acabou e ele não aprendeu nada.

    Responda